Campanha ateísta sofre “perseguição”

Por , em 10.01.2011

Cartazes veiculando a idéia do ateísmo, criados pela organização Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), para combater o preconceito àqueles que preferem não ter nenhuma religião foram censurados. Eles circulariam pelos ônibus de Salvador e Porto Alegre.

A própria empresa contratada pela Atea para a divulgação dos cartazes foi quem barrou a circulação deles. Segundo a empresa, isso aconteceu em Salvador porque eles acreditavam que o estado e os empresários responsáveis pelas linhas de ônibus poderiam não concordar com a divulgação das peças. Agora a Atea afirma que está estudando possíveis recursos contra a empresa.

Já em Porto Alegre, a situação foi outra. A Agência de Transportes Públicos vetou os cartazes porque eles veiculariam mensagem de conteúdo religioso e isso não era permitido por lei.

A mensagem dos cartazes, basicamente, é que ter religião não define seu caráter. Uma das mais marcantes é a de Charles Chaplin e Adolf Hitler, mostrando que o primeiro era ateu enquanto o segundo era religioso.

Segundo a Atea a idéia não é “converter” as pessoas ao ateísmo, mas buscar uma igualdade, fugir do preconceito que existe contra aqueles que preferem não seguir nenhuma religião.

A idéia da campanha surgiu após o “ataque” do apresentador José Luiz Datena contra os ateus em seu programa.

Confira os outros cartazes:

O que você acha, leitor? Os cartazes deveriam ser publicados ou não? Deixe sua opinião nos comentários.[Atea]

1.070 comentários

  • Ateu:

    “É possível um cientista ser religioso, mas somente até o ponto em que seus estudos não entram conflito com suas crenças.”

    Exatamente criancinha! A ciencia atual ainda deixa muitas lacunas, fora que tem áreas que por hora ela não pode responder, tipo alma ou céu existem?

    Vc ainda pode ver na complexidade do universo e como ele funciona tão bem, uma prova da existencia de deus.

    Por isso é possível acreditar em deus desde que essa crença não vá contra a ciência. É o que fazem os cientistas e o que NÃO fazem os crentes mais fanáticos, que se houver um comflito entre religião e ciência, esta última fatalmente estará errada e a 1a certa! :O(

  • Renata:

    Ok criancinha.Tomás de Aquino acreditava que se podia chegar até Deus através da razão.Para isso ele utilizou a filosofia.
    Já te falei dele, então se quiser estudar esse aspecto da fé, dê uma olhada no trabalho dele…

  • criancinha:

    “Querem colocar uma barreira intransponível entre religião e conhecimento, mas não acho que ela verdadeiramente exista…Isso tá na cabeça das pessoas mais preconceituosas e fechadas, sejam elas atéias ou teístas…”

    Pra mim “conhecimento” e religião nao se conciliam mesmo.

    A religião é crença e fé em algo inexplicável. A partir do momento em que dogmas religiosos são comprovados, deixa automaticamente de ser religioso, para ser científico.

    Se fosse provado (conhecido) que todas as afirmações da Doutrina Cristã fossem verdadeiras, ela automaticamente deixa de ser religião, para fazer parte do mundo científico.

    Não há como confundir religiao com conhecimento racional mesmo. Sao duas coisas completamente diferentes.

    É possível um cientista ser religioso, mas somente até o ponto em que seus estudos não entram conflito com suas crenças.

    “Conhecimento” religioso:
    Deus existe, ponto!
    Céu é assim e o Inferno é assado, ponto!

    Conhecimento científico:
    Deus existe, por causa disso…
    Céu é assim e o Inferno é assado, por causa disso…

  • Ateu:

    Renata,

    “Nem todo cientista é ateu.Não é preciso uma curiosidade ‘ateísta’ para se interessar por alguma parte da ciência…ou mesmo se profissionalizar nela.Eu sei que a maioria é ateu”

    Claro que não é preciso ser ateu. Alias a maioria é religioso. Ateus, mesmo entre cientistas, é uma minoria. Uma minoria considerável, mas mesmo assim uma minoria.

    Alias, já está na hora dos crentes deixarem de confundir ciencia com religião. Evolução e big Bang NÃO SÃO sinonimos de atéismo em hipotese alguma! Tanto o é que a igreja católica acredita em deus (óbvio) e na evolução e Big bang.

    Só os fanáticos que sofreram lavagem cerebral é que não conseguem conciliar ciencia e religião!

  • Ateu:

    DANIEL GOMES,

    “Ateu
    Tenho pena de vc. Realmente não és feliz.
    tchau…”

    Foge não Daniel, que tenho mais uma pergunta que está sob moderação desde ontem á noite!
    Lá vc vai descobrir que não tem tanta diferença entre deus – ou pelo menos entre a bíblia – e essas figuras criadas pelas doentias mentes humanas!

    Ah, felicidade pra vc é acreditar em deus? Pois pra mim é compreender o mundo, mesmo que ele não seja o paraíso que vcs crentes acreditam!
    E aproveitar bem a vida, pq qdo morrer tudo se acaba!

  • Renata:

    Valeu holiday =)

  • holiday:

    Re na ta, arrebenta nos comentários! isso menina! concordo plenamento com sua ideia!

  • Renata:

    Nem todo cientista é ateu.Não é preciso uma curiosidade ‘ateísta’ para se interessar por alguma parte da ciência…ou mesmo se profissionalizar nela.Eu sei que a maioria é ateu, mas se você for olhar na história não vão aparecer alguns cientistas que acreditavam e mesmo assim adicionaram coisas importantes a ciência?E aí, como é fica?
    Nem todo ateu é um preguiçoso ‘filosófico’, mas nem todo crente é preguiçoso pra lógica também…
    Querem colocar uma barreira intransponível entre religião e conhecimento, mas não acho que ela verdadeiramente exista…Isso tá na cabeça das pessoas mais preconceituosas e fechadas, sejam elas atéias ou teístas…

  • Luiz Aleixo:

    Gente, vamos deixar de dar atenção ao João Paulo, pois tá cara que ele tá se achando o próprio enviado de deus para defender a nação cristã. Um discursozinho decorado que até impressiona, mas quando se põe a escrever por conta própria comete os maiores absurdos ortográficos, prá não citar a falta de pontuação e concordância nas frases. Ainda bem que seus comentários estão tendo suas devidas notas baixas e ficam onde deveriam, no limbo. Ainda assim, dá prá se divertir horrores com palavras como: IMPRORAR (implorar), centeça (sentença), estrair (extrair), espirto (espírito), apostulo (apóstolo), seifadas (ceifadas), crensa (crença), centença (sentença), interpletação (interpretação), nescessidade (necessidade), conviniente (conveniente), ONICIENTE (onisciente), fornesse (fornece), sul real (surreal, essa foi a melhor), Ainstein (Einstein), vorás (voraz), descançará (descansará), sensurou (censurou).

    Serio, gente. Vocês ainda perdem tempo discutindo com alguém assim?! O cara tá trollando aqui e já tem nego se irritando.
    João Paulo, larga essa Briba e volta prá escola, amigo. Ou você acha que é o exemplo vivo de quem escreve certo por linhas tortas?

  • criancinha:

    Oi pessoal teísta,

    Acham que todo ateu (ou a-religioso) tem preguiça mental. Claro que não.

    Não esqueçam que o ateísmo é apenas uma posição fisolófica do mundo, diante da sua não conformação em resposta dogmáticas e simplistas da vida.

    Se não fosse a curiosidade ateíta você não estaria indo de caro pro trabalho. Sua Igreja não teria um portal virtual para professar sua fé e adquirir novos adeptos. Nós não estariamos aqui neste meio virual.

    A prórpia ciência é considerado um pecado. Imaginem se esse mundo ainda fosse teocrático!

    Só me resta rir quando o Papa diz que Deus está por trás do Big Bang, ou quando alguém usa marca um encontro religioso pelo Twiter….srsrssrrs

  • Vitor:

    Está provado!!! Aquí mesmo ateu sofre perseguição!!!

    Melhor discutir isso qdo chegarem á terra dos pés juntos…rsrsrsrs!

  • DANIEL GOMES:

    Ateu.

    Vc? querer colocar DEUS no mesmo pé de igualdade com essas figuras criadas pelas doentias mentes humanas??? Faça-me o favor ateu!!!

    Daniel

  • DANIEL GOMES:

    Ateu

    Tenho pena de vc. Realmente não és feliz.
    tchau…

    Daniel

  • Ateu:

    Ateu (ou seria Ateu 2)

    “Blá blá blá, deus não existe e ponto final.”

    Isso é algo que infelizmente não podemos afirmar com certeza absoluta, embora todas as evidencias apontem nesse sentido!

    Da mesma forma que vc nao pode provar que nao existem “energias esotéricas” ou que não existem dragões ou bruxas ou duendes…

  • CronosTs:

    Não deus, to falando de João Paulo, eita crente chato!

  • CronosTs:

    Vai por mim, ele já ta aki há anos!

  • serico115:

    JOÃO PAULO, você é dos que nem de levar porrada se farta!!!
    Veja a quantidade de votos negativos que merecem seus comentários… São todas pessoas que vivem na escuridão? só você consegue ser iluminado??? Meça-se a si próprio e acabe com essa sua pretensão de tentar convencer alguém para quem você não dispõe de argumentos suficientemente credíveis para se impor. Tenha pena de si próprio….

  • Daniel:

    Cara, esse João Paulo é muito charope! Que proza ruim desse cara com esse papo de pastor! Só pode ser evangélico… e fanático!

  • Daniel:

    E lá vem o João Paulo de novo com sua lorota religiosa falida!!!

  • miqueias charles:

    ‘A FE NÃO DÁ RESPOSTAS ,SÓ IMPEDE PERGUNTAS’…O verdadeiro sábio não se julga pelas perguntas que faz,mas pelas respostas que dá…Vamos ficando em cima do muro que até ele vai cair…

  • Ateu:

    Blá blá blá, deus não existe e ponto final.

  • Ateu:

    DANIEL GOMES,

    Mais umas indagações pra vc, já que gostas tanto delas…

    Se estes cálculos estiverem certos, e acho que estão, NÃO EXISTE água no mundo capaz de causar um dilúvio!
    http://www.biblia-ciencia.com/art/a-12-noe-diluvio-ciencia.htm

    E se isto não fosse o bastante, me explica como os animais vieram dos 5 continentes?

