Brócolis ajuda a limpar bactérias nos pulmões

Por , em 9.05.2011

Segundo uma nova pesquisa, comer brócolis pode ajudar o sistema imunológico a limpar as bactérias nocivas nos pulmões, e, portanto, o vegetal pode ser útil no tratamento de doenças pulmonares.

Para garantir que os pulmões funcionem corretamente, as células brancas do sangue, chamadas macrófagos, removem detritos e bactérias que podem se acumular nos pulmões e causar infecção.

Esse sistema de limpeza é deficiente em fumantes e pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – uma combinação de enfisema e bronquite – que sofrem de infecções frequentes.

Agora, pesquisadores descobriram que uma via química nos pulmões, chamada NRF2, envolvida na ativação do macrófago, é eliminada pelo tabagismo. Eles também descobriram que o sulforafano, uma substância química presente no brócolis, couve-flor e outros vegetais crucíferos, quando mastigada pode restaurar essa via.

43 pacientes com DPOC participaram da pesquisa. Os cientistas expuseram os pulmões com deficiência de macrófagos a duas cepas de bactérias que são causas comuns de infecções associadas com DPOC. Na presença de sulforafano, o caminho NRF2 foi estimulado e a capacidade dos macrófagos de reconhecer e engolir bactérias foi restaurada.

Os pesquisadores então expuseram ratos à fumaça de cigarros por uma semana ou seis meses. Ambos os grupos tiveram um aumento de colonização bacteriana nos pulmões, semelhante à observada em pacientes com DPOC.

Depois de tratar os ratos com sulforafano, os cientistas descobriram que as células mataram mais bactérias. Ao invés de ativar mais macrófagos, o sulforafano pareceu melhorar a funcionalidade das células já presentes.

Segundo os pesquisadores, não só DPOC, mas muitas doenças prejudicam a função pulmonar como resultado do aumento da função bacteriana nos pulmões, então o estudo pode ser extrapolado para essas outras doenças.

O sulforafano é encontrado no brócolis em sua forma precursora, e é convertido para o composto ativo por enzimas presentes na saliva e bactérias intestinais. Os níveis de enzima variam entre as pessoas e, portanto, seria esperado que a dose de sulforafano obtida pelo consumo de dieta varie entre as pessoas também.

Além disso, os pesquisadores afirmam que mais estudos em humanos são necessários para estabelecer os efeitos benéficos de uma dieta rica em sulforafano na defesa imunitária do organismo.

A equipe acabou de começar a fase 2 de ensaios clínicos para testar o composto em pessoas com DPOC, para ver se ele melhora a função pulmonar dos pacientes, mas levará pelo menos três anos antes de sair algum resultado. [NewScientist]

• Patrícia:

Oi.
    Mandei um email para o site: http://www.fdd.org.br sobre o cultivo de brocolis sem agrotóxicos, e estou esperando resposta.
    Um ótimo dia a todos.

• ronaldo de souza lima:

Gostaria de mais novidades,(beneficios) a respeito do brocolis e/ou outros produtos para tratamento da dpoc.
    O alho também é eficaz???
    Grato.
    Ronaldo

• Gilmar Gil:

Realmente este vegetal é benéfico para a saude .
    Para poder utilizá-lo mais corretamente assim como todos os demais vegetais deve-se imergir em uma solução de agua mais acido acetico por no minimo 30min , assim eliminará parcialmente agrotoxicos .

Brocolis cru seria o ideal, pois a fervura destroi seu potencial!Eu plantei brocolis em minha horta, pois queria consumi-lo sem quimicas, mas os pulgões infestaram as flores ,fiz todas as receitas caseiras p\ livra-los das pragas e nada funcionou, fui à casa do fazendeiro pedir uma orientação , lá me disseram q ñ há como dizimar a praga do pulgão sem usar produtos quimicos,escrevi ao globo rural, me mandaram a receita da calda bordaleza , usei fumo c\ sabão tbm,, mas ñ matou tudo ,sempre haviaum pouco de colonias de pulgão , e era de dificil limpeza para o comsumo, perdi quase toda a safra, pois c\ agrotoxico eu compro no mercado sem tanto trabalho, enganam-se quem pensa q brocolis e 100% saudavel, a quimica usada nele permanece mesmo q ñ vejamos ao consumi-lo.Sem veneno ele ñ florece , os pulgoes matam todos antes da colheitas, plantei até cravo de defunto entre as mudas, porque li na net q o cheiro desagradavel espanta as pragas, mas tbm ñ funcionou!

• Luciene Senne:

A mão natureza dá todas as dicas, nós é que, na correria do dia-a-dia, não prestamos atenção. Adoro brócolis principalmente qdo misturado no macarrão alho e óleo, uma delícia.

Ótima notícia, obrigada pela informação.

Sobre o comentário do Marte, eu já tinha lido em algum lugar sobre alimentos funcionais para determinados órgãos terem algo parecido com o órgão. Seria coincidência ou é mesmo dica da natureza? Vou até pesquisar sobre o assunto.

• big bang:

Sempre gostei de brocolis, mais um motivo!

• NiNjA:

o Marte falou td ^^, legal sobre outras coisas q dao dicas pela sua forma, e quanto ao brócolis tinha pensado a mesma coisa xD, bom eu tou com uma tosse mto ruin de um possivel começo de resfriado, segundo minha médica e tou comendo brócolis cozido q sobrou do almoço , nesse momento, xD peguei ele inclusive pela notícia hahaha, abrass o/

Artigo bacana.

O engraçado é que o brócolis lembra bastante os álveolos pulmonares. Parece até uma dica da mãe natureza.

E embora tenha sido recentemente colocado em dúvida, continuo acreditando que muitos alimentos dão pistas para que servem aos humanos pela sua forma ou textura.