Bóson de Higgs finalmente foi confirmado
Em 4 de julho de 2012, duas equipes de cientistas que trabalham de forma independente no acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) anunciaram o resultado de suas pesquisas: a observação do que parecia ser um novo tipo de partícula.
Tais resultados iniciais indicavam tratar-se do bóson de Higgs.
Era o Bóson de Higgs
Parte do Modelo Padrão de partículas da física, o bóson de Higgs seria a partícula elementar do campo de Higgs, que confere massa às demais partículas. O anúncio da descoberta de um bóson que podia ser o de Higgs era promissor, porém, mais análises eram necessárias para confirmar que a nova partícula realmente era o parecia.
Agora, na Conferência Moriond, na Itália, as mesmas equipes anunciaram o resultado da análise de um volume maior de dados (duas vezes e meia maior), e determinaram que a partícula é, de fato, o bóson de Higgs.
Eles chegaram à esta conclusão analisando como a partícula interage com outras e quais suas propriedades quânticas.
Mas o trabalho ainda não terminou. Existem várias teorias que preveem bósons de Higgs ligeiramente diferentes. O próximo passo é determinar qual modelo corresponde a partícula encontrada, se é o modelo padrão ou algum modelo que vai além dele.
Para isto, os cientistas terão que observar o máximo de decaimento de bósons de Higgs, para ver em que partículas eles decaem. Serão necessários mais testes que poderão levar bastante tempo. Quanto tempo? A detecção de bósons acontece uma vez a cada um trilhão de colisões de prótons.
Por enquanto, com o que se sabe do bóson, ele pode significar o fim do universo no futuro distante. A massa do bóson de Higgs é uma parte importante de um cálculo que determina o futuro do espaço e do tempo. A massa encontrada, 126 vezes a massa do próton, está com o valor necessário para criar um universo fundamentalmente instável, que sofrerá um cataclisma em algumas dezenas de bilhões de anos.
“Pode ser que o universo em que vivemos seja inerentemente instável, e em algum ponto daqui a bilhões de anos tudo será apagado”, comentou Joseph Lykken, físico teórico do Laboratório do Acelerador Nacional Fermi, em Batavia, Illinois, EUA, um dos colaboradores do experimento. [LiveScience, ScienceDaily, Reuters, The Universe (Facebook), CERN]
34 comentários
Não. Isto foi um alarme falso. Foi confirmado em 2017 que foi um falso boson de higgs e estão a procura do verdadeiro. Veja o artigo: “A quark like no other”.
Alberto, o artigo que você está apontando simplesmente diz que estão procurando o quark down, que teoricamente surge quando o bóson de Higgs decai.
Está tendendo à supersimetria, não?
Será mesmo que o bóson de Higgs é a partícula que confere massa as demais? Por ser uma partícula instável fica difícil acreditar nisso
Bom artigo
“Pode ser que o universo em que vivemos seja inerentemente instável, e em algum ponto daqui a bilhões de anos tudo será apagado, comentou Joseph Lykken, físico teórico do Laboratório do Acelerador Nacional Fermi, em Batavia, Illinois, EUA, um dos colaboradores do experimento.”
Vide: https://hypescience.com/cientistas-dizem-saber-exatamente-quando-e-como-o-universo-vai-acabar/
Ainda que seja cedo para especular sobre o assunto, eu pergunto: Viveria a humanidade em um universo sem esperança? Digo, caso seja impossível escapar desse possível fim, qual seria o sentido de todo o desenvolvimento intelectual e tecnológico de nossa espécie? Não restaria nada que ao menos indicasse que um dia houve uma espécie denominada “humana” no universo, toda a nossa cultura e história iriam desaparecer no processo.
Segundo alguns físicos teóricos, a única forma de nossos descendentes escaparem desse fim – e de qualquer outro – seria fugir para um universo paralelo ou – em ultimo caso – desenvolver a tecnologia necessária para criar um “universo bebe” para onde se poderia viajar.
É praticamente impossível que a humanidade sobreviva um bilhão de anos, que dirá os eons que nos separam do fim?
