Buraco negro engolindo planeta, psicologia da maldição, a genética da preguiça, explosão solar que chegará a Terra… E mais

Por , em 12.04.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 08/04/13:

Buraco negro é flagrado engolindo planeta gigante pela primeira vez

Como praticamente todas as galáxias do universo, a NGC 4845 tem um buraco negro central. Nas últimas décadas, porém, esse objeto espacial parecia adormecido, já que não dava sinais de atividade. Isso mudou recentemente, quando os cientistas flagraram o buraco negro no processo de comer um pequeno lanche. Pequeno, neste caso, se refere a um planeta maior que Júpiter.

Use psicologia para fazer suas maldições funcionarem

ATENÇÃO: O HypeScience não apoia nem sugere que as pessoas façam algum mal a outras; o artigo se destina apenas a ilustrar um assunto científico.

Maldições não são reconhecidas pela ciência, mas se tem uma coisa da qual os estudiosos não duvidam é do poder da mente. Diversas pesquisas já demonstraram convincentemente como seres humanos são sugestivos – um exemplo é o “efeito placebo”. Sendo assim, não é preciso ser uma bruxa de mil anos para infligir dor a seus inimigos – basta ter a ciência e a comprovada capacidade da psicologia ao seu lado para convencer as pessoas de que suas maldições são eficazes. Veja como.

Você pode ser geneticamente predisposto a ser preguiçoso?

Uma nova pesquisa da Universidade de Missouri (EUA) sugere que certas características genéticas podem predispor as pessoas a serem mais ou menos motivadas a se exercitar e permanecer ativas. Frank Booth, principal autor do estudo, e seus colegas foram capazes de criar seletivamente ratos que apresentaram traços de atividade extrema ou preguiça extrema. Estes ratos indicam que a genética pode desempenhar um papel na motivação de fazer exercício, mesmo em seres humanos.

25 maneiras fáceis e rápidas de ficar mais saudável

Os comportamentos perigosos à saúde parecem ter aumentado nas últimas décadas, ainda mais com a grande oferta de alimentos gordurosos e a falta de exercícios. Se quiser melhorar seu bem-estar físico e mental de forma rápida e simples, no entanto, você pode seguir algumas dicas interessantes.

Espada antiga feita com dentes de tubarão revela cultura perdida

Fugindo da milenar tradição de fazer armas de madeira, pedra ou metal, habitantes das Ilhas Gilbert (localizadas no Oceano Pacífico) usavam dentes de tubarão. “Não sabemos exatamente quando as primeiras foram feitas, mas sabemos que quando os primeiros ocidentais escreveram sobre os habitantes das Ilhas, nos anos 1840, mencionaram suas armas”, explica o pesquisador Joshua Drew, da Universidade de Columbia (EUA). Além de revelar hábitos culturais intrigantes, o estudo mostrou a importância de controlar a caça de animais para evitar extinção local.

8 abusos ridículos de comida

Enquanto muita gente no mundo não tem o suficiente para comer, algumas pessoas que têm comida em abundância acabam tendo atitudes e hábitos que, além de não serem saudáveis, podem ser descritos como glutonaria. Muitos tornam os piores hábitos alimentícios em dietas regulares, outros comem exageradamente ou até ridiculamente. Confira a história de 8 pessoas que levaram a alimentação a níveis perigosos.

A mais espetacular explosão solar do ano joga partículas solares em nossa direção a 3,4 milhões de km/h

Uma explosão na superfície do sol, evento que ocorreu na manhã do dia 11, despejou bilhões de toneladas de partículas solares no espaço, e parte delas deve chegar a Terra em cerca de três dias. A Ejeção de Massa Coronal (EMC), que enviou matéria da coroa solar a 3,4 milhões de km/h, pode afetar sistemas eletrônicos em órbita ou em terra. Trata-se de um fenômeno climático espacial chamado de tempestade geomagnética: é o resultado deste vento solar em contato com a capa magnética da Terra (magnetosfera), por longos períodos de tempo.

10 cofres muito bem guardados

Onde você guardaria um item secreto muito valioso? Embaixo do colchão? No banco? Algumas pessoas, igrejas e organizações foram um pouco mais além e criaram cofres tão protegidos quanto qualquer base militar – por motivos às vezes obscuros. Confira dez cofres muito bem guardados.

Elas preferem pênis grandes?

O tamanho do pênis é importante? A ciência procurou a resposta, e pesquisadores descobriram que, sim, o tamanho parece importar. E elas preferem os maiores. Em um estudo feito com 105 jovens australianas heterossexuais, os homens mais altos, com ombros mais largos e pênis maiores foram os que mais atraíram as mulheres. Mas só pênis grande não bastou. Homens com formato “pera”, com ombros estreitos e barriga saliente, não eram bem avaliados, independentemente do tamanho do órgão sexual.

Abelhas têm capacidade de elaborar deduções

Apesar do cérebro extremamente pequeno, as abelhas são inteligentes o suficiente para escolher as flores com o néctar mais saboroso, a partir de dedução e pensamento lógico. Cientistas da Queen Mary, Universidade de Londres (Inglaterra) descobriram que as abelhas observam e copiam umas as outras para descobrir quais são as flores com o néctar mais doce, ou seja, o que fornece mais energia. Isso sugere que elas podem usar processo lógico para aprender com outras.

Veja mais artigos populares e de opinião da semana: