Buscando Sinais de Tecnologia Alienígena em Sistema Planetário Perfeitamente Sincronizado

Por , em 15.03.2024

A investigação de um sistema planetário notavelmente sincronizado a aproximadamente 100 anos-luz de distância está despertando interesse na comunidade científica por potenciais sinais de tecnologia extraterrestre. No centro deste sistema está a HD 110067, uma estrela anã laranja, cercada por seis exoplanetas em um raro alinhamento de ressonâncias orbitais. Esta configuração sugere que o sistema manteve sua estabilidade por aproximadamente um bilhão de anos, um fator que pode favorecer o desenvolvimento de vida.

Cientistas, liderados por Carmen Choza do Instituto SETI, têm explorado essa estabilidade como uma possível incubadora para a vida. Eles conduziram uma busca detalhada por sinais de rádio, ou “tecnossinais”, que poderiam indicar a presença de tecnologias avançadas. Até agora, essa busca não resultou em descobertas, mas a equipe está confiante de que futuras observações mais refinadas poderão ser mais reveladoras.

Uma ilustração que exibe a cadeia de ressonância dos exoplanetas ao redor da estrela HD 110067. (Thibaut Roger, NCCR Planets)

A busca por sinais de vida inteligente na Via Láctea é desafiadora devido à vastidão da galáxia e à incerteza sobre o que procurar. Usando a Terra como referência, os cientistas do SETI estão analisando uma variedade de sinais de rádio, na esperança de encontrar padrões similares que possam ser atribuídos a tecnologias alienígenas.

O sistema HD 110067 é particularmente interessante nesse contexto. Com sua notável estabilidade e planetas que potencialmente podem suportar água líquida, torna-se um candidato ideal para futuras pesquisas. A equipe, usando dados do Telescópio Green Bank, buscou variações nas frequências que pudessem indicar tecnologia extraterrestre, mas até agora, esses esforços não resultaram em descobertas concretas.

Apesar da falta de resultados imediatos, as características únicas do sistema HD 110067 continuam a ser um foco de interesse. Choza e sua equipe são otimistas quanto ao uso de métodos de busca mais avançados no futuro, mantendo o sistema como um alvo promissor na contínua busca por sinais de tecnologias extraterrestres. Este estudo foi publicado nas Research Notes da American Astronomical Society (AAS).