Eu como físico afirmo que qualquer partícula, não em forma corpuscular, mas, ondulatória, só se revela como corpo físico em algumas circunstâncias específicas de choque com baixa energia, quando devidamente preservadas no átomo. Quanto maior a energia do choque, mais partículas descobrirão. Na verdade se observam somente, ondas energética de fuga do átomo ou “partícula” desintegrada produzida(pois o átomo é dotado de uma capa quântica que não é material, ainda a ser descoberta), é diretamente proporcional a energia de interação do elemento de foco com o alvo, nada mais. Não há modelo nuclear inteiramente afirmativo. A física se baseia somente em fórmulas matemáticas quantitativas e nunca se buscou uma física qualitativa, ou seja, a qualidade e não quantidades produzidas pelo átomo como um todo, ou fenômeno qualquer. A própria definição de átomo está errada. Por acaso alguém já viu nascer em árvore laranja, mexerica e limão sem casca. Ou uma vaca ou ser humano sem couro ou pele. Nunca né!. O átomo também tem sua capa quântica que muda totalmente os padrões da chamada física moderna.
É uma teoria interessante, a apresentada por você, ficaria contente se você pudesse disponibilizar as fontes, pesquisas, artigos ou até mesmo o seu própio raciocinio relacionado ao que foi dito para nós, seria de grande alegria poder “compreender” a forma que você pensa, pois, existe uma boa lógica, mas, seria ainda melhor com confirmações!
Agora podemos criar um iPhone 33% menor.
Ou um ser humano 100% melhor.
Estamos novamente numa encruzilhada. O bóson de Higgs existe ou o Eletroéter? Acredito mais na existencia do Eletroéter. O Eletroéter está sempre presente na sua forma mais primitiva, “radiação de fundo do Universo”, em todos as colisões. A partir do Eletroéter vamos avançar para um futuro fantaśtico. A Fisica do Eletroéter nos mostra que não somos pó de estrelas, somos trevas e luz.
Leia: Universo e a Fisica do Eletroéter no site artigocientifico.uol.com.br.
Fui atras do dito “artigo cientifico” relacionado ao eletroéter, realmente, uma teoria muito instrutiva, mas, logo no começo me deparei com uma alegação que achei beeem estranha: “A Radiação de Fundo traz para a realidade, segundo a Física do Eletroéter, o meio de propagação de todos os fenômenos, dos eletromagnéticos aos gravitacionais.”. Bom, segundo o que ele diz, todos os fenomenos eletromagnéticos(magnetismo) e o gravitacional estão ligados a radiação de fundo, algo sem nexo total, que a gravidade, como foi postulado por Albert Einstein, que a gravidade esta relacionada com a deformação no espaço-tempo gerada pela massa dos corpos em questão, sobre o eletromagnetismo não tenho muito a falar, não tenho um conhecimento plausivel nessa area, mas, duvido um pouco que esteja relacionada a radiação de fundo. Ai eu te pergunto, como ja foi dito, daqui alguns bilhões de anos a radiação de fundo ira “sumir” do universo, então, quando essa radiação sumir, os efeitos fotoelétricos e a gravidade também ira sumir?
Eu acho que artigos científicos são os publicados em revistas científicas revisadas por pares, e de preferência as que tem renome. E mesmo assim às vezes aparecem artigos que contém erros crassos.
A ciência é um processo de auto-correção, e quando alguém tenta se colocar além ou fora do alcance da crítica dos físicos, eu desconfio muito. Tem medo de críticas? Não aceita críticas? Por que apresentar o trabalho só para o público leigo, que na maior parte das vezes não está preparado para examinar ele de forma crítica e cética?
Concordo totalmente com você, se quiser dar uma olhada no “artigo”: http://artigocientifico.uol.com.br/artigos/?mnu=1&smnu=5&artigo=3964 . Qualquer pessoa com um senso critico, o minimo que seja, e a curiosidade de pesquisar as alegações do “artigo”, vera que ele é muito sem sentido, sem embasamento teorico nenhum, eles só dizem que é aquilo e só, li o artigo completo, a coisa mais descabivel que li foi: “Podemos afirmar que o eletroéter por ser a radiação primordial antecedeu ao Big Bang. A foto da sonda Wilkinson Anisotrópica de Micro-Ondas (WMAP), projetada para fotografar o calor fossilizado do Big Bang, que Bob Wilson e Arno Penzias encontraram…”. Como disse antes, seria ridiculo atribuir força eletromagnética ou gravitacional a radiação cosmica de fundo, é o mesmo que dizer que a teoria da relativdade geral esta completamente errada, porque, segundo ela, a gravidade vem dá massa dos corpos e não da radiação de fundo, não dizendo que tenho 101% de certeza que a teorida de Albert esta correta, mas nunca vi uma que explicou “todo o universo” com tanta exelencia.
Que bom! Se realmente está confirmado, então que venham evoluções, mais descobertas e modelos físicos aperfeiçoados. Eu torço para que tudo isto traga benefícios para a humanidade.
