Existência do Boson de Higgs é CONFIRMADA [partícula de Deus]

Por , em 4.07.2012

Fomos os primeiros a reportar a descoberta oficial no Brasil. Por favor divulgue este artigo utilizando a caixa lateral e ajude a dar força para a imprensa independente.

É um marco histórico, mas é apenas o começo.

Uma coletiva de imprensa realizada no CERN (Organização Européia de Pesquisas Nucleares) em Genebra, Suíça, anunciou hoje (quarta), a descoberta de uma das partículas elementares para a formação de tudo o que existe: o Boson de Higgs.

“Nós observamos em nossos dados sinais claros de uma nova partícula.” Disse a porta-voz do ATLAS Fabiola Gianotti.

Peter Higgs, que propôs a partícula teórica décadas atrás e deu nome a mesma, estava presente durante o evento e foi recebido com muitos aplausos pelo auditório cheio de jornalistas, cientistas e entusiastas da Física de Partículas.

Por muitos anos as demais partículas do modelo padrão da física tem sido testadas e confirmadas com menos de 1% de incerteza.

Os novos resultados, anunciados na coletiva, são preliminares, mas que os especialistas entendem ser bem sólidos. O equipamento do LHC esteve funcionando com todos seus componentes próximos de 100% de eficiência e possui grande sensibilidade para detectar a nova partícula.

Foram inúmeros dados coletados e analisados em 2011 e 2012. No ano passado já haviam indicações da existência da partícula segundo dados do LHC, mas eram resultados muitos imprecisos. Neste ano a resolução do aparelho foi aumentada significativamente e apenas nas últimas duas semanas os sinais definitivos foram detectados.

Na demonstração da coletiva muitos dados técnicos foram apresentados. O que pareciam flutuações anteriormente passaram a ser observações significativas e consistentes.

Este pico vermelho no gráfico confirma a existência do sinal do Bóson de Higgs, segundo Joe

As descobertas estão em conformidade com as previsões teóricas sobre as partículas subatômicas do modelo padrão agora com a inclusão do Higgs.

“Tudo está muito consistente … mas ainda é muito cedo.” Afirmou o cientista que anunciou a descoberta. São 95% de precisão. “Ainda estamos um pouco fora.” Durante as próximas semanas e meses as descobertas serão mais afinadas, segundo ele.

A massa medida é de 125.3 +- 0.6 GeV. São medições precisas das propriedades do Boson de Higgs. Finalmente nós observamos o novo Boson com massa de 125.3 GeV com 4.9 sigma de significância.

Observamos uma partícula compatível com o Boson de Higgs. O Higgs é responsável pelas partículas terem massa, ou seja, a capacidade de se agruparem para formarem matéria. Sejamos gratos aos cientistas que descobriram mais uma parte misteriosa da natureza sem a qual nada do que conhecemos hoje existiria, nem sequer nós mesmos. [Science 2.0 webcast e live blog]

Leia o press release sobre a descoberta do Boson de Higgs

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

73 comentários

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Em tempo: Descobriram agora (em janeiro de 2017) que não foi ainda descoberto o boson de Higgs. Ver: : A quark like no other
    Era um boson errado. Voltamos ao zero.

  • Alberto Campos:

    Renato Augusto Neumann / 17.12.2012
    Realmente você pode estar com a razão. Aliás qualquer pessoa pode estar com a razão. Como diz o astrônomo português “João magueijo” não acredite em tudo que lhe ensinaram na escola. Realmente aprendemos muita coisa errada em cosmologia. A toda hora aparecem artigos desmentindo tudo o que foi informado antes. Até Einstein pode estar errado. Basta que se confirme que não aconteceu o big bang e que o universo não se expande, para que ele esteja totalmente errado. Veja na internet: “bigbangneverhappened.org ou “universe without big bang” ou mesmo o blog em português: “Olhando o Universo”. Você verá dezenas de evidencias da não expansão do universo. Conforme você pode notar, a teoria padrão não explica muitos fenômenos do universo e se nos não fizermos alguma coisa para mudar isto não sairemos desta mesmice. Se tudo isto não provar nada realmente você esta com a razão. Li ontem na revista: Scientific American de dezembro de 2012, sobre o boson de higgs, pg. 75, que até agora não se achou nada. O que foi encontrado não era o boson de higgs e sim outra partícula. E se não for encontrado? A física sofrerá um grande revés. Quem viver verá.

