As 10 coisas mais estranhas do espaço

Por , em 30.11.2011

O universo é cheio de mistérios que nem as melhores mentes da Terra conseguem decifrar. Confira alguns deles, com os buracos negros, a antimatéria e a matéria escura:

1 – Antimatéria

As partículas que compõem a matéria normal têm versões opostas de si mesmas. Um elétron tem uma carga negativa, por exemplo, mas o seu equivalente de antimatéria, o pósitron, é positivo. Matéria e antimatéria aniquilam-se quando colidem e sua massa é convertida em energia pura pela equação de Einstein E = mc2. Alguns projetos de nave espacial futuristas incorporam motores de antimatéria.

2 – Mini buracos negros

Se uma nova e radical teoria da gravidade estiver correta, então existem espalhados por todo nosso sistema solar milhares de pequenos buracos negros, cada um do tamanho de um núcleo atômico. Ao contrário de seus irmãos maiores, esses buracos negros são mini sobras primordiais do Big Bang e afetam o espaço-tempo de maneira diferente por causa de sua estreita associação com uma quinta dimensão.

3 – Radiação cósmica de fundo

Também conhecida como RCF, esta radiação é uma sobra primordial do Big Bang que deu origem ao universo. Foi detectada pela primeira vez durante os anos 1960, como um ruído de rádio que parecia emanar de todos os lugares no espaço. A RCF é considerada uma das melhores evidências para o Big Bang. Recentes medições precisas colocam a temperatura da RCF em menos 270 graus Celsius.

4 – Matéria escura

Os cientistas pensam que ela compõe a maior parte da matéria no universo, mas não pode ser vista nem detectada diretamente com as tecnologias atuais. Alguns cientistas questionam se a matéria escura é mesmo real, e sugerem que os mistérios que ela resolve poderiam ser explicados por um melhor entendimento da gravidade.

5 – Exoplanetas

Até aproximadamente o início dos anos 1990, os únicos planetas conhecidos no universo eram os do nosso sistema solar. Porém, até hoje, os astrônomos já identificaram mais de 500 planetas extrassolares. Eles variam de mundos gigantescos de gás cujas massas são de estrelas pequenas até planetas rochosos orbitando anãs vermelhas. A procura por uma segunda Terra, no entanto, ainda está em curso. Os astrônomos acreditam que melhores tecnologias devem, eventualmente, revelar mundos semelhantes ao nosso.

6 – Ondas de gravidade

Ondas de gravidade são distorções no tecido do espaço-tempo, previstas pela teoria de Albert Einstein da relatividade geral. As ondas gravitacionais viajam na velocidade da luz, mas são tão fracas que os cientistas só podem detectar as criadas durante eventos cósmicos colossais, como fusões de buracos negros como a mostrada acima. LIGO e LISA são dois detectores projetados para encontrar essas ondas.

7 – Canibalismo galáctico

As galáxias podem “comer” umas as outras e evoluir ao longo do tempo. A vizinha da Via Láctea, Andrômeda, está atualmente “jantando” um dos seus satélites. Mais de uma dúzia de aglomerados de estrelas estão espalhadas por toda Andrômeda, os restos cósmicos de refeições passadas. A imagem acima é de uma simulação de Andrômeda e a nossa galáxia colidindo, um evento que acontecerá daqui cerca de 3 bilhões de anos.

8 – Neutrinos

Neutrinos são partículas elementares eletricamente neutras e praticamente sem massa que “atravessam” as coisas. Alguns estão passando por seu corpo agora mesmo, enquanto você lê este artigo. Essas partículas “fantasmas” são produzidas no interior de estrelas saudáveis queimando, bem como nas explosões de supernova de estrelas moribundas. Cientistas estão criando vários detectores para estudar os neutrinos.

9 – Quasares

Esses faróis brilhantes emitem luz a partir das bordas do universo visível, e são lembretes da infância caótica do nosso universo. Quasares liberam mais energia do que centenas de galáxias juntas. O consenso geral é de que eles são monstruosos buracos negros no coração de galáxias distantes. Esta imagem é do quasar 3C 273, fotografado em 1979.

10 – Vácuo

A física quântica nos diz que ao contrário das aparências, o espaço vazio é uma bebida borbulhante de partículas subatômicas “virtuais” que estão constantemente sendo criadas e destruídas. As partículas fugazes dotam cada centímetro cúbico de espaço com uma certa energia que, segundo a relatividade geral, produz uma força antigravitacional que empurra para além do espaço. Ninguém sabe o que está realmente causando a expansão acelerada do universo, no entanto.[Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,50 de 5)

181 comentários

  • Alexander Moreira:

    O título do 6 está errado Ondas de gravidade É uma coisa. Ondas Gravitacionais É outra coisa completamente diferente q não tem nada a ver.

  • Airmid:

    Buracos negros são matéria solar que entra em “colapso” e gera uma quantidade enormemente gigantesca, atraindo toda a matéria ao redor num piscar de olhos. Só uma pergunta, quinta dimensão?… Sei que a quarta dimensão é o Tempo, mas qual é a quinta???

    • Guilherme David:

      http://www.veduca.com.br/play/5322

    • Daniel Peixoto:

      É basicamente uma dimensão aleatória a nossa que surge toda vez que tomamos uma decisão do quê fazer.

  • Matheus Andrade Rodrigues:

    Ótima matéria, muito interessante.

  • Murilo Mazzolo:

    Cara… não sou religioso, detesto religiões, mas acredito na existência de Deus sim! mas não como um Ser, um Homem Poderoso que por falta do que fazer decidiu criar o planeta…
    Parece até meio estranho, mas acredito que Deus seja, diferente das religiões, apenas uma energia necessária pra tudo o que acontece no UNIVERSO, não penso em Deus como um cara que governa o céu, e sei lá o que… pra mim deus é por exemplo, a energia que resultou no Big Bang, as mutações que nos permitiu ser o que somos, é o que nos faz ser.
    Parece que usei drogas pra falar isso, mas é o que eu acredito…

    • Matheus Andrade Rodrigues:

      Eu acredito em Deus, mas não como “algo”, e sim como alguém. Sem alguma inteligência criadora o universo não poderia ser tão sublime como é. Por isso, classifico-o como um ser, pois chamá-lo de “algo” não é o modo correto de definir O Criador.

    • Murilo Mazzolo:

      Ai que tá, não é “O Criador”, a sim a causa da criação. A causa dos acontecimentos, pode ser até a própria criação do Universo. E pode até ele próprio ser o Universo… quem sabe?

    • Matheus Andrade Rodrigues:

      Bem, é notório que temos opiniões e conceitos diferentes.

    • Murilo Mazzolo:

      E é mesmo!!! kkkk

    • José Walter Silva Junior:

      Universo sublime como é? Galaxias sendo engolidas por buracos negros enormes, galaxias se ‘comendo’, explosões de raios gama, radioatividade espacial… Nem a terra é sublime, nem nós, seres humanos, somos sublimes… Se houvesse realmente uma inteligência criadora, por que razão ela faria com que o tubo pelo qual eu respiro, é o mesmo por onde passa a comida? Pra que eu pudesse engasgar e morrer sufocado com a minha própria saliva?… Não vejo nada de sublime em tudo isso… Vejo apenas um “happyhazard”… ou seja… uma bagunça organizada…

    • Matheus Andrade Rodrigues:

      Sim, sublime. O argumento que você usou para refutar o meu é tão infantil que quase desisti de respondê-lo. Você disse: “Se houvesse realmente uma inteligência criadora, por que razão ela faria com que o tubo pelo qual eu respiro, é o mesmo por onde passa a comida? Pra que eu pudesse engasgar e morrer sufocado com a minha própria saliva?”. Então quer dizer que a faringe participar tanto do aparelho respiratório quanto do aparelho digestivo é uma prova de que o universo não é sublime? Err.. me desculpe, mas quantos anos você tem? O universo é sublime, a sua faringe nunca vai mudar isso. Não me importam suas crenças, mas contra fatos não há argumentos. É pura sorte nosso planeta -que possui massa e composição ideais para a existência de vida- estar na zona habitável do sistema solar? Sou profissional e digo que isso é bem incomum. Mas o ponto principal ainda não é esse. A nossa vida nesse planeta é só um detalhe. Concordo com você no conceito “ordo ab chao”, mas querendo você ou não, isso demonstra a estética perfeita do universo. Caso não tenha entendido meu argumento, acesse esta página . (OBS: As galáxias só se “comem” porque seguem uma trajetória. Isso demonstra ordem.)