É importante fazer um esclarecimento:
“Os cientistas do LHC, tendo agora analisado duas vezes e meia mais dados do que estava disponível no ano passado, acreditam que a nova partícula está se parecendo cada vez mais como “um” bóson de Higgs – mas não necessariamente com “o” bóson de Higgs.
Por isso, eles decidiram tirar a especificação “tipo” – até agora era um “bóson tipo Higgs”, passando a ser “um bóson de Higgs”.
Contudo, continua aberta a questão se é ou não o bóson de Higgs do Modelo Padrão da física de partículas, responsável por dar massa a todas as demais partículas.”
Fonte: Site Inovação Tecnológica
FINALMENTE, mesmo?
Não só da Astrofisica, mas dá fisica em geral, uma confirmação que o medelo padrão, ou um similar a ele, esta correto, significa que tudo feito até hoje esta correto, nos abrindo caminhos para coisas novas, a direção da ficção cientifica!
Quando vejo novas descobertas, acabo por me perguntar:
cadê nossa evolução?;
por quê não começamos a trabalhar com todo esse vasto conhecimento gerado durante anos por várias mentes?;
pq o ser humano trabalha se máquinas poderiam fazer isso, e ele poderia somente se dedicar à estudos?
pq o primitivo e atual modo capitalista ainda existe?
Eu sou um escravo(trabalhador), não tenho tempo pra estudar, isso é um desperdício pois tenho uma grande capacidade.
Em fim, de nada adianta tanto conhecimento sem utiliza-lo para o bem de todos.
Daniel, você não acha que é muito fácil fazer essa crtica sem fazer a relação das coisas.
Por exemplo, se a maior parte do trabalho fosse exercido por máquinas iria haver um excesso de pessoas desocupadas. Você realmente acha que todos querem estudar? Isso se pode ver nas escolas públicas e até mesmo nas particulares do brasil, em que o aluno tem acesso a informação e conhecimentos, no entanto o aluno rejeita esse acesso e prefere ir jogar uma bola, matar aula ou ficar conversando a aula.
De fato o capitalismo é um sistema cheio de injustiças sociais em que o mais forte (que tem mais podere, dinheiro e inteligencia) predomina, mas ainda ninguém teorizou um sistema que se adeque a realidade e possa ser colocado em pratica.
Sera mesmo que você não tem tempo para estudar?
É utópico de mais achar que haverá o bem para 7 bilhoes de pessoas.. Você realmente acha que não “adianta” tanto conhecimento? é apenas a partir dele que nos podemos nos libertar dessa escravidão psicologica, a partir dele que podemos ter uma vida melhor, entender quem somos e onde estamos.
Trabalho comunitário, todos unidos na construção de um novo mundo! Procure saber sobre as cidades com metabolismo próprio, eu estudei sobre vários assuntos de sobre como ser auto-sustentável, e digo que é possível se desanexar deste sistema sujo que faz 1% controlar 99%.
A imaginação é a maior força humana, use-a!
Daaniel Caarlos Coelho
É isso aí, camarada. Vc está começando a se incomodar com a “Matrix”, que está por toda parte!
Recomendo-lhe assistir os 20 minutos de “A HISTÓRIA DAS COISAS” https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CDwQtwIwAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D7qFiGMSnNjw&ei=ycJHUbSyH7CB0QGRyoGQAw&usg=AFQjCNEh36eBW1jX7mmfIMyzbDArAu49pA&bvm=bv.43828540,d.dmQ prá começar a acordar.
