7 bons motivos para tomar café

Por , em 5.03.2013

Se você adora café, vai gostar dessa lista. Se você não gosta (ou simplesmente não toma, por alguma outra razão), talvez mude de ideia em relação a uma das bebidas mais consumidas do mundo. Confira:

7. Café pode deixar você mais inteligente

Muita gente leva algum tempo para “pegar no tranco” logo depois de acordar, e a cafeína (ingrediente ativo do café) pode ajudar no processo: ela bloqueia os efeitos inibitórios do neurotransmissor adenosina e, com isso, aumenta a atividade dos neurônios e a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina (importante para a transmissão de impulsos nervosos) e a noradrenalina (que pode elevar sua capacidade de atenção).

Diversos estudos mostram que a cafeína pode melhorar o humor, diminuir o tempo de reação, melhorar a memória e as funções cognitivas em geral.

6. Café pode ajudar você a queimar gordura

Outro efeito da cafeína é a aceleração do metabolismo e a elevação do uso de ácidos graxos presentes nos tecidos gordurosos. Além disso, como é uma substância estimulante, pode melhorar a performance da pessoa em exercícios físicos.

cbean

5. Café pode reduzir seu risco de desenvolver diabetes tipo 2

Esse tipo de diabetes afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo e faz com que o doente tenha níveis elevados de glicose no sangue, o que pode levar a uma série de complicações.

Em diversos estudos de observação, pesquisadores concluíram que o consumo habitual de café pode reduzir as chances de se desenvolver diabetes tipo 2 (a redução vai de 23% a 67%, de acordo com as pesquisas).

Um estudo em particular, publicado no periódico JAMA International Medicine, avaliou dados de outros 18 (totalizando 457.922 participantes) e concluiu que cada xícara de café consumida diariamente reduzia em 7% o risco de se desenvolver esse tipo de diabetes.

4. Café pode reduzir suas chances de desenvolver doença de Alzheimer e de Parkinson

Diversas pesquisas mostram que o consumo diário de café (a depender da quantidade e de outros fatores, naturalmente) pode diminuir em 60% as chances de se desenvolver doença de Alzheimer e de 32% a 60% as chances de se desenvolver doença de Parkinson.

3. Café pode ajudar a preservar seu fígado

Essa é para os bebedores de plantão: tomar quatro xícaras de café por dia pode reduzir em 80% suas chances de desenvolver cirrose hepática (estágio em que grande parte do tecido do fígado está comprometida, normalmente devido a consumo excessivo e constante de álcool). O café também pode reduzir em 40% as chances de se desenvolver câncer no fígado.

2. Café pode diminuir suas chances de morrer

Ao reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2 e outras doenças mencionadas acima, a bebida pode aumentar sua expectativa de vida.

1. Café possui nutrientes importantes

Pode não parecer, mas uma xícara de café contém, em média:

  • 6% do valor diário recomendado (VDR) de Vitamina B5;
  • 11% do VDR de Vitamina B2;
  • 2% do VDR de Vitamina B3 e Vitamina B1;
  • 3% do VDR de Potássio e Manganês;
  • Quantidade considerável de antioxidantes (que ajudam a preservar suas células).

Pode parecer pouco, mas se você toma duas ou mais xícaras por dia…

Evidentemente, essa lista de benefícios não é uma desculpa para exagerar no consumo de café (mais de 4 xícaras por dia), o que pode trazer complicações à sua saúde.[PopSci]

2

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,33 de 5)

19 comentários

  • Matheus Ailton:

    Poxa, pra mim o café fazia mal em qualquer quantidade mas agora percebo que estou errado. Pra quem trabalha com Web como meu caso é sempre bom tomar pra ficar animado e ajudar solucionar problemas srrs!

  • Bia Silva:

    Eu acredito realmente que o café pode melhorar todo o metabolismo de forma a proporcionar todas estas mencionadas .Mas de fato , nada em excesso faz bem , visto que a cafeina dessensibiliza receptores por se encaixarem em enzimas que se continuamente sensibilizadas não podem receber um novo potência de ação, nesse caso a cafeina para de fazer efeito no organismo.

  • Rener Web:

    Além de ser uma das melhores bebidas do mundo, o bom cafezinho, não pode faltar na casa de nenhum brasileIro. 🙂

  • José Carlos Ferraz Semmler:

    Eta cafezinho bom. Café Piracicabano
    Caipira que só ele, kkkkkkkkkkkk

  • José Carlos Ferraz Semmler:

    Café e prosa boa vai muito bem, kkkkkkkkkkkkk.

  • Bernadette Maria Melz Sabbi:

    Para mim o café é altamente benéfico. Por incrível que pareca, ele me relaxa. Ja tentei entender e conclui que o prazer que ele causa através do seu aroma, ele relaxa a mente proporcionando um bem estar que faz adormecer. É estranho mas é verdade. Sem contar que é um belo companheiro para as manhas de frio…

  • /✠/ Rodrigo Reis /✠/:

    Sou fã de café a pouco tempo.. passei a degustar por necessidade e hoje me questiono pq perdi mais de 30 anos da minha vida sem essa preciosidade… rsrsrs!

  • Jean Carvalho:

    Certo… mas isso é válido p/ os “cafezes” q. tomamos por aqui? Porque tem umas marcas, que, sinceramente…

  • Ana Maria Reis Campos:

    Boa tarde.
    Um bom cafezinho não faz mal a ninguém, e sim, nos ajuda mto a despertar para a vida! Com moderação ele é uma bebida deliciosa.E com essa bela informação, aí então, é qq vamos continuar a tomar o cafezinho brasileiro e em especial, o mineiro.
    Um abraço,
    Ana Maria

    • Sonia Martins Vit:

      Um café pela manhã e outro á tarde me deixa mais disposta para enfrentar o dia adia.

  • Ortencya Albuquerque:

    Sou viciada!

  • Nivan Teixeira:

    MEU CAFÉ, MINHA DROGA, ADORO.

  • Vini Diniz:

    Eu sou viciado praticamente são 2 copos logo de manha haha

  • Ronaldo Rocha:

    Adorei a matéria principalmente por que eu amo café!

  • Espírito DE Fogo:

    ADOOOOOOOOOOORO CAFÉ!KKKKKKKKKKK

  • ligodracir:

    Onde é que posso beber um café igual a esse aí da foto 🙂 Parece delicioso

  • Arthur Araujo:

    Está parecendo a Globo… hora fala bem, hora fala mal do café. Bah!!

  • Addy Holder:

    Legal!

  • Ailton Ferreira:

    Legal!!!!

Deixe seu comentário!