As maiores coisas do Universo

Por , em 14.03.2011

Se você ainda acha que Júpiter é o maior planeta é melhor expandir seus horizontes.

Conheça as maiores coisas do universo, divididas por categorias:

O maior planeta

Sim, Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar. Mas conhecemos um gigante ainda maior, o TrES-4, que foi descoberto em 2006, a 1500 anos-luz da Terra. Com um diâmetro 1,8 vezes maior do que Júpiter ele é o maior planeta que encontramos até hoje (não duvidamos que existe algo ainda maior por aí). Um fato estranho é que o TrES-4 é muito leve para seu tamanho – mesmo sendo maior, tem apenas 88% da massa de Júpiter, com uma densidade de 0,2 gramas por centímetro cúbico (menos que a densidade de uma rolha, de forma proporcional). Na foto a comparação entre Júpiter e o TrES-4.

O maior artefato espacial

A não ser que os aliens tenham nos enviado um presente do qual não sabemos, o maior artefato espacial conhecido é a Estação Espacial Internacional, que tem 109 metros de comprimento e pesa 370 toneladas.

A maior galáxia

As maiores galáxias que conhecemos até hoje são resultado da colisão de outras galáxias menores. Sendo assim, a campeã, até agora, é a IC 1101, que fica a bilhões de anos-luz de distância, no centro do aglomerado Abell de galáxias. Ela tem um comprimento de, aproximadamente, 6 milhões de anos-luz, fazendo-a milhares de vezes maior do que a nossa Via Láctea.

O maior buraco

Não pense que é um buraco negro – há espaços completamente vazios no Universo que são conhecidos exatamente assim “vazios”. Eles não têm as propriedades de buracos negros, mas simplesmente não há nada em suas redondezas. O maior desses vazios foi encontrado em 2007 e estima-se que ele tenha um bilhão de anos-luz de comprimento. Alguns especialistas sugerem que esse vazio foi deixado por um encontro entre o nosso Universo e algum outro – mas isso está longe de ser comprovado.

A maior estrela

Uma estrela chamada VY Canis Majoris, que fica a 5 mil anos-luz da Terra, equivale a 8 bilhões de sóis. Seu diâmetro é de 3 bilhões de quilômetros, o que faz com que ela seja uma das poucas estrelas classificadas como “Hipergigante Vermelha”. Mas há cientistas que contestam as medições, afirmando que ela teria “apenas” um bilhão de quilômetros de diâmetro e que, sendo assim, seria apenas uma Supergigante Vermelha. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)

73 comentários

  • Thiago Amaral:

    Legal a maior estrela como citada ai vai explodir em 3.200 de anos.

    • kenedy pereira:

      E quando explodir ira forma um buraco negro… o planeta Terra esta fodido

  • djalexms:

    Vc leu com atenção meu post?

  • Ricardo F.:

    É incrível ver alguém entrando em um site sobre CIÊNCIA, fazendo ainda comentários sobre o universo com a resposta de que somos criados por DEUS. Daqui a pouco vão dizer também que não acreditam na teoria da Evolução.

    • Ediwan Midian Silva:

      Como uma teoria, o criacionismo não deveria ser testado, antes de abandonado? Senão, isso soa mais como fé na inexistência de Deus…

    • djalexms:

      Em que circo você ouviu que criacionismo é uma Teoria rs

  • magoado:

    Veja só a teoria do big bang…no inicio não existia nada ai ouve uma explosão criou as estrelas as galaxias e até o nosso planeta terra e tudo na mais perfeita ordem ,como vou acreditar nisso,se fosse assim os tecnicos de implosão de predios não teriam que recorrer a engenharia e a matematica para simplesmente derrubar o edificio para baixo…vejam só para destruir um simples predio precisa de calculos matemáticos precisos para ter exito ,quanto mais para construir o universo e tudo o que nele há. …????

    • Cristiano Rola:

      caro Magoado! Excelente sua explanação! Tão sou da mesma opinião! Como alguns “homens” se mostram saber de “tudo”, claro, ou achar que sabem e tem resposta para “tudo” e se esquecem que foram criados de um único DEUS!

