Harry Potter na vida real: cientista revela “capa da invisibilidade” no TED 2013

Por , em 6.03.2013

A capa da invisibilidade do Harry Potter está prestes a se tornar real. O cientista Baile Zhang demonstrou, na conferência TED 2013 (Technology, Education and Design), que tornar um objeto em algo invisível pode estar mais perto do que imaginamos.

Uma pequena caixa feita de cristais de calcita (um mineral de carbonato que pode curvar a luz) foi usada para desviar a luz ao redor de um objeto. Assim, qualquer coisa colocada atrás da caixa pareceu invisível para as pessoas que assistiram a demonstração na conferência TED.

O mais interessante é que o cientista Zhang, da Universidade Tecnológica de Nanyang (Singapura), afirmou que criou o dispositivo de invisibilidade apenas por diversão. “Eu só acho que a ideia é legal. Além disso, espero que esse trabalho mostre que ferramentas simples podem cumprir funções importantes, que anteriormente exigiam métodos complicados”, disse.

A pesquisa ainda está em estágio inicial. Cientistas estão trabalhando para ampliar o dispositivo e fazer protótipo maiores e mais úteis.

O trabalho com calcite, que mostra que o mineral pode ser a chave para ocultar objetos, também pode ajudar a melhorar fibras ópticas (como as usadas para internet banda larga), e criar melhores imagens com as câmeras digitais. [Telegraph/DailyMail]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

7 comentários

  • Hercules Lima:

    Bem mais simples do que utilizar microcâmeras, microLCDs e fibras óticas. Porém, ainda precisa-se fazer testes num ambiente ao ar livre, as faixas coloridas confundem um pouco a visão.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Não consegui ver o vídeo, mas acho isto uma grande evolução da ciência.

  • gilberto paiva:

    Isto, sem dúvida é truque com espelhos!

    • A.S.S.:

      Também acho que é espelhos (em hipótese, não me critiquem), é só pensarmos que atrás é pintado e que a câmera está pendurada, mas não vou excluir outras possibilidades.

  • Ramon De Souza Vieira:

    Realmente incrível, o exército americano vai usar e abusar rs

  • Wagner Pereira:

    Eu quero um!!!!

  • Raphael Rosa:

    Aí eles pegam uma ideia legal e a transforma numa arma de guerra. =/

Deixe seu comentário!