    Mais, como couberam MILHÕES de espécies numa minúscula arca de madeira qdo um superpetroleiro com 500m de comprimento e meio milhão de toneladas não seria o suficiente?

    Pior, com alimento e água pra essas milhões de espécies, que muitas vezes comem outros animais, inclusive insetos! Água? Sim, água e já explico o porquê!

    Aliás, como a família de Noé conseguiu alimentar esses milhões de espécies fora a água necessária pra eles?

    Como os peixes sobreviveram? Peixes? É, peixes! Oras, mas peixes estão na água, não se afogam e não precisam de arcas.
    Correto, mas o problema é que a água salgada e doce se misturaram e peixe de água doce no mar morre e peixe de água salgada em rios e lagos idem!
    Mais, a água salobra é imprópria pra consumo logo aquele mundo de agua do diluvio NÃO SERVE pra consumo!
    Pois é, aposto que vc não tinha pensando nisso…
    Ou seja, Noé tinha que levar a água na Arca.

    Agora se a tua resposta a todas essas questões for “Foi o Poder de Deus”, então eu te pergunto pq deus então precisou de uma arca?

    Como vc pode ver, um dos pilares da biblia não passa de mera fição. E isso ocorre com Sodoma e Gomorra, Jericó, torre de Babel e por aí vai…

    Alias a torre de babel é facilmente detonada tb!
    Povos afastados gerograficamente desenvolvem um dialeto próprio naturalmente, sem necessidade de maldições divinas!
    O Brasil é uma prova viva disso, já que os portugueses qdo chegaram falavam uma só lingua. Lingua esta que se diversificou em varios sotaques conforme a região. E nem foi preciso deus pra isso…

    Como disse antes, ser crente é muito cômodo. É não se preocupar em procurar respostas. O teísta pode ser comparado a uma criança, quando diz:foi Deus! E a conversa que poderia se alongar… termina aí.

  • Sheila Silva:

    Para SILVA

    A Bíblia chama esses homens de magos ou de astrólogos, e não diz quantos eram. A Bíblia condena claramente todos os tipos de magia e a prática babilônica de procurar obter informações de estrelas. (Leia Deuteronômio 18: 10-12; Isaías 47:13)
    A informação transmitida a esses homens não resultou em nada bom, Suscitou a ira ciumenta do cruel Rei Herodes, Isto, por sua vez, resultou na fuga de José, Maria e Jesus para o Egito, e no assassinato, em Belém, de todos os meninos “de dois anos de idade para baixo”. Herodes averiguara cuidadosamente quando Jesus nasceu à base do que soube dos astrólogos.(Mateus 2:16)
    Em vista de todas as dificuldades causadas pela visita deles, é razoável concluir que a estrela que viram e a mensagem sobre “aquele que nasceu rei dos judeus” procedia do inimigo de Deus, Satanás, o Diabo, que queria matar Jesus.
    A Bíblia diz em 2 Corintios 11:14 que Satanás “persiste em transforma-se em anjo de luz”, cuja operação é “com toda obra poderosa, e sinais e portentos mentirosos”(2 tessalonicenses 2:9)
    Outra questão nos estudos que você pesquisou, que foi provado na época que seria o planeta Vênus que passou mais próximo da Terra. Surgi uma questão a que época esses pesquisadores se referem?
    Ao lendario 25 Dezembro? Onde já sabemos por estudiosos que essa não é a verdadeira data do nascimento de Cristo. A Bíblia não aponta a data do nascimento de Jesus mas fornece-nos informações no sentido de que não se deu na estação do inverno.

  • Sheila Silva:

    Para Silva

    Pouco antes do nascimento de Jesus, seus pais haviam chegado a `Bélem. a fim de se registrar para a tributação. Todos os albergues da cidade estavam ocupados. Quando Maria deu à luz Jesus, deitou-o, enrolado em faixas, numa manjedoura. Naquela mesma noite, Deus, por meio duma HOSTE DE ANJOS, naõ por uma ESTRELA, encaminhou humildes pastores judeus, adoradores de Deus, ao menino. Fez-se-lhes o anúncio de que nasceria um menino, que seria Salvador, Cristo (Messias), o Senhor. (Leia Lucas 2: 1-17)
    Foi realmente meses depois do nascimento depois do nascimento de Jesus que estes aastrólogos se dirigiram ao Rei Herodes, dizendo que haviam seguido uma estrela que virram “quando estavam no Oriente” e queriam prestar homenagem ao menino “rei dos judeus”. E a “estrela” que os guiou não era uma verdadeira estrela, nem uma conjução de planetas, porque só os astrólogos relatam que a viram, nenhum de tais corpos celestes, logicamente poderia ter-se ‘detido por cima do lugar onde estava a criancinha. Herodes foi então aos líderes religiosos, judaicos, e indagou sobre onde devia nascer o Messias. Citaram-lhe a profecia de Miquéias 5:2, que indica seu lugar de nascimento como sendo Belém. (Mateus 2:3-6)

  • Sheila Silva:

    PARA SILVA

    A estrela de Belém, provalmente uma das mais conhecidas estrelas mencionadas na Bíblia´, ela guiou os astrólogos das REGIÕES ORIENTAIS, a CASA para onde Jesus havia sido levado por seus pais depois de seu nascimento numn estábulo (quando os astrlogos chegaram Jesus não estava mais no estabulo, pois sua estadia ali era temporaria, e sugundo a Bíblia quando eles chegaram Jesus provalmente já teria )2 anos de idade)
    Certamente não era uma estrela comum, pois era suficientemente baixa para os astrologos a seguirem por cerca de 1.600 quilômetros. A “estrela” levou-os primeiro a Jerusalém. Ao saber disso, o Rei Herodes os interrogou e então decidiu matar o menino Jesus. Daí, a “estrela” conduziu os astrólogos para a casa em que Jesus vivia. Com Certeza, nenhuma estrela normal poderia fazer isso. Será que esse objeto semelhamnte a uma estrela se originou de Deus?
    Visto que a visita dos astrólogos levou indiretamente à matança de “todos os meninos em Belém e em todo os seus distritos, de dois anos de idade para baixo”, não é razoavél concluir que a “estrela foi algo usado pelo Adversário de Deus, Numa tentativa de destruir o Filho de Deus?(Leia Mateus 2:1-11, 16)Deve-se lembrar também que os astrólogos vieram do Oriente, talvez de Babilônia, um antigo centro de magia, feitiçaria e astrologia

  • Joao Paulo:

    ESCUTA ESSA AI!… PRA QUE QUE A CIENCIA PRECISA IMPRORAR PRA ALGUEM PROVAR QUE ELA ESTA ERRADA? QUANDO ELA MESMA O FAZ, BESTEIRA AINDA TEM GENTE POSTANDO ESTAS COISAS, COMO PODE, GENTE CEGA.

  • Joao Paulo:

    Ateu, uma criaça que responde como adulto e recebe sua centeça como adulto. UMA CRIANÇA APENAS INSENTA DE PENSAMENTO LÓGICO, PENSANDO ESTAR CORRETO. SUBTERFÚGIO SERÁ? PENSANDO QUE ASSIM NÃO TERÁ DE PRESTAR CONTAS?

  • Joao Paulo:

    Aprofundar em conhecimento, a biblia diz que a letra mata, em resumo estrair de livros da mente do homem, é uma busca infinita sem respostas não há nenhum conhecimento de origem humana que esclareça “Deus” perde tempo pois o homem busca apenas o dinheiro e os próprios prazeres, mente cega tenta encontrar respostas sobre coisas espirituais em livros esquecendo que o principal elemento que preenche respostas é a fé através da fé a mente torna se sensivel receptora, divergente, em primeiro lugar naquele que nos preenche de todas as dúvidas, sabedoria não se encontra em livros, o dom do espirito de Deus pode dar esta sabedoria, e quem pede recebe em ambundancia.

  • Ateu:

    Daniel Gomes,

    Vc quer indagações sobre deus? Pois aí vão algumas…

    Me dê alguma explicações sobre Deus. Prove que ele existe! Prova que milagres existem! Prove geologicamente o diluvio ou outros fatos historicos que nao batem com a Biblia!
    Prove que o universo e perfeito! Prove que a Terra é perfeita! Prove que um deus que teve que ver pra saber que era bom é realmente un deus! Prove quem um deus que faz o diluvio pra eliminar o mal da Terra mesmo sabendo que não vai adiantar é inteligente!

    E então, essas indagações são dificeis? Oras, mas vc queria algo fácil?

    Quer outras indagações de difícil compreensão?
    Me fale sobre a vida eterna! O que vc espera dela? O melhor, o que vc acha que é a vida eterna? Viver a eternidade ao lado de deus? Só isso?
    E qual seria o castigo pra quem matou e roubou? O inferno,sofrimento eterno ou a morte da alma?

    Vamos ver se um “iluminado” como vc dá tem resposta a essas questões!

  • Ateu:

    Daniel Gomes,

    O teísta pode ser comparado a uma criança, quando diz: foi deus. E a conversa que poderia se alongar… termina aí.

    Já um ateu se pergunta: porquê as coisas são assim, como o universo e natureza funcionam?

    Vc conhece algo útil à humanidade saído de uma discussão sobre o sexo dos anjos…ou pq a bíblia fala isto ou aquilo?
    Pois é…

  • Ateu:

    O teísta pode ser comparado a uma criança, quando diz: foi deus. E a conversa que poderia se alongar… termina aí.

    Já um ateu se pergunta: porquê as coisas são assim, como o universo e natureza funcionam?