    • djalexms:

      Deus???
      Com todo respeito, estamos deixando de estar interessados em descobrir a verdade, seja ela qual seja.
      É demasiado doloroso reconhecer, nem que seja para nós mesmos, que fomos levados a isso.
      Assim como dizer: ninguém conseguiu provar que fadas não existem; logo, elas existem; uma falácia lógica do argumento da ignorância.
      O universo só deve existir, se existir uma divindade. Para que o argumento seja valido, você tem que demonstrar que o conjunto de coisas que veio a existir não é um conjunto vazio. Se você disser que ele nao é vazio porque Deus esta contido nesse conjunto, então primeiro você tem que demonstrar que Deus existe. Ou seja, Deus estaria implicito na primeira premissa, ou seja forçar essa barra é pseudociência.
      Algumas pessoas dizem que somente deus é a resposta para tudo, bem isso não me preocupa, de verdade… o que me preocupa é a pessoa estar satisfeita com essa resposta. A morte da curiosidade é um perigo, você olha um fenômeno natural sem explicação atual e diz: Sim, é Deus…essa resposta é a mesma de 2500 anos atrás, quando viamos uma grande tempestade!.
      Hoje em dia, nós sabemos que não se trata de nenhuma divindade.
      Quando a religião se mistura com a ciencia para atravancar o conhecimento, apontando os casos que ainda não entendemos, usando isto como evidencia para Deus, então teriamos que voltar e dizer; se você não compreende algo, quer dizer que deus fez? É assim que você gosta de jogar esse jogo?
      Existe uma lista de coisas no passado que as pessoas não compreendiam, como sol girando em torno da terra, ou os terremotos, sim com certeza, deve ser Deus… É assim que você invoca a sua evidencia para Deus?, Então o Deus é um baú cada vez mais vazio da ignorancia cientifica, está ficando cada vez menor e vazio enquanto o tempo passa, capturando migalhas que a ciência deixa em aberto, ficando evidente o antigo argumento do “Deus das Lacunas”.
      Nietzsche uma vez escreveu: “Deus está morto mas o seu cadáver permanece insepulto.” Significa que muitos dos que acreditam em deus já não o tem tão participativo em suas vidas. Na verdade estas pessoas mataram deus dentro de si, mas continuam fingindo que continuam a crer.
      O universo em seu imenso tamanho perturbador, é estranho e frio, mais isso não deve ser tomado como uma coisa ruim, pelo contrário, se nós perdermos a
      curiosidade de aprender como as coisas funcionam, e parar de procurar porque estamos satisfeitos com as respostas, a humanidade não precisa mais da gente, pois seremos todos inúteis…

    • Diego Souza:

      Veja bem, seguindo seu raciocinio de que “não há como algo ter se originado do “nada”, então quem criou deus? Assim, me desculpe se eu deduzi errado, mas você é cristão não é isso?

    • djalexms:

      Não não sou cristão, acho que você me entedeu errado rs

    • Kenny Reges:

      mas como houve uma explosão sendo que não tinha nada? ‘-‘

  • Ninja Escondido:

    Seria lindo viajar pelo universo quando o final da nossavida chegasse e pudesse fazer tudo oque sempre quis…Fico tão feliz em saber que somos vida e quando acabarmos ainda teremos isso mas melhor,quem sabe não serei um ET ou um cachorro ou algo fora desse universo fora desse tudo,talvez eu va ser um monstro gigante do tamanho do braco negro viajando pelo tudo ou pelo universo…Eu viajei mas isso é realmente lindo…Pensem meus queridos pessoas kk

  • gui:

    a sei para dar a volta entre o vy canis majoris de aviao com 700km tomaria 1100 anos e a betelgeuse e 300 vezes maior do que a etakarinari ea etacarinari e 5 milhoes vezes maior do que nosso sol entao o vy canis majoris ea maior estrela do universo

    • 3dx:

      encontrada 🙂

  • Fernando Henrique:

    Fico imaginado se tive-se viajens interplanetarias, que nem em filmes de ficcao cientifica.”Mae vou fazer compras na galaxia do lado”.hehehehehe

  • Kássio:

    nossa a terra é pro universo o que um átomo é pra terra,e nós então somos a sub-sub-sub-sub-partícula.

  • Navathumini:

    este artigo nao deve estar completo, pois, nao se esquecerao de dizer o nome do astronauta que foi para la medir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Kássio:

      é como Einstein dizia “Há duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana”, ei cara vamos estudar mais!

  • jordy:

    Quando leio, e vejo, essas imprecionantes informações,vejo que somos tão insignificantes no meio delas.Pórem tenho a comlusão de que, só Deus, para criar tão grande coisa e por fim tento dimencionar o tamanho de Deus,o que para nós seres humanos é impossível……..

  • Leonardo Das Neves:

    Fiquei impressionado com o tamanho daquele ”buraco negro”. Nos somos algo tão pequeno, o universo é tão imenso e o tempo lá énorme. A terra é apenas um suspiro no meio de tanta informação.