    • Mantra:

      A questão que o José Walter Silva Junior citou sobre a faringe é pertinente sim, é um argumento totalmente válido, ate citado por importantes estudiosos do campo da biologia.Assim como o olho humano com sua complexa estrutura é como se fosse o Santo Graal dos criacionistas.
      Nenhuma dessas duas questões são razão por se so para justificar a inexistencia ou existencia de um criador. O fato é que o universo vem se organizando e se desorganizando ao longo de bilhões de anos. Vivemos em lugar e em um momento onde existe uma centelha de ordem, mas existem muitos outros onde as estruturas desordenadas florecem, impedindo a criaçao dos elementos quimicos mais elementares.
      Se tudo isso é de proposito, talvez nunca saberemos.

    • Mantra:

      Não vejo muito diferença entre o seu Deus e a causualidade.È óbvio que tudo que acontece no universo precisa de energia,(a capacidade de realizar trabalho), aliais o próprio universo é escencialmente energia, tudo é energia aaah!Eu entendo profundamente a necessidade que nos seres humanos temos de acreditar em algo divino, muito pessoas não sobreviveriam sem um Deus que esteja presente em todos os momentos de sua vida, pronto para ajuda-la se necessario for, é uma coisa meio que emocional.Para mim Deus é tão improvavel e enividente, que somente ele poderia tornar sua inexistência possivel.Não me preocupo com uma coisa que para ela, existir e inixistir são uma coisa só.Tudo que é real é energia e matéria, ou esta vivo ou morto, nada pode existir alem disso, até que se prove o contrario.Parece triste, sorry:0)…

    • Murilo Mazzolo:

      Mas penso de certa forma assim… Não acredito em nada “Divino”, apenas disse que se realmente existe Deus, ao contrario das afirmações religiosas, ele não seria um Homem Poderoso, que criou tudo e blá, blá bláa
      Penso que seria mais uma força Inexplicável (por enquanto) de energia que possa resultar nos acontecimentos tando no Planeta quanto no resto do Universo. Mas (talvez) infelizmente, pela cultura e influência Cristã muito Forte na minha família, eu ainda esteja meio “Apegado” nessas Histórias e na existência de Deus…

    • Matheus Andrade Rodrigues:

      (Os comentários estão mudando de rumo. O post não é religioso, então, acho que não deveríamos nos alongar muito nesse assunto.) Realmente, os humanos tentam dar explicações a tudo que não conseguem compreender. Atribuem tudo a Deus (Sendo Deus uma energia, um ser, etc…) ou algo semelhante. Mas independente disso, o respeito é o melhor remédio para evitar conflitos que poderão ocorrer. Afinal de contas, todos nós sabemos que “religião” é um assunto muito sensível.

    • Murilo Mazzolo:

      É mesmo cara! Mas ainda fico Perplexo vendo o quão os Religiosos não tem a capacidade e autoconfiança pra dizer que conquistou com mérito, fica falando que é graças á Deus e Blá Blá Blá… Mesmo assim, que se explodam e continuem desperdiçando os 10 e 15% bancando Pastores Vagabas…

      Voltando ao assunto relacionado ao Post e ao Site… Ainda me confundo MUITO com esses assuntos de Matéria escura, Antimatéria… Dizem que existe, dizem que não… Falam que é impossível existir simplesmente nada em algum lugar, mas contestam sobre as matérias… Vácuo… Quase dá dor de cabeça!!!! kk’

    • Matheus Andrade Rodrigues:

      Caro Mantra, acho que não entendeu o conceito de “ordo ab chao”. Pesquise mais um pouco antes de dar argumentos. “Vivemos em lugar e em um momento onde existe uma centelha de ordem, mas existem muitos outros onde as estruturas desordenadas florecem, impedindo a criaçao dos elementos quimicos mais elementares.” — Isso não é Ordo ab Chao??

    • Everton da Rocha:

      Tanto escrevem e nada dizem. Argumentos vindos de uma raça de seres humanos totalmente desequilibrados, desiquilíbrio viram a criar. Matando uns aos outros com opiniões distintas ou fisicamente com armas. Não há diferença entre duas pessoas da mesma espécie. Assim como é besteira a existência de opiniões para algo que não precisa de descrição para existir.

    • Guilherme David:

      Murilo Mazzolo isso se chama panteísmo, onde o deus é a própria natureza, e não é pessoal. Pra mim é mais um ponto de vista do que uma religião

    • Diego Silva:

      Mas parece que vc eh o unico que pensa a mesma $#@#! que eu … Estou de acordo …

    • D:

      Isso se chama projeção, um comportamento muito comum. Diante do estranho, do desconhecido, o ser humano projeta a si próprio como resposta, e deuses são as nossas projeções mais queridas, porque refletem o que no fundo desejamos ver como causa e governo de tudo. Tirando isso e o medo de parecer “radical” por quebrar uma corrente de milênios de influência religiosa na cultura, nao há nenhuma evidência ou motivo para acreditar em deuses, que podem ser qualquer coisa dependendo de quem diz.

  • Paulo Germann:

    Bem, tao complexo e formidavel. Sutil e pavoroso. Mas uma unica formula para decifrar tudo o que vivemos aqui dentro desta estufa de sobrevivencia, basta olhar para o ceu, observe as estrelas, respeite a natureza. Nos somos a matematica exata que o universo criou, estamos fadados e limitados a viver somente neste mundo. As esperanças nascidas de historias evolutivas sao somente artefatos conscientes para nossa existencia. Tudo a nossa volta tem alguns findos atributos… manter a verdade do que foi criado, nao apagar a memoria do que foi sacrificado, nao rasgar os papeis da sociedade……. por que!!! Eh do meu interesse, eh do seu interesse, eh do interesse de todos (ou da grande maioria). O que o universo tem haver com isso… pense um pouco…..

  • kleyton:

    BEM MAIOR QUE “UM DEUS” PQ MAIOR QUE DEUS NÃO EXISTE!

  • alex ferreira guedes:

    Com o choque de galaxias e buraco negros e posivél morar em outros planetas no universo!

    alex!

  • Eloyr:

    NEGATIVAÇÃO de COMENTÁRIOS…
    Isto faz muita falta por aqui!

  • SIDNEI PEREIRA:

    O universo é bem maior que um “Deus” criado pela mente humana.
    Talvez, quando a maioria aprender que o desenvolvimento da mente, da inteligência e da observação é que poderá nos levar ao conhecimento dos motivos da existência, ai sim, seremos uma raça desenvolvida.

    • negative:

      discordo

    • flavia:

      bem maior que Deus uma ova

      que sem noção vc

    • DarthVerd:

      concordo !!

    • DarthVerd:

      haha

      vou pra catequese e minha professora fala q deus criou a terra em 7 dias

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      nao sei quem inventou isso -,-‘

  • claudemir da silva:

    o unirverso é fantastico a ser desvendado

  • Campos:

    Richard Tanmer, Jorginho e outros.
    Seria bem interessante se vocês dissessem no que não concordam. Gosto que critiquem para saber no que errei e corrigi-los. Só assim faremos a coisa certa.

    • eustaquio malta:

      Sou fascinado com este assunto,porem, ñ sei porque, algumas imagens publicadas me causam medo.Acredito que ainda se descobrirá planetas c/ vida, ñ acredito no nosso privilégio.
      Deus ñ teria construido o universo tão grande e apenas a Terra
      habitada.Vc, construiria um prédio de 100 aptos., e alugaria
      apenas um? Eu ñ.

  • Ivan Soares:

    Caros amigos. Vejam o inicio de tudo.
    Pesquisem no motor de busca ”A particula de Deus”.
    o tema é super interessante. Deste ano.

