Campanha ateísta sofre “perseguição”

Por , em 10.01.2011

Cartazes veiculando a idéia do ateísmo, criados pela organização Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), para combater o preconceito àqueles que preferem não ter nenhuma religião foram censurados. Eles circulariam pelos ônibus de Salvador e Porto Alegre.

A própria empresa contratada pela Atea para a divulgação dos cartazes foi quem barrou a circulação deles. Segundo a empresa, isso aconteceu em Salvador porque eles acreditavam que o estado e os empresários responsáveis pelas linhas de ônibus poderiam não concordar com a divulgação das peças. Agora a Atea afirma que está estudando possíveis recursos contra a empresa.

Já em Porto Alegre, a situação foi outra. A Agência de Transportes Públicos vetou os cartazes porque eles veiculariam mensagem de conteúdo religioso e isso não era permitido por lei.

A mensagem dos cartazes, basicamente, é que ter religião não define seu caráter. Uma das mais marcantes é a de Charles Chaplin e Adolf Hitler, mostrando que o primeiro era ateu enquanto o segundo era religioso.

Segundo a Atea a idéia não é “converter” as pessoas ao ateísmo, mas buscar uma igualdade, fugir do preconceito que existe contra aqueles que preferem não seguir nenhuma religião.

A idéia da campanha surgiu após o “ataque” do apresentador José Luiz Datena contra os ateus em seu programa.

Confira os outros cartazes:

O que você acha, leitor? Os cartazes deveriam ser publicados ou não? Deixe sua opinião nos comentários.[Atea]

1.070 comentários

  • Joao Paulo:

    _Leis dada a Israel não era lei da matança indiscriminada, Deus se viu prejudicado com essa conduta, por eles terem saidos dos trilhos no futuro porque eles matavam seus profetas, é preciso ler e aprender antes de fazer comentários maldosos sem base.

  • Tião:

    Primeiro o preconceito do Datena, dps o de quem luta contra o preconceito!
    Na luta contra o preconceito e discriminação, mts vezes as pessoas acabam cometendo o msm erro. Por exemplo, Hitler é odiado por pessoas q nunca o virão, basta a versão dos vencedores da II guerra mundial acreditarem q ele é pior do q o “capeta”. Ninguém nem pensa que pode haver “um” outro lado da moeda.
    A propósito: Hitler não era religioso mt pelo contrario. Sobre religião ele não gostava da idéia de servidão (do escravo) q as religiões pregam, mas sim enaltecia a Idea do senhor dos escravos.

  • Joao Paulo:

    Muitas pessoas acham que as guerras é uma forma de conseguir a paz, então cuidadado com aquilo que vc concorda.

  • Milton Mourão:

    “O que você acha, leitor? Os cartazes deveriam ser publicados ou não? Deixe sua opinião nos comentários.[Atea]”

    Na minha opinião SIM !

    Todas religiões possuem templos onde seus crentes se reúnem, reafirmam suas crenças e mesmo a expandem fazendo ali sua propaganda. Alguns até mesmo servem como centro de lavagem cerebral para esse mister.
    Os ateus não possuem nada parecido, portanto devem usar de meios comuns para sua propaganda!

  • Ana Paula:

    Eu nunca vi nenhum a propaganda nas ruas falando mau de ateus como eles estão fazendo.Eu acho que desejam só uma desculpa para divulgarem a idéia deles, que antes de tudo não é inteligente.

  • Joao Paulo:

    Val brand, se prestar bem a atenção vai perceber que Cristo não criticou religião, e sim a forma como estavam praticando, apesar que a morte dele siginificava o fim da lei daquele tempo e introdução do cristianismo tomaria então o lugar, há e tem mais… o cristianismo quer queira quer não é uma religião sim Sr..

  • Joao Paulo:

    Este conceito sierra, é seu e pessoal, não é lógico e nem maduro.

  • Joao Paulo:

    _Toda filho que volta pra Deus, tem pra ele grande importancia, até que vcs encontrem seus lugares no lar de Deus, ficarão perambulando pelo mundo, ate voltar, então os anjos de Deus nesta data dirão amem Sr. mas caso escolham outro caminho, estaram tambem nos planos de Deus que estamos neste plano se não for para salvação sera para destruição caso os condene, porque querendo ou não fazemos parte dos planos dele.

  • Joao Paulo:

    Ze da feira, destruida a religião não será a menos que ela não sirva os propósitos de Deus mas lembra que só existe um caminho e uma verdade, então não pode estar todas corretas aos olhos de Deus, uma dentre todas irá resistir aos ataques pois tem a guarda divina, as demais viraram cinzas é o que esta escrito, pode sofrer perseguições como todas as outras mas terão de resistir.

  • Joao Paulo:

    Ze da feira, todas menos uma que esta no topo do conhecimento e busca fazer a vontade de Deus, lembre do que esta escrito só existe uma verdade e um só caminho, se ele for destruida esta condenada a ir junta toda a raça humana, pois Deus depende destes fiéis para julgar o resto da humanidade, e a biblia relata que nela ninguem pode tocar pode sofrer abalos neste fim mas nunca destruida.

  • Ezio Cirillo:

    Apoio esta iniciativa, poi ela é legítima, democratica, coerente, sensata, verdadeira e mias se evangélicos, católicos, espiritas etc , podem divulgar suas crenças
    insanas, preconceituosas porque nos ateus não podemos divulgar algo verdadeiro?

  • Joao Paulo:

    Peter, vc tem de ver onde vc esta, qual denominação frequenta, pois é bem sabido que estamos nos últimos dias deste sistema de coisas, o julgamento contra as denominações ja esta acontecendo, em apocalípse suas condenações contra a babilonia a grande tem respostas aos nossos dias atuais, busque informar pois vejo queixas iguais as suas aos montes.

  • Joao Paulo:

    _Aceitar ou não a posição do outro não vai mudar nenhuma realidade, até porque Deus não faz acepção de pessoas, então esta postura nem de longe é cristã, quando Jesus pregava sobre a sua vinda e o objetivo por tras disto, os apostulos tinham entendimento que estava ali morrendo as leis mosáicas e resurgiria uma nova, e Cristo estipulava um modelo dado pelo seu pai,mesmo outras religiõs da época não causou nenhum impácto no cristianismo, aproximando dele o apostulo falava sobre outras pessoas que supostamente pregava sobre Deus, ele que deveria ser o foco da questão aparentava estar em segundo plano, sensurou o apostulo dizendo deixe-os, ele não veio fazer protestos e sim a obra divina e dar sua própria vida por muitos, hoje o proceder cristão tem de embazar seus ensinos no modelo de Cristo, mas existe pouco conhecimento e sobra arrogancia, mas estes são excluidos de serem os fiéis servos de Deus, perdem tempo útil com uma busca sem objetivos, o eteismo não é a solução para não buscar a essencia fundamental para salvação, se apresenta como radicais do ponto de vista geral, levando-se em consideração que em numeros são poucos, mas não são excluidos de serem filhos de Deus mesmo se opondo sistematicamente, a decisão de salvar quem quer que pecar contra Deus é uma decisão única dele, ninguem pode julgar e condenar pois o pecado tem suas diversas formas, de nada adianta ser um intenso orador viver 24horas dentro da igreja se não buscar me aperfeiçoar em outras questões, entre ela amar o outro acima de qualquer coisa.

  • Romeu Sierra:

    Acho a campanha muita boa. Mas a censura seria inevitável. As religiões tem a função de deixar os povos todos submissos, quietinhos e cordeirinhos, fugindo de suas responsabilidades sociais e colocando tudo num fatalismo leniente com todas as formas de exploração, opressão, crimes, injustiças e ilusões vás e alienantes. Uma simples campanha como esta é uma ameaça às classes dominantes do Brasil e do Mundo. E essas classes não aceitarão sequer a propaganda paga. Nessas horas não existe na prática a liberdade de expressão.

    Mas concordo que tem que melhorar. Só achei ofensiva o 1o. cartaz. A sugestao de mostrar “pessoas do bem” atéias é melhor do que fazer alguma propaganda de Hitler. Os demais cartazes estão bons para mim. Sugiro que seja feita na Internet via e-mail.

  • Genilson:

    A principal caracteristica de Jesus sempre foi o amor e o respeito as pessoas, portanto os ateus tem todo o direito de expressar sua descrença, desde q seja de forma pacifica e respeitosa, e nós cristão seguindo o exemplo de Cristo devemos respeitar a opinião de nossos irmãos descrentes.

  • Ludmila:

    Realmente, o 2º e 3º fogem completamente à idéia de promover igualdade pois está atacando diretamente os religiosos…

    A Associação quer promover igualdade mostrando o mal que se pode causar em nome da religião? Burrice deles se o objetivo é acabar com o preconceito pois só está ofendendo quem tem religião.

    O 1º cartaz ainda é ofensivo, pois insinua que religiosos são “do mal” enquanto ateus são bonzinhos. Se a intenção é mostrar que religião não define caráter, que colocasse várias fotos de ateus famosos bonzinhos porque ao colocar um religioso “do mal”, está lançando ataque do mesmo jeito.

    Por outro lado, o último cartaz está perfeito!

  • flavio ciência:

    vivemos em um pais livre teoricamente falando. vejo diversas propagandas difundindo as religiões porem , quando não se é a favor dela se sofre criticas e perseguições esta é a realidade. a sociedade não aceita muito bem quem não tem uma religião .

  • Peter:

    Acho que a culpa é minha! Sou de uma religião bastante perseguida, mas me “auto avaliando” estou num processo que está me levando a duvidar de TUDO. Estou de saco cheio desse egoísmo dos homens e suas fanfarrices religiosas. Agora, vejo que perseguição é sempre com os povos minoritários.

    Daqui a pouco vamos ver as religiões e seus fanáticos lunáticos querendo matar quem se disser ateu. Até porque isso seria uma ameaça pra religião.

    Eu ainda acredito em Deus. Mas na religião… hummm…. acho que não mais.