    Vc conhece algo útil à humanidade saído de uma discussão sobre o sexo dos anjos…ou pq a bíblia fala isto ou aquilo?
    Pois é…

  • DANIEL GOMES:

    Renata.
    A pessoa pode e deve aprofundar-se, até para alicerçar sua fé e sua postura filosófico-religiosa. Nós seres humanos falíveis, até prova em contrário, devemos crer em algo superior que nos sustenta, que nos mantém. Após alguma reflexão parte-se para o aprofundamento através da pesquisa, mas ainda assim não dvemos soltar o cabo da nau. Esta nau deve estar ancorada ou atracad a alguma ponto de segurança. Quando estivermos convencidos – relativamente – aí sim, poderemos começar a tecer algum argumento, sempre investigando. Tomando por base bons livros, que deveremo sempre e sempre saber de antemão que os escreveu e quais as sua tendências. Quando estivermos MADUROS no conhecimento e no entendimento é que poderemos começar a nos pronunciar se somos ou não crédulos nesse Deus.

  • Renata:

    Exatamente, Daniel…

  • Adriano Souza:

    “Eles vieram com uma Bíblia e sua religião – roubaram nossa terra, esmagaram nosso espírito… e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao “Senhor” por sermos salvos.”

    Chefe Pontiac

  • Adriano Souza:

    A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.

  • DANIEL GOMES:

    Ser ateu é muito cômodo. É não se preocupar em procurar respostas acerca de definições ou mesmo explicações sobre Deus. Aí se torna fácil dizer: Não creio em Deus, Ele não existe. Além de outras fundamentações de difícil compreensão. O ateu pode ser comparado a uma criança, quando diz: Não sei. E a conversa que poderia se alongar… termina aí.

  • Victor Rossetti:

    Palhaçada, é permitido fazer marcha pra Jesus mas as outras psoições religiosas nâo podem. Se ha uma marcha pra jesus deveria haver uma para Alah, jafet, jeová, orixas, ganesha e até para satanás. Por que não apra os que não tem religião?
    Hipocrisia no arrrrrrrrrrrrrrr!!!

  • alberto barros:

    renata panaca SANTO nunca existiu pois se existir ate eu faço milagre quando curo alguem com dor de barriga por ai com qualquer capoeira e se me provar que platão existiu onde esta atlantida o continente submerso q ate hoje procurão vestigios e nunca descobrirão

  • Renata:

    Sim, pode ser questionado e deve, você deve ser familiar com o pensamento de Santo Tomás de Aquino, se não dá uma olhada, trata bem desse assunto.(não que eu seja uma grande conhecedora).
    E a teoria das ideias de Platão, bem, o que seria de mim sem ela?Me interessei por isso através dela ^^.

  • criancinha:

    A metafísica é um ramo da filosofia que estuda a natureza da realidade. A filosofia necessariamente é um exercício racional, é um estudo, uma análise.

    Só se reconhece uma verdade metafísica pela investigação de sua compatibilidade aos fenômenos aparentes. Se queres um deus metafísico,ofereça uma explicação pláusível desse ser “necessário”.

    O deus cartesiano é metafísico. O mundo das Idéias de Platão é metafísico.

    O deus bíblico não pode ser questionado, não? E se pode, então me guie pelo caminho racional até ele.

    Att

  • Joao Paulo:

    _Renata, as religiões não leva ao mesmos fim, mas estabelece a condição para que se busque o caminho correto, a biblia não apoia multiplas religiões, mas o espirito visita as congregações para que as pessoas sincera de coração possa de la ser retiradas para junto de seu povo fazendo a sua vontade como é exigido, mas as pessoas que caem em si são em pequenos numeros, muitas observam e notam que naquele lugar não há espaço para o espirto de Deus, e sem se revoltar como de costume de alguns se retiram e continuam na jornada para encontrar o caminho certo, se nesta busca ele perecer, então será salvo mesmo assim, porque não perdeu a sua fé, esta é a parte que eu acho a mais bonita referente ao Criador, não sei se este era o seu entendimento quando postou aqui.

  • Joao Paulo:

    Joao Santos,cego são aqueles que não querem ver é uma frase dita por Jesus, ela se aplica a vc?

  • Renata:

    A sua escolha de religião é extremamente pessoal…Reconhecer que pode existir uma verdade metafísica por trás de algumas delas é 80%.Como falei, a religião também pode ser analisada como um processo antropológico de expressão natural de sociedades, mas acredito que elas possam ser diferentes caminhos com um mesmo fim.

  • criancinha:

    Meu deus do céu! Nunca mais eu faço postagens distraído comendo alguma coisa, olha só o tando d post…. KKKK

    Poluição visual

    (Acabei de me entregar na minha frase…kkkkk)

  • criancinha:

    By WIKIPEDIA:

    Metafísica: “é um ramo da filosofia que estuda a essência do mundo. O saber é o estudo do ser ou da realidade”.

    Filosofia: “é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais”.

    By PRIBERAM:

    Estudo: “Ação de estudar”.

    Estudar: “Fazer o possível para conhecer ou compreender. Analisar atentamente. Examinar, observar”.

    CONLUSÃO:

    Não vejo com bom grado considerar qualquer forma de interpretação do mundo como metafísica, uma vez que esta significa o exercício racional sobre as causas e consequências da existência do mundo.

    Afirmar a existência de divindades por meio de afirmações incontestáveis, é religião e não filosofia.

    O deus cartesiano é metafísico. O mundo das ideías de Platão é um mundo metafísico.

    Agora o deus bíblico é pura e simplesmente religioso, pois não se pode discutir ou por em prova a sua existência, é dogmatizado.

    Se voce Renata quer discutir filosoficamente (!) a existencia de alguma divindade, estou a todo ouvidos. Mas para voce me provar a existência da divindade cristã, não adianta somente espacular sobre as causas naturais, mas, também, cada ponto da Bíblia que o caracteriza, de cada uma de suas paginas, sob todos os pontos de vista dos “homens santos”.

  • criancinha:

    Errata: leia-se “cada uma de duas páginas suas paginas”, na penúltima frase do meu post anterior.

  • criancinha:

    By WIKIPEDIA:

    Metafísica: “é um ramo da filosofia que estuda a essência do mundo. O saber é o estudo do ser ou da realidade”.

    Filosofia: “é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais”.

    By PRIBERAM:

    Estudo: “Ação de estudar”.

    Estudar: “Fazer o possível para conhecer ou compreender. Analisar atentamente. Examinar, observar”.

    CONLUSÃO:

    Não vejo com bom grado considerar qualquer forma de interpretação do mundo como metafísica, uma vez que esta significa o exercício racional sobre as causas e consequências da existência do mundo.

    Afirmar a existência de divindades por meio de afirmações incontestáveis, é religião e não filosofia.

    O deus cartesiano é metafísico. O mundo das ideías de Platão é um mundo metafísico.

    Agora o deus bíblico é pura e simplesmente religioso, pois não se pode discutir ou por em prova a sua existência, é dogmatizado.

    Se voce Renata quer discutir filosoficamente (!) a existencia de alguma divindade, estou a todo ouvidos. Mas para voce me provar a existência da divindade cristã, não adianta somente espacular sobre as causas naturais, mas, também, cada ponto da Bíblia que o caracteriza, de cada uma de duas páginas suas paginas, sob todos os pontos de vista dos “homens santos”.

  • criancinha:

    Toda religião se diz que é a “metafísica Universal”… Isso é evidente, pois nao tem como eles assimilarem a ideia de verdades limitadas à somente os que creem nelas.

    Então reformulo meu posicionamento…

    “O complicado é que várias pessoas de qque seguem ‘METAFÍSICAS UNIVERSAIS’ desse mundo já presenciaram a veracidade de suas VERDADES por meio de experiências sobrenaturais.

    Então porque vou me dar ao luxo de escolher uma delas em detrimento das demais?!

    Prefiro ficar em cima do muro e observar a evolução da espécie humana…Tem filosofia velha que vai embora, e tem filosofia nova que chega…”

  • Renata:

    Não estou dizendo para você escolher uma, ou outra religião, mas abrir sua mente para algo que talvez seja maior que você, que eu, e de qualquer um que posso ler este site.

  • Renata:

    Criancinha, “Metafísica pura não é pagã, nem cristã, é universal.”

  • criancinha:

    O complicado é que várias pessoas de diferentes religiões desse mundo já presenciaram a veracidade de suas crenças por meio de experiências sobrenaturais.

    Então porque vou me dar a oluxo de escolher uma delas em detrimento das demais?!

    Prefiro ficar em cima do muro e observar a evolução da espécie humana…Tem filosofia velha que vai embora, e tem filosofia nova que chega….

  • Joao Paulo:

    Postura digna de aplausos o da Renata, de nada adianta mostrar seus momentos como uma fita de video dando reverso e mostrar ação de Deus na nossa vida pois ja fiz isso aqui, nada realmente produz qualquer efeito e isso não me importo pois o meu objetivo não é ser aplaudido o meu projeto é outro e não é converter ninguem, o apostulo Paulo era um perseguidor determinado de Cristãos, mas precisou intervenção Divina direta para que ele deixasse de perseguir, e começar a defender, isto naquele tempo tinha de ser feito porque se não os poucos cristãos da época seriam extintos, ninguem e nada conseguiria parar um serial killer daquele porte, mas hoje o povo de Deus cresce a cada dia, e tem o objetivo de dignficar o nome santíssimo acima de todo nome, mesmo que vidas sejam seifadas por causa das boas novas, ainda assim teram muitos para continuar esta tarefa e levar avante os propósito de Deus e resgatar os que ouvem. “Pescadores de homens”

  • Renata:

    Ok Ateu, só tenha em mente que nenhum momento eu afirmei que sou criacionista, nem defendi o ensino do criacionismo nas aulas de biologia.
    Sei pouco sobre o assunto, mas estou muito mais pra design inteligente.
    Abraço.

  • Joao Paulo:

    Parabéns o ateu desta vez disse algo sensato, digno de eu retirar até as críticas contra ele, mas ele não liga pro que eu falo não. a religião não deve ser forçada nas escolas, onde o objetivo é preparar pessoas pra vida e pro mercado de trabalho e cidadanismo.

  • Joao Paulo:

    Corte a mão se esta te fizer pecar, rsrsrsrsrsrsrsrs… esse ateu é mais doido do eu pensava, ateu isso foi usado como força de expressão, isso quer dizer que ´´e muito melhor perder um membro do corpo do que o corpo todo, cê é um louco, imaturo e teimoso, teimosia ai chegou e parou.

  • Ateu:

    Renata,

    Ainda sobre deuses e questionamentos, sábios eram os deuses que sabiam que o mundo não era perfeito e por isso inventaram deuses imperfeitos tb!