    Antes do tempo existir.
    Abraços a todos

  • Mario:

    tem outro assunto não?

  • Campos:

    As 10 coisas mais estranhas do espaço
    1 – antimatéria – Não existe antimatéria livre no universo. Assim que ela é formada, se desintegra em contato com a matéria existente no universo. O universo é formado só de matéria. O vácuo do universo é composto de corpúsculos de matéria (neutrinos, axions, poeira cósmica, etc). Os raios cósmicos têm sua origem nas descargas de raios gama e nos buracos negros galácticos (por desintegração da matéria).
    2 – Esta teoria da gravidade não existe. É pura especulação. Estes mini buracos negros do tipo galáctico, simplesmente não existe.
    3 – Radiação cósmica de fundo. Outra coisa que não existe. Isto é apenas uma interpretação errada de um fenômeno que nos enganou por décadas. Este fenômeno é descargas de raios gama, vinda do espaço exterior. Os pontos vermelhos são as descargas. Forma–se um magma, que depois vai se esfriando e torna-se amarelo, verde e finalmente azul. Estas temperaturas não podem ser medidas corretamente, porque tudo é rarefeito na periferia. Não é muito esquisito esta radiação de fundo ainda estar presente, após bem mais de 15 bilhões de anos?
    4 – Matéria escura. Esta não existe, assim como a energia escura. Para ser mais sintético, sugiro ler o blog: “olhando o universo”.
    5 – Exoplanetas. Não considero uma coisa estranha. Acho perfeitamente normal
    6 – Ondas de gravidade. Outra coisa que não se conhece e se especula. Para mim, não existe os grávitons nem ondas gravitacionais, que não foram e nem serão detectadas. A velocidade da ação da gravidade deve ser instantânea e isto explicaria o efeito do entrelaçamento quântico, ou efeito fantasmagórico a distancia.
    7 – Canibalismo galáctico. Acho perfeitamente normal. No universo tudo se choca o tempo todo. A tendência das galáxias é se chocarem e formar outras cada vez maiores.
    8 – Neutrinos. Até concordo. São realmente estranhos. É produzido por todas as reações existentes no universo e pelas descargas de raios gama. Neste último caso, também os raios cósmicos.
    9 – Quasares é uma fase intermediária entre um aglomerado de estrelas e uma galáxia.
    10 – Vácuo. O vácuo do nosso universo é repleto de poeira cósmica, neutrinos, áxions e outras partículas. É considerado vácuo porque está em muito baixa pressão. O vácuo absoluto, assim como o zero grau absoluto só existe no espaço extra universo (ver blog: “olhando o universo”).

    • Jorginho:

      Campos, concordo em parte.
      Na verdade há mais especulações que certezas.
      Bem, isso faz parte da vida.
      Imagine que soubessem à verdadeira origem…
      Acho que perderia a graça.
      Melhor assim…
      Se os cientistas vão morrer e não vão entender como “as coisas funciona”?
      …Não tenho dúvida!

      Abraço.

    • Richard Tanmer:

      Campos
      você foi bem nos itens 5, 6 e 7 nas demais nota 0

    • Alexander Moreira:

      Ondas de gravidade É uma coisa. Ondas gravitacionais É outra coisa completamente diferente. Q não tem a ver uma com a outra.

  • Khronus:

    EU CREIO NA EXISTENCIA DE UM SER QUE NOS CRIOU MAS TAMBEM CREIO QUE A RELIGIÃO ATRASOU MESMO NAS DESCOBERTAS DO SER HUMANO, POR QUE MUITOS PENSAM “AH SE EXISTE DEUS ENTÃO NOSSO ESPIRITO E IMORTAL VAMOS DEIXAR PRA LA O RESTO”
    VAMOS COLOCAR EM MESA AKI IMAGINEM UM SER NO MEIO DO NADA E DE REPENTE ELE DIZ ” QUE HAJA LUZ” E EM UM PISCAR DE OLHOS ACONTECE UMA EXPLOSÃO(BIG BANG).DEUS É UM EXTRATERRESTRE AVANÇADO POIS QUALQUER FORMA DE VIDA FORA DA TERRA É EXTRATERRESTRE OU SEJA OLHANDO DESSA FORMA RELIÇIÃO E CIENCIA ANDAM JUNTAS.

    • Samuel:

      Na verdade, não está fora da Terra, está em todo lugar. Então talvez possamos associá-lo aos neutrinos, agora que eles superaram a velocidade da luz. kkk. Mas eu acho que o poder espiritual de uma pessoa está ligado ao poder corporal, e ambos são intermediados pelo poder mental. Então é melhor pararem de investigar o físico e investigar a mente humana, que não importa quantas mil pesquisas digam, é a coisa mais poderosa que se pode encontrar.

    • Robertus:

      Khronus, embora equivocado e um pouco absurdo, é interessante o seu comentário, partindo deste ponto de vista. Revela que vc tem entendimento sobre de onde veio e sobre como explicar o criacionismo através da ciência.
      Samuel, ignorando a primeira metade do seu comentário, é importante que sejam investigadas certas coisas, como na área da astronomia e física quântica. Elas fazem com que entendamos a harmonia do universo (isto é, como as coisas se encaixam), o que afeta as nossas vidas. Eu, particularmente, considero que é muito investimento em uma área que é menos importante do que outras, hoje. Mas gosto de tais tipos de pesquisas. Como leigo, mas também como crítico.

    • Juliano:

      Robertus, há muitos cristãos que pensam assim. A Bíblia é cheia de simbologias. Em 2 Pedro 3:8 diz que “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”, então, 7 dias pra Deus poderiam ser facilmente como 7 bilhões de anos… O Criacionismo não é assim tão simples!

  • Helô:

    O Homem inventou Deus pra explicar a sua existência, afirmando que Ele o criou. Já que o papo ciência virou papo religião, opino que o Homem inventou Deus como a gente conhece, e esse Deus é nada mais que um conjunto de leis universais que funcionam pra todo mundo, sem exceção: A lei do retorno! Esse Universo muito louco ai, não nos cabe uma percepção lógica racional, até porque não temos tecnologia, nem evolução moral ou intelectual pra compreencder os desígnios de “deus”. Não nos cabe entender, não merecemos isso, ainda! Depois do meu comentário, alguém adivinha a minha religião???

    • Pedro:

      Helô, acho que você é pandeísta (Deus é nada mais que um conjunto de leis universais que funcionam pra todo mundo, sem exceção) e espiritualista (até porque não temos tecnologia, nem evolução moral ou intelectual pra compreencder os desígnios de “deus”). Quem sabe budista. Mas se não nos cabe o entendimento, por que tentar entender e melhorar?!? Cabe sim e cada vez maior!

  • RATO BRAVO:

    O que eu to percebendo, é que ninguem tá conseguindo
    comentar sobre o tópico de fato, por ser bem complexo…
    eu também nao to conseguindo!
    Queria entender melhor sobre os quasares!
    Alguem sabe algo interessante???
    :B

    • eduardo henrique:

      Os quasares são forças inpulsionas por um buraco negro super massiso, os quasares transformam galáxias acabadas em uma galáxia extremanete brilhante e perigosa. E comem de 10 à 20 estrelas por anos e para os cientistas isto é muito, e seu núcleo é um burraco negro gigantesco, e sua função é gerar energia que gera mais energia que 100 galáxias juntas e são 10 trilhões de vezes mais brilhantes doque o sol, eles são formados quando duas galáxias se colidem e quasar significa fonte de rádio quase estelar ou estrela emissora de ondas de rádio e seu irmão é o blasares o fenomeno mais violento do universo. Espero ter ajudado.

  • T.K:

    A ciência é linda.Eu a respeito,pois seus fatos são verissimílimos e me dão cada vez mais orgulho de estar viva!Entretanto,não toquem no que não está em movimento,deixem Religião para outro caso,o que se trata aqui não envolve fé e sim FATOS.Mas não ofendam aquilo que não vos é conhecido,pois estes dois mundos estão interligados de qualquer forma!

    Intolerância Zero!