  • Wellington Costa:

    Não tenho preconceito com religião ou falta dela mais acho que os anuncios fugiram do objetivo, que era promover iguadade. Chega a ser um pouco ofensivos quando entra no que diz respeito ao dogma de cada religião, como dizer que religião não responde e que com deus pode tudo. Mas as outras imagem seguem bem a intenção, me refiro agora a da comparação de Chaplin e Hitler e a do “somos todos ateus…”.

  • Ze da Feira:

    Não dou mais 100 anos pra todas as religiões acabarem, o homem esta saindo da escuridão.

  • Val Brand:

    A palavra “Cristão” era utilizada em tom pejorativo pelos romanos para definir os seguidores de Jesus Cristo. O Sr. Jesus não não fundou nenhuma religião, muito pelo contrário, o Sr. Jesus chamava os religiosos daquela época de “geração de víboras”, dizia que haviam transformado a casa de seu pai num antro de ladrões.
    Templos religiosos é coisa do velho testamento. No novo testamento o templo de Deus é o nosso corpo, não um templo de pedra e de tábuas… (Leia a Bíblia)
    Eu acredito em Deus, mas não acredito em padres e nem em pastores. A minha conversa é diretamente com Jesus.
    Acreditar ou não acreditar em Deus é opciopnal. Isto se chama “Livre Arbítrio”,

  • Kerensky:

    Ateu_excrente
    Não poderia deixar de dizer que depois de ler seu último comentário passei a concordar. Tens razão. E até que se prove contrário, temos nossa importância, ou do contrário, nem estaríamos em debate nesta matéria… como diz Cury, um ser humano não sobrevive sem a dúvida. Abraço!

  • ANILSON MARTINS:

    As igrejas lucram com a infelicidade dos outros é melhor um Ateu que tenha bom coração do que um religioso F D P !

  • Luan:

    Mesmo acreditando em Deus,sou a favor dessa campanha contra o preconceito com ateus! Afinal,cada um tem o direito de acreditar (ou não acreditar rss) no que quiser!
    A unica coisa que me chateou foi que esses cartazes,do meu ponto de vista,visou não apenas defender os ateus mas também criticar os não-ateus! Pra mim,isso foi algo totalmente desnecessário ,pois se a campanha visa o respeito para com os ateus,ela deveria respeitar também os que vão contra sua linha de pensamento.

  • Amanda:

    Carlos, a igreja catolica ja tem muito espaço, inclusive para ofender homosexuais, ateus e tudo que a igreja deseja ser contra como canais de tv, artigos de jornal, sua propria igreja e muito espaço em livros historicos.

  • cezar:

    big bang comprovado???????????onde? por quem?quando? será que estava viajando e perdi algo? hahahahahahahahahahahahahahahahahahahhah

  • Inri Cristo:

    Dogmas, religiões, entendido, intelectuais, teologos, os grandes “sabem tudo”, sabições etc.
    Devem saber que cada um cre naquilo que acredita e ponto final…..não sigo a ideia de ninguem….apenas creio em Deus do meu jeito e forma….e deixo os outros em Paz para ser crer o que quiserem…
    Amem.

  • cezar:

    a maioria é um bando de filhinhos de papai, desocupados que não sabem o que é passar necessidade, e nunca usaram seu dinheirinho fácil pra socorrer um pobre,pois afinal a culpa de serem pobres é de Deus ,não é mesmo? ah vá!

  • cezar:

    e quanto a idéia exposta no cartaz deles acima,que diz se Deus existe tudo é permitido,só faltou eles quererem dizer que Deus é culpado de uns endemoninhados como os terroristas fazerem o que fazem.Acham que não vão prestar contas,e que desde já levam uma vida desgraçada pra chegar a este ponto de loucura.vida sem Deus dá nisso.e os ateus continuem assim e depois não reclamem que sua vida é uma desgraça.Arrumem outro pra por a culpa das suas asneiras,que seja seu pai que não te deu umas palmadas na hora que vc respondeu ele pela primeira vez,ou sua mãe que nunca te levou na igreja porque estava olhando os homens pelados na novelas.

  • cezar:

    dá um computador pra um analfabeto e será que ele vai dizer que o computador não existe? é o que acontece com o ateu;não entende e quer julgar sobre Deus porque não consegue entende-lo.E quando ateus criticam o crente, estão cometendo o mesmo erro que condenam.E desde quando hitler era cristão? o cara era o capeta em figura de gente.ateu mentiroso como alguns politicos,que dizem meias verdades e só engna trouxa.eu tbm sou contra o engano seja de que lado for(igreja ou ateus)a igreja de Jesus não pode ser corrupta,e muitos que dão o exemplo de cristo,não são levados em conta.porque os ateus não usam seu dinheiro pra comprar cestas básicas pra quem precisa, como a igreja faz?

  • Carlos:

    Creio que mensagens atacando a ignorância dos fiés a Deus não sejam mensagens inteligentes… sendo assim, sou contra essas mensagens. E pelo lado não religioso e racional, não vejo mensagens da Igreja Católica em ônibus. Então, se um não pode, nenhum pode.

  • serico115:

    Acho que desde que por aqui ando, não há muito tempo, claro, mas foi dos artigos mais comentados que vi. Acho que seria até interessante fosse criado um SITE, ou Blogue versando apenas este tema, ainda que obedecendo a determinados padrões de respeito, não agressão ou insulto, e para onde fosse trazido toda a documentação que pudesse dar uma sustentabilidade credível ao assunto. Fica minha sugestão…

  • Amanda:

    Patricia

    Nada contra as pessoas que tem sua fe, mas sim contra as igrejas, que manipulam as pessoas, arrancam dinheiro delas e ainda falam que é para deus.

    A igreja universal é um exemplo !

  • wilsonr:

    e, desculpem, mas continuando, pois esqueci.

    sou devoto de nossa senhora aparecida, e mesmo com este meu comentario, já tive várias graças concedidas. eu quando estou em apuros, peço ajuda e prometo acender minha velinha, lá.
    impressionante, mas quando é justo, sempre ganho, quem promete cumpre. eu heim…..

  • wilsonr:

    em nome das religiões e de Deus, houveram holocaustos(HITLER), INQUISIÃO(CATÓLICA), matanças e limpesas étnicas(cosovo, balcans.
    quem assistiu os dez mandamentos, lembra que abraão, quandovoltou com as tabuas dos dez mandamentos, e viu que grande parte do seu “rebanho”, tinha feito uma estátua de ouro, de um boi(salvo engano), mandou matar todos.
    e ai eram os Judeus, contra o seu próprio povo.
    ou seja, será que Deus, ou o Deus dos muçulmanos, desejou em algum momento, que irmãos matassem irmãos. por ter crença diferente?
    quantas pessoas são mantidas presas na ignorãncia, por causa de religião.
    não sei, até que ponto a religião para o mundo foi tão boa.
    lembro-me de um caso, nos EUA, na década de 20(inherit to the wind ou o vento será tua herança) onde um professor foi preso por ensinar Darwing. e sua teoria da evolução.

  • Edison:

    Sou ateu, encaro as religiões como filosofia de vida, exceto a cristã, que ao meu ver é a mais barbara!

  • washington:

    apenas uma mensagem ” arrependam-se e creiam no evangelho, se quiserem entrar no reino dos céus”.
    Deus deu o livre arbítro para o homem, e as coisas que estão acontecendo hoje, aconteceram antigamente, e as pessoas continuam a não crer.
    Apenas digo, arrependam-se, antes que seja tarde demais.
    Deus os abençoe.

  • arcy:

    ooooooo! religiao, politica e outros nao se discute. nunca chegarao a um entendimento, cada um na sua. o respeito ao proscimo é tudo…

  • Edison:

    “… já que da a entender que eles são ignorantes, violentos e psicopatas”

    E não são não?!
    Puts, e eu isso sim, revolucionou minha vida xD

  • criancinha:

    POrque todos voces não criam uma nova religião? Assim todo mundo viveria em paz…

    Se quiserem um voluntário eu posso ser o deus de voces =)

  • Rodrigo:

    os 3 primeiros eu acho que são um tanto agressivos, mais o último é muito interessante e deveria ser exposto, pois expressa exatamente a idéia da campanha.

  • Vera:

    sou cristã e sou contra esta censura. também tenho amigos ateus maravilhosos, que cultivam valores cristãos bem mais do que alguns que se dizem cristãos, porém eu discordo de alguns dos cartazes, pois eles tem um “Q” de preconceito também. a comparação de chaplin e hitler é ridícula, porque o fato de você se dizer algo não significa que você é, no entanto as atitudes sim, com isso hitler nunca foi cristão. mas é lamentável você ser tratado como um demônio por não crer em um Deus. a própria biblia nos fala sobre o livre arbítrio (concordem ou não), e se Deus existe (para mim é óbvia sua existência) cada um vai se acertar com ele no final, porém nenhum homem tem autonomia e direito para julgar ou condenar a sua descrença em algo que transcende este plano físico.

  • João Marcos:

    Olha, eu acredito em Deus, por questões pessoais…

    Mas apoio totalmente essa iniciativa, as pessoas não devem ser obrigadas a crer, isso é um absurdo e se contradiz com a própria religião =D

  • Victor:

    Infelizmente eu concordo com o primeiro cartaz, religiao nao define carater

  • Nadia Scapin:

    Nos escritos antigos todos os já conhecidos e arquivados nada consta de criação de religião, isto teve inicio com o imperador Constantino, para crer em Deus, O Criador, Arquiteto do Universo e tantos nomes recebidos atraves de varias culturas, não há registro de religião, na historia consta registrado ter sido criada e imposta pela mente humana o homem a manipular e não conscientizar os ensinamentos humanisticos, o dizimo foi criação imposta do homem, crer ter fé não é religião mas uma postura adquirida por si mesmo com seu julgo do solidario no social com e para a sociedade humana, onde a etica é norteadora dos atos.