    Já os hebreus acreditavam que um deus perfeito fez um mundo imperfeito, e isso não é lá muito inteligentes

    ——————
    Só pra fins comparativos.

    Gregos:
    -Filósofos: Socrates, Platão, Aristóteles, entre outros.

    – Cientistas: Arquimedes (entre muitas coisas desenvolveu o cálculo integral muito antes de Newton e Leibniz); Eratóstenes(calculou o diametro da Terra); Hiparco (mediu a distancia Terra-Lua e Terra-sol; Galeno (talvez o maior médico da história).

    Isso sem falar na máquina Anticítera capaz de prever eclipes e o movimento dos planetas.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera

    Podemos ainda acrescentar a democracia grega e o direto romano
    .

    Já os Hebreus a única contribuição pra a humanidade foi dizer (erradamente) que PI=3

  • Ateu:

    Renata,

    “muitas vezes nasce do questionamento pessoal quanto a ideias filosóficas que envolvem a própia existência do homem.”

    Sim, todos esses deuses e até o deus cristão nasceram em parte disso. Um questionamente sobre o mundo que nos cerca, daí deus sol, raios e trovões divinos, sacrificios pra agradar algum deus, e por aí vai…

    “É algo muito mais profundo que criacionismo x evolução, uma opção pessoal que deve ser respeitada.”

    Concordo, eu sou totalmente a favor da liberdade religiosa. Impor uma religião ou mesmo o ateísmo a uma pessoa é absurdo! A decisão é de cada um!
    Só que a religião tem que ficar no lugar dela, no lugar de tentar invadir a sala de aula ou ser usada com fins escusos e comerciais. Isso digo e repito, tem que ser combatido!

    Abraços!

  • Renata:

    “Pois é Renata, o homem tem a necessidade natural de procurar deuses pra explicar o que não entende ou pra pedir proteção. Os gregos, egípcios e os nórdicos que o digam.
    Raios e trovões já foram considerados divinos.Idem pra o sol Ou pra epilepsia, que era considerada divina.
    Conclusão: os homens tem a tendencia natural a inventar deuses. Allah, Jeová, Javé ou Shiva são um exemplo disso!”

    É verdade, mas se os povos nórdicos ou egípcios creram no Sol, no raio ou na chuva, a tal crença deve ser respeitada como parte da cultura de tal povo.Já falei, religião tem valor cultural e histórico.
    A questão é que nem toda crença parte da ignorância, como colocado, quando tratamos de religião, claramente não estamos falando somente da ciência, como já deixou claro, mas de uma ‘cosmovisão’, de uma filosofia, e nem sempre ela nasce da ignorância, mas muitas vezes nasce do questionamento pessoal quanto a ideias filosóficas que envolvem a própia existência do homem.
    É algo muito mais profundo que criacionismo x evolução, uma opção pessoal que deve ser respeitada.

  • Renata:

    Ai ai Ateu, não posso te dizer o que a religião fez por mim porque isso é pessoal e íntimo, e tenho certeza absoluta que não valeria de nada para você.Por isso que disse que que devemos buscar as respostas dentro de nós mesmos, e não no exterior, a jornada espiritual é solitária, e se você não está interessado em realmente conhecer o assunto, de nada vai valer para você e diversas outras pessoas.

  • Ateu:

    Mais sobre Hitler e a guerras comentidas em nome de deus!

    “Ao afirmarem que Hitler era ateu, os religiosos querem dizer, de forma DESONESTA, que o ateísmo é uma coisa má, que torna os homens imorais e que podem cometer qualquer atrocidade e crimes que lhes der na telha, já que não possuem “temor” a um deus qualquer, que não temem um “castigo divino” após a morte”
    http://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/hitler-era-ateu/

    “A verdade nua e crua é que a religião cristã produziu alguns dos maiores horrores que o mundo já viu, com o saldo de centenas de milhões de mortos.”
    O Livro Negro do Cristianismo:
    http://ateus.net/artigos/critica/a-pagina-negra-do-cristianismo-2000-anos-de-crimes-terror-e-repressao/

  • Ateu:

    …e se religião NÃO É CIÊNCIA, o lugar dela é em aulas de formação religiosa e não de física ou biologia!

  • Ateu:

    Pra quem acha bom que um dia o criacionismo seja ensinado nas escolas vou dar algo pra se preocupar.
    Pq só a religião cristã tem direito a ter suas ideias colocadas nas escolas?
    O que impediria mais tarde um mulçumano, budista ou Hindu de exigir que seus conceitos religiosos sejam ensinados nas escolas? E qdo eles forem contraditórios, como ficaria?

    E depois apareceriam os esotéricos querendo ensinar astrologia ou que “energias” existem…

    E mais uma vez teriam todo o direito de exigir isso!

    Por isso pensem duas vezes antes de sequer pensarem em misturar ciencia com religião!

    Aliás, criacionismo e milagres NÃO SÃO ciencia simplesmente pq náo podem ser medidos, examinados ou testados!
    Ao contrário de um experimento que vc pode repetir infinitas vezes, vc não pode pedir pra deus repetir um milagre, ou pra repetir a criação, logo por definição religião NÃO É CIÊNCIA!

  • Ateu:

    Pra quem \cha bom que um dia o criacionismo seja ensinado nas escolas vou dar algo pra vc se preocupar.
    Pq só a religião cristã vai ter direito a ter suas ideias colocadas nas escolas?
    O que impediria mais tarde um mulçumano, budista ou Hindu de exigir que seus conceitos religiosos sejam ensinados nas escolas? E qdo eles forem contraditórios, como ficaria?

    E depois apareceriam os esotéricos querendo ensinar astrologia ou que “energias” existem…

    E mais uma vez teriam todo od direito de exigir isso!

    Por isso pensem duas vezes antes de sequer pensarem em misturar ciencia com religião!

    Aliás, criacionismo, milagres etc NÃO SÃO ciencia simplesmente pq náo podem ser medidos, examinados ou testados!
    Ao contrário de um experimento que vc pode repetir infinitas vezes, vc não pode pedir pra deus pra repetir um milagre, ou pra repetir o criacão, logo por definição NÃO É CIÊNCIA!

  • Ze da Feira:

    Futebol , religião e política não se discute, aqui estamos nós aos 338 comentários.

  • Ateu:

    Shelia Silvia,

    “Será que ele concluiria que essa peça também surgiu por acaso? Não sua mente racional diz:‘Alguém fez isso’. ”
    Possívelmente, mas não necessáriamente! O famoso rosto de Marte, uma montanha que somada a uma determinada iluminação criou um rosto. Sem artista, portanto!

    Agora qual “peça” vc acha que precisa de um criador? O universo? Lamento mas as leis universais são bem simples. Basicamente materia e gravidade fizeram tudo que vc vê.
    A vida? Tb não, aminoácidos e moléculas organicas sáo sintetizados facilmente no espaço ou no famoso experimento de Urey-Miller (Tese de Oparin).
    Chegar em moleculas auto-replicantes e coacervados não é difícil.

    .

    “Crer num Criador é necessariamente prejudicial? Será que o mundo seria melhor se todos fossem ateus?”
    Não necessáriamente. Muitos dos grandes homens, como Gandhi são profundamente religiosos.

    Eu não sou contra a religião, pelo contrário! Acredito que a liberdade religiosa é fundamental! Vcs nunca me ouviram crituar esta ou aquela religião! O que eu critico sim é a fé cega e o fanatismo. Qdo tentam te empurrar alguma crença goela abaixo contra tudo que a ciencia sabe isso sim eu sou radicalmente contra!
    Qdo vejo pastores picaretas como os da Universal enganando pessoas de todas as maneiras, misturando religião com esoterismo isso sim eu fico furioso!
    Ou qdo vejo alguém ser curado por um médico e depois ir na igreja falar que foi deus que curou. Esse tipo de misticismo, uma volta à idade das Trevas, isso sim tem que ser combatido!

    Por isso repito: a minha luta náo é contra as religiões. Se fosse não teria em tão boa conta a Igreja católica, que respeito profundamente e admiro a abnegação dos seus padres.
    Minha luta tb não é pra propagar o ateísmo. Quem sou pra dizer em quem ou no quê vc deve acreditar?

    Minha luta sim é contra a ignorânica, o misticismo e o fanatismo! É em defesa da ciência e, em última instância, da humanidade!
    Seria muito triste e uma desgraça pra a humanidade se um dia ensinarem o criacionismo nas escolas contra todas as evidências científicas. Ou que a Terra é o centro do universo. Ou ainda que Pi=3 como diz a Biblia :0(

  • Nomias:

    O homem precisa de DEUS tanto quanto um peixe precisa de uma bicicleta.

    Enfim DEUS não existe, é apenas um monte de lorota que inventaram e tem um monte de troxa acreditando.

  • Joao Paulo:

    O cristianismo não tem por objetivo misturar, e sim separar o que aos olhos de Deus é degradante, neste caso ele não esta feliz com toda crensa religiosa, mas quanto a morte de um só homem que seja, ele não permitirá a menos que este reaja com extrema estupidez, os Hebreus pensavam que por ser primícia para Deus poderiam violar suas leis e não teriam que responder por isso, foi inútil este pensar assim, qualquer ser terá grandes benção desde que não atravesse no meio de seus propósitos ele luta para poupa-lo de sua ira, porque neste dia ninguem impedirá sua centença, toda destruição e perdas de vida do passado se deve a sérias atitudes das pessoa envolvidas, pois caso contrário da parte de Deus haveria acordo, a interpletação do livro sagrado não pode ser compartilhado com outras crensas, pelo simples motivo da nescessidade de se enquadrar nos parametros exigidos, e nenhum estudioso achará razão na biblia pelo fato da busca critica e não com intuíto de conhecer, despir de toda arrogancia revestir de pura humildade do contrário o resultado é um só confusão, tiram proveito desse fato para erroneamente concluir que a palavra se anula e deturpa, isto é conviniente para quem sente preguiça de buscar nas hitórias do passado e pesquisa minuciosa, é mais facil condenar de inicio do que buscar respostas que só chegará no seu tempo. Esta é a minha idéia dos que imaginam conhecer quando apenas cria conclusões pessoais. Tentativa inútil mostrar a realidade a um ateu assim como ao ateu mostrar a um de fé pontos opostos, o ateu é cego porque esta isolado na escuridão, o de fé ve claramente mas pertence a luz não tem contato com as trevas, mundos distantes.

