Cobertura de tatuagem: tatuadora brasileira cobre gratuitamente cicatrizes de mulheres sobreviventes do câncer e da violência doméstica

Por , em 8.09.2015

As cicatrizes podem ser lembretes constantes de algo ruim que se passou na vida de alguém, como uma doença grave ou um abuso sofrido ao longo da vida.

Por causa disso, a tatuadora brasileira Flávia Carvalho, que possui um estúdio em Curitiba, no Paraná, decidiu iniciar o projeto “A Pele da Flor”, que oferece gratuitamente tatuagens para mulheres em necessidade.

Desde então, Carvalho tem ajudado sobreviventes de câncer de mama e vítimas de violência doméstica com cobertura de tatuagem. O trabalho dela é cobrir cicatrizes deixadas por cirurgias, facas e balas. Seu objetivo é transformar essas lembranças desagradáveis em uma ferramenta de empoderamento.

“Tudo começou cerca de dois anos atrás, quando eu recebi uma cliente que queria cobrir uma grande cicatriz em seu abdômen”, conta Flávia ao jornal The Huffington Post. “Ela me disse que estava em uma boate, e quando recusou um homem que se aproximou dela, ele a esfaqueou com um canivete. Quando ela viu a tatuagem acabada, ficou extremamente emocionada, e isso me tocou profundamente”.

Quando Flávia começou o projeto, não tinha ideia que iria receber tanta atenção da mídia. “Tudo começou de forma muito espontânea. Como eu disse, os meus serviços são 100% voluntários, o único ‘custo’ das mulheres é escolher uma arte para suas tatuagens”, explica.

No pouco tempo que vem fazendo esse trabalho, Flávia já se deparou com histórias tristes que a marcaram. “O que mais me chocou foi a de uma menina de 17 anos de idade que namorou um homem mais velho e, durante meses, sofreu com a relação fisicamente abusiva”, relata. “Quando ele queria terminar com ela, marcou um encontro e, depois que eles começaram a brigar, a esfaqueou várias vezes em seu abdômen, e violentamente a estuprou”.

Para saber mais sobre o trabalho de Flávia, acesse sua página no Facebook. Abaixo, pode conferir algumas de suas incríveis obras que ajudaram a melhorar a vida de dezenas de mulheres: [BoredPanda]

Cobertura de tatuagem flavia carvalho de sobreviventes da violencia e cancer (1) Cobertura de tatuagem flavia carvalho de sobreviventes da violencia e cancer (2) Cobertura de tatuagem flavia carvalho de sobreviventes da violencia e cancer (4) Cobertura de tatuagem flavia carvalho de sobreviventes da violencia e cancer (5)

Cobertura de tatuagem flavia carvalho de sobreviventes da violencia e cancer (6) Cobertura de tatuagem flavia carvalho de sobreviventes da violencia e cancer (7) tatuagens flavia carvalho de sobreviventes da violencia e cancer (8)

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

12 comentários

  • Rosana Cristina Gimael:

    Pequenos grandes gestos que fazem a diferença! Parabéns!

  • clau_leh:

    Gostaria de entrar em contato, tenho interesse

  • Marli de Souza:

    Parabéns,que atitude linda a sua que Deus a ilumine sempre!Tenhos minhas cicatrizes de recupração ,mama e de ponta a ponta na barriga,

  • Renata Patrícia Dos Reis Marinho:

    Parabéns pela generosa atitude, pois estou com câncer de mama , fiz mastectomia e adorei ver o seu trabalho…..

  • Flavia Marlei Ghesla:

    Linda sua atitude. Eu tinha uma barriga perfeita, mas, hoje, minha auto estima está muito baixa, por causa da cicatriz que ficou .

  • Fatima Sanches:

    Lindo gesto e lindas tatuagens. Parabéns. Será que tem alguém em SP que faz este tipo de trabalho gratuitamente?

  • Marcia Galerani:

    Esta de parabens com esta atitude Eu nao fiz cirurgia mas nao sou feliz com minha barriga estrias gostaria de fazer vi foto da barriga amei

  • Ana Carolina De Paiva Fonseca:

    parabéns pela iniciativa magnifica. Sem contar que é uma excelente tatuadora. amei seu trabal
    ho!!!

  • Maria Conceição Moraes Costa:

    Não gosto de tatuagem, mas essas mudou meu pensamento! muito legal! Great job and sensitive person!

  • Dani Ortiz Beltrán:

    Que trabalho lindo! Pela arte e pela nobreza =)

  • Sônia Faria:

    Admirei a iniciativa e o lindo trabalho. Parabéns!

  • Patricia Santos:

    Muita sensibilidade na sua atitude. Parabéns 🙂

Deixe seu comentário!