  • Bruno:

    Quando existe alguma propaganda a favor da existência de Deus, ninguém reclama, mas quando se fala alguma coisa contra, vira um escândalo! Quanta besteira censurarem, a liberdade de expressão só funciona quando é a favor da maioria?

  • Samuel:

    Achei uma iniciativa muito boa, qualquer pessoa deve ter o direito de acreditar ou não em uma religião. Da mesma forma que se respeita quem tem uma religião deve-se respeitar quem não tem.
    Os cartazes deveriam sim ser publicados.

  • Tiago:

    Se você é contra algo é porque vc acredita que este algo existe.
    Se você é contra Deus é porque você acredita que Ele existe pois ninguem é contra algo que não existe

  • Ateu_excrente:

    Kerensky
    Não é a palavra. É o próprio ‘sentimento’ com relação a algo no universo que é próprio do ser humano. Quer dizer que ‘importância’ agora é sinônimo de resistência? O valor de uma obra de arte deve ser julgada pela resistência da tela em que foi desenhada?
    O homem é o ser mais importante do universo pelo simples fato de que, sem ele, nada teria importância. ( Já que a ‘importância’ é uma forma de julgamento/sentimento caracteristico do homem)

  • Noele:

    Deus existe, e Ele tem misericórdia de suas vidas, por vcs ainda poderem escrever, tomara que Ele tenha misericórdia da alma de vocês.
    Deus existe, Deus é amor, Jesus é o único caminho para a salvação, e Ele vive entre nós.

  • squish:

    Victor,

    Negar a existencia de um Deus e justificar com uma bobagem como a Lei da Atração?! Isso prova que nem todo ateu é esperto tb…

  • Kerensky:

    Ateu_excrente
    Quando se trata de palavras, é impossível não entrar em contradições e dúvidas. Não fosse isso, não existiriam centenas de idiomas. Certas coisas só podem ser presenciadas, ou assistidas, e não dissertadas. Somos a raça mais importante do universo? Tão importante que uma simples bactéria nos ceifa a vida… mas, cada opinião é válida.
    Namastê

  • Vini:

    @Censura!
    Acho que só precisa de aprovação quando tem palavrão no post

  • Censura!:

    E tem gente que nao saca nada mesmo… Existem diversos recursos na internet big bang (muito simples, diga-se de passagem). Diversas formas de limpar cockies, caches e outras formas de armazenar informacoes sobre o usuario que navega no site. Nao fui o primeiro e nao serei o ultimo a provar da censura porca do blog.

  • cpuvirtual:

    Que tópico hein!

    Provocar um impacto na forma da avaliação da realizade feita pelas pessoas pode parecer inteligente, todavia se considerarmos o sucesso deste impacto, devemos também considerar a seguinte questão:

    – Quando deixaremos nosso bairrismo de lado?

    Exemplos?

    O “povo de um certo deus” não se mistura com outros povos!
    Hummm, complicado esse pessoal hein? Se todas as pessoas são feitas de carne, qual é a diferença então?
    Para piranhas com fome, dentro de um rio, nenhuma!!!

    Um outro povo vive de anular as crenças de outros povos!
    Caramba! Eles não tem uma outra diversão melhor, como descobrir a resposta para seus próprios questionamentos?

    Com a diminuição do tamanho do mundo através da tecnologia, a questão da comunicabilidade das idéias vai dar muito o que falar ainda!

    Aliás, quando o ser humano, esse animal cultural, parar de criar conflitos de entendimento, ele deixará de ser humano!

    Algumas pessoas gostam de polemicas, outras não.
    Se forem publicados no que esse anúncios podem mudar algo?
    Em minha opinião em nada!

    Os ateus, continuarão a ser ateus,

    Os que cultuam verdadeiramente a idéia de um ou mais deuses continuarão com suas religiões,

    E os ignorantes como eu, continuarão agnósticos!!!

    Será que o homem tem condiçòes mentais de avaliar o universo em sua completude e ser finalmente o dono de toda a verdade?

    ops, Esse não é o papel de um Deus?

    Ah, então os ateus querem ser deuses de uma verdade?

    Façam suas apostas!

    Eu gostei do impacto dos cartazes, eles não precisam ser publicados, precisam ser discutidos!

    O que é bom para o ser humano, nem sempre vence!

    Até mais!

  • Vini:

    Logica crente: Deus existe porque acredito nele.

    Oks. Queria ver você e um hindu discutindo.

  • big bang:

    Gente! não adianta mudar de nome! rs… tem gente q não saca nada de internet! rs… ai ai ai! so rindo mesmo!

  • Censura!:

    Sera que o blog ta praticando a censura agora? Envie um outro post com outro nome e, diferente de outros comentarios que fiz, consta como aguardando moderacao. Espero que eu esteja enganado…

  • LUCIMARA:

    Em criancinha, de joelhos, confusa com tanta “informação” sobre a “religião certa” que “agrada a Deus”, orei muito pedindo que me mostrasse o caminho da igreja que Deus queria me ver. Ele nunca se manifestou, apesar de procurar em todas a sensação de “é aqui minha filha”. Bom… o que achei nessas religiões foi pessoas que… ah… precisa dizer?
    Foi bom para ver que a bondade, a sinceridade, o amor pelo limpo, pelo correto e pela gentileza são qualidades do cárater e não bônus das pregações. E foi ruim ver quantos “encharcados” pelo sangue de Cristo são capazes de coisas como pedofilia, negociatas, incentivo à guerra e etc.
    Foi bom para ver que religião e Sagrado não são obrigatoriamente ligados. Foi mais bom do que ruim. Assim digamos que “Deus existe mas eu não O conheci e tampouco os que falam em nome dele O conheceram mais do que eu”. Aliás, no maior pais catolico das Américas, quantos se divorciam, abortam, roubam? Olha nossos políticos: 60% de aumento e acham pouco. O nosso proprio país reflete as “verdades da religião”. Ateu e agnóstico é só aquele que ficou com preguiça de fingir que todo mundo está salvo. Um abraço é muito amor para aquela inteligência que criou a raça humana algum dia, e NÃO fundou nenhuma religião.

  • clarice:

    se “Êle” existe ou não…o problema é de cada ser humano….se acredita ou não dependendo de sua educação,ensino, individualismo e ou meio ambiente…
    As frases estão perfeitas mas, as fotos não são adequadas…
    O que está completamente errado é a perseguição, preconceito, racismo e etc e tal….e etc
    torno a afirmar: as fotos não são adequadas

  • dilson sardá:

    Um indio do Amazonas, que estudou em uma universidade de Manaus, está desenvolvendo um projeto de desenvolvimento de seu povo com base na educação. Perguntado sobre a importancia da educação, respondeu – “Nos sem educação não somos nada” Desde quando descemos das arvores e passamos à condição de coletadores, desenvolvemos inteligencia e não paramos mais de entender o meio ambiente em que vivemos. Para muitos, deus é o criador do ceu e da terra e vivemos sob sua tutela. Para outros, somos consequencia desse meio ambiente, no qual o sol é o verdadeiro deus, pois, em nosso sistema planetario, dependemos exclusivamente dele. Sem ele não somos nada. Então, volto à percepção do indio da Amazonia, sem a educação não temos condição de perceber nada, somos uns ignorantes que acreditamos em tudo que nos dizem!!!!!!!!!!!????????????

  • Ateu_excrente:

    Kerensky,
    somos os seres mais importante do universo, pois, gostando ou não, somos os únicos,até agora, capazes de fazer algum julgamento de valor deste tipo.
    Mesmo que existam outros seres, nada garante que eles também poderão ser capazes de fazer esse mesmo tipo de julgamento com relação a significancia de algo no universo ou do proprio universo.
    É meu caro, somos os seres mais importante pq nós julgamos assim, pois nada mais no universo, até onde sabemos, poderia julgar da mesma forma. Retire o homem do universo e todo julgamento sobre a ‘magnificência do universo’ ou sobre ‘insignificancia do homem’ vai pro ‘espaço’.

    Entende sua contradição?

  • criancinha:

    Marte, me dizem que essa frase é do Voltaire. Mas o que importa não é o autor, mas somente a sua idéia.

  • André:

    Por que tem tanto fundamentalista religioso lendo hypescience??? E fazendo comentário idiota??? Quando eu entro num site que só tem coisas que me desagradam, eu simplesmente fecho a janela e vou ler algo de meu interesse… Entrar num site só para ficar buzinando contra as coisas que ele publica é muito babaca…

  • victor:

    aí eu poderia filosofar aqui , mas simplesmente vou dizer uma coisa – PROVE-ME COM UM ARGUMENTO QUE DEUS EXISTE
    aí vem o padre e fala que deus está nos milagres ,em contra partida a lei da atração explica o funcionamento dos milagres , ”MAIS UM” -daí ele ficará sem resposta ,simplesmente porque ninguém nunca o viu, nem o ouviu e não pode provar que este existe…

  • Deus:

    Se está em dúvida a existência do Todo Poderoso (Deus)?!?!?

    Então que só se preocupe quem acredite na existência dele!!!!

  • Kerensky:

    Agora que li o comentário do Sr. Lacerda. Então lhe pergunto:
    Obviamente que fomos criados de certa maneira, mas quem criou seu criador meu caro?

    Existem muitas teorias sobre dimensões, outros mundos, outros universos, o já comprovado big bang… enfim, somos tão insignificantes perante a magnificência do universo, que talvez nunca tenhamos respostas. Mas me desculpe, dizer que fomos criados por um ser superior, beira demais a ignorância.

  • Kerensky:

    Achei muito interessante os cartazes. Já fui tanto católico, como testemunha de jeová, e hoje, sendo ateu é como se o mundo fosse completamente diferente. Nossa mente se expande quando não existe mais preconceitos, e a cada dia aprendo novas coisas, partindo do princípio de que o universo é um mistério insondável.
    Também não tenho mais preconceito contra entidade ou deus, ou crença alheia nenhuma. Religião é realmente uma doença. Nos torna egoístas e falsos donos da verdade.

    Namastê.

