Cafeína tem mais efeitos nos meninos do que nas meninas

Por , em 9.12.2010

Segundo pesquisas, os adolescentes estão cada vez mais consumindo cafeína. Ainda assim, poucos estudos empíricos focaram nessa população. Alguns cientistas acreditam ser muito importante compreender o impacto do consumo de cafeína nos adolescentes.

O assunto se torna ainda mais importante agora que um novo estudo mostrou que meninos – mas não meninas – que consomem cafeína têm um aumento na pressão arterial.

A pesquisa contou com 26 meninos e 26 meninas de 12 a 17 anos, que beberam o refrigerante Sprite. A bebida não contém cafeína, mas os pesquisadores adicionaram 50, 100 ou 200 miligramas de cafeína em alguns dos refrigerantes das crianças. Em seguida, observaram as mudanças na pressão arterial e na frequência cardíaca dos participantes a cada 10 minutos até uma hora.

Os meninos que beberam as maiores quantidades de cafeína tiveram os maiores aumentos na pressão arterial, em comparação com os meninos que ingeriram menos ou nenhuma cafeína. Os pesquisadores não encontraram relação entre a pressão arterial e o consumo de cafeína em meninas.

No final da sessão, os pesquisadores deram às crianças um questionário e uma oportunidade de comer o quanto quisessem de: doces (com altos níveis de açúcar e baixo teor de gordura), batatas fritas e chips (com baixos níveis de açúcar e altos níveis de gordura) ou doces (com altos níveis de açúcar e altos níveis de gordura). Os participantes que ingeriram mais cafeína comeram mais alimentos com muito açúcar.

Nas respostas ao questionário, meninos e meninas deram diferentes motivos para consumir cafeína. Segundo os pesquisadores, os meninos tinham mais probabilidade a responder que consumiam cafeína “para obter energia”, “para começar uma corrida” e pelo “desempenho atlético”.

Ainda assim, tanto meninos quanto meninas tinham quase a mesma probabilidade de relatar o consumo de cafeína porque seus amigos também estavam consumindo, ou porque a cafeína ajudava na concentração.

Estudos anteriores mostraram que as meninas adolescentes consomem bebidas energéticas com menos frequência do que os meninos. Os pesquisadores acreditam que as meninas podem beber menos porque não experimentam os efeitos positivos da cafeína da mesma forma que os meninos. Mas pode ser também que elas simplesmente não experimentam tantos efeitos positivos porque consomem menos cafeína. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Akemi:

    Falar que marmanjo de 17 anos é criança foi apelo.

    Mas no resto a pesquisa é bem interessante.

  • Linguiça:

    Farofa, você deve ficar longe de churrascos e afins, vai que alguém decide colocar farofa na linguiça. XD

  • Elizabeth:

    Definitivamente homens e mulheres são muito diferentes. Mulheres são mais sensíveis à bebida alcoolica, homens são mais sensíveis à cafeína, entre outras coisas que ainda desconhecemos.
    A medicina deveria estudar mais esses aspectos, pois pode ser que medicamentos sejam mais ou menos eficazes conforme o sexo do doente.

  • Farofa:

    Felipe quem disse que cafeina é café?

    cafeina é encontrada em varias comidas: chás, bebidas energéticas, café propriamente dito, coca-cola, pó de guaraná, açai…

    e pode simplesmente ter sido adicionada ao sprite

    comido a cafeina não tem mais efeito… sim, sou dependente de cafeina, para terem ideia, se eu fico 2 dois sem tomar café ou coca, me da uma dor de cabeça insuportavel, e é só tomar café que depois de uns 30 minutos melhora, e sim é o café, já tentei tomar remédio para enchaquecas, aspirina, analgésicos, e ficar em um quarto escuro, nada disso resolveu, foi só tomar o café que passou… claro que não testei todos os remédios de uma vez, era em intervalos de uma a duas semanas eu tentava outro método, no dia do quarto escuro eu fiquei a noite inteira com dor de cabeça, cedo antes de trabalhar que tomei o café

  • Felipe:

    pô eles nem testaram café puro , café com sprite ? além de ruim ,possa ser q essa mistura q tenha causado aumento na pressão , não necessariamente o café em si . Sem contar q 26 pessoas é pouquíssimo para se afirmar algo!

  • Peu:

    Interessante …

Deixe seu comentário!