  • Joao Paulo:

    Vitor, acabar com a religião é o mesmo que dizer tira o ar que todo mundo respira o oxigenio da terra, não sei porque ouço estas besteiras, não passa de palavras sem nenhum sentido.

  • serico115:

    Transcrevo: “Joao Paulo / 15.01.2011
    Rodney Brentel, ALGUEM AQUI DISCORDA DO QUE VC DISSE? PORQUE ESTA COLOCAÇÃO? DEUS É ESSENCIA DE TUDO ONICIENTE ONIPRESENTE.”
    Fiz questão de dizer que ainda que não tenha quaisquer conhecimento da evidente existência de um Deus, não me considero um ATEU, no sentido de questionar quem professa suas crenças ou religiões. Por isso me considero antes um agnóstico.
    Mas afinal, quais os suportes concretos para a afirmação de DEUS É ESSENCIA DE TUDO ONICIENTE ONIPRESENTE? è uma retórica extraída dos manuais a que chamam de Bíblias, mas cuja autoria se espalha por uma diversidade de indivíduos que fizeram essas narrações, motivados só eles saberiam dizer por quem, que ainda não vislumbrei uma única fonte que se possa dizer “irrefutável”. Professo e tenho pena que esta postura não seja mais abrangente, de que deveria haver uma total liberdade de crer ou não crer, ainda que nunca aceitar que qualquer crença tenha a pretenção de se impor sobre as outras, ou, caso do islamismo radical, levarem ao ponto da eliminação de que não queira partilhar de seus ideais. Propondo-se mesmo a poderem vir a dominar o mundo com suas leis e crenças. A coexistência pacífica para que a PAZ possa ser efectiva, seria antes o ideal que a todos deveria incentivar pelos meios e caminhos que melhor entendesse.

  • Joao Paulo:

    _A religião é para pregar as outras pessoas,não se trata de aliciamento como se fosse usada para fazer o mal, o que tambem pode acontecer, mas isso não é o objetivo dela, aceitar e seguir é um decisão pessoal a pregação visa dar a Deus certeza no coração do homem mesmo sabendo que as chances não existem, mas ele precisa de argumento firme para executar o juízo sobre esse.

  • Joao Paulo:

    Rodney Brentel, ALGUEM AQUI DISCORDA DO QUE VC DISSE? PORQUE ESTA COLOCAÇÃO? DEUS É ESSENCIA DE TUDO ONICIENTE ONIPRESENTE.

  • Joao Paulo:

    E expressão arrogante do REGINALDO me lembra bem os fariseus nos dias de Cristo a dois mil anos.

  • Joao Paulo:

    Ze da feira, se fulano ou ciclano estivesse aqui talvez se converteria, foi a coisa mais sem sentido que ja vi, a conversão é uma coisa tão pessoal que não podemos avaliar é como a ciencia tentar provar a existencia de multiplos universos de forma convincente, não tem como, pessoas que são verdadeiro perseguidores contrárias ás crenças hoje em outra data pode dar ate mesmo a vida em prol da obediencia.

  • Ateu:

    Só queria que os criacionistas me explicassem pq;

    1o – teimam em confundir evolução com a abiogêneses (origem da vida). O criacionismo deveria combater a abiogênesis, não a evolução.

    2o – Insistem no criacionismo com milhões de provas a favor da evolução!

    E tudo isso só pq a biblia diz que não foi assim. Oras, mas como vc pode afirmar que a discrição da Biblia é em sentido literal? Pode ser em sentido figurado, como acredita a igreja católica.
    Curiosamente não vi nenhum desses crentes arrancar o olho ou cortar a mão pq ela o fez pecar. Ai já é em sntido figurado… :0(

    .

    Pra quem acredita no criacionismo, o “Haja Luz” do Genesis é o aparecimento do sol ou o big bang? Se for da Terra,qdo foi criado o universo?
    Ah, foi junto e o universo só tem 6.000a com acreditam alguns? Então me explique as crateras da Lua, o fato dos continentes se encaixarem unns nos outros, como vc encontra fosseis da mesma especie em varios continentes se eles não estivem estado junto antes formando um único continente, a Pangéia.
    Me explique o petróleo que é fóssil e precisa de MILHÕES de anos pra se formar.
    Me explique so dinossauros e como nunca ninguém viu um!

    Me explique tudo isso pelo criacionimo e eu passo a acreditar nele!

  • Ateu:

    Renata,

    “Ignore a metafísica, a espiritualidade, religião e qualquer outra coisa relacionado a isso.”

    Ah, pode ficar certo que vou ignorar. Aliás, o que a espiritualidade e metafisica já fizeram por vc? Mais, PROVE que elas existem! Já a ciencia já vez MUITO por vc. Seu computador, carro, sua casa ou mesmo o remedio, vacina ou cirurgia que vc precisou algum a vez são resultados da ciencia!
    Umas das coisas que faço como astronomo amador no Y!R é detonar a astrologia e todo o tipo de esoterismo. E pode apostar que faço isso embasado pela ciencia e estudos estatísticos!

    “erdades históricas?Hitler não era religioso…Nada a ver a imagem dele aí.”
    Hitler não era religioso? Realmente vc não lê nada do que eu escrevo, e sequer se deu ao trabalho de ler alguma biografia dele. Eu, como apaixonado que sou pela 1a e 2a guerra já li montes de livros, inclusive da vida dele. Alias ele usava de muitas simbologias, como a águia romana, a famosa continencia tirada dos romanos e modificada, a suática que foi invertida e por aí vai..

    Mas de vc não acredita, dá uma olhada neste link:
    http://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/hitler-era-ateu/
    http://www.ejungleblog.com/2009/05/06/papo-furado-hitler-nao-era-ateu/

    Por isso Renata, PESQUISE e ESTUDE história pra não engulir tudo que te empurram!
    Aliás não sei o espanto, afinal muitas das guerras e atrocidades foram cometidas em nome de deus.

  • Joao Paulo:

    Ateus são alienados na consciencia, mas não de pagar suas dívidas.

  • Joao Paulo:

    Eu vi várias vezes aqui o post, “a religião é o ópio do povo” é preconceituosa a frase, mas revela um face da realidade, a biblia relata o seguinte, “A porta do Sr. esta no alto do cume do monte e toda a nação fluirá por ela” isto se revela um cumprimento, junto com outro grande cumprimento que é “Terão fome, mas não de comida mas sim da palavra, terão sede mas não de aqua mas da verdade” o dia do julgamento esta determinado para quando todos tiverem tido suas oportunidades de conhecer e seguir, os que decidirem buscar outros caminhos terão feito suas escolhas “E as boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada em testemunho a todas as naçoes, e então virá o fim” note que o fim dos que se corromperam e corrompem, os escolhidos escaparão do grande dia de Deus, o restante serão deixados pra trás, imagine por apenas um segundo esta cena, lamentos e pedidos de socorro acabando em éco estridente, a escolha fazemos mas nem sempre gostamos dos resultados, mas temos que conviver com isso.

  • Joao Paulo:

    _Isso Rodrigo é concepção sua, pensamento seu e equivocado nada tem a ver com fato concreto, toda e qualquer manifesto religioso que fere direitos ou se mostra de forma radical, pelo senso normal na visão geral sofrem perseguição, não venha a dizer que esta forma de pensar faz algum sentido porque não é verdade.

  • Renata:

    Ateu, tá bom coloque toda a sua’fé’ na ciência e no homem.=)
    Ignore a metafísica, a espiritualidade, religião e qualquer outra coisa relacionado a isso.
    Realmente tudo isso não passa de uma Grande bobagem.

  • Renata:

    Verdades históricas?Hitler não era religioso…Nada a ver a imagem dele aí.

  • Ateu:

    Renata

    “Não se trata de necessidade, mas de um comportamento antropológico natural de sociedades, criar suas própias religiões baseados nos seus costumes, seu modo de pensar, como vivem etc. É uma expressão natural.”

    Pois é Renata, o homem tem a necessidade natural de procurar deuses pra explicar o que não entende ou pra pedir proteção. Os gregos, egípcios e os nórdicos que o digam.
    Raios e trovões já foram considerados divinos.Idem pra o sol Ou pra epilepsia, que era considerada divina.

    Conclusão: os homens tem a tendencia natural a inventar deuses. Allah, Jeová, Javé ou Shiva são um exemplo disso!

    http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=27
    “Os homens pensam que a epilepsia é divina meramente porque não a compreendem. Se eles denominassem divina qualquer coisa que não compreendem, não haveria fim para as coisas divinas.”

    PS: não perca tempo com o joão paulo, ele não se entende nem a ele mesmo…

  • Ateu:

    Sobre os cartazes gostei do 1o e do ultimo. O 2o e 3o são dispensáveis e questionáveis!

    A campanha da Atea deveria ser pra evitar o preconceito e não pra criticar quem tem religião, o que indiretamente fazem o 2o e 3o cartazes.

    E seria muito mais interessante a Atea combater as falsas crenças na biblia e o criacionismo do que se preocupar em difundir o ateísmo. Ou seja, o lema dela deveria ser por uma fé consciente e baseada na razão. O mesmo lema da Igreja Católica.
    Seria muito mais interessante ver a Atea lutar contra o monte de igrejas e pastore$ picaretas que andam por aí! Lutar pelo fim da isenção de impostos pra igrejas. E demonstrar que muitas crenaças biblicas são falsas. Ou provar que exames medicos colocados nessas igrejas comprovando uma hipotética cura da aids, cancer, etc são falsos! Isso sim é algo util à sociedade e uma luta que vale a pena!

  • Ateu:

    Sheila Silva,

    Não há religião que impeça os ditadores de cometer genocídios. Não penses que Stalin seria mais bondoso se tivesse religião. Da mesma forma que não impediu Hitler!
    Na realidade a religião até o deu forças já que ele se achava pré-destinado a governar o mundo! O atentado só lhe deu mais certeza ainda, com a ideia que tinha protação divina.