  • excrente:

    Ontem eu era crente, mas depois que vi a campanha minha vida mudou da agua pro vinho -como um milagre de cristo.
    Hoje sou ateu. A campanha abriu meus olhos pra algum que eu nunca tinha percebido antes – Deus não existe. Essa é uma campanha abençoada e eu sou prova viva disso.

  • serico115:

    LACERDA:
    Pois sua lógica denota seu nível de conhecimento talvez.
    Ela se parece com a lógica da galinha:
    Como pode existir uma galinha se não existiu o ovo para ela nascer???
    Desculpe e peço que se não sinta ofendido. Mas francamente, você revela uma grande ingenuidade.
    Leia mais na área científica, mas sem condicionalismos ditados por quaisquer ópticas assentes em conceitos ou pre-conceitos à partida. E Vai chegar a conclusões bem mais fundamentadas talvez…

  • Patrix:

    LACERDA
    É lógico que pode… quem nos criou foi a EVOLUÇÃO!

  • Patrix:

    Engraçado, ser ameaçado de tormento eterno não é uma “propaganda” agressiva!?

    E os crentes até pagam para fugir do imaginário tinhoso!!!….

  • LACERDA:

    Eu faço uma pergunta filosófica aos ateus: Vcs são seres criados ou incriados?
    Como ´pode haver um ser criado sem que haja o criador?

  • Paulo Leite:

    Eu acredito em Deus. O fato de acreditar não depende necessariamente da gente. Mas ninguém deverá acreditar em Deus pela imposição. Cada pessoa tem direito de expressar as suas crenças. Se o fato de não acreditar for pecado, cada um será julgado pelos seus erros, só que, não é o próprio homem que deverá fazer tal juízo de valor.

  • Rodney Brentel:

    Opiniões divergentes para um assunto convergente!
    Deus no conceito relioso geral é um ser invisível, bondoso, que está no Céu esperando o fim biológico dos seus filhos para serem julgados conforme aprendemos no catecismo católico. Quanta inocência. Quanta bobagem centenária, repassada pelas gerações e incentivada pelas igrejas bobocas.
    Gente, Deus não é este velho embolorado sentado nas nuvens…para com isso…
    Deus é a força primordial que movimenta cada átomo do universo, cada molécula e cada célula física e extrafísica.
    Deus é Energia Pura em estado de absoluta concentração de equilíbrio e que extrapola os limites do espaço-tempo.
    Então já que em cada átomo existe uma parte de Deus e ele concentra e se expande pelos universos matérial e etéricos não é possível deixar de crer no que se pega e no que se vê,exceto por teimosia ou obstinação.
    Eu acho que os Ateus tem razão em não concordar com religiões, mas no dia do dia final…vão gritar..MEU DEUS!!!

  • Pedro:

    “Só para lembrarmos até o próprio satanás acredita nEle e o teme, e sabe muito bem que um dia irá se curvar diante do Todo Poderoso criador, que criou tanto aqueles que creem e os que não creem nEle.”

    Deus não existe , muito menos satanás … Para de falar merda .

  • CronosTs:

    Bsteira pura, mais uma vez os crentes atrapalham nossa vida!

  • joceli lima:

    Acreditar em Deus não é um atributo apenas dos cristãos, e essa condição não isenta ninguém de cometer as piores barbaries. Só para lembrarmos até o próprio satanás acredita nEle e o teme, e sabe muito bem que um dia irá se curvar diante do Todo Poderoso criador, que criou tanto aqueles que creem e os que não creem nEle. Pois nos deixou seu livre arbítrio para todos nós.Augusto Cury, um famoso escritor conhecido no mundo todo, foi um fervoroso ateu, e seu intuito e pesquisa se baseava em defender essa idéia, mas de tanto tentar foi convencido e atraído pelo amor de Deus que só quem já experimentou pode dizer. Se vc nunca teve esta experiência não fale nem julgue antes de experimentá-la, ela tem o poder de mudar radicalmente o curso, a trajetória da sua vida.

  • Gisele Torres Bastos:

    Sim, devem ser publicados, pois vivemos num país democrático que assegura a todos a liberdade de expressão!

  • Faby:

    Gente para mim o único problema da campanha é que ela mais incita o preconceito contra os crentes, já que da a entender que eles são ignorantes, violentos e psicopatas, do que combate o preconceito contra aqueles que não creem. Acho que se buscamos igualdade e respeito devemos pedir que respeitem nosso ponto de vista como respeitamos os deles. Estamos agindo da mesma maneira daqueles que nos condenam.

  • Dani:

    Achei perfeito “somos todos ateus com os deuses dos outros”… Se a pessoa é católica vai falar que Chiva é coisa do demônio; Se você é evangélico vai falar que Maria mãe de jesus é coisa do demônio, e por aí vai… A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO!! E ainda poderíamos discutir bastante sobre as mortes e torturas da idade média!

  • josias:

    Está em questão o editorial de hypescience. Onde está o comentário que fiz? Tem que ser banal para não ser banido?

  • Marte:

    A frase sitada num post…

    “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dize-las”

    …é de um grande brasileiro: Rui Barbosa.

  • Marte:

    A frase sitada em um post…

    “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dize-las”

    … é de um grande brasileiro: Rui Barbosa.

  • CristianoR:

    essa é para o Douglas:
    camarada, não precisa dizer (escrever) mais nada! PARABÉNS !

  • Antonio:

    Sou ateu e até acho interessante alguma campanha que leve a sociedade a refletir. Porem acho que os cartazes da ATEA são muito radicais. O do “avião” e o da “fé” só vai gerar mais antipatia em vez de reflexão e vira um tiro no pé. Acho que o único cartaz que mais acertou foi o ultimo do “todos somos ateus”… A do Hitler é até válido embora um pouco polêmico … Acho que a ATEA deve revisar esses cartazes um pouco senão é capaz de aumentar o preconceito. Alias sou mais um que ficou indignado com o que o Datena fez no dia 27/07, um grande deserviço pra toda sociedade em geral.

  • Félix:

    Não sou Cristão,mas creio em Deus e sou a favor do livre pensamento, mas sou contra preconceito seja ele do tipo que for, mesmo que seja um direito universal de expressar sua ideia,existe algo chamado ética e não é nada ético ofender aos outros seja Ateu e/ou Religioso.

  • Félix:

    Não sou Cristão,mas creio em Deus e sou a favor do livre pensamento, mas sou contra preconceito seja ele do tipo que for, mesmo que seja um direito universal de expressar sua ideia,existe algo chamado ética e não é nada ético ofender aos outros sija Ateu e/ou Religioso.

  • Artur:

    Esse cartaz comparando Chaplin e Hitler é uma piada, uma forsação de barra medonha, atrelando uma religião a um psicopata como se esta primeira tivesse alguma influência no caminho trilhado por este ser que era verdadeiramente o mau vivo. E em tempo, Chaplin era comunista e é bem sabido o que os países comunistas (obrigatoriamente ateus por imposição do Estado) fizeram em tempos de paz com sua própria população. Saldo de mais de 100 milhões de mortos entre URSS, China, Cuba… outra coisa, Hitler no seu foro intimo era um ocultista.

  • Murilo:

    Lamento muito esse tipo de campanha, ja que comprovado cientificamente que nao existem ateus, pois naum se pode duvidar de algo que naum existe, se os ateus fazem até campanha, eh porque naum eh contra algo q eles acreditam naum existir, mas sim contra Deus provando sua existencia, e se forem realmente sabios em ciencia e cultura queiram realmente acreditar que naum existe nada de disso e que a biblia esta errado, pq se eles estivem errados e a biblia estiver certa, entao será tarde. Eu eh que jamais me atreveria duvidar de DEUS e sua Grandiosidade.

  • Loco:

    Apóio totalmente esta campanha. É fácil para um crente falar que os ateus tem a mania de querer criar uma religião (quem fala isso não sabe o que é ser ateu mas tudo bem), mas não se importam com o fato da novela falar em deus, da mídia falar em deus, do jornalismo falar em deus. É tão raro ver um ateu se manifestar que quando acontece é fácil lembrar da última vez que se manifestou e apontar o dedo para discriminar. Antes de dizer que nós (ateus) temos mania de menosprezar a religião dos outros, deêm uma olhada em volta primeiro!

  • Douglas2:

    A campanha “Diga não ao preconceito contra ateus” é ótima, não possui nada de errado, 100% apoiada. Mas a ATEA nessa mensagem aproveitou para “pregar” usando essa imagens. Ora, ateus não deveriam pregar nada… nem o ateísmo.

  • Weliton:

    Isso não é uma campanha para combater o preconceito contra o ateísmo é uma campanha EVANGELÍSTICA. Agora só falta definir o lugar do CULTO ATEU.

  • PedreirodoHawaii:

    Visando a campanha aí…
    No último diz: Todos somos ateus…
    Então eu digo: Todos somos Hipócritas !
    Ver um pessoas com a frase estampada na camisa “100% NEGRO !!!” Pela nossa lei brasileira, Não caracteriza CRIME DE RACISMO… mas; se for o contrário… fuuuuuuuuu

    Sério! Parei ! Vou trabalhar agora.

    Um ótimo dias há todos !!! (Palavra da salvação).

  • Balacobaco:

    Nós ateus não precisamnos de temer o inferno para corrigir nossa conduta, ao contrário tem uns por aí….

  • lucio:

    Ha Deus existe sim
    E voce esta muito proximo dele.
    Descruba-o em si mesmo.

  • Leones:

    Parabéns ao Hypescience por nos permitir discutir algo que mexe tanto com a cabeça da gente. O assunto mistura medo, incerteza, poder, autoritarismo, dedicação e tantos outros sentimentos e ações, que acredito, mesmo na mente do mais cético ou do mais fanático fica plantada a sementinha do interesse em saber mais ou da dúvida.

    Todos temos noção do que fazermos para ajudar, criar, atrapalhar ou destruir. Vivamos na plenitude do que é bom para todos. Pensemos e ajamos de forma que todos ficaremos bem juntos. Todos!