  • Pedro:

    tem uma coisa que deveria estar em primeiro lugar ou BONUS o HOMEM

  • KevinC.P.G.:

    Vejam… Essa discussão não vai levar à lugar algum a não ser passarem muita raiva!
    Se tornem licenciados em Física (ou Química, dependendo do gosto, apesar de ter outras áreas também) primeiro, depois tentem gastar mais 14 anos procurando faculdades e estudando para se tornarem por fim PhDs em AstroFísica (de preferência), daí, começem a julgar as idéias uns dos outros!

    E desculpe-me pessoas religiosas, de fato, suas idéias são reais… SÓ PARA VOCES!

    • Mantra:

      Nao concordo com você meu chapa, você deve saber que as questões cientificas que chegam ate nós são palpaveis pelo nosso ententimento.Os proprios fisicos e cosmologos sao a favor da democratizaçao das descobertas a respeito do universo, Carl Sagam foi um grande exemplo disso em seu documentario “Cosmos, aconselho todos aqui a velo.

  • jops:

    como é grande a ignorancia humana!

  • João:

    AI POVO CRENTE, SÉRIO, OS ATEUS NÃO VÃO PERTURBAR VOCÊS NOS SEUS FÓRUNS/SITES ETC
    e porque vocês insistem em ficar discutindo e falando mal da ciência em um site direcionado a isso?
    Discussão besta.

    • Jonatas:

      Certo.

    • Glauco:

      O que não falta é ateu em fóruns de religiosos.
      Esse aqui é um lugar neutro.

  • levy:

    ESSA LISTA SÓ SE ESQUECEU DE UMA COISA ((((((ALIENS))))))

  • Jonatas:

    Eu desenvolvo sites, e vou desenvolver um só para palestras religiosas anticientificas pra esse pessoal porque pelo jeito carecem disso, a ponto de vir pregar a palavra entre comentários científicos num site chamado HYPESCIENCE. Não tenho nada contra religiosos, mas desisto de argumentar aqui sobre esse assunto da reportagem que é de meu interesse por causa dessas pregações religiosas de séculos passados.

    • Irair Paes:

      QUERO DIZER PARA O JONATAS QUE OS MAIORES CIENTISTAS DE TODOS OS TEMPOS; “TODOS ELES ACREDITAVAM EM DEUS”. É SÓ LER A HISTÓRIA DE CADA UM DELES. NO ENTANTO, ALGUNS SATANISTAS DISFARÇADOS DE CIENTISTAS INSISTEM EM DIZER O CONTRÁRIO. DESAFIO ALGUÉM ME MOSTRAR ALGUMA TEORIA DE UM GRANDE CIENTISTA (estou falando grande;não esses pés de chinelo)que seja contrário à soberania do DEUS CRIADOR. Obs: Também não gosto de “religiosos”, mas não acreditar em Deus é dizer não ao progresso revolucionário do ser humano.Nunca conheci uma raça de gente mais intolerante do que esses que se dizem cientistas, pois eles não suportam a ideia de falar sobre a soberania de Deus no universo. E depois vêm criticar a crença dos outros comparando com fanatismo religioso. RELIGIÃO, POLÍTICA E CIÊNCIA devem ser debatidos sim, porém por pessoas que conheçam o assunto.

    • Jonatas:

      Lugar de pregação é na igreja, para quem acredita nessas idéias em extinção.

    • Jonatas:

      Antigamente se queimava na fogueira cientistas religiosos como Giordano Bruno. Duvidar de deus significava morte, as pessoas não tinham escolha. O fim da religião é consequência da evolução racional, e se deus existe será descoberto por cada um, e não com pregações religiosas e suas imposições.

    • jops:

      Caro Jonatas: pelo q eu sei esse site é liberado para todos falarem oq pensam e acham.E qrendo ou não ciência e religião são duas irmãs q não se dão bem, qm discordar disso é uma pessoa q não possui nenhum grau intelecto .E arrespeito das pessoas q eram queimados pela “(igreja)”foram vitimas de pessoas q pensavam com você! sim! como você sim , não qrendo te ofender ! mas eram pessoas q fecharam suas mentes focando em uma só razão em um só resultado discriminando brutalmente (diferente de vc) todos as idéias q rebatiam as deles. NOSSO MUNDO É CAOTICO POR ISSO, FALTA DE COMPREENÇÃO ENTRE NÓS MESMOS TODOS QUEREMOS A RAZÃO E NUNCA PROCURAMOS ENTENDER ELA.

    • jops:

      PENSE NISSO MEU AMIGO E VC VAI ENTENDER, SABER E COMPREENDE A VERDADEIRA SABEDORIA 😀 DESCULPA SE TE OFENDI EM ALGUMAS DE MINHAS PALAVRAS.

    • Jonatas:

      Não ofendeu não. De certa forma está certo. A minha posição foi radical demais. Mas sei lá, essa veneração excessiva entre textos científicos é muito c h a t a.

    • Jorginho:

      “Antigamente se queimava na fogueira cientistas religiosos…”
      Bem lembrado.
      Não foram somente cientistas…
      Mas, todos que contrariavam seus poderes.

    • Jorginho:

      Olá Jonata, não precisa desenvolver sites…
      Encontra-se prontinhos e à gosto!
      Mas, pelo que vc diz, crentes não entende de ciência?
      Confirma?

    • Jonatas:

      De forma alguma, as pessoas é que fazem tal oposição, existem religiosos cientistas e cientistas religiosos. O fato é a questão de pregação religiosa em site científico, isso é que não tem nada a ver. Crente ou não, a pessoa tem que vir aqui e comentar o assunto do ponto de vista cientifico porque a reportagem é de um assunto cientifico. Se não gosta e acha que a ciência é errada, não devia nem estar aqui.

    • Ezio José:

      Muito bem colocado em sua opinião, Jonatas.
      Também tenho o conceito de que cada deve se comportar dentro dos quadrados conforme o espaço dita. Se vou à um lugar que os ditames são diferentes da minha cultura, seja a casa de um amigo, um país, uma cidade qualquer, uma igreja ou um espaço na internet tenho que me adequar ao o que diz a cartilha.
      Engraçado que pessoas, por exemplo, que torce por um time não vai se misturar aos torcedores do time adversário e comemorar a vitória do seu contra o daqueles. Deveria, não é mesmo?

    • Jorginho:

      “Achar que a ciência é errada?…”

      No tocante aquilo que ela não sabe, fica num estado laico e está aberta para quaisquer idéias…
      Idéias desenvolvem através de pensamentos muitas vezes, “por que não pensei nisso antes?…”
      Quem nunca recebeu idéias dadas como idiota, quando no futuro foi aplaudida?

      Com relação aos religiosos, eles têm direito de expressar como quiser… e cabe os moderadores inibi-las se achar conveniente.
      Devemos ser flexível… Somente os tolos generalizam dando absolutismo em tudo.

      Acho vc uma pessoa muito inteligente para ser deselegante com quem quer que seja.
      Tolere e será tolerado!
      Abraço.

  • Juliane:

    genti.vamos parar para pensar um pouco,oque mais nos encontramos na net é mentira.agr vamos respeitar as opnioes de kd um,vamos discultir isso com mt respeito um ao outro.
    Minha opniao éque de algum motivos estamos vivos,varias galaxia,varios planetas,isso gera mt assunto a ser discultidos.

    • Eva Schmidt Hoff:

      De acordo contigo Juliane temos muitas coisas a discutir…

  • obiservador:

    Deus existe é o unico conceito de viver que devemos que tomar, sem essse conceito nao averia sociedade , pessoas seriam animais, nao averia materias para ser estudadas e é a unica maneira de nos mantermos conciente em forma de sociedade.
    Todos temos algum tipo de Duvida sobre ele mas so saberemos na hora certa e nao podemos compartilhar essa visita com ele porque soh conhecem ele quem foi para o outro mundo, estamos nesse soh de passagem para cumprir nossa missão, quem se afasta dele se perde e acaba nao cumprindo sua missao acabando como um simples pensamento perdido. isso é oque eu axo, cada um tem uma forma de pensamento diferente, uma duvida que eu tenho é porque pensamos e tomamos uma decisão e se tomassemos outra? como pensamos como ligamos um pensamento ao outro e pq ligamos um pensamento com certo pensamento existente em sua memoria e pq a felicidade e a satisfasão fas com que seu corpo se sinta melhor aumentando sua resistencia e a melhoria mental. E a alma é um pulso eletrico ligado au um neoronio e interligado a outros e comanda outros pulsos se uniindo dando a forma de pensamento? isso tudo e mto loco uma coisa eu afirmo o nada não exite de verdade é so uma forma de dizer´oque vai ter para comer hj pao e para tomar? nada! mas na verdade tem um monte e soh ir atras.

