Um sonho virando realidade: blocos de montar Lego para construir coisas reais

Por , em 30.08.2015

Se você já brincou com Lego (quem nunca?) depois de adulto, você inevitavelmente olhou para os pequenos pedaços de plástico em sua mão e pensou: “Caramba, essas coisas são pequenas”. Foi isso que Arnon Rosan pensou. “Você fica mais velho”, diz ele, “e você meio que gostaria de ter uma versão em tamanho real daquilo”.

A maioria das pessoas para na fantasia, mas não Rosan. Ele criou blocos de construção de tamanho real como grandes peças de Lego. Rosan é o fundador da EverBlock, um sistema modular de blocos de plástico de grande escala que, como o Lego, são colocados em cima uns dos outros e travam em conjunto com partes que se encaixam.

lego gigante

Mas a EverBlock é mais uma ferramenta do que um brinquedo. Os blocos de polipropileno podem ser usados para construir móveis e estruturas que funcionam de verdade. Eles vêm em 14 cores e três tamanhos: completo (30cm de comprimento), metade (15 centímetros) e um quarto (7.6 centímetros), e variam em peso entre 100 e 900 gramas.

Brincar com esses blocos de montar é mais difícil do que parece

Eles são montados mais ou menos como quaisquer outros blocos de construção modulares, mas em uma escala maior. Conforme os blocos ficam maiores, construir com eles fica mais complicado. “Quando começamos, eu imaginava que as pessoas saberiam instintivamente como construir com eles”, diz Rosan.

lego

Não foi o caso. Em miniatura, é fácil ter uma perspectiva sobre como os blocos se encaixam. Na escala de tamanho natural, torna-se mais desafiador. “As pessoas começam a se preocupar com a estabilidade”, diz ele. Não é um grande problema se a sua parede de 5 centímetros cai, mas não é bem assim quando ela tem 5 metros. A chave é tirar lições das brincadeiras com Lego, e empilhar os blocos como tijolos, para que eles se equilibrem. Cada bloco tem também pelo menos uma entrada que permite que cabos de força, cavilhas de madeira ou tiras de LED passem, como um meio de iluminar ou estabilizar estruturas maiores.

lego gigante3

Rosan criou o EverBlock como uma forma de facilmente construir móveis como sofás e mesas de café, mas ele rapidamente percebeu que os grandes blocos têm aplicações muito além disso. As pessoas construíram estruturas parecidas com casas, divisórias e arte. O site do produto apresenta uma ferramenta para construção virtual que as pessoas podem usar para criar desenhos e determinar quantos tijolos eles precisam. A empresa está criando uma biblioteca de instruções para orientar as pessoas através de alguns projetos.

lego gigante4

Praticidade

Quando Rosan descreve seu desejo de expandir EverBlock para incluir janelas e portas, é fácil ver que isso pode se tornar um novo tipo de construção. Como todos os sistemas modulares, o benefício real das peças de Lego gigantes está em sua eficiência. Mas com apenas três versões de blocos, existem limitações para o que você pode construir.

lego gigante2

Ainda assim, quando você precisa construir alguma coisa rapidamente, essa poderia ser uma solução inteligente. Pense em abrigos de emergência: “Você pode colocar duas paletas destas por helicóptero e você tem uma estrutura sólida, rígida”, diz Rosan. [Wired]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • antoniovandre:

    Acho que Lego também foi uma forte razão do sucesso de alguns games como o Minecraft. Há o prazer de criar coisas com unidades discretas.

Deixe seu comentário!