  • odemir josé:

    Acredito(kkkk), que essas pessoas tem o direito de manisfestar sua opinião a respeito dos diferentes tipos de assunto, porém não se deve induzir a questionamentos medíocres como o desses cartazes a respeito da existência de DEUS Pois O Senhor nosso Deus nos deu a graça do livre arbítrio, sendo que tudo o que fazemos podemos receber em troca o dobro- sejam do bem ou do mal. EU ACREDITO EM DEUS.

  • DaCosta:

    O PedreirodoHawaii tirou as palavras da minha boca (ou as letras do meu teclado, sei la… ). Todo mundo quer liberdade, mas poucos sao os que se dao conta da responsabilidade que ela nos impoe. Se olharmos por este lado, liberdade e uma falacia. Pois ser livre implicaria em perder a liberdade ao ter que ouvir a opiniao de outros e lhe dar credito.
    Um exemplo do que disse sou eu mesmo. Defendo a liberdade de todos se expressarem, mas nao me conformo nunca com os responsaveis por este blog que insistem em expor constantemente sua ideologia ateista, colocando os ateus como coitadinhos e os que tem alguma religiao como grandes viloes da humanidade ou como idiotas que creem no sobrenatural. Pronto. Falei!

  • arturo:

    Alguns homens fizeram a seu deus a sua imagem e semelhanca, e claro os outros seres humanos devem ter o direito de nao ter nacido com tanta creatividade.

  • Douglas:

    Nada contra os ateus, sou totalmente contra esse tipo de preconceito, afinal se vc é tolerante com todos os credos deve ser tambem com quem não tem um. Mas sou contrário a essa mania de muitos ateus de querer criar uma “religião ateísta”, um paradoxo bizonho, que prega a libertação dos ignorantes, como eles chamam os que creem em algo maior. E outra mania atéia é de empurrar a ciência contra a religião… sendo que ambas podem e devem conviver pacificamente. Afinal para a ciência Deus é altamente improvável, porém, não impossível. E isso basta para quem tem fé! Aqui fala um maniaco por astronomia e ciências em geral, mas tambem um filho de Deus.

  • Edson Basilio:

    Diz a nossa Constituição Federal de 1988 que o Brasil deve ser um país laico, onde todas as opiniões religiosas devem ser respeitadas, como podemos constatar no seu Art. 5º, incisos VI: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença” e VIII: “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica”, mesmo assim, vemos coisas desse tipo sem nenhuma consequencia judicial. Aliás, a própria Constituição é preconceituosa com os ateus, pois já se inicia com o parágrafo: “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

  • Jéssica:

    Bom eu sou ateu mas sou contra divulgação de conteúdo religioso, seria OTIMO se TODAS as religiões fizessem isso, parassem de ficar dando panfleto evangelico nas ruas e muitas outras coisas. Pena que isso vai ser impossível porque a maioria acredita então um cartaz sobre Deus não vai desagradar ninguem, só que vai um diferente e põe um cartaz que vai contra sua preciosa fé e todo mundo cria caso contra. É uma pouca vergonha e um absurdo não conseguirem nem respeitar a crença dos outros e a covardia de oprimir essa crença!

  • Peter Limer:

    O Hitler foi sem dúvida o maior “ADMINISTRADOR” DE TODOS OS TEMPOS,HOJE RECONHECIDOA PELAS MELHORES fACULDADES DO MUNDO.
    Contudo era Católico e não Ateu.

  • BossGrave:

    “Diga não ao preconceito contra ateus”, só essa frase pra mim já seria o suficiente, pois o objetivo da campanha é esse.

  • emerson:

    Eu,como sou ateu,sou a favor dessas publicações.Valeu?!?

  • Paulo:

    É uma pena que o fanatismo de algumas crenças conduza a esse tipo de situação. Grande parte das idéias defendidas pelo ateísmo parte da revolta contra os exageros, a cegueira, a irracionalidade, a falta de lógica, a imobilidade e a falta de estudos. O erro é confundir Fé com Religião.

  • Conselheiro FNORD:

    Pesquisem na INTERNET sobre o Discordianismo e sobre a Deusa Éris… Iluminem-se com o Discordianismo. Muito mais divertida que as outras… e muito mais em conta!

  • Peter Limer:

    Atacar um ateu é fácil, pois, s quem é Ateu? Vc diz publicamente que é Ateu?
    Se Vc opinar contra qualquer tipo de religião ninguém publica,pode tentar.

  • AferVentus:

    “Quando uma pessoa sofre de um delírio, é chamado insanidade. Quando muitas pessoas sobrem de um delírio, é chamado religião.” Richard Dawkings.

  • big bang:

    “Um grande problema na humanidade é quem está no poder ou não. Na entrada da Igreja Católica na Europa no início da Idade Média, transformaram os deuses celtas e de outras etnias em demônios, como fizeram os judeus em relação aos deuses da Babilônia e Pérsia.”

    Posso estar enganado, mas a igreja católica não entrou na Europa no inicio da idade media, pq o marco q da inicio a idade media e a queda do império romano do ocidente, q por acaso já era um império cuja religião oficial era o cristianismo. E tb os povos bárbaros já estavam praticamente convertidos.

  • Paulo Ribeirão:

    Por EX: o Deus de “ISRAÉL” no caso o ” Javé” e ou “JEOVÁ”que a lei deles é “matem,matem.!!!!”.Criado por Judeus para justificar assassinatos .
    E vc? que tem feito? Diagnóstico??

  • Luci:

    Como que alguém pode não acreditar em Deus com este mundo lindo que Ele criou e o homem destruiu!!!

  • Henrique:

    Qual o objetivo de uma pessoa em tentar convencer outros de que deus não existe… o próprio site já publicou diversas matérias que dizem q a regiliosidade faz bem e as pessoas que tem fé vivem melhor. etc além do mais a liberdade de expressão nao deve ser usada para se fazer ataques públicos as opiniões religiosas de outros. seria certo as religiõs bolarem cartazes rebaixando os conceitos ateístas e coloca los em cartazes de ônibus…? CONCERTEZA NÃO então a campanha nao deveria ser veículada, além do mais os donos das empresas esão no direito deles de recusarem colarem em seus ônibus materia cuja a opinião deles diverge

  • PedreirodoHawaii:

    Quando eu tinha uns 17 pra 18 anos eu li isso:
    “ Posso não concordar com nada do que você diz[1], mas defendo até a morte[2] seu direito de dizê-lo. ”

    — François-Marie Arouet (Voltaire 1694 – 1778)
    [editar] Notas

    1. ↑ E se eu não concordar, certamente farei com que você saiba o quanto eu não concordo !
    2. ↑ Morte é um estado de espírito ao qual não quero chegar tão cedo, portanto, defendo o direito de todos dizerem o que pensam e sentem, mas respeitando os outros para que não precisemos chegar a extremos.

    E foi com esse pensamento aí que cultuo o meu !

    O mal do homem é querer que o outro seja igual à ele.
    ( PedreirodoHawaii 1969 – e seguindo atoa)

  • Haroldo:

    Vivemos numa sociedade laica e democrática, portanto os cartazes deveriam ser publicados, todos tem direito a opinião, os cartazes não vão ofender a Deus, já que até mesmo os que não acreditam nele vieram dele, mesmo que não acreditem. Ser Ateu é apenas mais um modo de se relacionar com a vida, o fato de eu acreditar em Deus não me dá o direito de julgar os que não acreditam.

  • Julio:

    Penso que a campanha é desnecessária, equivocada, com base na argumentação de que algum bossal criticou os ateus, por que ela se baseia em que todos pensam de forma igual o que não é verdade, alem do mais vai trazer a baila um tema que mexe com sentimentos,exacerbando posições, provocando uma exposição desnecessária. Ainda assim acho ser de direito da Associação, a manifestação, a censura neste caso é um ato covarde que premia aqueles que se manifestam publicamente contra decisões individuais de foro intimo.
    É o mesmo que segurar alguem para outro bater.

  • Peter Limer:

    Eu por ex sou ” Agnóstico”até que eu tenha alguma prova de alguma coisa.
    Eu não gosto do Claplin,mas,tinha lá ele suas razões sendo ele “Judeu”,já o Hitler era “Católico”grande desenhista “religioso”veja o quadro de Hitler “Jesus na montanha”veja a Catredral onde ele era “Comunitário”.
    Agora Vcs viram algum Judeu falando de algum Deus?. Como Vcs adoram um Deus de um “Ateu” como um Judeu?
    Se existe um Deus certamente não gosta de “JUDEU. fACIL NÃO?

  • sandoval:

    ESTA CAMPANHA É SIMPLESMENTE UM ABSURDO: SOU CONTRA
    OUTROSSIM, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É COISA BOA, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ATÉ DAS NOSSA PALAVRAS NÓS IREMOS DAR CONTAS AO VERDADEIRO DEUS DO CEU, POR ISSO USE A SUA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE, PORQUE SE VOCÊ É “ATOA”, NÃO CRER QUE DEUS EXISTE, E ELE NÃO EXISTIR MESMO, SORTE SUA; MAS SE ELE EXISTIR, (E EXISTE)PREPARE UMA BOA DESCULPA PELO SEU DESPARATE E FALTA DE INTELIGENCIA.
    SÓ EXISTE DOIS MEIOS PELOS QUAIS O HOMEM CHEGA A DEUS: O AMOR,A ESPONTANEIDADE E A FÉ. OU A DOR, NÃO QUEIRA VOCÊ, MORRER PEDINDO UMA IDEOLOGIA PRÁ VIVER.

  • Renato Caon:

    Evidente que não concordo, de um ou de outro lado! A religião, credo, ou religiosidade é algo muito intimo, que não deve ser divulgada para fins de aliciamento. Cada um tem o seu direito “individual” e daí não pode passar de acreditar em Deus ou não. Por exemplo eu sou Ateu sobre a crrente de um Deus punitivo, sou Ateu na questão dos Santos que tiveram notoriedade e aos que foram anonimos não mereceram porque nenhuma instituição feita por seres humanos tem capacidade de dizer ou nomear Santos ou divindades!