  • Ana Langham:

    Adoro a ciência,e acredito sim em Deus..em minha modesta opinião acho que a ciência surgiu para entender o que Deus fez.é como um julgamento,você só pode julgar um individuo se puder provar materialmente oque ele fez…você não pode falar uma coisa sem comprovar,é assim que funciona na minha mente! na verdade é algo que não se explica com palavras e muitos clicarão na mãozinha pra baixo,porque não conseguiram me entender.ABS

  • joao victor:

    e o fim

  • penso logo existo:

    Estive morto por bilhoes de anos, logo logo vou estar morto novamente.
    O que a Astrofisica e a astronomia nos mostra é que acreditando ou não Em Deus continuamos a SERMOS NADA frente a imensidão do universo QUE TODOS CONCORDAM É REAL.

    • jops:

      Descartes foi um grande pensador; na minha opinião o mais sábio, mas as coisas estão bem muito além de um pensamento a incerteza não nos leva a nada , a não ser a descrença. foi o único pensador q consegui conversar com as duas irmãs (ciência, religião) e mantelas calmas . tchau tchau!

    • fratello zeca:

      Gostaria de partir dessa máxima: Penso, logo existo! E apartir disso ouso dizer que até pode parecer que somos nada diante da magnitude do universo, mas quero deixar claro que que o universo certamente não pensa nem em si mesmo e nem´em nós e é precisamente isso que nos faz grandes pois somos nós que pensamos o universo. Ele ó ojeto misterioso e nós somos o sujeito diante dele, extasiados ainda, é verdade, mas creio que a capacidade de entende-lo já está dentro da mente humana. É uma questão de passos…chegaremos lá enquanto humanidade e tomara que isso faça de nós seres humanos melhores!!
      Espero ter contibuido um pouquinho!

  • Illen Gustavo:

    Será que os neutrinos têm alguma coisa a ver com a CHE? Medo o.O

  • Ana:

    Religião só atrasou as descobertas gerais da humanidade e ainda querem falar que cientistas estão errados. Religião é atraso de vida.

    • Albert Guedes:

      Desculpa, e se Deus não existe ciência serve pra que se o fim da humanidade vai ser virar nada ? Num mundo sem Deus, fazer ciência é um reles passatempo enquanto fim não chega.

      Tirando que, existiu mais atraso na ciência graças ao positivismo de certos ateus no começo do século XX do que graças a qualquer religião.

      A ciência alias surgiu exatamente porque se acredita que o universo possuem leis e ordem definidas por um criador, idéia que nenhum ateu a mesma época poderia ter imaginado, então minha filha, está falando besteira, foi só graças as religiões que a própria ciência tomou forma.

      Então faz favor de guardar sua revolta, que o dia que ateu complexado tiver razão, vai ser o dia de vacas gerarem leite achocolatado.

    • Eva Schmidt Hoff:

      temos que ver a época, na idade media época de Galileu entre outros sim a religião atrapalhava… Hoje não temos que ser laico na ciência, o problema da religião e da ciência é a ignorância de ambas as partes, então tendo fé ou acreditando em Deus ou não Respeite tanto a Ciência quanto a Religião… O nesse artigo em nenhum momento falamos de Deus, mas vejo que a maioria de vocês não são físicos então o melhor que posso fazer é ignorar vocês… essa discussão é antiga e nunca levou em lugar nenhum… estudem física e saibam separar as coisas só por respeito que não estamos falando nada contra Deus… Sou Cristã a acredito muito nem Deus isso nunca impediu de ser um física, pois eu sei respeitar e dividir minha convicções…

    • Agnostico:

      Quando eu leio uma idiotice dessa , dá vontade de chorar.
      Cada uma que esses religiosos de meia pataca falam.

      Filhão, de boa mesmo.. cala a boca.

      Se você num abre um livro de física , química , matemática , desculpa, mas cala a boca.
      Só acredita nesse “deus” quem quer.

    • Glauco:

      Vc fala esse monte de absurdo e ainda se chama de Agnóstico?? Vc não sabe o que é um agnóstico!

    • Eva Schmidt Hoff:

      Verdade Então vamos falar de física de universo e para de falar qualquer outra coisa que não tenha haver como Física ….

    • fratello zeca:

      que pena meu amigo!! Vc não me parece agnóstico e sim caótico e pré-histórico! Vê se cresce para justificar pelo menos o espermatozóide e o óvulo que deram origem a vc com a contribuição é claro, do mistério da vida (que vem de Deus), afinal, o homem não criou e não cria a si mesmo, a final, se assi o fiszesse ele seria Deus-criador e não criatura! Acorda!

    • Renato:

      Albert, pega leve, gostaria de saber onde você leu que
      “A ciência alias surgiu exatamente porque se acredita que o universo possuem(sic) leis e ordem definidas por um criador”.

      Acredito que você leu uma coisa e entendeu exatamente o contrário.

      Agora, afirmar que
      ” existiu mais atraso na ciência graças ao positivismo (…) do que graças a qualquer religião.”, é dar uma desmedida importância a um ridículo pensamento que praticamente se extinguiu; é, no mínimo, esquecer a perseguição a Galileu e Giordano Bruno, as vítimas mais conhecidas da intolerância religiosa, ou mais atualmente, a proibição ao uso de contraceptivos e pesquisas com células-tronco.

      Leia um pouco mais antes de sair afirmando coisas sem nenhuma base.

    • EU:

      Na verdade se você for parar para pensar pode-se dizer que Deus não existe, por isso eu digo, enquanto alguns perdiam tempo com coisas inúteis como por exemplo a religião, os outros descobriam a cura de doenças, veja a fome que se passa na África, depois me diz se Deus existe!

    • Observador:

      A energia do universo é uma só e tudo e todos estamos imersos nela, somos essa energia e somos parte dela. Toda energia que gerarmos – pensamentos, intenções, ações, sei lá…, modifica, por ação de ondas – com a pedrinha no lago – a energia universal. Buscamos a harmonia nos religando a essa energia, percebendo a energia cósmica. (Sinta o efeito disso em um meio mais denso do que o ar, balançando dentro do mar). Dogma, ensinamentos que temos que engolir porque “Seu” padre diz que é verdade, é uma porcaria e um atraso de vida. Religião – religação – é a nossa busca pela harmonia.

    • T.K:

      Atraso de vida?…Seres humanos como você,que só se baseia em fatos científicos frios e incertos!Planetas e mais planetas são descobertos,novas pesquisas desdobram-se nos mirabolantes feitios e conhecimentos plausíveis do homem.Eu os aplaudo,entretanto,ao homem não pode ser dada Glória alguma,pois este caminha a largos passos da autodestruição e isso está óbvio ao ver humano.O homem é lobo do homem como disse Thomas Hobbes e nisto não há maior evidência de que a ciência está sendo manipulada a favor da ambição dos Gênios da Humanidade!

      Lembre-se: Todos têm o direito de acreditar no que quiser,em quem quiser e aonde quiser,todavia,cabe a mim dizer que constitucionalmente falando,TODO SER HUMANO É LIVRE PARA SE EXPRESSAR e DIZER O QUE PENSA desde que não mitigue a Carta Magna.

      Não tolero os intolerantes da Religião.