Mas se quiser seguir o “coelho branco” e saber o que é, realmente, o “PAIS DAS MARAVILHAS TECNOLÓGICAS” que estão nos vendendo, permita-se tomar um banho de cachoeira prá lavar a alma dessa miséria mental que nos assedia todo dia. Vide:
“…Para a maior parte do Mundo, a globalização, como tem sido conduzida, assemelha-se a um pacto com o demônio. Algumas pessoas nos países ficam mais ricas, as estatísticas do PIB – pelo valor que possam ter – aparentam melhoras, mas o modo de vida e os valores básicos da sociedade ficam ameaçados. Isto não é como deveria ser…” (Movimento AntiGlobalização http://pt.wikipedia.org/wiki/Antiglobalização )
b) “O Processo da Globalização”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=8&ved=0CFcQFjAH&url=http://www.eurozine.com/article/2002-08-22-santos-pt.html&ei=KezBTcvZH8Lr0gHPz7XJBA&usg=AFQjCNE6HYFujCanGW_eH1O0cLUqaTd4ww
c) “Da Servidão Moderna”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBsQFjAA&url=http://www.delaservitudemoderne.org/portugues1.html&ei=YezBTbDfDqnm0QGth7i4Cg&usg=AFQjCNGq2_QOWBnikrGTCDq5hO8g9cMKMA
d) MILTON SANTOS:
—> “Encontro com Milton Santos”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http://www.4shared.com/file/wh7npghI/Encontro_com_Milton_Santos_ou_.html&ei=huzBTcC6L8Lo0QHywojpDQ&usg=AFQjCNFu7RP9E5DDuL5-ZJVgzgMZ7Ho6iA
—> “Milton Santos no Roda Viva” (youtube): http://www.google.com.br/search?q=milton+santos+no+roda+viva&hl=pt-BR&rlz=1T4ADRA_pt-BRBR377BR377&prmd=ivnso&source=univ&tbm=vid&tbo=u&sa=X&ei=YO3BTaaEPeaU0QG2soi3Cg&ved=0CCwQqwQ
—> “Memória Roda Viva: Milton Santos”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/112/entrevistados/milton_santos_1997.htm&ei=YO3BTaaEPeaU0QG2soi3Cg&usg=AFQjCNHAsIO-wkctVXDYn8tHrCFb5Wbg1w
e) “Vozes contra a Globalização”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http://docverdade.blogspot.com/2009/03/vozes-contra-globalizacao-voces-contra.html&ei=suzBTaiqGObk0QHp48W4Cg&usg=AFQjCNGlWU1KC-Bf0qbBhjbz5djBCgYCOA
f) “A Era das Utopias”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCoQFjAC&url=http://filmespoliticos.blogspot.com/2011/03/era-das-utopias-silvio-tendler-2009.html&ei=CO3BTfi_AunZ0QHhpry3Cg&usg=AFQjCNEyRgg8ysOUMxdq8Ygk-jaIePN-jQ
g) “Entrevista com o Marcola”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBsQFjAA&url=http://tmp.oitobits.net/vinicius/marcola.htm&ei=-O3BTYPtLui40QH3p5S3Cg&usg=AFQjCNErOXrI3sKPXgQmDrFhBVnhr4SH_w
h) “BBC Brasil Notícias: 1% da população adulta detém 40% da riqueza mundial”: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBsQFjAA&url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090324_desigualdadeestudo_rw.shtml&ei=Nu7BTbCIAYXa0QGBs6y4Cg&usg=AFQjCNHjlqiOhg3OBbBkEojO4savmJSuUw
i) Mais textos: uma ampla seleção de ensaios sobre os mais diversos aspectos do processo de globalização http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBsQFjAA&url=http://globalization.sites.uol.com.br/textos.htm&ei=_O_BTcr5D_CD0QGWibG3Cg&usg=AFQjCNFo0q3vSW4bKVTc_eunLyQMkKhcfw
–> Bem vindo a Matrix, o deserto do real! (Texto de Slavoj Zizek: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCUQFjAC&url=http://www.cefetsp.br/edu/eso/terrorismousa/Slavojatentado.html&ei=dvHBTYSGFoXd0QHr6MS3Cg&usg=AFQjCNEfQiEsQobdsnYGWq4cGk0hiIR3EA )
–> Vide também este texto de Demétrio Magnoli: “Diante da Jihad Global” http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=6&ved=0CEkQFjAF&url=http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=254&ed=1&ei=5_LBTeX3FOXZ0QGe8JW4Cg&usg=AFQjCNGwPRT5INQZq2Sj52dp9vtLt7JkBg
Leia tudo o que tiver de:
—> Slavoj Zizek
—> Zygmunt Bauman e
—> Boaventura de Sousa Santos.