  • ednaldo:

    vivemos em lugar, lindo, com agua, sol, vida,seres humanos e animais de toda especie, no universo ainda nao ficou provado, que exista outro lugar assim, nao foi obra do acaso,alguem fez isto pra nos, a que podemos creditar esta obra maravilhosa?. por isso e outros milagres, eu acredito em DEUS.

  • Alex Keher:

    Cartazes de ‘correntes da prosperidade’ oferecendo abstrações em troca de dinheiro concreto ninguém critica.

    Expressar sua opinião com verdades contundentes gera preconceito.

    A hipocrisia é o cerne da religião.

  • Heber:

    Desde quando estes cartazes são pedindo igualdade?
    São cartazes colocando culpa em Deus pelos atos dos homens…
    A sorte deles é que Deus permite o livre arbítrio a todos.

  • serico115:

    Laércio: não é bem assim… não esqueça o que se passa com os Talibans… e outras facções radicais do ISLAMISMO.. e não só…
    Não gosto de fazer publicidade, mas leia de José Rodrigues dos Santos ‘FÚRIA DIVINA’ e pode ver aquilo que ele diz ser romance ou ficção, mas que eu sei pessoalmente que ele vivenciou ao real o que ali narra….

  • CristianoR:

    NÃO, NÃO somos TODOS ateus!

  • Leandro Santos:

    Durante toda a minha infância questionei a existência de Deus. O que continuo vendo até os dias de hoje é apenas violência e mortes em massa de pessoas inocentes. O que vc me diz de uma criança que nunca cometeu nenhum “pecado” ser estuprada e assassinada? Onde está o DEUS das crianças? Ou essa criança nunca teve vida e veio ao mundo apenas para nos mostra o quanto podemos ser bárbaros? Seríamos nós, apenas, “macacos” sem livre arbítrio de um Deus que nos intimida e controla? Acredito que esse controle(prisão) está em nossas mentes, passada de geração à geração.

    @Ateu – É como política, não vemos e até duvidamos se realmente existe, o fato é que estamos envolvidos nela assim como na “religião”.

    Livrem-se de suas crenças. Amém!

  • Lidia Maciel de Freitas Oliveira:

    SOU CATÓLICA,MAS COMO PODEMOS JULGAR RELIGIÃO ALGUMA SE NOS MESMOS NÃO SEGUIMOS O Q É DE BEM PARA TODOS, SE VIVEMOS A ERRAR A TODA HORA….A CAMPANHA NÃO OFENDE A NINGUEM E TEMOS Q RESPEITAR OPINIÕES DIFERENTES POIS VIVEMOS EM UM PAIS MESCLADO DE CULTURAS….

  • André:

    Mmm… se o cara for gnóstico acho que ele deve acreditar em TODOS os Deuses…

  • Nina:

    Um grande problema na humanidade é quem está no poder ou não. Na entrada da Igreja Católica na Europa no início da Idade Média, transformaram os deuses celtas e de outras etnias em demônios, como fizeram os judeus em relação aos deuses da Babilônia e Pérsia. A religião dominante sempre deminiza a outra dominada, mas isso não significa que uma está mais certa que outra. Cada pessoa entende o Universo e o conceito de vida/morte, ética social ou moral pessoal de uma maneira, que é a que mais lhe convém ou que lhe é acessívelnaquele momento.

    O que acontece na verdade não é intolerância religiosa, mas intolerância de existência. Um grupo intolerante ao outro o é em termos de religião, costumes, roupas, comida, música, aparência, cor de pele e qualquer manifestação diferente da sua.

    Se esquecem que a religião, como qualquer outra manifestação pessoal ou de grupo, é igual em termos de direitos e deveres sociais.

  • alberto barros:

    outro dia falei para uma sra. que não acreditava em deus mas sim na vida na natureza enfim em tudo oque o homem inventou vai inventar e criar ela contradiseu dizendo que eu era ateu eu retruquei dizendo que acreditava mais na ciencia do que no divino na realidade quando estamos vivos estão vendo assistindo tudo acontea cer em nossa volta oque a ciencia e os inventos nos proposiona enquanto as religios são apenas oque ???? (PROMESSAS)desde que o mundo é o mundo que os homens esperão estas promeças dou força para o movimaentos dos ateus divulgar suas ideias pois se os crentes vão de casas em casas encher o saco das pessoas porque os ateus não podem tambem aplicar suas teorias a respeito do que é a vida na realidade suas origens e principios ABRAÇOS

  • serico115:

    É talvez um dos temas que me parece ser dos que geram sempre muita polémica.
    Se, se apregoa tanto a liberdade de expressão, fica complicado entender determinadas atitudes e procedimentos. No caso concreto, acho notória a preponderância da influência religiosa de certo cariz. Não fora isso, e tudo teria acontecido o mais naturalmente concerteza.
    É evidente que a figura apresentada “hitler” causa sempre muito repúdio, e acho mal ter sido utilizada, independentemente do que se pretendia dizer com ela. Mas haveria por certo outro tipo de figuras ou situações que poderiam transmitir a mesma mensagem sem tocar no que de repelente aquela figura transmite. Basta ir à história e buscar no período da INQUISIÇÂO e teriam demasiados factos para evidenciar o que se pretendia.
    Independentemente da religião que cada um professe ou não, o essencial é sempre o RESPEITO pelas opções de cada um, sem que isso implique qualquer tipo de atrito. A PAZ está acima disso tudo.

  • Thiago:

    Apoio a campanha. Prefiro a mim do que muitos religiosos por aí. Chega de hipocrisia.

  • Laércio:

    Suponho que todas as religiões preguem entre outras coisas, o respeito com o próximo. Então, se seguirmos tal preceito, a maioria dos problemas da sociedade estariam resolvidos, prá azar dos advogados e juízes de conciliação.

  • ana paula camoesas:

    Há que respeitar as ideologias de cada um.Quanto ao resto,sem comentários.

  • Cristina Coelho:

    Com o amor o mundo já está tão destruído, inclusive temendo a morte e o juízo de Deus, muitos ainda praticam atos horrendos, imagine se não houver mais esse conceito de temor, honra, respeito a Deus?
    Eu sou contra a campanha de exorcismo ao AMOR.

  • nice:

    não sigo uma religião,mas acredito em Deus, acredito nos ensinamentos de Jesus que são para mim maravilhosos e temos liberdade pára acreditar no que queremos, só não concordo com o segundo cartaz porque se temos liberdade, temos também leis até universais que nos inpede de fazer algo que podem prejudicar o seu proximo, prejudicar a natureza, o nosso direito termina quando começa qualquer direito do outro e se seguirmos esta regra simples conviveremos bem com qualquer espécie.respeite para ser respeitado.é tao fácil.

  • José Vasconcellos:

    O ateísmo existe para a confirmação da existência de DEUS.

    É preciso muito pouca informação e uma visão absolutamente unilateral, além de uma necessária dose de soberba, para estufar o peito e dizer algo como “Deus não existe”.
    Mas não se faz necessário nada além da simples observação do dia-a-dia para se confirmar a Presença Divina.

    Tentar imputar preconceito contra o ateísmo não passa de uma quase inteligente campanha de marketing, mas só funciona para os desinformados.

    Seja como for existem ateus, graças a DEUS!

  • Rayssa:

    Acredito que existem duas coisas que nao se deve discutir: política e religião. Sempre, no fim, gera briga. Também, se estao censurando os cartazes, que eu, particularmente achei criativos e nao ofensivos, onde está a tao chamada e conhecida “liberdade de expressao”? Coisa que muita gente quer ter mas poucos deixam o outro exercer a sua? Obrigada

  • josias:

    Diz o néscio no seu coração; não há Deus.
    Quanto a religião, elas não podem fazer nada para salvar o homem, a Bíblia Sagrada, nunca ensinou para que tivéssemos uma religião e sim que o homem se arrependa de sua maneira vil de viver, reconhecendo que só JESUS CRISTO, tem poder para resgatar a sua alma da ira vindoura.

  • ney cardoso:

    Não generalizem,pois as pessoas que vocês da ATEA exploram a imagem para representar as pessoas que acreditam em DEUS,provavelmente nunca conheceram a DEUS e aquele que representa os ateus também nunca O conheceu,por isso fica aqui o meu protesto e indignação por uma campanha onde se julga combater o preconceito mas em seu amago promove o preconceito. E que o DEUS de amor e misericórdia os abençoe.

    Ps: A unica verddade que reconheço nessa campanha é o que diz respeito ao carater,e procurem a verdade com mais afinco,pois 95% do carater e vontade de DEUS estão distorcidos.

  • Kelly Lima:

    Cada um tem o direito de acreditar no que achar melhor pra si. Sou budista e apoio a campanha dos ateus e agnósticos.

  • Francisco A. Cassiano:

    Eu concordo com a campanha, pois se as campanhas religiosas são permitidas por lei, as ateístas também devem ser, e são, pois essa permissão está em nossa constituíção em seu artigo quinto, incisos IV, VI, VIII e IX.

  • Camakra:

    Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !

  • PedreirodoHawaii:

    Eu não tenho religião ! E nem pretendo ter ! Nem sei se sou ATEU, Talvez ATOA. Na minha opinião oque importa é o RESPEITO em qualquer âmbito da sociedade. O MAL DO HOMEM É SEMPRE QUERER QUE O OUTRO SEJA IGUAL À ELE! E pra mim Ateu que é Ateu não tem NECESSIDADE NENHUMA DE MANIFESTAR ISSO !!! É Ateu e pronto! O primeiro cartaz só mostra a realidade. Não vi argumento plausivo no segundo e terceiro. No Último tb, a frase é realmente verdadeira, mas … mito palestino? Aí pisou no tomate. Se vc não respeita, não merece e nem deve exigir respeito!