    • Alessandro Silveira:

      Nossa nem sei por onde começar, Meu Caro.
      Primeiro, tanto a Relatividade Geral quanto a Restrita foram teorizadas antes do descobrimento das galaxias por Edwin Hubble.
      A teoria do Big Bang foi desenvolvida paralelamente na década de 20, e com base na Teoria da Relatividade. Enfim, ou seja, mesmo se o Big Bang estivesse errado não invalidaria nada, é como supor que se a propulsão de plama não funcionasse o Eletromagnetismo seria inválido. Acho quer deves estudar, não precisa acreditar em tudo que te dizem na escola, apenas aprender o básico.
      Em relação à Expansão Cósmica eu nem tenho o que falar, tu mesmo podes confirmá-la com um telescópio se conhecer geodésica plana e a Métrica de Friedman-Lemaître-Robertson-Walker estudantes de física e/ou matemática fazem isso todos os dias mundo a fora usando Distância Comóvel.
      Falar do CMB, negar isso prova “evidencia de forma mais evidente” sua animosidade para com o conhecimento. Pois este ano foi lançado o Planck e confirmou o modelo do WMAP e ainda consolidou o Big Bang bem como a Teoria da Relatividade. Na verdade nunca se duvidou da CMB ela foi, na verdade, fundamental para a aceitação da, então discriminada, Teoria do Big Bang em sua época.
      Seus dilemas sobre o Bóson de Higgs mostra seu parco conhecimento em Mecânica Quântica.
      Nada do que falo é para te diminuir, apenas acho que se quiser mesmo apontar os erros humanos, deve primeiro conhecer os aspectos básicos da ciência que tanto discrimina.
      At.

  • Alberto Campos:

    Quando descobrimos a radiação de fundo, não se tinha o que contestar. Hoje já duvidamos desta radiação. Apareceu até uma outra evidencia mais evidente. O que se chamava de radiação de fundo, foi fotografado pelo satélite WMPA como plasma oriundo das descargas de raios gama dos confins do universo, que forma toda a matéria. Em cosmologia, o que se diz hoje pode ser diferente amnhã. Este boson se confirmado agora pode mudar amanhã para outra partícula e nos enganar por décadas, como a radiação cósmica de fundo. Muito cuidado portanto com esta descoberta.

    • Renato Augusto Neumann:

      tem que tomar cuidado é com seus comentarios seu Alberto Campos , a besteira que você cospe como comentario , eu fui procurar sobre esse satelite , oque tudo indica é que ele realmente confirmou a natureza da radiação de fundo , como sendo resquicios do big bang dentro do modelo Lambda-CDM., só o senhor acha essa besteira , ou dê as fontes , quando comenta a esmo assim , sem procedencia , e como se fosse papa do assunto …e ao que tudo indica essa paricula é o boson de higgs e não vai perder o titulo( 5 sigma de certeza), o eletron é o eletron até hoje filho , é fato que os modelos evoluem , como o atomo de bohr etc,e através da experimentação mais afina , da e assim modelos vão se ” modelando ” mas seu comentario é esquisito… não sou da area , mas acompanho muito sobre oassundo , nunca houvi falar oque o senhor desabravou no seu comentario sobra oque é a radiação cosmica na verdade, que eu saiba o modelo big bang é o mais aceito ainda na maior parte da communidade cientifica

  • Gil Cleber:

    Você tem razão, em parte. A elite é escrota, mas que o povo é mal informado pra cacete é inegável. E o pior é que parece não querer informar-se. Tente falar do boson de Highs para alguém do povo, um feirante, uma dona de casa, um lavador de carros etc e veja a resposta que você vai ter. Depois me conta.

    • renarruda:

      Gil Cleber, ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas que gostamos… Ainda que todos fossem alfabetizados e com cursos superiores o que não é premissa para se gostar do assunto discutido no artigo em questão, você com certeza encontrá poucos dispostos a entender sobre o bóson de higgs… Eu mesmo sou fisioterapeuta, mas discuto sobre e sempre que tenho oportunidade de falar ou ler algo sobre astrofísica por exemplo, eu faço questão de falar, e não conheço qualquer amigo fisioterapeuta, médico, quimico… etc que tenha tal interesse, então a falta de informação não um fator determinante deste caso…

  • Gil Cleber:

    Memórável descoberta, uma página das mais importantes na história da ciência. Pena que o artigo acima seja tão curto.
    Seria de capital relevância uma explanação minuciosa do assunto, esclarecendo, entre outras coisas, por que os cientistas acreditam que o fenômeno observado é, de fato, a partícula de Higgs, ou seja, que características eram esperadas e quais foram observadas para a confirmação se dar.
    Quanto ao muito lúcido comentário do Juliano de Jesus, minha pergunta é: o que é que ele esperava, com a educação pública brasileira no nível em que se encontra (e principalmente por conta dos “pedagogos” de plantão)? A “gentalha” não sabe nem o que é um átomo, quanto mais um bóson de Higgs. Se essa notícia fosse divulgada na mídia, o que o público perguntaria com certeza é “esse Higgs é goleiro de qual time?”.