    A verdade é que aqueles que matam e roubam não pensam em punições divinas ou não qdo cometem seus crimes! Idem pra politicos e ditadores.

    Sobre deus – vamos imaginar por um momento que ele exista – vc está certa, guerras e violencias náo são culpa de deus. Mas isso não tira a responsabilidade de deus do mundo ser como é, com fome, doenças, e tantas outras catástrofes. Ou o fato de pra viver é comer ou ser comido.
    Isso sim é de inteira responsabilidade do seu Arquiteto!

    E se vc olhar na biblia vai ver que a morte e até guerras são incentivadas!
    http://str.com.br/Atheos/contradicoes.htm

    Outros absurdos que desqualificam a bíblia como algo de inspiração divina são frases tipo “E deus vi que a luz era boa”!
    Oras, pq um deus todo poderoso teve que ver a luz pra saber que ela era boa ? Meio tosco esse deus, não?

    Ou pq deus fez o diluvio pra livrar a terra do mal se sabia que não ia funcionar?
    Alias, o diluvio além de NÃO TER comprovação geológica, é IMPOSSÍVEL fisicamente! Vejam porque:
    http://www.biblia-ciencia.com/art/a-12-noe-diluvio-ciencia.htm

    Algo pra refletir…
    http://ateusdobrasil.com.br/p/28/
    http://mundofilosofico.arteblog.com.br/183329/60-perguntas-que-farao-de-voce-um-Ateu-ou-fortalecera-o-seu-ateismo/

  • Rodrigo Paim:

    Bicho, ora nenhuma os cartazes ofendem os cristãos, apenas mostram verdades históricas, se a verdade dói, problema seu.

  • Rodrigo Paim:

    Os homens tem, por necessidade natural, de acreditar em algo “sobrenatural”

    Uns poucos conseguem se livrar dessa necessidade irracional, eis os ateus

    O Brasil é laico só de aparência, a “liberdade de culto” brasileira se restringe as seitas cristãs, qualquer outro tipo de pensamento religioso ou irreligioso é perseguido pela sociedade e desamparado pela justiça

  • Bicho:

    Foram censurados com toda a justiça!!!
    O primeiro cartaz é extremamente ofensivo para qualquer crente!
    Essas pessoas que PENSAM ser ateias, mas que nas horas de aflição fazem o sinal da cruz e rezão à nossa senhora dos caramelos, deviam ter vergonha.
    Os cartazes por si só são de uma burrice tremenda!
    Fazer um cartaz contra a discriminação e ofender os “discriminadores” em potência?!? digam lá se não é burrice?
    Deixo um concelhos aos autores destes cartazes:
    Meus amigos, não combate ódio com ódio!
    By the way, na sociedade actual, os crentes são muito mais discriminados do que os ateus.
    Peace

  • vitor:

    sheila, garantir a paz nao eh uma vontade/tarefa de deus e sim uma responsabilidade/necessidade dos homens…
    as religioes deve SIM ser extintas, isso diminuiria muitos conflitos.

  • Sheila Silva:

    Imagine esta situação: Um arqueólogo vê uma pedra bruta mais ou menos quadrada. Ele pode dizer que ela tem esse formato por acaso, o que seria uma conclusão razxoável. Mais tarde, ele encontra outra pedra, mas com o formato perfeito do busto de um homem, com todos os seus detalhes. Será que ele concluiria que essa peça também surgiu por acaso? Não sua mente racional diz:
    ‘Alguém fez isso’. Usando um raciocínio similar, a Bíblia diz: “Cada casa… é construída por alguém, mas quem contrstruiu todas as coisas é Deus.”

  • Sheila Silva:

    Os ateus esperam um mundo livre de religião- sem homens-bomba, sem guerras religiosas e sem tele-evangelistas explorando sues fiéis. Você também acha essa ideia atraente?
    Antes de responder, pergunte-se: ‘Há alguma evidência de que um ateísmo universal produziria um mundo melhor?
    Pense no seguinte: Quando o grupo guerrilheiro Khmer Vermelho estabeleceu um estado marxista ateu no Camboja, é possível que 1,5 milhão de cambojanos tenham morrido. E na oficialmente ateísta URSS, o diminio de Joseph Stalin causou a morte de dezenas de minhlões de pessoas. É claro que essas atrocidades não podem ser diretamente atribuídas ao ateísmo. Mas revelam que ele não garante paz e harmonia.

    Não são poucas as pessoas que admitem que a religião tem causado muito sofrimento. Mas será que a culpa é de Deus? Não! Culpar a Deus seria o mesmo que culpar uma montadora de automóveis pelo acidente causado por um motirista que usava o celular ao volante.

  • Sheila Silva:

    O fisico e escritor Paul Davies afirma que a ciência consegue explicar muito bem os fenômenos naturais, como a chuva. Mas ele diz: “Quanto se trata de…perguntas como ‘Por que as leis da natureza existem?’, a situação é mais complicada. As descobertas científicas não ajudam muito a esclarecer esse tipo de dúvida. Muitas das eprguntas mais importantes continuam sem respostas desde o início da civilização e ainda nos pertubam.”
    Em 2007, Flew escreveu: “O mais importante não é o fato de haver regularidades na natureza, mas sim que elas são matematicamente precisas, universais e interligadas. Einstein referiu-se a elas como ‘a razão encarnada’. O que devemos perguntar é o que fez a natureza surgir do jeito que é. Muitos cientistas renomados não acham que é anticientifico acreditar numa Causa Primária inteligente. Por outro lado, dizer que o Universo, suas leis e a vida simplesmente surgiram por acaso não é intelectualmente satisfátorio.
    Por exemplo, quando pensamos nas coisas que usamos no dia a dia, em especial aquelas que possuem um projeto complexo e sofisticado, fica claro que foi preciso alguém para projetá-la.

  • Sheila Silva:

    “O mundo precisa despertar do longo pesadelo da crença reliogiosa”, disse Steven Weinberg, ganhador do prêmio Nobel de Física.
    “Tudo que nós cientistas pudermos fazer para enfraquecer a influência religiosa deve ser feita, e essa talvez venha ser a nossa maior contribuição a civilização.” Um meio usado para isso é a palavra escrita, que pelo visto tem despertado bastante interesse, pois alguns dos livros dos ateus se tornaram best-sellers.

    Ironicamente, a religião tem ajudado o movimento ate´sta, pois as pessoas estão cansadas do fanatismo, terrorismo e conflitos religiosos que afligem o mundo.
    Sam Harris chamou de “montanhas de absurdos [contidos na Bíblia e no Alcorão] que levam à destruição da vida”. Ele acrescentou:´Com o decorrer do tempo, um dos dois lados vai realmente vencer essa discussão, e o outro lado realmente sairá derrotado.”

    Ao analisar esse asssunto, pergunte-se: “Crer num Criador é necessariamente prejudicial? Será que o mundo seria melhor se todos fossem ateus?
    Por 50 anos, o filósofo britânico Antony Flew foi um ateu respeitado por seus colegas. Seu ensaio Teologia e Falsificação, de 1950, ‘tornou-se a publicação filosófica mais reimpressa do … século [20]’. Em 1986. Flew foi chamado de “o mais influente dos críticos contemporâneos do teísmo”. Assim, muitas pessoas ficaram chocadas quando Flew anunciou em 2004 que tinha mudado seu modo de pensar.
    O que levou Flew a mudar de ideia? Em poucas palavras: a própria ciência. Ele ficou convencido de que o Universo, as leis da natureza e a própria vida não poderiam ter surgido por mero acaso.

  • Renata:

    Ze da Feira, Galileu teve problemas com a própia Igreja e nem por isso deixou de ser cristão.
    E Joao Paulo, acho que você se refere a ‘eugenia’.

  • Ze da Feira:

    Biakuia, estas são palavras do einstein

    A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.

    Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.

    Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.

    * Em sua fé , ele ressaltava que deus estava no fim das leis da física, mas se tivesse vivido mais 30 anos ele tambem mudaria de idéia. ia sair de mãos dadas com hawking.

  • Ze da Feira:

    Biakuia,

    Reconheço que incluí alguns nomes sem fazer a devida pesquisa, vou ficar mais atento da próxima vez. Mas a maioria que eu citei são mesmo ateus , inclusive albert einstein, pode conferir. Dilma tambem é. e acho que se galileu estivesse aqui hoje para ver o que se tornou o cristianismo ele mesmo se converteria.

  • Joao Paulo:

    Segundo documentos Hitler tinha atitudes ligada a leis darwinianas, e achava que devia ajudar na ação para seleçao natural matando pessoas que considerava inválidas para perpetuação da espécie comprometida com o progresso geradoras de pessoas sadias, não sei se as fontes que fornesse estes dados são verdadeiras ou falsas, neste caso fico em cima do muro, mas o que esperar de uma pessoa com nivel radical acima do normal, acho que é de muita má fé dizer que ele era cristão pelo fato de sair em uma foto de uma igreja católica, que prega a servidão a vários deuses, e contribuiu com a matança de Hitler quando se recusou a se opor as suas insanidades, mesmo sabendo que seus féis e colaboradores muitos deles foram oprimidos, é uma mentalidade sul real, achar que cristão é sinonimo de violencia nua e crua quando muitos se dizem cristãos e não vivem dentro da doutrina exigida para um servo de Deus, a saber amar o seu próximo como a ti mesmo é agir contra qualquer forma de injustiça se este se destaca como lider na missão de Deus, este esta ainda mais comprometido com isso.

  • Joao Paulo:

    Ateu dar a vida por aquilo que acredita…TOLICE, TOLICE, TOLICE

  • Joao Paulo:

    _Na sua essencia o homem busca entender criar e estrapolar toda a sua capacidade inventiva e de descoberta, esse simples fato nos mostra que existe um criador universal que o acaso não tem espaço em nehum diálogo, o fato é que precisamos de respostas da parte do Divino Criador, mas ignorar sua existencia é algo inconcebível para dizer que este ser de mente normal possa sentir algo assim vai contra qualquer lógica e raciocinio.

