Benefícios do café, cura da AIDS, quinta força fundamental da natureza, avanço em telepatia e invisibilidade… E mais

Por , em 8.03.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 04/03/13:

7 bons motivos para tomar café

1

Se você adora café, vai gostar dessa lista. Se você não gosta (ou simplesmente não toma, por alguma outra razão), talvez mude de ideia em relação a uma das bebidas mais consumidas do mundo. Pesquisas mostram que o café pode deixar as pessoas mais inteligentes, ajudá-las a queimar gordura, diminuir as chances de desenvolver diabetes tipo 2, entre outros benefícios.

O que acontece quando você enfia sua cabeça em um acelerador de partículas?

2

Apesar de muitos desconfiarem que os aceleradores de partículas tenham a capacidade de destruir o planeta por conta de sua alta energia, os cientistas garantem que eles são bastante inofensivos para nós. Isso é, caso fiquemos do lado de fora deles. A radiação dentro de um acelerador é muito grande, e já faz algum tempo que nós sabemos os males que tal exposição pode causar a nossa saúde. No entanto, o único caso conhecido de pessoa “atingida” por um raio de um acelerador não teve – felizmente – o resultado que os pesquisadores esperavam. Ao invés de uma morte certa, Anatoli Petrovich Bugorski saiu relativamente ileso, com apenas algumas condições médicas bizarras que não ameaçam sua vida.

Físicos chegam mais perto da quinta força fundamental da natureza

3

A busca pelos mistérios do universo nunca para. Apesar do tão sonhado bóson de Higgs ter sido, aparentemente, finalmente encontrado, os cientistas agora estão no encalço de outra partícula que pode estar ligada a uma nova força fundamental da natureza. Um estudo do Amherst College e da Universidade do Texas, ambos nos EUA, está usando a própria Terra como laboratório para detectar partículas elusivas que podem comprovar a existência de uma “quinta força” fundamental no universo.

Curamos a primeira criança de AIDS?

4

A boa notícia foi anunciada na Conferência sobre Retroviroses e Infecções Oportunísticas, em Atlanta (EUA): um bebê nascido na área rural do Mississipi (EUA) foi curado da AIDS depois de ser tratado com um “regime agressivo de drogas” logo após o nascimento. O fato aconteceu há 2 anos e meio, e abre as portas para que milhares de bebês que nascem com AIDS sejam curados também. Se confirmado, será o segundo caso de cura da doença.

Por que vale a pena ser um pouco psicopata

5

A psicopatia é um transtorno de personalidade complicado e muito mal compreendido. Muitas pessoas acham que psicopata equivale a serial killer, o que não é verdade. É fato, no entanto, que cerca de 1% a 3% da população geral é psicopata. Esses não são todos criminosos violentos, porém apresentam características “indesejadas”, como falta de empatia e remorso e manipulação. Dado o estigma social que os psicopatas sofrem, é um mistério o porquê de tais características persistirem na sociedade. Agora, um novo estudo sugere que traços psicopáticos podem ser vantajosos para as pessoas.

10 lugares reais que parecem saídos de um pesadelo

6

Essa lista exibe 10 lugares tão bizarros que é difícil de acreditar que eles realmente existem. Com paisagens que parecem ser frutos de um pesadelo e características horripilantes que não fazem dos locais um destino turístico propício, conheça cantos do mundo criados quando a natureza não devia estar de bom humor.

10 exploradores modernos que foram além dos limites

7

Esta é uma época dura para os exploradores: não há mais áreas em branco no mapa, nem cadeias de montanhas a mapear, ou mesmo vastidões desconhecidas de oceanos e mares. O ser humano já esteve em todos os lugares do globo, já fotografou tudo com satélites, até as áreas mais remotas e inacessíveis. Mas os aventureiros ainda não estão extintos, embora sejam uma espécie ameaçada. Sobrou a eles adaptar-se aos novos tempos e avançar novas fronteiras, que estão no próprio ser humano.

Ratos se comunicam por “telepatia” mesmo a milhares de km de distância um do outro

8

Mesmo a milhares de quilômetros de distância, um rato era capaz de influenciar o outro, repassando informações às quais só ele tinha acesso, graças a um sistema artificial de conexões neurais desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Duke (EUA) e do Instituto Internacional de Neurociência (Brasil). Foi a primeira vez em que um vínculo artificial como esse permitiu que dois animais colaborassem entre si.

Pesquisadores conseguem ver imagem mental e determinar em quem voluntários estavam pensando

9

Um estudo internacional liderado pela Universidade Cornell (EUA) sugere que é possível saber o que uma pessoa está pensando através da análise de imagens de seu cérebro. Segundo o neurocientista Nathan Spreng, principal autor do estudo, os modelos mentais que temos das pessoas produzem padrões únicos de ativação cerebral, que podem ser detectados a partir de técnicas avançadas de imagem. Com acesso a esses dados, a equipe conseguiu decodificar em quem seus participantes estavam pensando com base em sua atividade cerebral.

Harry Potter na vida real: cientista revela “capa da invisibilidade” no TED 2013

A capa da invisibilidade do Harry Potter está prestes a se tornar real. O cientista Baile Zhang demonstrou, na conferência TED 2013 (Technology, Education and Design), que uma tecnologia comercial pode estar mais perto do que imaginamos. Ele usou uma pequena caixa feita de cristais de calcita (um mineral de carbonato que pode curvar a luz) para desviar a luz ao redor de um objeto de forma que qualquer coisa colocada atrás da caixa pareceu invisível para as pessoas que assistiram a sua demonstração.

Veja outros artigos populares da semana:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Daaniel Caarlos Coelho:

    Invisibilidade já não é novidade.

  • jodeja:

    Psicopata é diferente, mas também é humano. A ciência ainda não tem como conhecer a mente nem dos chamados normais, quanto mais dessa gente, que às vezes sabem coisas que nós não sabemos.
    Vivemos na terceira dimensão. Quando estivermos em dimensões superiores, não será nenhuma novidade a telepatia nem saber o que outras pessoas estão pensando.
    Quando chegar esse tempo, já estaremos purificados e não teremos a intensão de fazer mal a ninguém.

    • aguiarubra:

      Mas não seremos “nós” a ter tal consciência: serão seres mais evoluidos que o Homo “Demens”…

Deixe seu comentário!