    • aguiarubra:

      Desculpe corrigí-lo, mas GENTALHA é a imbecil elite brasileira e não o povo que sofre a 500 anos neste país com os abusos impetrados por esses traidores da pátria.

  • Henrique Martins:

    Uma no revolução da física!!!!!!!!!!!!!!1

  • Renata Policarpo:

    Eles realmente descobriram uma partícula que possivelmente pode ser o Bóson de Higgs, mas ainda realizarão mais testes para ver se é confirmado.

  • Juliano de Jesus:

    Eu fico loco com a mídia brasileira! A maior descoberta de nossa geração foi anunciada ontem e só se fala em curintia na tv e internet… Parabéns Brasil, seu futuro com certeza é decadente!

  • Vitor Borba:

    Isso aqui é um blog de ciências, por favor não chamem de “partícula de deus”..

    • Marcelo Ribeiro:

      partícula de deus, partícula de deus, partícula de deus, partícula de deus, partícula de deus, partícula de deus.

  • aguiarubra:

    SANTO EMPURRÃOZINHO DO FERMILAB, hein? Os caras do LHC, preocupados com as “ameaças de descoberta” dos americanos, agiram rapidinho prá não perderem essa “boquinha” de serem os primeiros a confirmarem a existência do Higgs!

    Vejamos, então, qual serão os próximos passos.

    • renarruda:

      Se bem que no início, o LHC recusou o trabalho sobre o boson de higgs! Quando aceito pela comunidade científica, eles começaram a investir!

    • aguiarubra:

      Pois é! Agora, precisam justificar os gastos, senão…

  • renarruda:

    Mas uma descoberta, que nos levará uma nova descoberta, e uma nova, e uma nova, e lá se vai mas mil.. Quero dizer que o universo é fantástico e é incrível essa afirmação sobre a probalidade em 95% de ser a boson de higgs, e com certeza novas teorias virão, novas descoberta e não parará… a vida é incrivelmente misteriosa e não saberemos ao certo 100% de como se formou ou do que é feito cada particula em nós!

  • garretereis:

    Os cientistas não confirmaram o Boson de Higgs! Eles confirmaram um Boson, PROVAVELMENTE o de Higgs!!
    Não é científico afirmar sem provas, ainda mais transformando em certeza oq os próprios cientistas da pesquisa apontam como incerteza!

    • JHR:

      Sim. Já havia comentado anteriormente este “pequeno detalhe” mas foi sumariamente removido. Não sei a quem exatamente interessa passar uma informação incompleta para as pessoas que aqui frequentam. A descoberta foi de um boson, mas não necessáriamente o boson de Higgs.
      Ou seja, a promessa de que hoje já saberíamos se o Bóson de Higgs existe ou não existe, não se cumpriu – continuamos no “pode ser que ele exista”.

    • eduardo:

      Muito bem dito, garreteris!
      Os cientistas não confirmam se a partícula é o boson de Higgs… ainda há muita análise a ser feita.
      Acho mais válida a leitura deste link aqui… http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lhc-novo-boson-nao-garante-higgs&id=010130120704

      Ao Hypescience: sejam mais cautelosos ao editarem um título… pq daki a pouco vai ficar parecendo com o portal Terra… sensacionalista.

    • garretereis:

      É justamente esse meu temor! Gosto do site, das matérias e dos comentários! Mas s ficar sensacionalista demais, como uma revista da abril, infelizmente será uma grande perda!!

  • Solemar Junior:

    não coloquem a palavra confirmada em maiúsculo, por favor, me lembram aqueles spans que se recebem no e-mail, só faltava os pontos de exclamações e pedir pra repassar pro o máximo de pessoas possíveis

  • Guto Schiavon:

    Pelo que entendi, encontraram uma particula consistente com o Bóson de Higgs, com probabilidade de ser ele. O titulo da noticia é chamativo, mas não é condizente com o conteudo.

  • Nik:

    Vamos ver como o exército americano vai tirar proveito disto.

  • azardomundo:

    pés no chão? é melhor fazer as malas e correr para as montanhas e gritar para os ets virem nos regatar dessa enboscada que esses loucos fizeram! ISSO NÃO E HIGG NEM BOSSON ISSO E UM BURACO NEGRO ESPEREM!

    • Guto Schiavon:

      Papai Noel e o um unicornio sairão desse buraco negro.