  • Thuler:

    Em resposta ao Felipe.
    Faça uma comparação com a estrela Antares na Constelação de Escorpião que está há 520 anos luz da terra que em quilometros isso fica em torno de 4919200000000000 (quatrilhões de km). Estrela a qual podemos ver a olho nú.
    Porém essa estrela em questão está há quase 10 x a distância de Antares para nós que é de “5 MIL anos Luz” (nem faço a conta de tanto zero que vai dar) quase dez vezes a distância da Terra para Antares.
    Se Antares estivesse no lugar do nosso Sol ela ultrapassaria a orbita de Marte. Se VY Canis Majoris estivesse no lugar do Sol ela passaria facilmente a orbita do gélido Plutão e o desintegraria com folga.
    Para vermos essa estrela a olho nú não é possível devido a poeira cosmica que fica entre Ela e a Terra. É como você tentar ver um avião acima das nuvens com o céu nublado. Só com equipamentos especiais como um telescópio de Raio X ou de Infravermelho. :]

    • Marlos Batista:

      Na realidade, a distância entre a Terra e o sol é de 150milhões de km (1 UA), Plutão fica de 30 UA a 50 UA. VY Canis Majoris tem 3 bilhões de km de DIÂMETRO, o q dá 1,5 bilhões de raio (a distância da Terra ao Sol de 1 UA é o raio, o diâmetro dessa orbita seriam 2 UA).

      Resumindo, VY Canis Majoris teria 10 UA de raio e passaria de Saturno, não de Plutão, como vc propos.

    • 3dx:

      passaria de plutão e muito mais

  • Edmilson:

    Se em todos esses comenteários, voce tiver a certeza que nenhum cientista, por mais inteligente que fôsse, seria capaz de construir um mundo tão maravilhoso quanto esse… ENTÃO, VOCE ACREDITA EM DEUS!

    • paulo:

      Cientistas criarem um planeta?

      não seja idiota, cientistas não criaram planetas o Big Bang criou.

    • 3dx:

      tem 2 teorias a de deus e a do big ban, mas nenhuma q conhecço q cientistas criaram 🙂

  • Fabiliz:

    Imagine o tamanho de um ser humano no espaço?? E de algo ainda menor que nós..? O que somos? Onde estamos? Oq é isso, “universo”…?
    Eu pego um aviao até portugal, saindo do brasil e levo aprox. 9 horas, com velocidade de 900km por hora…a galaxia acima tem 6 BILHOES de anos LUZ de comprimento!!! Como é que vamos viajar físicamente pelo espaço??? É impossível…
    O único sistema ou máquina que alcança tamanha velocidade é o cérebro humano e sua imaginaçao…

  • Dorotheu:

    Pensa ai na doidera que eu imaginei, pegar essa super estrela vermelha + a supergalaxia, jogar os 2 dentro do maior buraco negro do universo e depois encostar tudo naquele super espaço vazio de 1 bilhão de quilometros, ficaria legal, né?

    • Alex:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ficaria show 😛

  • felipe:

    esse tal de vy canis majoris não devia ser mais brilhante do que o sol ? o sol fica no centro e essa estrela é muito mas muito maior que o sol e fica na via lactea,e deve ou devia ocupar uma boa parte da nossa galaxia, não era pra isso acontecer ????

    • Ian:

      Felipe, mesmo ela sendo imensa, ainda assim, ela é algo minúsculo comparado ao tamanho da galáxia.

  • Shyru:

    Noosa, imagine soh o tamanho do brasil, nem tem como imaginar essas distancias….deve ser mto grande.

  • manoel:

    nosso espaço é inefável.

  • Jardel:

    Muito bem colocada a frase do livro de Carl Sagan (contact).

    Não li o livro mas assisti o filme.

    Simplesmente emocionante!!!

    Grande Carl…

  • claudemir da silva:

    só universo já é infinito sua grandeza

  • Juliano:

    Everton,
    Adorei o link que vc deixou, do site das escalas. Muito 10 msm!!!!!!!!

  • Everton:

    Bob,

    Quem execrou algum crente?
    Eu também sou crente… Na ciência.

    Você está falando a respeito do proselitismo fora de contexto da Maria Adelaide Festa Lima?
    O que você faria se na sua igreja, sinagoga ou templo, depois do comentário do padre, pastor ou rabino, alguém se levantasse e começasse a falar sobre os buracos negros e o surgimento das estrelas em Nebulosas e a força incrível dos Quasares?