  • EDIVALDO:

    APOIARIA DE IMEDIATO ESSA CAMPANHA, TEMOS QUE FAZER ENTENDER QUE NÓS AGNOSTICOS E ATEUS, TB SOMOS LIVRES PARA EXPRESSAR NOSSAS OPINIÕES… PARABENS PELOS CARTAZES E PELA MENSAGEM….

  • Joao Santos:

    Todos somos ateus com os deuses dos outros.
    Eu sou ateu com todos os deuses.
    Os deuses, só existem na imaginação das pessoas, em mais nenhum lugar.
    Demasiado óbvio, sem necessidade de ser demonstrado.
    Mais cego que o cego, é aquele que não quer ver.

  • Gray:

    Não achei a campanha, de forma alguma, ofensiva.

    Ateus sofrem mais preconceitos que negros e homossexuais.

    Nada mais justo que lutarmos pelo fim deste preconceito, como os dois grupos supracitados conseguiram (embora ainda exista preconceito, hoje é absurdamente menor que há algumas décadas).

  • X:

    Apoio a campanha, se nós Ateus temos que ver imagens religiosas por todos os lados, por que não podemos fazer cartazes com a nossa opnião?
    Essa proibição e só mais um ato de preconceito contra as opniões ateistas.
    E quanto ao Datena, vamo manda ele para aquele lugar nas mensagens que se mandam por SMS no programa dele.

  • big bang:

    Eu não tenho religião, pode ate parecer piegas, e é realmente, mas acredito em um Deus maior, não em um ser mitológico de barbas brancas q fica no céu esperando pra te julgar, mas numa força maior q esta em nós, no ato de ajudar um semelhante, de perdoar, de amar e não esperar recompensa. Não tentem definir Deus, mais uma vez digo q isso e filosófico. O Deus do ateu e a ciência, o Deus do religioso e sua mitologia e o Deus das pessoas esclarecidas e o respeito pelo pensamento alheio. Cada um na sua.

  • Andrey Luiz:

    Show.
    Gostei da campanha.
    É complicado o preconceito.

  • Ateu:

    Deus pode até não existir, mas de que adianta ele não existir se nem crentes nem ateus não param de falar nele?

  • Paulinho:

    Vcs acham q Deus nos deu o livre árbitro porquê???kkkkk

  • benq:

    dawkins fez isso na inglaterra em onibus de la e boicotaram

    entao vc acha que aqui no brasil com um nivel intelectual muito mais baixo vao deixar publicar esses cartazes ?

  • Pluie Sharlee:

    Quão polêmico é tal assunto!

    Por diversas partes deparamo-nos com símbolos cristãos, cartazes exibidos nos mais nobres outdoors, igrejas magnificentes, frases de cunho religiosíssimo, tais como: “Jesus Cristo é o Senhor de Mauá”

    Quanto a isto não há qualquer crítica, pelo contrário, a multidão, guiada pelo senso comum, aplaude assiduamente, com brio nos olhos e lágrimas de comoção.

    Contudo, quando é criada uma publicidade referente ao ateísmo, então há motivo para motins, revoltas…

    Antecipo-lhes que não sou ateia, sequer sigo o cristianismo ou qualquer outra religião monoteísta…

    Por diversos domingos, batem à minha porta testemunhas de Jeová, pregando a palavra de um Senhor que julgo tirano.

    Que obrigação tenho eu de escutá-los? Se lhes respondo que não pretendo me converter, retornam pilhérias e chamam-me filha do demônio.

    Bocejo; é deprimente, afinal, parto da premissa de que apenas buscamos converter, exorcizar e erradicar aquilo que tememos, e somente somos trépidos quando nossas próprias certezas caem em ruínas.

    Se tais cristãos julgam-se tão certos de seu Deus, involúveis, imutáveis, por que tamanha sofreguidão de massacrar e exterminar pessoas de outros credos?

    Ainda aguardo o ano em que haverá uma ditadura religiosa, é questão de tempo até que se restituam dogmas, aprimorados e acrisolados para adequarem-se ao século XXI, obviamente… Quando o cristianismo II chegará ao seu ápice e rorejará dele, feito o império romano politeísta, que os dentes vorazes da ideologia cristã destruiu.

    Até mesmo as mais grandiosas árvores podem ser derrubadas pela ferocidade dos ventos do tempo…

    O revolucionário torna-se ditador e assim caminha a humanidade!

    Nada contra qualquer religião ou ausência dela… Apenas respeitem, até mesmo opostos coexistem, portanto, vamos lá! Estou certa de que um veio de senso crítico ainda corre nas mais ermas cabeças, basta desenvolver!

  • Hélder:

    O tipo é ateu e, mesmo assim…, consegue desprezar Deus!lol

    FANTÁSTICO!!!

    Típico…quase aposto que não tens mais de 16 anos!
    viva a revolta ignorante da mocidade!!

  • Christian Paz:

    Vocês crentes vivem enchendo o saco dos outros na tentativa de converter e agora ficam irritados por algum ateu querer colar alguns cartazes por aí.

    Eu não preciso do seu Deus, eu desprezo seu Deus !

  • Rafaela:

    Quanta bobagem!!!!!…….. desde quando Deus é religião?
    Todos estão errados!
    Se você não acredita em nenhuma religião, tudo bem , mas não acreditar em Deus já é uma burrice!

  • Hélder:

    Sou crente, mas há que admitir que cada vez que uma teoria da igreja é refutada pela ciência, lá vêm eles com uma nova e ainda mais inexplicável.

    No fundo, “este diz que disse” não interessa!
    não se preocupem com extremismos, ou melhor, não se preocupem de todo! vivam a vossa vida de acordo com aquilo que consideram ser o bem e então, se realmente existir Deus, vocês terão o vosso cantinho no céu!

    Peace

  • 3E3E3E L.M. DELTA:

    Interessante… os comentários escondidos são dos que demonstram maior validade.

  • Sidnei:

    Sou a favor da manifestação, pois não é um manifesto de conversão religiosa, mas de liberdade de ser ateu… Existe sim o preconceito, um ateu jamais será escolhido para um cargo que preserve a moral de um povo como é o caso de um cargo político.
    No entanto, os cartazes eu achei dois perfeitos e dois com minhas criticas… o primeiro e último são perfeitos, mostram apenas que ateus não são caras mals como se pensam por aí, mas os dois do meio, apesar de concordar, são ataques diretos a religião.

  • Carol:

    Tenho apenas uma reclamação a fazer, em relação ao terceiro cartaz que diz “A fé não dá respostas, só impede perguntas.” Acredito em Deus, mas isso não me impede de ter uma fé questionadora. Ora os ateus que se julgam tão expertos, cometeram um erro ao fazer essa generalização, como se todos os religiosos fossem fanáticos e irracionais.

  • João Matheus:

    Achei perfeito o último cartaz, tenho um amigo religioso de mais, dormiu durante a aula de reprodução humana por achar aquilo contra Deus, mas acha que o correto é matar todos os Islâmicos, afinal eles são pecadores e vão todos para o inferno.

    E se você acha a igreja corrupta é porque não é envolvido com política, ai sim vai perceber que político é tudo honesto, o que acham de um pastor que cobra R$ 5500 para pedir votos para todos os seus fiéis? Chegar lá na frente e falar que Deus pede o voto dele e que o cara é a salvação da igreja.

  • leonardo:

    duvido que se fossem mensagens católicas seriam censuradas

  • Ze da Feira:

    Albert Einstein

    A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

    Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.

    Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.

    Isaac Asimov, Carl Sagan, Nietzsche, Voltaire, Galileu, Drauzio Varella, Freud, Woody Allen, Charles Chaplin, Benjamin Franklin, José Saramago, Thomas Edison, James Watson, Mark Twain, Fernando Pessoa, Arnaldo Jabor, Arthur C. Clarke, Bill Gates, Cassia Eller, Charles Darwin, Che Guevara, Chico Buarque, Fernando Henrique Cardoso, George Soros, Jack Nicholson, John Lennon, Marcelo Gleiser, Steve Jobs, Osacar niemeiyer, Ze da feira, Dilam Roussef.

    A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.

    Outra boa:

    Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?

  • Doido:

    Se Deus existisse , ele seria um sádico narcisista , pois me condenaria ao sofrimento eterno por não adora-lo.

  • Renata:

    Pera, se era pra diminuir o preconceito elas não deveriam ser menos apelativas?As pessoas não vão ficar exatamente com uma boa imagem dos ateus depois dessa…haha
    E acabei de ver que chamaram Jesus de ‘mito palestino’ bom, pelo menos criatividade eles tem.:D

  • Hélder:

    Talvez amigo Ze… mas nós já não cá estaremos para testemunha-lo!

    Peace

  • Ze da Feira:

    Calma, ela precisa de mais tempo , calma…

  • Ze da Feira:

    Essa é boa:

    A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.

    Outra boa:

    Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?

  • Joao Paulo:

    _È preciso descobrir a real origem destes protestos, porque a biblia é contra atuação de protestos, isto me parece material usado pra instigar a violencia e ação de revanche, jamais pessoa de origem cristã deve pegar qualquer bandeira por assim viola os princípios.

  • PPP:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pessoal força uma barra danada.
    Com todo o avanço científico dos últimos tempos o Mecanicismo e o Ateísmo morreram – não existe mais espaço no mundo moderno para uma concepção sem Deus… é hilário…

  • Hélder:

    Foram censurados com toda a justiça!!!
    O primeiro cartaz é extremamente ofensivo para qualquer crente!
    Essas pessoas que PENSAM ser ateias, mas que nas horas de aflição fazem o sinal da cruz e rezão à nossa senhora dos caramelos, deviam ter vergonha.
    Os cartazes por si só são de uma burrice tremenda!
    Fazer um cartaz contra a discriminação e ofender os “discriminadores” em potência?!? digam lá se não é burrice?
    Deixo um concelhos aos autores destes cartazes:
    Meus amigos, não combate ódio com ódio!
    By the way, na sociedade actual, os crentes são muito mais discriminados do que os ateus.