  • Darcy Brito:

    Sempre imaginei que tudo que existe no Universo, incluindo nós, é resultado de pulverização de uma partícula inicial cuja energia se distribui e se organiza de forma específica.Quem sabe não é essa Boson de Higgs?

  • André Luiz:

    Sou cético quanto a isso.

    • Jonatas:

      É uma sábia filosofia se manter com os pés no chão. Mas acho que a Quântica está indo muito bem. 🙂

    • rogerin PH02:

      Será!? Penso numa economia mau das pernas.

  • ::Telefunken:::

    Fascinante…Pense nas possibilidades e nos avanços que a física fará nos próximos anos…Com a descoberta dessa partícula,muitas teorias da Física Quântica podem ser finalmente comprovadas,como por exemplo,a Teoria das Cordas.Senhores,estamos simplesmente diante de uma das maiores descobertas da ciência neste século.Graças a essa descoberta a física nunca mais será a mesma.

    • EDSON_HYPE:

      Continuará sendo a mesma, pois ela já considera seus trabalhos em cima de bases teóricas a respeito do bóson.

      Agora falta encontrar as outras 4:

      https://hypescience.com/podem-existir-5-particulas-divinas/

    • D. R.:

      Com respeito à Teoria das Cordas, segundo li no artigo do Tubo de Ensaio, o físico Alexandre Zabot afirma justamente o contrário:

      “… Meu amigo Alexandre Zabot, da UFSC, tem a mesma impressão: “ao meu ver não há nada que vá mudar porque se trata simplesmente de dar uma espécie de ‘fechamento lógico’ ao Modelo Padrão”, afirmou. Para ele, o impacto vai se limitar à ciência. “Se esta descoberta for confirmada mesmo, lança ainda mais descrédito sobre as chamadas Teorias de Supercordas, que, até o momento, não passam de teorias altamente especulativas”, acrescentou. …”

      FONTE: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/?id=1271795&tit=enfim-encontrado

    • aguiarubra:

      Não vejo onde a Teoria M foi abalada.

      Segundo Michio Kaku (vide youtube: Boson de Higgs e a Teoria das Cordas http://www.youtube.com/watch?v=RzwrGbyZiDk ) os bósons são “cordas em vibração”!

      O que vai refutar ou confirmar a Teoria das Cordas é a tentativa que o LHC vai fazer em encontrar a tal “matéria escura”. O Higgs é, apenas, mais uma partícula da “bagunça de partículas” que é o Modelo Padrão de Partículas, que, segundo Michio Kaku, é a teoria mais feia que já apareceu em toda a História das Ciências.

      As dúvidas sobre a Teoria M é que essa teoria ultrapassa até os sonhos mais loucos dos místicos de todas as eras. Assim, a “esperança” dos físicos que fazem o consenso cartesiano-newtoniano é que a descoberta desse bóson ponha uma pá de cal na Teoria M…

      Acho que esses newtonianos de plantão vão ter uma tremenda e desagradável surpresa com a continuidade dos trabalhos do LHC.

      O que lhes “salvará” agora, penso eu, é a interrupção das pesquisas por causa da crise econômica européia.

      Mas deixa estar, que a “coisa” não vai ficar assim. A Teoria M ainda tem muito fôlego para sobreviver a esses físicos “apavorados” com a realidade vislumbrada nas “supercordas”…

  • Rui Simon Paz:

    Sem dúvida, um grande passo. Mas, ao contrário do que alguns esperam, o boson de Higgs não se constitui em uma fronteira final do que conhecemos como matéria. Na verdade, é uma nova porta para algo muito maior, ainda inimaginável que vem pela frente. Todo limite é abertura. Vide o genoma. Parabéns aos incansáveis cientistas que buscam explicar, em última, instância, afinal: quem somos, de onde vivemos e para onde vamos?

  • magoado:

    tem coisas que as pessoas acredita tem coisas que as pessoas duvida e criticam ….mas com o tempo todos vão seguir a, segamente …..!!

    • Everton:

      Nao entendi nada. Seu português, além de sua estrutua linguística precisa ser revista urgente. Claro que você pode ter sido, de modo falho, satírico ou algo assim…

  • André de Santa:

    É um marco na história da física quântica. Adaptando a frase de Neil Armstrong: “É um pequeno passo para a física, mas um gigantesco passo para a humanidade”.

  • Dimitri Diniz da Costa:

    Não sei por que insistem em anunciar essa descoberta com “Deus”. Para quem não sabe, essa partícula foi tratada como “maldita”. No inglê “goddman particle” foi alterada pelo redator para “god particle” por que ele achou ofensivo a palavra “maldita”. De fato, de “Deus” não tem nada.