  • bob:

    Crentes não podem fazer comentários aqui pois são execrados e seus comentários negativados pelos ditos ateus com seu qi superior.

  • Kirov:

    Agora tentem imaginar o quanto é espetacular e mágico o fato de que, na dimensão inexplicável do universo e a extensa infinidade do tempo nós dividirmos o mesmo planeta no mesmo momento. Infelizmente existem pessoas que não estão nem aí pra essa improvável coincidência. Essas fascinantes viagens no universo me faz sentir tão pequeno, mas ao mesmo tempo tão grande por conhecer coisas e eventos de tão longe.

    O site tá de parabéns.

  • carmem oliveira:

    acho que estas imagens e o extase para quaquer ser humano depois de apreciar com seus proprios olhos nada mais seria bastante isso e como se olharmos para o jardim de deuz para mim nao tem mais explicaçoes e simplismente de encher os olhos a cabeça eo coraçao ou seja a alma.

  • edson:

    queria q a morte fosse como dar uma viagem por todo o universo. ou universos…

    • 3dx:

      vaiq é ñ se sabe 🙁

  • Everton:

    Davidson Lima,
    bem lembrado! O problema é que a Grande Muralha Sloan é uma Supercluster: Um aglomerado de galâxias.
    Não sei se podemos classifica-lo como uma coisa e sim como um conjunto de coisas. Se bem que uma galâxia é um aglomerado de astros… Agora não sei mais. 🙂

    Existe o OJ 287, o maior Buraco Negro conhecido.

    Segue um gráfico comparativo de tamanhos muito interessante:

    http://primaxstudio.com/stuff/scale_of_universe/

  • Davidson Lima:

    Se esqueceram da Grande Muralha Sloan, um gigantesco conjunto de galáxias medindo 1,37 bilhão de anos-luz. Não existe nada maior.

  • CristianoR:

    hahahahaha esta é para o Marcos :

    o maior rombo é o que estes políticos fazem em nossos bolsos….cambada de cornos……abraços a todos!

  • Mauro:

    Ei. Vocês esqueceram de listar aí, como uma das maiores coisas do Universo a língua da minha sogra.

  • Deep:

    Parece óbvio que o espaço se crie afinal, a menos q o enorme colisor de hadrons e seu cientistas deem provas de que as teorias atuais estão erradas, podemos nos referir a um universo em expansão! Desse modo, o espaço vem sendo “criado” (e as aspas aqui referem-se, precisamente, à imprecisão e inadequação desse termo). Os elementos existentes neste nosso universo obaservável estão afastando-se uns dos outros, consequentemente, há mais e mais espaço entre eles, e desde q não estejam preenchidos com alguma coisa, podemos tb entender que está aumentado o vazio entre os elementos! O que reforça a inadequação do termo criar, afinal, cria-se o nada? Eu não sei dizer.

  • Pensador®:

    Deve existir coisas muito maiores pelo universo.

  • Everton:

    As pessoas são capazes de distinguir entre o sentido literal e o sentido figurado de uma palavra, o que acaba por tornar o uso de aspas algumas vezes redundante.
    Além do mais, o aspas utilizado por ele não me pareceu um termo figurado. Principalmente que temos que deduzir que as aspas terminaram nos três pontos.
    De qualquer forma, ainda acho que faltou um gráfico comparativo dos tamanhos.

  • Mateus:

    “Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.” Carl Sagan

  • Ozzy:

    CORREÇÃO AO TEXTO: “Ela tem um comprimento de, aproximadamente, 6 milhões de anos-luz, fazendo-a milhares de vezes maior do que a nossa Via Láctea.”
    6.000.000 essa galaxia
    100.000 nossa galaxia
    6.000.000/100.000=60
    ou seja, 60 vezes maior que nossa galaxia e nao milhares de vezes!!!

  • Juliano:

    A propósito…

    ADOREI ESSE POST!!! XD

  • Juliano:

    Estudos dizem que VY Canis Majoris ja perdeu metade de sua massa para o espaço, pois, como diz no post, ela é uma Hipergigante Vermelha e está morrendo, tornando-se uma Anã Branca. O triste tbm é que não se pode ver de fato essa estrela pq ela está escondida atrás de uma densa nuvem de poeira e gás da nossa galáxia!=/

    Tbm fiquei admirado com a IC 1101. Caraca, 6 bi de anos-luz é muita coisa!!!

  • pri:

    independente de quem descobriu e quando… o fato de estarem lá é magnífico!

