Bizarro novo objeto cósmico é a estrela mais magnética do universo

Por , em 23.08.2023
Uma variante de estrela de nêutrons conhecida como magnetar (Crédito da imagem: NOIRLab/AURA/NSF/P. Marenfeld/M. Zamani)

Pesquisadores recentemente descobriram a estrela mais magnética do universo, designada como HD 45166. Esta estrela apresenta um padrão espectral único, rico em hélio, o que sugere que ela pode ter se originado de uma forma incomum.

Essa descoberta notável também pode oferecer insights sobre os estágios iniciais dos magnetares — tipos misteriosos de estrelas de nêutrons. Estrelas de nêutrons são os corpos celestes mais compactos conhecidos, comprimindo uma massa equivalente ao nosso sol em uma esfera aproximadamente do tamanho de uma cidade. Magnetares, uma variante intensamente magnética de estrelas de nêutrons, ostentam alguns dos campos magnéticos mais potentes do universo. Ambos os tipos de estrelas são subprodutos de explosões colossais de supernovas, resultantes do colapso gravitacional de uma estrela falecida em uma entidade incrivelmente densa e escaldante.

Entender as circunstâncias específicas que dão origem a magnetares, em vez de estrelas de nêutrons comuns, continua sendo um tema de investigação contínua. O estudo recente, publicado na revista Science em 17 de agosto, promete fornecer informações valiosas sobre esse tópico.

HD 45166, situada a 3.000 anos-luz de distância na constelação de Monoceros (Unicórnio), tem desconcertado pesquisadores por mais de 100 anos. Ela exibe características semelhantes a uma classe de estrelas intensamente luminosas chamadas estrelas Wolf-Rayet, mas é menor, menos brilhante e incomumente rica em hélio. Até esta descoberta, nenhuma teoria convincente havia sido proposta para explicar suas características espectrais anômalas.

Tomer Shenar, um astrônomo da Universidade de Amsterdã e um dos coautores do estudo, comentou: “Lembro-me de ter tido um momento Eureka enquanto lia a literatura: ‘E se essa estrela for magnética?'”

Ao analisar dados de vários telescópios terrestres, Shenar e seus colegas descobriram que o campo magnético de HD 45166 é impressionantes 43.000 vezes mais forte do que o do sol. Eles hipotetizam que HD 45166 nasceu da fusão de duas estrelas menos massivas, ao contrário das estrelas ricas em hélio mais comuns que evoluem a partir de supergigantes vermelhas. A equipe também especula que, em vários milhões de anos, a estrela sofrerá uma explosão de supernova modesta e subsequentemente se metamorfoseará em um magnetar.

André-Nicolas Chené, outro coautor do estudo e um astrônomo do Laboratório Nacional de Pesquisa em Astronomia Óptico-Infravermelha da Fundação Nacional de Ciências, afirmou: “Este é um cenário muito específico. Ele levanta a questão de quantos magnetares vêm de sistemas semelhantes e quantos vêm de outros tipos de sistemas.”

Atualmente, esse proto-magnetar se destaca como um tipo inédito de objeto celeste — uma estrela gigante rica em hélio com um campo magnético extraordinário.

A descoberta de HD 45166 e seu campo magnético excepcionalmente forte abre novas portas para a compreensão da evolução estelar e dos mecanismos subjacentes à formação de magnetares. Até agora, o processo pelo qual certas estrelas de nêutrons se tornam magnetares permaneceu um enigma. O estudo desta estrela poderia fornecer pistas cruciais sobre como as condições iniciais de uma estrela, bem como eventos como fusões estelares, podem influenciar a formação de campos magnéticos intensos.

O campo magnético extremo de HD 45166 também levanta questões sobre a influência que tal campo poderia ter em seu entorno estelar. Estrelas com campos magnéticos intensos podem afetar significativamente os discos de acreção, ventos estelares e até mesmo a formação de planetas em seus sistemas.

Além disso, o fato de que HD 45166 se localiza na constelação de Monoceros acrescenta outra camada de interesse. Localizações específicas do espaço podem conter pistas sobre condições que são propícias para a formação de fenômenos raros, como magnetares. Pesquisas futuras poderiam se focar em examinar essa região do espaço mais detalhadamente para entender se ela possui características únicas que favorecem tais formações extraordinárias.

A observação contínua e o monitoramento de HD 45166 nos próximos anos serão cruciais para validar as teorias atuais. A tecnologia de observação astronômica está em constante evolução, e novos instrumentos poderão fornecer dados ainda mais precisos. Tais informações poderiam, por exemplo, ajudar a prever quando exatamente essa estrela passará pelo seu ciclo de vida e se transformará em um magnetar, um evento que, sem dúvida, será de grande importância para a comunidade científica.

Por fim, a descoberta também levanta questões fascinantes sobre a diversidade de objetos celestes no universo. Se HD 45166 é um exemplo de um “proto-magnetar”, quantos outros objetos semelhantes poderiam existir, ainda à espera de serem descobertos? E como esses corpos celestes influenciam o ambiente cósmico ao seu redor? Estas são perguntas que os astrônomos estão ansiosos para responder nos próximos anos. [LiveScience]