    • Cesar Crash:

      Goddamn.

  • Pedro Arigoni:

    Simplesmente incrível! Com certeza o primeiro grande passo a queda de todas as religiões, uma pena que não estaremos mais aqui para ver todas elas caírem a medida que os estudos avançarem.

    • D. R.:

      De onde você tirou isso?

      O que tem a ver o Boson de Higgs com religião?

      Como o Dimitri Diniz bem explicou acima, a “partícula de Deus” não tem nada a ver com Deus!

      Ai, ai, ai, esse apelido ainda vai dar muita confusão!

      Da mesma forma que muitos ateus devem estar pensando que agora a ciência provou que Deus não existe, deve ter muito crente por aí achando que a ciência provou a existência de Deus; já que encontrou a “partícula de Deus”!

    • Pedro Arigoni:

      Não fiz meu comentário referente ao nome da partícula e sim ao que ela faz. O que eu quero dizer é que contos fadas como a bíblia, Adão e Eva e blá blá blá, vão perdendo o sentido, já que para algumas pessoas isso tem sentido, portanto quando mais pessoas vão deixando de acreditar nesses contos (uso o termo conto porque não existe prova disso, apenas um livro que CONTA isso e pessoas para crer) e acreditar mais na razão.
      A descoberta do Bóson de Higgs é um marco explica muita coisa, como por exemplo, que o homem não veio barro, ambos são matéria e tem o mesmo “início” quando levando em conta as partículas.

    • Pedro Arigoni:

      “ambos são matéria e tem o mesmo “início” quando levando em conta as partículas.” É óbvio que isso a gente sabia, mas o BH explica como somos feitos, o que nos dá massa.

    • Igor Alves:

      Como? a religião – vulgarmente assim chamada pelos céticos-.Em momento algum cai por terra diante de descobertas voláteis da nossa geração, veja bem: ” Acharam o Bóson de Higgs, porém ao acharem tal marco, não conseguem explicar de onde esse provém, logo se perdem no hiato dominante do homem desde o começo de sua existência.

      Um evangélico nato dirá a você que Deus criou essa “tal partícula”, porque para nós, o começo provém dele, ou seja tudo o que o homem descobre vem dele. Logo o Homem nunca chega ao ponto inicial,sem que a gritante pergunta seja feita “” E de onde isso veio?””.

      Entende que o ínicio nunca sera descoberto? pois do incio precisa- se de outro inicio para que ele ocorra.

      Não estou de forma alguma relutando suas afirmações, mas apenas questionando as falácias que comentastes ;)Falow!

      Obs: Desculpe os erros grotescos na linguagem, mas não tenho tanto vocabulário como a maioria aqui .

    • Pedro Arigoni:

      Quanto melhor for a esplicação a respeito da origem de tudo que nos cerca menos religiões existirão. Sempre terão pessoas dizendo que tudo que é descoberto foi deus que criou, mas a medida que a ciência avança a venda vai caindo aos poucos até a não existam mais “cegos” no mundo.

    • Pedro Arigoni:

      explicação* ¬¬’

    • cesarjbn:

      Estimado Pedro.

      Concordo com você em gênero, número e grau.

      Não somos corpo/alma/espírito como nossa educação religiosa nos impõe, mas Energias-Conscientes; cuja Essência é a Energia de Nossa Consciência, que nos julga e quem nos julgará no instante de nossa passagem.

      O corpo e o espírito que o contorna são reservatórios que aprisionam a consciência.

      O importante é despertar, urge fugir da inconsciência de si mesma, isso vale pra todos!

      Conhece a ti primeiro, pois ninguém, ninguém mesmo foge ao julgo e/ou jugo da própria consciência.

      A Energia-Racional-Consciente-Suprema, nada a ver com religião, é você em miniatura, mas para entender esse fenômeno basta se conhecer, eu já o fiz agora te aguardo.

      Dizem que a fé resolve tudo, mas a certeza é ainda melhor, fico com a segunda opção. Grato.

      Sds/César JBN – Energia-Consciente.

      http://cesarjbn.wordpress.com/

      http://cesarjbn.blogspot.com/

      GOOGLE +

      https://plus.google.com/u/0/stream

      https://picasaweb.google.com/115673666365634960831/FilmesVideos

    • EDSON_HYPE:

      Você diz que somos uma energia consciente. Isto é por sí só deveras muito superficial, porque para termos consciência foi necessária a formação complexa de bilhões de estruturas interconectadas, cada qual com uma função específica. Estamos profundamente mergulhados em fantásticas questões filosóficas onde pessoas que não sabem de onde vieram dizendo sobre consciência e cientistas colidindo partículas jamais serão capazes de responder. Querendo ou não, aceitando ou não, concordando ou não, sempre estaremos diante do Grande Muro da Metafísica, pergutando o que há do outro lado…

    • cesarjbn:

      Estimado Edson.