  • Eva Schmidt Hoff:

    Quem de fato é Físico de verdade sabe que a Física não quer tomar o lugar e nem as opiniões de ninguém… Se acreditam em Deus ou não é problema de você… Mas de fato a Ciência em geral só vai ser feliz se desprender-se da religião…
    Muitos grandes físico eram muito religiosos outros não… Acreditar ou não não irar te fazer um bom físico.. um exemplo disso é que de tanto tentarem explicar se Deus existe ou não… Acabamos saindo totalmente do assunto que era sobre o espaço
    para ficar em uma discussão que infelizmente temos a há anos e que sabemos que não vai levar em lugar nenhum, então vamos discutir física não metafísica…

  • D’Amorluz:

    MUITA VIAGEM , Salvo o Jonatas, pura Consciência.,quase Nada se aproveita;- Por sua vez outros “perdidos” tentam mudar o ângulo de Visão passando de Ciência para Religião e ignorando por completo à Espiritualidade..? -Uma lástima e sofrível perda de Tempo nesse jogo de EGOS, pura Matéria exalando Orgulho.. A mim parece… manifestação fisica “entre aspas” – Pura!

    ET; Alguém sabe Onde há Estabelecimentos de Ensino adptado as Realidades do Agora? Deus Ampare-os…

    • Eva Schmidt Hoff:

      A verdade o melhor a fazer não é ignorar é só não entra em religião, o físico não quer tomar o lugar de Deus só quer explicar as coisas que segundos os cristãos foram feitas por Deus… Como a Politica a Ciência também deve ser laico…

  • MAC G:

    Quanto ao vácuo, agora entendí pq gosto de cerveja e similares…………………..

  • magoado:

    Toda a sabedoria do homem terreno é comparada como
    o ” nada ” diante de Deus…
    É como o Marcos andré comentou “OS CÉUS PROCLAMAM AS SUAS
    CLÓRIAS E O FIRMAMENTO ANUNCIAM AS OBRAS DAS SUAS MÃOS”!!!

    Não existe a menor possibilidade de nós humanos descobrir
    tudo o que Deus criou!!!

    • Igor:

      Nem tem como deus descobrir quem criou ele, afinal se ele existe alguém o criou, e esse alguém foi criado por outro alguém…
      emfim ”nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”o universo n foi criado pelo mesmo motivo pelo qual n pode ser destruído, nós humanos temos mania de denominar de ”criação” o processo de transformação, pela logica dos ignorantes tudo tem começo meio e fim(foi uma maneira que o nosso cérebro desenvolveu para organizar as coisas), mas o universo n, ele eh infinito, ilimitado, n tem começo meio ou fim, e se n tem começo n pode ser criado, alguns acreditam q a morte eh o fim, mas pra min eh só o começo de um novo ciclo.

    • Eva Schmidt Hoff:

      Gente antes de estudar Física tentem saber quem foi Blaise Pascal, Einstein e muitos outros físico que a acreditavam em Deus e no entanto revolucionaram a ciência moderna… E os Físico que não acreditavam em Deus foi por conta do período… Se Você é físico ou não, Acredita ou não em Deus, saiba que do mesmo modo que eu respeito sua opinião quero que respeite de quem acredita em Deus… Pois a Ciência tem que ser laica… Sem interferência de discussão religiosas, pois o um físico de verdade só quer entender e explicar os fenômenos naturais… E não tentar ser maior ou melhor que ninguém… (Isso serve só para físicos de verdade, que leem sobre a física que estudo que conhece a física e os seus companheiros que contribuíram para essa ciência linda que é a física)

    • Igor:

      Uma coisa eh acreditar em deus minha cara, outra coisa eh acreditar em religiões e entidades, com certeza einstein n acreditava em deus como uma entidade q manda vc para o ”inferno” ou para o ”céu”, e castiga as pessoas com um deturpado censo de moral q eh apresentado na bíblia, matando, aniquilando, cometendo genocídio e limpeza étnica, eu acredito que ”deus” como falam, seja o próprio universo, não uma entidade alienígena a ele pois o universo eh a unica coisa que sempre existiu e sempre existira, deus n ”criou” o universo n existe ”criação” mas o universo em si eh o próprio, bem eh isso q acredito, e estou sempre aberto a discussões saudáveis respeitando a opinião do outro.

    • Pedro:

      Como você pode ser física, conhecer a imensidão e magnitude do universo e ainda crer que existe uma entidade que criou isso para nós, que veio especialmente para a Terra, nos fez a sua imagem, acha que somos especiais, se preocupa com a vida sexual dos humanos e manda nós nos matarmos?
      Em épocas passadas onde o ateísmo era muito mais demonizado, os cientistas se revelavam teístas, pra não sofrer perseguições e morte.
      E hoje em dia com maior liberdade e aceitação da crença/descrença alheia os grandes nomes da ciência são manifestadamente ateus e agnósticos. Moda? Acho que não. Só que tudo que observamos no cotidiano não parece sofrer interferência de nenhuma entidade benevolente superior. Milagres não ocorrem, crianças inocentes morrem aos milhares de fome e doenças, a natureza age de modo cruel. Onde está deus nisso tudo?
      E desde quando Einstein acreditava em um deus pessoal? Ele era pandeísta.
      Gostaria realmente de saber o porque acreditar em mitos da idade do bronze. Me explique o porquê de você acreditar, e podemos debater o assunto. Atenciosamente,
      Pedro.

    • Giselle:

      Igor / 2.12.2011
      Torne a ler seu comentário por completo, pois acho que você acaba de se dar o título
      Leia oq escreveu:
      “Nem tem como deus descobrir quem criou ele, afinal se ele existe alguém o criou, e esse alguém foi criado por outro alguém…” (vc afirma q’deus’ teve um início)
      “pela logica dos ignorantes tudo tem começo meio e fim…”
      Se vc ler só um pouquinho mais, vai ver que Deus criou o Universo, mas Ele sempre existiu, pois Ele sim é infinito, eterno…

    • MGK:

      Se uma coisa foi ”criada” teve inicio.

    • Pedro:

      E por que deus tem que ser o infinito e eterno? Quem te disse isso, a bíblia? Podemos simplesmente economizar uma etapa e dizer que o universo é infinito e eterno.

    • william:

      Muito bem,Igor!
      Para mim,foi o melhor comentário de todos.Como dizia nosso grande amigo do passado o cientista Lavoisier: “na natureza nada se cria,nada se perde,tudo se transforma”.A morte é uma transformação do estado sólido para o estado fluidico, estado natural do espírito,cujas características os cinetistas ainda não possuem a tecnologia necessária para estudá-lo.As religiões procuraram tirar os homens do estado mental bruto que se encontravam outrora e tendem a desaparecer a partir do momento que o ser humano se harmonizar com a energia máxima do universo,entrar em harmonia com os princípios energético-cósmicos universais. Tudo o que vc transmitir de positivo para o universo, receberá no mesmo nível energético.

    • Ezio José:

      Para ter certeza disto deve-se saber a sabedoria de Deus. O Magoado sabe. É o único. A ciência está perdendo tempo em contratá-lo.

    • Curioso:

      Deus é nada, já que não existe.Logo não vamos descobrir nada sobre ele.

    • Eva Schmidt Hoff:

      De fato não somos capazes de entender, porém se Deus nos deu a capacidade de descobrir algumas devemos sim buscar achar respostas é do ser humano isso…

  • João Glagio:

    Todo o avanço e compreensão do Universo, o Homem terá que ser íntegro com a sua faculdade mental, d’onde alcançará um alto grau de intelectualidade alcançando dest’arte o”conhecimento”.

  • Jonas Floriano:

    Não entendi porque a radiação cósmica de fundo é estranha, uma vez que ela valida a teoria do big bang. Também não entendi porque ondas gravitacionais são estranhas(meu mestrado é sobre isso) se elas são previstas pelas equações de Einstein e tem uma analogia direta com as ondas eletromagnéticas.

