As pessoas estão compartilhando fotos de seus lébreis irlandeses, e é incrível o tamanho que estes cães têm

Por , em 26.07.2019

O lébrel irlandês, ao lado do dogue alemão, é a mais alta raça de cães do mundo. Por ser uma raça gigante, pode pesar até 55 quilos e medir até 90 centímetros. Possui a pelagem dura e existe em diversas cores, sendo a mais comum o cinza.

A origem da raça provavelmente remonta a 391 dC. Esse é o mais antigo registro escrito do animal, citado em uma carta de um cônsul romano para seu irmão onde ele agradece o “cão irlandês”, complementando que Roma estava “maravilhada”. Aparentemente, tais cães eram frequentemente usados como presente para cônsules, reis de países europeus, xás da Pérsia e outros líderes mundiais.

Embora hoje mal passem de adoradas bolas de pelo e sejam carinhosos e dóceis, os lébreis são cães de caça, uma vez que eram usados pelos gaélicos para matar lobos, alces, javalis e veados.

Nos anos de 1800, a raça quase foi extinta na Irlanda por conta de seus dotes não serem mais necessários. Um amante dos lébreis, o capitão George A. Graham fez de sua missão reviver esses belos animais e é conhecido como “pai” da raça moderna.

Por sua estrutura grande, lébreis ainda são usados para pastorear ovelhas. Sua capacidade de atacar animais ferozes não os torna bons cães de guarda, no entanto. A raça não é desconfiada nem agressiva com estranhos.

Infelizmente, por ser uma raça gigante, possui a particularidade de ter uma baixa expectativa de vida. Mas dá muita alegria aos seus tutores nos dias em que passam juntos, como as fotos abaixo vão demonstrar: [TheBoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (27 votos, média: 4,78 de 5)

Deixe seu comentário!