  • Joao Paulo:

    _ O grande problema é que as vezes questionamos as coisas com a mente sem conhecimento ou muito jovens no momento em que não absorvemos todo conhecimento ainda, então nos aprisionamos no nosso mundo e vivemos ignorando o resto da vida td que se nos apresenta, mas por entregar aos conceitos pré concebidos somos tidos como ignorantes, e assim morremos, mas qual é a certeza na morte de que Deus se lembrará de nós quando morrermos? não há certeza.

  • Joao Paulo:

    A religião não é criada, a religião é a cristã vivem absorve os dógmas da biblia sagrada as demais criadas a não ser para se acomodar aos gosto do seu intectual e inventor, o cristianismo tem bases sólidas e será usado por Deus para determinar os rumos da humanidade, ou seja é uma ferramenta, surgiu a Dois mil anos com a morte de Cristo no ano 1 o objetivo Divino era reduzir a nada as leis anteriores (Mosáicas) que não corespondia aos propósitos de Deus, pois seu povo do passado tinham a tornado um monte de escombros por não aplicar de forma satisfatória as doutrinas dela e o cristianismo tornou-se um pacto comprado com sangue e selado pacto único para todo o sempre nenhum outro Cristo selará novo pacto pois o sangue de um comprou toda a humanidade, religiões falsa tem único objetivo cegar e deturpar a verdade em torno do cristianismo, “Há só um caminho e uma verdade ninguem vai ao pai senão por mim” não temos segunda terceira opção, a biblia fornece respostas sólidas a cunclusivas, desviar uma só frase viola os princípos cristãos e prestaram contas no juízo por isso, outras são usadas pelo Deus deste sistema de coisas o diabo, muitos se perdem nos labirintos delas quando não absorvem o conhecimento exacto contidos nos evangelhos.

  • Renata:

    Olhem o exemplo das três maiores religiões monoteístas: cristianismo, islamismo, e judaísmo.O mesmo Deus visto por povos diferentes.Caminhos diferentes para chegar a um mesmo fim;Deus.Quer você o chame de Allah, Jeová, ou Javé.

  • Renata:

    Não se trata de necessidade, mas de um comportamento antropológico natural de sociedades, criar suas própias religiões baseados nos seus costumes, seu modo de pensar, como vivem etc.É uma expressão natural.
    (O que não muda o fato de que as religiões podem conter revelações divinas e verdades metafísicas.)

  • Ateu:

    Murilo,

    “na minha opinião nao ha como alguem ser ateu, ja que nao ha como duvidar da existecia de um ser que vc sabe que existe,”
    Sabe que existe? É mesmo? PROVE!!!

    “outro fato importante é que desde os tempos antigos o homem vem revenrenciando deuses, idolos e entidades, isso prova a NECESSIDADE que o ser humano tem de cultuar e de ter um ser maior a quem possa servir”
    Mais uma prova que deus não existe, que é apenas um comportamento inerente ao ser humano pra confortar e explicar o que ele não entende!

  • Ateu:

    Renata,

    Acho que vc não lê o que eu escrevo! Quem disse que vc é mais religiosa do que eu fui ou que não procurei as respostas dentro de mim e no mundo que me cerca? Eu procurei e procurei por muitos anos, só que não as encontrei, só isso!
    E vc, quais são as suas provas que vc achou da existencia de deus?

    Ah, sim vc não faz o certo por medo, e sim por amor e porque acredita no bem. Mas muita gente faz pq a biblia manda ou pq o pastor interessado em não perder os fié$ incute o temor a deus e acena com recompensas tipo vai ficar rico, ou vida eterna e coisa do genero.
    Já eu faço pq a minha consciencia manda e pq recebi educação pra fazer o que é certo. Sei tb que se fizer o bem não vou ganhar nada em troca e sem fizer o mal tb não vou ser castigado.

    “Veja que ateus são alienados espiritualmente.”
    Óbvio, afinal vc não acredita em deus, espirito ou alma! Meio sem lógica essa sua afirmação!

    “Me diga como algo surge do nada.
    Se não é mais provável que algo sempre tenha existido.”
    O que surgiu do nada, o Big bang? Quem disse que o Big bang surgiu do nada? A ciencia ainda não sabe como ele surgiu exatamente. Mas que ele aconteceu nao há a menor dúvida!
    E vc acha sensato acreditar que no nosso mundo algo seja eterno? Num universo onde os átomos e particulas são fragmentadas a toda a hora e onde a entropia tende a aumentar e o universo a expandir? Bem mais fácil acreditar num começo do que na eternidade.

    Agora o que eu queria realmente entender é pq vcs crentes teimam em discutir física relativistica e quantica sem entender nada!
    Vc discutiria com um engenheiro sobre o funcionamento de um avião, ou como construir uma ponte? Ou com um medico sobre uma cirurgia? Não né, afinal vcs não são formados na área!

    Então pq raios vcs teimam em discutir sobre abiogênesis e evolução sem serem biólogos ou sobre o Big Bang sem serem físicos?
    Discordar de MILHÕES de cientistas do mundo inteiro de todos os credos e raças, ESPECIALISTAS no assunto e com milhões de provas a seu favor, só pq a biblia diz que não foi assim! Tem lógica isso?
    Isso tem um nome: se chama fanatismo junto com ignorãncia e arrogância!

    E contra fanatismo não há argumento, vc simplesmente ignora!

  • Joao Paulo:

    _todas as coisas tem esplicação quando ela é aceita e avaliada e julgada de forma correta por quem é perspicáz e coerente, busque estas respostas e encontrará negue fatos e lógica e ela foge de vós, o julgamento sincero não escapa a lógica eu disse: tudo tem reposta não importa qual pergunta faça, mas relutar não aceitar mesmo, nos leva a nos perder porque as coisas não são ao nosso gosto, podemos chegar a uma conclusão e não gostar e com isso distorcemos para engolir garganta a baixo, mas pontos de vista particular entra em contração sempre, então decida ateus, religiosos, cientistas cre no que quiser porém carregaram o fardo.

  • Joao Paulo:

    _Ateu não entende coisas básicas e fundamentais assim como não entendia Ainsten na sua infeliz frase, conclusão: Ainstein acreditava que o homem temente a Deus é no sentido de amendrontado com sua justiça e poder, mas na prática o temor divino é apenas o medo de magoa-lo, e nada tem ver com este medo que Ainstein cria, pois a maior centensa divina é com relação a destruir, deixar o ser fadado a inesistencia ifinita, deixar de existir não pode trazer sofrimento pois a pedra ou o pó não sente dor, mas perder o dom de vida eterna é algo ruim pelo fato de que viver com saúde e felicidade infindável é algo almejável mais que qualquer quantia em dinheiro, isto esta como promessa Divina, o entendimento essencial para sermos justos ao proferir a palavra, ifelizmente poucos conduz tal racionalidade, é preciso perito conhecimento nas coisas mais profundas da vida, ateu precisa disto, pois o meu análize de seu post mostra inigualável pobreza dele, ilusão ateu pensar que alguem serve a Deus por medo nem ele quer isso, se quisesse conseguiria sem muito esforço, pois um ser tão poderoso poderia meter medo até em uma planta se quiser.

  • Renata:

    *Desculpem os erros de português

  • Renata:

    Não faço o certo por medo, faço o que é certo por amor e porque acredito no bem.O medo não é o principal pilar da religião, ao contrário do que vocês (ateus) quer fazer parecer.É o amor ao próximo, a Deus e a si mesmo.
    Você pode fazer toda a ritualística religiosa, ter uma família religiosa, e estar cercado desses e nenhum conhecimento você vai ter de espiritualidade e da verdadeira religião se você não procurar as respostas dentro de si.
    Veja que ateus são alienados espiritualmente.
    Você quer continuar sua busca exteioriormente, mas para entender o exterior você tem que entender minimamente de si.
    Fomos feito a Imagem e semelhança de Deus, somos uma centelha do fogo divino, Deus está em nós e precisamos perceber isso.
    A ciência ainda entende muito pouco.
    Me diga como algo surge do nada.
    Se não é mais provável que algo sempre tenha existido.
    Você vai continuar um alienado espiritual enquanto só procurar respostas fora de si, no seu exterior, e na matéria.
    Não somos só o que vemos no espelho.

  • Claudio Tavares:

    Exatamente, Weliton! Finalmente concordamos. Que razão temos para acreditar em fadas, duendes e unicórnios e deuses?! Só a Xuxa consegue acreditar nessas coisas… todas juntas, aliás. Isso é ter uma religião?

  • Leandro Santos:

    Durante toda a minha infância questionei a existência de Deus. O que continuo vendo até os dias de hoje é apenas violência e mortes em massa de pessoas inocentes. O que vc me diz de uma criança que nunca cometeu nenhum “pecado” ser estuprada e assassinada? Onde está o DEUS das crianças? Ou essa criança nunca teve vida e veio ao mundo apenas para nos mostra o quanto podemos ser bárbaros? Seríamos nós, apenas, “macacos” sem livre arbítrio de um Deus que nos intimida e controla? Acredito que esse controle(prisão) está em nossas mentes, passada de geração à geração.

    @Ateu – É como política, não vemos e até duvidamos se realmente existe, o fato é que estamos envolvidos nela assim como na “religião”.

    Livrem-se de suas crenças. Amém!

  • dilson sarda:

    Estou observando que toda a discussão que está sendo feita em torno do assunto está resvalando para uma tolice total.
    Estitem certas questões basicas que já não merecem mais discussão: Deus existe para quem quer; Deus não existe para quem quer; O sol é o centro de nosso sistema, onde albuns planetas vivem em torno dele; A terra é um planeta cuja existencia, com todas as peculiaridades de vida, depende do sol.Todas as formas de vida de nosso planeta dependem do sol.
    Ele é o nosso deus. Se alguem disser que existe um outro deus, acima do sol, estará dizendo coisas absurdas que não tem validade nenhuma no contexto de todas as questões basicas já consolidadas.
    Não sou contra ninguem que tenha na religião seu paradigma de vida. Tudo em nossas vidas é uma questão de oferta e procura, desde o mais remoto dos tempos. Se eu procuro alguma coisa para me confortar, por qualquer tipo de perda, certas ofertas´- por mais absurdas que possam ser – podem constituir-se, nas circunstancias, numa tabua de salvação.
    Entendo que tudo está relacionado com n ossa percepção a respeito das coisas que nos cercam. Na medida em que nos aprofundamos, com a educação, nos conhecimentos da vida, tendemos a nos libertas de certas percepções religiosas e, em consequencia, nos tornamos cada vez mais consistentes com o mundo em que vivemos.