  • Marcosserra:

    Não gostei. Muito simplista…
    Tudo bem a que idéia aqui é fazer um texto pequeno, de leitura rápida e sem complicações de terminologias! E também está certo que não é obrigatória o entendimento mais apurado dos jornalistas no tema, ou melhor, nos temas, afinal de contas quando o jornalismo é apenas infomativo e não desinformação já está muito bom… Mas poderia haver um pouco mais de profundidade e comprometimento científico no lidar com o assunto, visto tratar-se de um “site” direcionado a um público interessado em conhecimento científico.
    Isso deixa o “Hypescience” um tanto ‘hype’, mas pouco ‘science’.
    Não gostei…

    • Igor:

      N vejo por esse lado, acho q o objetivo aqui eh passar uma linguagem mais leve e fácil para leigos, uma vez q os estudiosos conhecem bem a parte aprofundada de suas áreas, informar pessoas leigas eh uma nobre tarefa, uma vez q estão contribuindo para pessoas normais entenderem melhor os mistérios do universo.

  • Glauco:

    Vai acabar perdendo outro avatar se não aprender a se comportar na casa dos outros!!

    • Glauco:

      Na verdade eu sou pseudo-ocultista. Mas não me faça refletir sobre o assunto do desequilíbrio, pls

    • Igor:

      Q diabos eh ocultista, alguma coisa relacionada ao capeta(não q eu acredite em capeta?

    • Ocultista:

      Glauco, percebo que vc sabe bastante sobre o ocultismo. O pouco que procurei foi o bastante para me fascinar. Mas na net tem mta mentira, tipo aposto que quase tudo o que é facil de encontrar é mentira. Se vc pudesse me passar um site confiável ou algo relacionado, agradeceria muito.

      P.S. nem da bola pros caras que tiram com vc, vc tem sua personalidade e tem que se orgulhar dela em qqlquer lugar. Vlw

    • Pedro:

      E tem alguma não mentira no ocultismo? hahaha brincadeira não precisa de ofender… 🙂

  • Andre:

    porra…sacanagem ver pessoas cmo eltonpaes desrespeitando um site serio e com gente q quer debater um assunto interessante fikar falando esse monte de besteiras….adoro o hypescience…e sobre a questao dos neutrinos…é boa sim…se eles atravessam outra materia pq nao poderiam cruzar um por dentro do outro nao é mesmo ?? a otra teoria seria que ::um elemento tem suas duas cargas…positiva e negativa…esse elemento tbm deve ter(nao li a respeito disso ainda)…entao se ele estiver com sua carga negativa ele se afasta e se estiver com sua carga positiva se aproxima (ou vice-versa)

    • EltonPaes:

      Cara o que tem a ver uma coisa com a outra?
      Se fiz uma piada ali em baixo, é porque estou já faz um bom tempo aqui, e quem deveria ficar bravo com isso é o glauco, mas eu não tenho nada contra ele, é um cara super inteligente, só gosto de pegar no pé dele, por suas ideologias, mas cada um pensa no que quiser.

  • Jonatas:

    Você está passando por uma grave crise de identidade…

    • Glauco:

      hehehehehe!

    • Jonatas:

      Sou Analista de Sistemas, não um santo milagreiro.

    • Valquíria:

      Muito bem, Jonatas, pessoa bem educada sabe “dar nos dedos” sem ser grosseiro. Gostei.

  • Marcos – DF:

    Olá a todos !
    Com relação aos Quasares, se eles liberam energias gigantescas, como podem ser mini burados negros ? O buraco negro não “suga energias”, inclusive a luminosa ?
    Alguém poderia me explicar ?
    Abraços e obrigado !

    • Jonatas:

      Bom dia, pelo modelo astronômico atual a energia provêm dos quasares de fato pela atividade do BN. O que o BN engole é só o que cruza a sua fronteira chamada Horizonte de Eventos(HE), isso sim, não escapa mais. Mas antes de cruzar o horizonte, a matéria já entra num estado de muita energia e vai girando num vasto anél à borda do BN e acaba emitindo raios X e outras ondas de alta energia, como um antes suspiro antes de cruzar o HE e sumir do universo detectável. Outro parte do fenômeno quasar são os jatos cósmicos, pode ver um bem evidente se procurar uma foto da galáxia M87, uma gigante elíptica. Os Jatos cósmicos são resíduos do excesso de matéria que o BN atrai e não consegue engolir de uma vez, ela acaba superaquecida e expelida para longe na forma de gigantescos jatos protuberantes dos quasares.

    • Marcos – DF:

      Olá Jonatas !
      Brigadão pela explicação ! Valeu !
      Abraços

  • Curioso:

    Um neutrino pode atravessar outro neutrino?

    • Alan:

      Bela pergunta.

    • Jonatas:

      Acho que são tão pequenos e rápidos que a chance de trombarem é mínima. Mas se acontecesse, seria como se uma bolita (ou bola de gude em outras partes do Brasil) topasse em outra, já que possuem a mesma dimensão e mesma massa.

    • Matheus:

      Isso se considerado um movimento elástico…pode haver também uma colisão resultando num rompimento.

  • Asdrubal:

    “As partículas que compõem a matéria normal têm versões opostas de si mesmas”

    Notei sempre que tenho consciência boa e consciência má. 😛

  • Gui Melo:

    Anti matéria é quase uma coisa de historia em quadrinhos vei, muito show.

    • Jonatas:

      “Quase” não, é, muitas HQs usam princípios físicos para a sua ficção, Marvel, por exemplo, usa muitos recursos de física, astronomia, anatomia e mitologia e uma boa doze de fantasia e criatividade para compôr o seu “universo”.

    • Chato:

      Você quis dizer DOSE e não DOZE (12).

      ;D

    • Jonatas:

      isso mesmo, obrigado.

    • Curioso:

      Eles viajam demais nas hqs.No filme Super Escola de Heróis, eles brincam com a tal “ciência maluca” dessa mídia,onde tudo é possível.

  • Jonatas:

    Legal a lista, mas muito dos objetos listados nem se sabe ao certo se existem ou não. Eu listaria as estrelas negras, os magnetares, os pulsares e as redes de ligação eletromagnéticas interestelares e intergalácticas, até podemos observá-los, mas ainda a muito a se aprender sobre eles, e ao menos sabemos que existem. Não acho os exoplanetas estranhos, desde Giordano Bruno se imagina sua existência a nível acadêmico, e se pegarmos as mitologias antigas, como os povos MAIAS, EGÍPCIOS, DOGONS e SUMÉRIOS, a popularidade de exoplanetas já existe muito antes mesmo de descobrirem o sistema solar para além da órbita Saturno.

    • Glauco:

      Exatamente! Os mais antigos livros hindus inclusive falavam de mais de 100 planetas dentro do nosso Sistema Solar, e hoje em dia já sabemos que eles foram descobertos por nossos mais novos equipamentos de observação.

    • Andy:

      Pow, sempre achei que fossem só 8 planetas… então ainda falta achar mais 92! Melhor alguém ligar la pra NASA pra eles irem adiantando o serviço!

    • Jonatas:

      Acho que ele se referiu aos plutóides e eristóides, anões de gelo, aí sim a lista pode ser de centenas, mas de planetas anões.

    • Marcos – DF:

      Olá Jonatas, beleza ?
      Muito bom seu comentário, especialmente na lembrança dos povos antigos, culturas com uma sabedoria astronômica inexplicável para a época … Valeu !
      Abraços

  • Fulvio Angelo Nunes:

    Sou Professor de Física, que beleza a Astronomia do Universo.

  • Romário Huebra:

    Com certeza usar antimatéria como combustivel seria genial.

    • Jonatas:

      Não só combustível, usinas de antimatéria seriam a quarta ou a quinta revolução industrial.

  • 12!:

    De todas a mais interessante é a antimatéria! Isso nos remete as história de super heróis e filmes de ficção de antigamente, tanto é que pra entender melhor oq quero dizer, por gentileza leiam meu blog: http://www.blogdo12.blogspot.com lá tem uma matéria sobre antimateria e personagens de quadrinhos.
    Obrigado

  • Almirante Nelson:

    Caro Andy, os hindus conhecem sim vários desses fenômenos há milhares de anos. Não me pergunte como, mas por exemplo, no Bhagavad Gita, Krshna descreve a via láctea a Arjuna (o “oceano de leite” em que está nosso planeta e outros) e o big bang (o dia de Brahman em que tudo se expande e a noite em que tudo se retrai).