  • Radeir:

    Mais louco e mais extraordinário que toda essa grandeza é o fato de nós, aparentemente insignificantes, sermos semente divina e estar em nossas mãos o dever, nada fácil, de nos arrebentarmos na escuridão da Terra , aqui criarmos raízes,caule,copa florida – promessa de frutos repletos de novíssimas sementes – para só então crescidos-evoluídos verdadeira-mente cumprirmos nosso destino infinitamente bom:
    Qual?
    Sermos a mais nova geração de “Estrelas”, responsáveis pela Expansão deste nosso Universo Maravilhoso!

    Bem disse Henri Bergson:
    O Universo é uma máquina de fazer deuses!

    Duvida?
    Só quem duvida pode aprender crescer .
    Ser e gloriosamente Existir!

  • vinicius:

    Curioso, eu também uso aspas para realçar termos figurados.

  • Everton:

    A partir do momento que ele colocou em aspas, e não fez referência, entende-se que está se referindo a texto de terceiros, o que nos leva a deduzir que seria deste artigo. Se não, qual a lógica dele fazer um comentário de um outro texto que não este, sem fazer a devida referência?

  • vinicius:

    Esse Cesar é um fanfarrão.. kkkk Em que momento ele se referiu ao texto?

  • Cesar:

    Z3hr0_C00l, quem falou em “criou-se” foi você. O texto original não tem esta palavra, nem mesmo expressão equivalente.

    Quanta coisa mais você acha que leu e não leu e por causa disso ficou “sem respostas”?

  • Everton:

    Essa VY Canis Majoris é muuuito grande. Devia ter uma foto comparando nosso sol à Terra e depois de nossos corpos para com nosso planeta, para termos idéia de nossas ‘pequines’.

    Infelizmente sempre surge um religioso para dar um CTRL+V de seu livro sagrado, estando totalmente fora do contexto do artigo.
    Quero ver ele colocar esse mesmo Salmo 19:1-3 embaixo de uma foto dos corpos espalhados na praia do Japão após o Tsunami.

  • big bang:

    É por isso q digo q nossos problemas são ínfimos, somo apenas um grão de areia no universo. Nossa existência e insignificante, o tempo q existimos não e nada. São tantas coincidências q nos fizeram existir e é tão tênue a linha q nos separa de simplesmente evaporarmos no espaço. É magnífico pensar no mistério q esta ao nosso redor.

  • Tiago:

    Vendo tudo isso ainda tem gente que não acredita num Criador.

    • djalexms:

      Sim, gente como eu que por puro bom senso não acredito… Deus é produto da mente humana… assim como fadas e duendes…

  • Laboceta:

    a se eu pudesse voar bem longe e conhecer todo nosso universo…

    que legal seria

  • Maria Adelaide Festa Lima:

    “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.
    Um dia faz declaração a outo dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
    Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as sus vozes,
    Em toda a exensão da Terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. “Salmo 19:1-3

    • djalexms:

      Mitologia

  • Paulo Roberto Lagos:

    Com tudo isso o ser humano não se convence de sua insignificância e ao mesmo tempo de sua Majestade perante ao Transcendental, ou como queiramos nós cristãos católicos, O Todo Poderoso…!

  • vinicius:

    Fascinante.

  • lucas xavier:

    “O MAIOR BURACO”, nesse tópico está falando que existem espaços no universo com “nada”, esse “nada” é o que? anti-matéria, vácuo?

  • Fernando:

    O mais impressionante e que este espaco nao tem fim.
    Ficaremos loucos se tentar pensar aonde e o fim.

  • Z3hr0_C00l:

    Como que “criou-se tanto espaço… Quanto mais penso nisso mais fico sem respostas.

    Simplesmente o espaço se cria? Ele se auto determina? É muito louco.

    • Israel Marque Guimaraes Ribeiro:

      Pela lei do big bang embora eu nao acredite muito pois sou cristao, o universo surgiu quando um pequeno ponto menor do que a menor parte de um atomo explodiu quando uma de suas quatro forças tenta se separar. Isso fez com que esse pequeno ponto, tambem extremamente denso e quente, explodisse formando o nosso universo. Mas o interessante é que esse aumento de um ponto até um universo inteiro é maior do que a velocidade da luz. Isso é a teoria do big bang. Eles falam que o universo é infinito porque ele nao para de crescer a uma velocidade maior do que a da luz. Isso determina que a nao ser por um milagre de Deus é impossivel chegar até o fim do universo.

Deixe seu comentário!