      A maior e mais terrível doença da humanidade é a amnésia cósmica que proporciona o esquecimento de nossa origem primeira e última.

      O muito que sabemos após o Big-Bang torna-se, até agora para os cientistas e nós outros, nada se comparado ao que precisamos saber do antes desse evento singular.

      Nosso futuro está no passado; compreendê-lo e recordá-lo é o objetivo para atingirmos nosso intento!

      Devemos voltar para seguir à evolução e não prosseguir enganosamente com a visão futurista.

      O destino último, caminho da verdade e da existência do SER RACIONAL, está no antes e não no durante o Plano Relativo (material/espiritual), o agora presente! Grato.

      Sds/César.

    • aguiarubra:

      P.: “…para termos consciência foi necessária a formação complexa de bilhões de estruturas interconectadas, cada qual com uma função específica…”

      Comentário: ora, ora, ora! Essa concepção maquínica é tão “metafísica” como qualquer outra, meu caro!

      No entanto, a existência de um campo de Higgs vai representar, daqui pra adiante, uma literal “pedra” no caminho dessa concepção epifenomênica de consciência, pois para lá da “GRANDE BARREIRA DO CAMPO DE HIGGS”, há as chamadas “partículas virtuais” onde cabem, perfeitamente, os “espíritos” da metafísica espírita!!!…rsrsrsrsrs…

      Metafísica por metafísica, acho que vc tem razão ao escrever que: “…sempre estaremos diante do Grande Muro da Metafísica, pergutando o que há do outro lado…”

    • Igor Alves:

      Bom, é sua opinião e é louvável que a tenha.

      Mas o islamismo e protestantismo cresce em larga escala, no Brasil já são 57 milhões, e na europa, os islâmicos estão tendo em média 5 filhos todos adeptos dessa religião, isso é fato comprovado, ou seja dali da “europa” surge o islamismo, daqui do Brasil surge o protestantismo e assim elas se erguem, e ganham forçam emergem como um vulcão, e nada as impedirá de crescer..

      Isso é um fato ;)..Obs:

    • Jonatas:

      Nenhuma delas caem por terra, nem ciência, a grande estrela do mundo real, nem religião, o vetor da construção da história. Sim, cidades, pirâmides, culturas, tudo foi construído em função de religiões, mitos e lendas. Somos pequenos demais para ter qualquer certeza de algo de níveis superiores a nossa própria existência, e isso vale para as duas, mas as frentes estúpidas que se manifestam em ambas se recusam a aceitar esse fato. O que a ciência faz cair por Terra? os mitos, os dogmas e outras certezas religiosas ultrapassadas pelo avanço do pensamento intelectual. Tem sido assim desde que a ciência laica ganhou espaço, mas a verdadeira luta de um cientista de verdade não é derrubar qualquer religião, é descobrir a verdade, e muitas vezes as religiões estão enganadas em seus dogmas.
      E, por mais que os religiosos conservadores esperneiem e protestem contra esse progresso, esse progresso é o que há de mais positivo à humanidade e à própria religiosidade.

    • Pedro Arigoni:

      “O que a ciência faz cair por Terra? os mitos, os dogmas e outras certezas religiosas ultrapassadas pelo avanço do pensamento intelectual.”

      Creio que religião alguma sobreviva sem dogmas, ao menos um que seja, portanto sua queda é, ao meu ver, inevitável.

      “a verdadeira luta de um cientista de verdade não é derrubar qualquer religião, é descobrir a verdade, e muitas vezes as religiões estão enganadas em seus dogmas.”

      Foi basicamente o que eu quis dizer Jonatas, uma vez um que a verdade aparece, religões caem, tem sido assim desde o início dos tempos, quantas religiões antigas já cairam?!
      Eu dizer que mais religiões cairão é uma opinião minha sim e eu não sou dono da verdade, e quero eu nunca ser, mas é algo que eu simplesmente vejo, e essa descoberta é, para mim, um grande passo, talvez uma perspectiva para um futuro sem religiões.

    • cesarjbn:

      Quando a humanidade evoluir ao ponto que não precisar mais de religião, é porque chegou o momento da consciência plena.

    • cesarjbn:

      Amigo Igor.