    • Curioso:

      Pois é, mas higiene que é bom, nunca gostaram…

  • karlloz:

    As 10 coisas mais estranhas do espaço
    ainda vai demora muito a compreenção
    dessas teorias, espero estar vivo para
    ver o que vai ser provado ou não.

  • Marte:

    Comentário brilhante de uma cientista, estudiosa do cosmo:

    “A coisa mais estranha do Universo é o planeta Terra.”

    Pense um pouco. Ela está coberta de razão.

    • Jonatas:

      E a coisa mais estranha do Planeta Terra é a Espécie Humana.

    • Mille:

      PERFEITO OS DOIS COMENTÁRIOS!! RSRS

    • Josemar:

      Pra estar tão revoltado deve ter levado um fora de alguma mulher, ou de um homem. vai saber…

    • Renato:

      A Terra pode ser bonita vista do espaço ou de alguns lugares nela própria, instigante para quem procura estudá-la, mas estranha, não. Diferente sim, mas só porque ainda não foram encontrados outros planetas com vida, não vida microbiana, mas em estágios mais evoluídos, pois a evolução deve ter seguido passos mais ou menos semelhantes à nossa.

  • Glauco:

    Notícia de última hora! O Prof. James McCanney irá falar sobre a recente missão à Marte, como ela foi desenvolvida e como ela deveria ser realmente! Vai falar sobre os novos cometas passantes vindos do Sul que causaram grandes CME’s no Sol essa semana e vai falar também sobre a Radiação Cósmica de Fundo, sua verdadeira origem em nosso Sistema Solar e como extrapolá-la para o resto do Universo!

    O programa dele vai ao ar em AM na frequência 5.070 MHz, e geralmente está disponível no link Weekly Radio Show Archives Subpage algumas horas depois! Ouçam e pratiquem seu inglês! Acessem jmccsci.com!

    • Andy:

      Vlw por informar, queria ouvir, só faltou dizer o horário… mas pra isso serve o google…

    • Glauco:

      Vai no site do homem, bixo! é mais fácil q usar o google: jmccsci.com.

    • Glauco:

      Acessa o site do homem, bixo! é mais fácil q usar o Google!

      Mas, de qualquer jeito, duvido que dê prá sintonizar o programa de rádio dele aqui do Brasil. Melhor esperar algumas horas – ou alguns dias – e baixar o programa em mp3.

      Não se esqueçam: é o único programa de rádio do mundo feito por um cientista, independente – o último cientista independente do mundo -, sem comerciais.

    • EltonPaes:

      Vai falar também sobre novas ervas? e como ficar doidão em menos de 1 minuto?

    • Glauco:

      c u i d a d a s u a v i d a !

    • Jonatas:

      Eu vou ouvir.

    • Glauco:

      Stay tunned!

  • Glauco:

    Vou me intrometer.

    1 – Antimatéria
    Essa os hindus conhecem a milhares de anos;

    2 – Miniburacos negros
    Se os grandes não existem, muito menos esses. Não existe Teoria Nova Gravitacional. O Modelo Gravitacional de Newton funciona muito bem sozinho.

    3 – Radiação cósmica de fundo
    Ela é criada pelo nosso Sol, e não por uma suposta explosão bilhões – vejam como os astrônomos gostam de jogar as coisas para um passado distante -, e bilhões de anos atrás. Como você vai conseguir ouvir um sinal tênue se o nosso Sistema Solar possui tanto ruído?? Se vc quer fazer um experimento sério, então mande uma sonda fora do nosso Sistema Solar! Além do que, eles não gostam de dizer que essa radiação detectada muda constantemente, sendo que ela deveria ser quase totalmente estável para estar aí a tantos bilhões e bilhões de anos.

    4 – Matéria escura
    Não pode ser vista, medida ou detectada, igual a Deus. Prefiro o que já tenho.

    • Andy:

      1 – Antimatéria
      Essa os hindus conhecem a milhares de anos;

      Aham, sei… vou fingir que acredito.

    • Glauco:

      E pq vc apela, bixo?? Pq não fica na sua e cuida da sua vida?? Não uso drogas, e vc tá me ofendendo!

    • Glauco Fumado:

      Parou ???

    • Glauco:

      E qual o problema nisso? Vc acha que são necessários superequipamentos sofisticadíssimos prá se conhecer a verdade?

    • Glauco:

      Eu concordo, equipamentos não são necessários para conhecer a Verdade! Mas eles tornam a vida mais prática para aqueles que já a conhecem e realizam investigações científicas. É como ir até o centro da cidade: você pode ir andando todas as vezes, mas ter um carro é mais prático.

    • Andy:

      Nesse caso, com certeza.

    • Glauco:

      Eskece o Fatal Fury e todas as geringonças tecnológicas! O Mundo Real é mais louco q vc imagina! Dentro de vc – e não é o cérebro -, tem um equipamento muito mais sofisticado que funciona milhões de vezes melhor do q o Hubble!

    • Igor:

      e eh oq?(curioso pakarai)

    • Glauco:

      Igor,

      Você não ia gostar da resposta. Melhor se preparar espiritualmente e descobrir por si próprio como todos os outros fizeram no passado.

    • Andy:

      Pow também tô curioso pakarai pra saber e esse Glauco fazendo suspense! Onde já se viu? Isso é tortura!

    • Igor:

      Ai eh imoral glauco, vc fala e parada agora eu to curioso, revela ai a bagaça.

    • Jonatas:

      Jesus disse: “Não vim para trazer a PAZ mas a ESPADA”

      Eu sou budista, não acredito em Jesus como ser sobrenatural ou semideus, mas essa passagem mostra no mínimo uma grande sabedoria. Vou dizer porque: é como se ele já soubesse, prevesse, que ao trazer uma idéia de fé, paz e igualdade, uma nova idéia, isso causaria conflitos, até mortes. Ele pressentia o que aconteceria depois de apresentar ao mundo uma nova idéia.

      Como budista, posso até duvidar de sua divindade, mas não dá pra duvidar de sua sabedoria… Um abraço, e continue seguido os bons ensinamentos dele.

    • Andy:

      “Que Ele criou (o universo) por nos amar…”

      Pera ae, pera ae… quer dizer que nós já existíamos e eramos amados antes de o universo ser criado? Explica isso direito ae!

      Nossa a cada dia esses mitos se enrolam mais e mais… é muito engraçado.

    • Curioso:

      Não,mas provar depois fica dificil apenas no plano das ideias.Pessoalmente, eu acho que se os hindus conhecessem o conceito do uso do sabonete(e semelhantes) seria melhor para eles, no lugar de tais conhecimentos profundos sobre o cosmo.

    • Glauco:

      Vc tá confundindo os hindus. Estou falando dos Hindus originais, iniciadores da raça ariana de mais de 10 mil anos atrás, contemporâneos de Arjuna.

    • Andy:

      Ué… como você deduziu que ele confundiu os hindus? Por acaso a 10 mil anos já se usava sabonete?

    • Glauco:

      Sim, a 10 mil anos atrás eles usavam sabonete.

    • Glauco:

      Andy,

      O conceito de Universo para um religioso ou para um ocultista não é a coisa tridimensional que você conhece. É muito mais complexo do que isso.

    • Andy:

      Pois é, como eu disse, é cada vez mais enrolado. Para não se contradizer perante os avanços cientificos esses mitos começam a inventar e enrolar. Ex: antes todos aceitavam a biblia no pé da letra, hoje em dia já é o papo: “Tem que saber interpretar…”, rsrsrs…

      Mas deixa quieto, discutir isso com vocês não leva a lugar algum.

    • Glauco:

      Cara, vc não sabe nada de ocultismo, nem de religião, nem de história e nem de ciências pelo visto. Só de Fatal Fury. Suas desculpas não batem com as descobertas feitas por quem se interessa pelo assunto.

    • Jonatas:

      1 + 1 = 11

    • Curioso:

      Essa cara é um gênio.Entrega logo o Nobel para ele.

Deixe seu comentário!