    Peace

  • Patricia:

    Nada contra as pessoas que tem sua fe, mas sim contra as igrejas, que manipulam as pessoas, arrancam dinheiro delas e ainda falam que é para deus.

  • Patrícia:

    Sim, sem dúvida alguma, deveriam ser publicados!

  • ateu:

    Esses cartazes foram feitos por “crianças revoltadas com deus” e não por ateu de verdade. Ateu de verdade não perde tempo com essas bobagens. Pegaram frases feitas e manjadas que rolam no orkut e fizeram um cartaz achando que causa algum impacto.Somente distorceram as opiniões conforme lhe era interessante. Uma pessoa que concorda com isso pode até não acreditar em Deus, mas a diferença entre ele e um crente se limita a isso mesmo – Uma crença diferente. Ah vá..

  • Rogério Vicente Domingos da Silva:

    eu acredito em Deus… e acredito tbm que todo mundo tem o direito de crer ou não na existencia de Deus,afinal se Deus existe ou não só ele tem o direito de julgar se fizemos a escolha certa acreditando ou não na existencia dele…ou seja crer ou não em Deus é um problema pessoal de cada um q não se deve ser julgado,discriminado nem associado as ações q cada ser humano toma por conciencia própria.

  • Bruno Juncklaus:

    As pessoas se preocupam de mais. A maioria PRECISA de algo pra crer, em que acreditar. Elas sentem essa necessidade de acreditar em algo que não existe para tentar diminuir o peso da consciência, ou algum outro fator que não consigo expressar, de que nós não sabemos a resposta.

  • paulo:

    Meldez.

    Ateu presidente? Realmente, isso seria dicficil por caiusa da popularidade. Maioria cristã , entende.
    Ja andei com camiseta “sou ateu”, da no mesmo que ser emo ou coisa assim…
    Retirar crucifixo!!! Pra que isso?? Cada um na sua…
    Sou ateu, mas não tenho medo da cruz, nem sou vandalo para destruilas.

  • quemuel:

    O texto e contexto surtem efeitos contrários aos desejados, dão uma idéia de ataque aos religiosos e não de busca de ideais, mesmo eu sendo cristão, eu respeito o ser das outras pessoas, porque eu acredito que a pessoa acredita naquilo que ela quiser e também ver o que ela quer.
    Mas mesmo assim as pessoas são iguais e nem todas sabem disso.
    E eu desaprovo esses cartazes, por que eles transmitem uma imagem de ataque, e eu creio que não é dessa maneira que as pessoas deve ser adivertidas pelas suas maneiras de pensar, e sim entrar em uma concessão moral.

  • Xupão:

    Os religiosos falavam e falam mau da ciência. Então, por favor, abandonem seus microfones, suas rádios e TVs, comecem a andar de cavalo e se iluminar com velas e se eu continuar não acabarei mais de dar exemplos de como eles usam as idéias da ciência e cospem nos seus próprios pratos.

  • Xupão:

    A maior prova de que religião não presta está no preconmceito e discriminação de seus integrantes, uns contra os outros, inclusive provocando mortes e guerras. A História está aí para comprovar.

  • Leco:

    Graças a Deus sou ateu.

  • Patrix:

    Allan
    Você liga a TV (aberta) os religiosos tomaram conta, lá eles colocam o ponto de vista deles… Provocação seria se nós ateus saíssemos de porta em porta no domingo de manhã para divulgar as boas novas do reino ateu.
    A religião induz ao preconceito, deus é preconceituoso, deus quer separar o “joio do trigo”..

  • ?????:

    O Primeiro cartaz realmente transmite a igualdade, difernte dos últimos três que criticam as religiões, esses últimos não devem ser publicados.

  • Meldelz:

    Praqueles que não se sentem discriminados, gostaria que fizessem uns testes mentais:
    – Você imagina um ateu assumido virando presidente do Brasil?
    – Você acha que se andasse com uma camiseta “sou ateu”, não receberia olhares tortos pela rua?
    – O que tu acha que a população acharia se resolvessem tirar os crucifixos dos locais publicos?

  • Guilherme Ferreira:

    Tá mais pra contra agrumentações ao invés de provocações.

    Eu mesmo não sendo ateu sofro preconceito e discriminação só pelo fato de não ser cristão!

  • Allan:

    Olha, concordo com a opinião do colega hemhike, esse tipo de propaganda surtiria o efeito contrário ao esperado, ou seja, aumetaria o preconceito aos ateus e a “richa” entra os dois grupos, pois, ao meu ver, parece mais com provocações.

  • paulo:

    Sou ateu. Não me sinto discriminado e não vejo o porque dessas manifestações.Assim acabarão fazendo do ateísmo uma religião. Ateu pra mim é cada um na sua.

  • Xupão:

    Se crer num Deus fosse bom, ninguém cometeria crimes. Nós temos grandes homens ateus que fazem e fizeram coisas melhores para a humanidade do que os crentes.

  • Guilherme Ferreira:

    Pow qualé, parece que até aqui vemos de uma forma mais fraca a perseguição dos teístas.
    Tentando explicar:

    Imagem 1: Adolf era um religioso vigoroso e mesmo assim foi capaz de comandar a maior guerra que o mundo ja viveu. Chaplin era ateu e conseguiu mostrar ao mundo inteiro que o amor existe e que as pessoas podem ser felizes.

    Imagem 2: Se deus(cristo,ala,vishu…) realmente existe, então ele não tem problemas em permitir que atrocidades ocorram em nome dele.

    Imagem 3: Um homem lê uma biblia na prisão. Ele está preso, mas ele é religioso. Será mesmo? Ou teria outro sentido( provavelmente o usado), o sentido de que a fé não lhe da as repsotas para que você sejalivre, mas na verdade te prende num mundo onde você não deve obter as reais respostas.

    Imagem 4: Pra mim a segunda mais interessante…Os religiosos falam mal dos ateus, mas TODOS ELES são ateus também, mas ateus em relação aos deuses dos outros.

    Adorei essa campanha!!!
    Detalhe: Não sou ateu.

  • big bang:

    As religiões na maioria pregam a tolerância. Apenas os fanáticos radicais fazem delas motivos para perseguições e discriminações. O princípio religioso e a busca da paz e do caminho correto, mas isso não quer dizer q a religião seja esse caminho. Portanto, cada um na sua!

  • Thabita Aroeira:

    Acho isto realmente desnecessário. Agora os ateus se fazem de vítimas. Desde quando eles se permitiram pensar assim deles mesmos?

  • Hemhike:

    Sou totalmente a favor de uma campanha contra o preconceito aos ateus, já tá passando da hora da sociedade aceitar o ateísmo.

    No entanto essa campanha parece mais estar pregando um preconceito contra os religiosos. Eles podiam muito bem colocar as personalidades famosas que eram/são ateus para demonstrar que ser ateus não torna uma pessoa má.

    Esse cartaz de “Se Deus existe, tudo é permitido” funciona mais como um forma de provocação contra os religiosos, do que uma forma de tolerância aos ateus. Se depender dessa campanha, o preconceito entre os dois grupos ainda está longe de acabar.

  • Alexandre:

    tirando o segundo cartaz, os outros são mto bem pensados, principalmente o ultimo..
    Eu acredito em Deus, mas não na igreja e religião.
    Cada um escolhe o que acha melhor para si.

  • CRC:

    Contra a fé não há argumentos. Sou ateu e não escondo de ninguém, porém já aprendi que não adianta querer sequer buscar o respeito pela descrença, pois a fé não permite. Existem exceções, é claro, mas são muito poucas.
    Creio que esta iniciativa trará poucos resultados práticos.

  • Rafael Rodrigues:

    Gosto do “Todos somos Ateus com os deuses dos outros” (o que é verdade). Mas a do 11 de Setembro e da prisão achei meio agressivos. De qualquer maneira, eu não acho uma boa ideia veicular este tipo de campanha (e eu sou ateu).

    Mas só pra constar, ateísmo é a ausência de crenças em divindades, não de religião. A pessoa pode ter uma religião (como as que acreditam que Jesus era um ET ou o Budismo, por exemplo) que não tenha Deus (ou deuses) como objeto principal de culto.

  • criancinha:

    Temos que pensar que estamos lidando com críticas contra uma ideologia enraizada na maior parte de nossa sociedade, o teísmo.

    Acho que então até a luta pela igualdade de direitos deve ser sutil, sem expressar quaqluer forma de aversão à ideologia contraditada.

    Eu sou cético, mas confesso facilmente dá pra observar uma certa ofensa contra os religiosos, especialmente no que faz a alusão à religiosidade de Adolf Hitler e a que “tudo é permitido” se “Deus” existir. Vale destacar que muitos podem não ter o discernimento necessário para entender que tais propagandas são apenas para descaracterizar o ateísmo com as crueldades existentes no mundo.

  • Daniel:

    as piores catastrofes da humanidade foram causadas por religiosos, 11 se setembro, as cruzadas, o nazismo, isso e fato,eu acredito em uma força superior que equilibra o universo, não que essa força seja o Deus biblico, uma força que nunca iremos explicas sabe, apoio todos os cartazes menos o segundo, mais a ATEA deve tomar cuidado com as frases que são colocadas nos cartazes, pq a perseguição dos fanaticos vai ser forte.

  • Claudio Tavares:

    Respondendo a pergunta, acho que os cartazes deveriam ser publicados sim, mas já que a campanha foi vetada pelos cagões das empresas, sugiro a Atea reverter a ideia e transformar as peças em adesivos para autos, como uma resposta aos famosos “Deus é fiel” que vemos por aí. Eu usaria. Ah, e os ateus são gente boa (pelos menos os poucos que conheço).

  • pri:

    Realmente ” religião não define caráter!” e sou contrata todo e qual tipo de preconceito. O cartaz do Charles Chaplin e Adolf Hitler foi uma forma criativa de mostrar isso! Mas os outros cartazes são preconceituosos por serem opiniões… da qual não participo!

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.