Até as plantas podem agravar o aquecimento global

Por , em 6.05.2010

As florestas que ainda restam no planeta têm sido tratas como a única salvação contra o aquecimento global. Graças à fotossíntese, os vegetais “sequestram carbono” do ar e o substituem por oxigênio. E o dióxido de carbono (CO2) é o gás responsável pelo efeito estufa. Mas uma pesquisa recente revela que, a partir de determinada quantidade de dióxido de carbono no ar, as plantas podem contribuir para acelerar o aquecimento global ao invés de freá-lo.

Funciona assim: quando existe muito carbono no ar, os vegetais ativam uma espécie de mecanismo. Suas folhas retêm mais água, uma água que seria liberada por evaporação e ajudaria a resfriar a atmosfera. Com o ar contendo mais CO2 do que o nível normal, os poros das folhas não precisam abrir tanto quanto antes para capturar a mesma quantidade, para a respiração. Com os poros mais fechados, menos água é liberada.

O estudo calcula que essa não-liberação do excedente de água pelos vegetais seria responsável por 16% do aquecimento (o resto é atribuído ao efeito estufa), embora alguns modelos climáticos contestem esse número.

De qualquer modo, a origem da situação, que precisa ser combatida, é a mesma: a emissão excessiva de dióxido de carbono. Ela causa o efeito estufa, como já se sabia, e é também a vilã na descoberta desse novo problema. [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • samuel:

    essa foto é o paraiso

  • Mister_X:

    Direto do blog da metsul:
    “Medições feitas por satélites divulgadas nesta semana pela Universidade do Alabama(EUA) indicaram que o planeta teve o mês de março mais frio em mais de uma década. A temperatura global no mês passado ficou 0,1°C abaixo da média de 30 anos. O desvio foi maior no Hemisfério Sul (-0,13°C) do que no Hemisfério Norte (-0,07). Na área dos trópicos, onde o desvio foi 0,35°C negativo, registrou-se o quinto março mais frio dos últimos 30 anos, conseqüência do forte episódio de La Niña dos últimos meses no Oceano Pacífico que contribui para que haja o resfriamento do planeta. No ano passado, devido ao efeito do El Niño moderado a forte de 2009/2010, a temperatura global subiu bastante e chegou a ficar 0,5°C acima da média. Os dados deixam claro que em curto prazo a tendência de temperatura do planeta responde muito mais à variabilidade natural (aquecimento e resfriamento dos oceanos) do que a efeitos antropogênicos (de interferência humana) como os gases do efeito estufa.”

  • Fernando Sávio:

    Estou de pleno acordo com o HP..
    Já passou da hora de mudar o nosso pensamento, sem mais desculpas..

  • Vera Rorato:

    Há um errro na primeira linha “As florestas que ainda restam no planeta têm sido …tratas …”

    Bom, se isso ocorre é porque há muito carbono, e poucas árvores. A solução seria sim diminuir a emição, mas reflosrestar e parar com o desmatamento também.

  • Robert:

    porque os seres humanos perdem tanto tempo acreditando na teoria do IPCC sem sequer ver o outro lado da história?
    #Climategate

  • eduardo:

    Vamos matar as plantas…. salvem suas vidas………
    Me lembrou akele filme “Fim dos Tempos”, onde as plantas liberavam toxinas q, inaladas, transformavam os humanos em suicidas….. o filme em si é uma m*****…. mas o contexto é bem bacana……..

  • hp:

    kkk…eh de doer… pq os humanos perdem tanto tempo buscando defeitos nos sistemas da natureza, em vez de aceitar q somos o único problema?

  • Claudio:

    Há teorias de um climatologista brasileiro chamado Luiz Carlos Baldiceia Molion, procurem nos sites de busca o que ele fala….é uma outra visão da coisa em questão.

  • Gustavo:

    Pra mim isso se chama equilíbrio, a natureza se auto-regula

Deixe seu comentário!