      Quando criança os outros falaram por mim, botaram palavras em minha boca e me ensinaram essas mesmas ilusões que perduram faz séculos de sofrimento e dor; hoje por não acreditar mais nisso, sabedor da água que corre sob a ponte com destino a origem seu caminho o mar, sou uma pessoa feliz, livre e de plena consciência sobre mim, sobre o Plano Relativo (material/espiritual), esse Cosmos, a bolha em que vivemos; porém, ainda mais importante e acima de tudo sobre o caminha da verdade e da existência. Grato.
      Sds/César.

    • Igor Alves:

      Não estou preso em um casulo criado por ninguém,não sou alienado, nem construo uma barreira que me impeça de viver.

      A ciência é fascinante, sim ela é, mas entenda que a religião pelo menos a que sigo, em nenhum momento dá uma resposta que seja contrária a ela, pois em um certo ponto do pensamento cientifico, ele se esvai, se perde em suas próprias dúvidas, pois o mundo é movido por elas – ás duvidas-.

      Entendas que vejo o mundo como apenas um plano, não sou desse plano, e tenho tido experiências ótimas tanto espirituais quanto empíricas no que sigo e acredito.

      A Ciência me acha uma partícula, mas essa particula se prende a outra, que logo se prenderá a outra, e assim chegara a um ponto, desse ponto se irá a outro e chegará a um lugar onde não haverá explicação.

      E o ínicio? – como existiu o inicio, qual o inicio do inicio?”

      Entende que o dogma aqui permeia sobre a ciência não sobre a religião?

      Entende que não é algo culturalmente construído, mas sim algo totalmente vivido por mim?

      Sou empiricamente tomado por essa força espiritual na qual acredito, não me cegto para os avan~ços que batem a porta, mas não os vejo derrubr de forma alguma crença alguma, pois as descobertas seguem, e se vão, e se vão e a resposta nunca é encontrada, pois a religião, a teoria criacionista, por mais contestada que seja, ainda exerce uma explicação única para o começo.

      Uma força maior seja ela interpretada de qualquer forma, agiu sobre a criação, não existe dúvidas sobre isso, pois não se acha o começo sem procurar o começo daquele..

      Repeti várias veze sa mesma tecla, pois a lacuna impreenchivel dos cientistas, e perdurará pela eternidade

    • cesarjbn:

      Estimado Igor Alves.

      Religião e espiritismo são enganos que nos encantam, saia dessa ilusão!

      Não somos corpo, alma e/ou espírito com as crenças, todas, não impõem!

      Somos Energias-Conscientes, nossa Essência é a Energia de Nossa Consciência, que nos julga e quem nos julgará no evento da passagem.

      Deus Verdadeiro não é religioso, nem um espírito de luz como nos impuseram acreditar; está em tudo e em todos, porquanto é um Plasma de Luz Pura, limpa e perfeita que na Onipresença, Onisciência e Onipotência consolida toda a Energia do Universo Relativo (efeito, Plano dos sentidos e das formas, este Cosmos esférico em que vivemos) bem como o Universo de Origem Absoluta (causa, radial e sem formatação); somos sim uma unidade dessa infinitude, semelhantemente ao pingo de água que deixa o Oceano rumo ao continente e retorna pela correnteza da foz do rio a sua origem primeira e última para compor o UNO. Grato.

      Sds/César.

    • nikapinika:

      Pedro,
      acho que as religiões conhecidas serão destruídas por elas mesmas, por seus próprios atropelos. E novas surgiram, “corrigindo” o erro das anteriores e criando erros novos. Religião é hidra.
      Quanto ao credo/fé, acho que ele não acaba enqto existir a dúvida. Sempre vai ter quem pesquisa até desvendar; mas sempre vai ter quem surja com uma resposta esotérica. Além disto, certas dúvidas trazem medo. E o medo não sustenta a pesquisa, mas sim a resposta mais fácil.

    • aguiarubra:

      É que os domínios das religiões estão no “desconhecido”. E os limites da Ciência está no “conhecido”.

      Mas, como a realidade é ‘inesgotável’, jamais deixará de haver Religião(e Esoterismo, Ocultismo, Misticismo) entre os seres humanos, pois a Ciência, embora sempre avance, NUNCA encontra uma “Teoria de Tudo” para explicar o inexplicável.

      O melhor que a Ciência faz é ‘atualizar’ os marasmos das religiões. No entanto, tão logo as “teias de aranha religiosa” vão sendo limpas pelas descobertas científicas, novas formas de “adoração” ao que é “meta”-físico aparecem.

      Vide exemplo na proliferação de “cultos jedis” na “científica” Europa de nossos dias.

      Ora, a Europa já teve os seus tempos (e templos) de Positivismo Científico. Hoje, há “variantes” disso pipocando por lá, não é mesmo?