Sobre as técnicas subliminares usadas em qualquer tipo de propaganda, estes livro detalham “ad nauseam” como funcionam:
1) “A Era da Manipulação”, de Wilson Bryan Key, ed. Scritta
2) “A Nova Técnica de Convencer” (Hidden Persuaders), de Vance Packard
Corrigindo links:
—> Movimento Antiglobalização: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FAntiglobaliza%25C3%25A7%25C3%25A3o&ei=esdHUYLUHoTE0gGs4IHIBw&usg=AFQjCNGEsY20lIlCxyPir7-4BXK6vZXJQw&bvm=bv.43828540,d.dmQ
—> Encontro com Milton Santos: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&ved=0CD0QtwIwAg&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DGntDtPUdnvc&ei=0sdHUYmRIsy70AHY6IHADA&usg=AFQjCNHGrofMS_zaywC0jpAZRRgVlQvA5g
—> A Era das Utopias https://www.google.com.br/search?q=A+Era+das+Utopias&hl=pt-BR&rls=com.microsoft:pt-BR:%7Breferrer:source?%7D&rlz=1I7GGIT_pt-BR&source=univ&tbm=vid&tbo=u&sa=X&ei=e8hHUeLTCu610AG9roDgCA&ved=0CDQQqwQ
—> Entrevista com o Marcola https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Facertodecontas.blog.br%2Fatualidades%2Fentrevista-com-o-lider-do-pcc-marcola%2F&ei=0MhHUdK2OYvU0gH1_YHgDA&usg=AFQjCNGroNRQSMm91-CYpfy-_SrQiUOnew&bvm=bv.43828540,d.dmQ
—> Diante da Jihad Global https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Ffsp%2Fmais%2Ffs0603200512.htm&ei=e8lHUdSqD8fW0QH32oHADg&usg=AFQjCNELJj1YeVqqWZRR9FLkp54Nr1-eSg&bvm=bv.43828540,d.dmQ
—> sobre i) Mais textos: uma ampla seleção de ensaios sobre os mais diversos aspectos do processo de globalização: não está mais disponível.
Sim meu amigo.
O sistema é um forma de alienados inertes, as pessoas vivem numa ilusão, em uma prisão que não se pode ver, sentir, cheirar…
É muito fácil aplicar a manipulação nas pessoas.
Se um dia eu resolver sair de casa e reunir seguidores para algo, logo terei muitos, basta aplicar uma boa manipulação.
É incrível como a maioria não sabe filtrar e analisar o que lhe-és dito. Isso faz com que seja muito fácil manipula-las
Atualmente só aplico a manipulação para o bem das pessoas, coloco elas em um bom caminho, na esperança de que um dia tudo mude.
Algumas vezes em que manipulei algumas pessoas e depois falei a elas o que eu havia feito, elas não acreditavam, achavam que era o pensamento delas, e se sentiam ofendidas se eu insistisse em falar que eu as manipulei, muitas me agrediam verbalmente me chamando de mentiroso, poucas aceitavam isso e só após eu falar que não é ofensa ter sido manipulados, pois quase todos já foram manipulados algumas vezes.
Isso confirma aquela frase que diz: “é mais fácil você manipular as pessoas do que depois convence-las de que elas foram manipuladas”.
E por isso o mundo esta assim.
Lindo pensamento mas impraticável. O Ser humano é individualista quando o coloca em algum grau de superioridade. O melhor meio que conhecemos é por recompensa. Se você for melhor destaca-se se não terá que melhorar.
Também tem um por menor; não somos auto-críticos… mas somos excelentes em criticar, principalmente em quem se destaca mais!
Será que o Bóson e as Wimps inaugurarão uma nova fase na Astrofísica? eis a questão…
Jonatas
A questão passou a ser o seguinte:
Físicos afirmam saber tudo o que há para se saber sobre a matéria
“Já conhecemos tudo o que há para se conhecer sobre a matéria. Tudo o que nos resta descobrir são interações entre elas.”
Leia a continuação em INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fisicos-afirmam-nao-haver-mais-particulas-descobrir&id=010130121224
Se o modelo padrão de partículas está correto, então é isso mesmo, já conhecemos tudo que há para se conhecer sobre a matéria.
Pode ser que os físicos estejam errados, mas pode ser que estejam certos. Não dá para rejeitar a afirmação só por que se parece com a afirmação de Lord Kelvin, de 100 anos atrás, mas descartar a afirmação só por isso não é muito racional, a meu ver.
Eu confio mais no grupo de Stephen Hawking e Mario Novello: a Física só recomeçou seus trabalhos.
Ciência não é Religião, ou seja, nada nela é final. Engana-se quem pensa que a Ciência encontrou tudo o que há para se encontrar na Natureza.
Os cientistas não são Demônios de Laplace!!!
Sim, podemos rejeitar e há evidências para isso:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=idade-composicao-universo&id=020130130321
Pois é, Jairo, isso é só o começo! Com a velocidade dos dados sendo armazenados, muita coisa anda “perdida” na “contas” dos ccosmologiestas. Não vai demor muito para que tudo tenha que ser refeito, novamente!
Arg!… Meu monitor tá um vaga-lume. Estou escrevendo sem ver a tela…
Jairo não, é JHR…