Braço robótico pilota um Cessna Carava; confira

Por , em 20.10.2016

Este sofisticado robô mais se parece com canos PVC conectados, mas ele é capaz de realizar várias manobras em um avião Cessna Caravan. A empresa Aurora Flight Sciences publicou um vídeo de demonstração do robô, que é supervisionado por um piloto humano.

No início, o homem parece reticente quanto ao desempenho do robô, mantendo a mão perto do manche, mas depois ele vai relaxando e passa a tomar notas sobre a experiência.

Chamado de ALIAS (Aircrew Labor In-Cockpit Automation System), o robô é composto por um braço robótico e uma interface em um tablete com reconhecimento de velocidade, além de outros componentes. Quando instalado em um avião, ele age como um copiloto. Enquanto ele mantém a aeronave no ar, o piloto humano pode relaxar, curtir a paisagem ou se concentrar em outros problemas ou ameaças (no caso do sistema ser usado em aviões militares no futuro).

robo-pilotando-aviao

“O conceito ALIAS da Aurora utiliza manipulação robótica minimamente invasiva e visão de máquina para controlar e perceber instrumentos de aeronaves. Um elemento chave do programa é a habilidade de rapidamente treinar o sistema para se adaptar a uma nova aeronave em menos de um mês”, descreve a empresa. “Sucesso na introdução do sistema ajudaria a melhorar a performance do piloto e reduzir a carga de trabalho individual, enquanto reduz custos na forma de treinamento simplificado e menores custos com a equipe”. [Engadget]

O próximo passo dos desenvolvedores da tecnologia é instalar o ALIAS em um helicóptero para outra demonstração. Para conferir a performance do sistema no Cessna, confira o vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!