  • luysylva:

    um dia seremos uma não planetária!

  • Alberto Felske de Almeida:

    Como professor de antropologia, tenho estudado como o homem, ao longo de toda sua história, busca uma explicação para sua própria existencia. Essa odisséia de procura é intensificada com a necessidade de encontrar um “deus” ou “deuses” que o remetam ao conhecimento, aí sim, de um Deus completo e criador, ou iniciador, para todas as coisas.
    Lendo o artigo, me sinto ainda mais observador dessa imorredoura e desafiadora procura.
    Cabe, destarte, algumas inquirições: Estão nossos laboriosos cientistas no caminho de encontrar, e confirmar a existência, de um Deus Criador? Poderemos aglutinar, num futuro próximo, as teorias do criacionismo à do evolucionismo, dando margem ao surgimento da teoria do criacionismo evolutivo?
    É aguardar para saber.

  • Marne Dulinski:

    Li a Matéria e fico muito contente de saber que as Pesquisas Físicas estão tendo o sucesso imaginado e esperado por nossos Cientistas!
    Continuarei lendo e acompanhando a grandiosa noticia e, dando meus parabéns aos nossos valorosos Cientistas!
    Ufano-me com a maravilhosa descoberta do Bóson de Higgs! (Partícula de Deus)

  • cesarjbn:

    Quando a ciência refere-se a palavra Deus é apenas força de expressão, senão se reporta a um Deus Não Religioso, uma vez que o das crença não existe, é só e somente o convencional das várias culturas da humanidade onde cada uma tem o seu ilusório senhor!

  • Rita de Cassia Marques:

    Estou muito feliz por acompanhar uma descoberta de tamanha importância para a Física Quântica.

  • Jonatas:

    Aprecio a vitória e empolgação que ela traz à física quântica, isso é um marco histórico, uma confirmação que abre a janela da continuidade, e os físicos sabem disso muito melhor do que nós. O fato de que agora a física quântica mostra seu valor, e os anti-quânticos, anti-bigbangs e anti-física-moderna de plantão terão que rever muito de seus critérios. Algo que eu já imaginava, pois são séculos de pesquisas, erros e acertos melhorando cada vez mais os modelos da física. Sempre haverão dúvidas, e elas são a força motriz da descoberta.
    E agora?
    A partícula era teórica, agora com 95% de certeza é real.
    O que ela faz ainda é teórico, e como ela faz pra fazer o que faz, também ainda está nos cálculos e simulações e levar-se-a anos estudando, e entre surpresas, descobertas e confirmações que estão por vir, seu estudo ocupará disciplinas e mentes numa fascinante jornada.
    Quem sabe vossa bosonidade não da uma “luz” a respeito das tais matérias e energias escuras? Afinal ela atribui a propriedade fundamental da matéria, e está em toda parte.

    • Everton:

      Muito bem comentado Jonatas!
      Só um detalhe: a probabilidade das medições estarem corretas é de mais de 99,9999%

    • Karl:

      “Sempre haverão dúvidas, e elas são a força motriz da descoberta.” gostei dessa 😀

    • EDSON_HYPE:

      O fator escala nessa jornada é muito importante. Façamos um exercício mental: Se fossemos muito maiores e uma partícula subatômica fosse o o planeta terra, por exemplo, e os cientistas “conseguissem” com tudo o que possuem(entre aspas porque 95% ainda não é 100%) desmembrar e considerar cada continente como sendo o tal bóson de higgs, ainda haveriam as ondulações montanhosas, desertos, águas, formigas, etc… não detectados devido as dificuldades técnicas inegáveis. Eles apenas (e ainda talvez) chegaram aonde conseguiram chegar, de acordo com nosso atual conhecimento, atual mecanismo tecnológico, mas também a sempre atual limitação, ou seja, não se pode afirmar que o bóson é indivisível, o pilar da matéria, ele ainda está mergulhado em profundos mistérios, pois do que é feito o bóson? É INEVITÁVEL as limitações técnicas que irão SEMPRE entregar INTERROGAÇÕES a futuras perguntas como essa.

  • Paulo da Costa:

    De fato é um marco nesta geração, acima de tudo o que já aconteceu nesta, fico extremamente feliz por estar vivo e presenciando esta mudança.

    Também quero estar vivo para ver o que farão com essa partícula, será que realmente o homem tentará “brincar” de Deus?

  • Everton:

    Grande marco científico!

    Agora as possibilidades, confirmações e rejeição de hipóteses, mudanças em teorias vão ser em enorme quantidade.

  • Danielle Dias:

    Simplesmente INCRIVEL!! E assim começamos a entender de onde vimos.

Deixe seu comentário!