    Não adiante as pessoas esclarecidas tentarem incutir nos religiosos a ideia de inexistencia de deus. E preciso, antes de tudo, uma intensa campanha em torno da importancia da educação. Ela, com certeza, nos levará à conscientização plena da importancia de certas questões que nos tornam cada vez melhores perante o mundo em que vivemos.
    É pura perda de tempo discutir a existencia de deus.

  • Ateu:

    Renata,

    “Acho que ele quis dizer que ateus não entendem a complexidade da religião e da própia espiritualidade.”

    Engano seu! Muitos dos ateus, assim como eu, tinhamos religião. Eu mesmo durante mais de 30a fui catolico. E isso aconteceu com muitos dos atuais ateus. Se vc viu os vídeos sabe disso!
    Só que, com a experiencia de vida somada aos conhecimentos que vc adquire na sua formação como cientista, vc começa a observar que muito que está na Biblia não é real. Com o tempo vc vira ateu, simples!

    Nada a ver portanto com alguma dificuldade de entender a complexidade da religião e da própia espiritualidade!

  • Murilo:

    Olha o que eu penso sobre Deus e os ateus: na minha opinião nao ha como alguem ser ateu, ja que nao ha como duvidar da existecia de um ser que vc sabe que existe, outro fato importante é que desde os tempos antigos o homem vem revenrenciando deuses, idolos e entidades, isso prova a necessidade que o ser humano tem de cultuar e de ter um ser maior a quem possa servir, ao exemplo dos egipcios que criam que o sol era um deus, ou seja, temos por natureza uma necessidade espiritual, uma busca para preencher uma lacuna que existe dentro de nos, a busca por essa necessidade espiritual as vezes leva a pessoa a buscar os lugares errados, esse vazio so pode ser preenchido por Deus.

    Digo Mais, amo Jesus que amou primeiro e lutaria por ele, a alguns que se dizem “ateus” que disseram que fomos feitos pelo Verbo, o Verbo é Jesus! agora como a ciencia pode explicar os misterios do universo se naum consegue nem mesmo decifrar os misterios da biblia. nao apoio a campanha e dos atoa!

  • Ateu:

    Qual destes 2 indivíduos vc acha que é melhor?

    Um ateu faz pq é certo ou um crente pq está na Biblia e espera uma recompensa ou teme um castigo?

    Se vc ainda está em dúvida, veja o que disse Einstein:

    “Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.”

  • Ateu:

    Renata,

    “A evidência de Deus é a própia Terra sendo mantida no espaço pela gravidade, é fato de estarmos na ‘zona de conforto’, está na diversidade da vida e em todas as leis naturais…Isso é uma grande evidência de Deus, que algumas pessoas não conseguem enxergar.”

    Isso sim que é uma visão simplista!
    PROVE que a gravidade e a massa foram criadas por deus. Vc pode? Stephen Hawking no seu ultimo livro diz que não!

    Planetas na região habitável existem vários, no caso exoplanetas. Claro que devido às enormes distãncias a maioria do exoplanetas são gigantes, mas Terras como a nossa devem existir aos bilhões por ai só na nossa galáxia. Caso não sabias a Via lactea tem estimadas 200 BILHOES de estrelas e a maioria ao que tudo indica com planetas.
    Na realidade Venus e Marte tb estão na região habitável. Ou seja, a Terra em si não tem nada de especial.

    E foi a vida – e não a Terra – que se adaptou perfeitamente às condições terrestres. Cai portanto a teoria que a deus fez a Terra perfeitamente adaptada aos seres vivos.
    Essa adaptabilidade e enorme variedade dos seres vivos se deve à evolução, coisa que os criacionistas não acreditam apesar das milhões de provas a favor da evolução.

    Como vc pode ver, esses teus argumentos só provam a tua visão simplista do universo e das leis da física.

  • Carina:

    Esse é um assunto delicado…
    Da mesma maneira que não se pode provar a existência de um “Deus” (ou uma energia, ou uma consciência maior, como quiserem), não se pode provar a inexistência… Os conflitos surgem da vontade de convencer o outro que a sua crença é “correta”. Cada um é livre pra acreditar no que quiser, ou não acreditar tbm, cabe a todos respeitar isso. Conheço ateus que me parecem muito mais valorosos que muitos religiosos, com certeza religião não indica caráter, ou quão “boa” é a pessoa.
    Nunca ninguém vai conseguir provar se “Deus” existe ou não existe, brigar por isso é perder tempo, é gerar conflito à toa. Seres humanos tem mania de achar que possuem métodos de provar todas as suas teorias…A humanidade devia “descer do salto”. Isso nos torna patéticos.

  • Renata:

    Claro ateu, eu respeito sua opnião, e sua escolha, mas muitos ateus tem sim uma visão simplista da vida.
    A evidência de Deus é a própia Terra sendo mantida no espaço pela gravidade, é fato de estarmos na ‘zona de conforto’, está na diversidade da vida e em todas as leis naturais…Isso é uma grande evidência de Deus, que algumas pessoas não conseguem enxergar.Ele está nas coisas mais simples que a maioria das pessoas não reparam.
    Se existe o bem, existe o mal, mas o bem sempre será maior que este.
    Não entendo como uma pessoa pode procurar Deus fora dela e com todas essas evidências ainda assim não acreditar, e ainda dizer que elas não existam, elas tão aqui bem abaixo do nosso nariz…
    Acho que isso pode me levar a conclusão que para perceber Deus exteriormente, primeiro a gente tem que achar a nossa porção divina dentro de si, e claro, isso não vem fácil.
    Então continue procurando…quem sabe um dia acha algo.; )

  • Ateu:

    Weliton

    Completando o comentário do Claudio Tavares, se um ateu é alguém que acredita que Deus não existe e isso é fé do mesmo tipo que os religiosos, então ciência tb é crença!
    Sim, pq em ciência, NADA pode ser provado de forma absoluta! Milhões de experimentos não bastam pra afirmar que uma teoria está correta, pq basta UM apenas pra provar que ela está errada!

    Então pela sua lógica tosca, acreditar em teorias cientificas é apenas mais uma crença. Idem pra não acreditar em gnomos, fadas, bruxas, dragões e anjos, afinal vc não pode provar que eles não existem!

    Tá vendo o que dá estender demais um raciocínio?

  • JRA:

    E mais fácil acreditar em uma coisa que é simplesmente explicada a você (com fatos e tudo) do que acreditar que exista Deus ou deuses.
    Assim como é possivel fazer o bem sem ser interrompido também é possível fazer o mal sem ser interrompído.
    E se fosse para não haver mal e desastres só existiriam Adão e Eva no paraíso, mas fomos “castigados” com a expulsão de lá.
    🙂

  • Gerson:

    Não sou Ateu, mas da mesma forma que tenho liberdade de ser cristão, acredito que os Ateus devem também ter a mesma liberdade de escolha.

  • Ateu:

    Renata,

    “Se tem gente utlizando a religião para algo ruim, isso não quer dizer que na sua essência ela seja ruim também”

    Concordo, a religião em si não é ruim. Ruim é o uso que fazem dela! Seria meio estúpido virar ateu só pq os livros religiosos ou os crentes são falhos. Afinal deus pode muito bem existir independente da visão transmitida pelas religiões.

    Só que o problema, como expliquei abaixo, é que não existe NENHUMA evidencia de deus em canto algum!
    Ou seja, o meu ateísmo vai muito além do “tenho raiva dos crentes”, ou “estou p… da vida com deus pq ele deixou isto ou aquilo acontecer comigo”.
    Isso seria um ateísmo idiota, por raiva de deus. Ou seja, sem qualquer base, pra não dizer ridículo!

    Entendeu que as raízes do meu ateísmo são bem mais profundas e baseadas?

  • Ateu:

    Renata,

    É justamente o contrário! Eu nasci em família católica, fiz catequese qdo criança, tive formação católica e até cheguei a estudar em colégio católico. Em resumo, fui católico a vida toda até 10a aprox qdo virei ateu.
    E virei ateu justamente pela reflexão, pelo questionamento. primeiro conclui por conta propria que a biblia não é uniforme, que se contradiz em varios pontos. Pior, está errada em outros tantos!
    Então deixei de acreditar num deus biblico e passei a acreditar (e a me guiar) pelo espirito santo. Só que refletindo melhor até isso deixei de acreditar.
    Os motivos pra essa conclusão já expliquei abaixo: não existe justiça divina; o mundo não é perfeito – fome, doenças, frio, catastrofes etc; o universo não é perfeito – meteoros, supernovas, etc – que podem exterminar um planeta num piscar de olhos.
    Enfim, não existe nenhuma evidência de deus!

    E não sou só eu que chegou a essa mesma conclusão questionando!

    Stephen Hawking foi um deles.
    Jose Saramago tb fala que não é um ateu total, todos os dias tenta encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não encontra.

    Vídeos sobre esse tipo de questionamentos…
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=63
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=2723
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=662

    E aqui um vídeo brincando com os Ateístas estilo Dawkins…ehehe
    http://oblog.virgula.uol.com.br/mynameis/?p=4180

  • Sheila Silva:

    Para Silva (continuação)
    Muitos atribuem o fato de Jesus ter tido um caso com Madalena, por não entendem sua mensagem. Jesus considera as mulheres e ele mostrou isso no modo como tratava as mulheres dos seus dias, mostrando respeito por elas e por não aprovar o tratamento opressivo dado a elas.As mulheres em muitas culturas sempre foram tratadas sem honra. Têm sofrido abusos fisico, mental e sexual. Mas Jeová e Jesus não queria que elas fossem tratadas assim. (leia 1 Pedro 3:7)
    Madela não foi a unica mulher com que Jesus falou e mostrou carinho e amor (leia João 4: 7-9, 25,26 – João 11:5; Mateus 9:20-22)Para os judeus “conversar em publico com um mulher era especialmente escandaloso”. Mas Jesus tratou as mulheres com respeito e consideração e não tinha preconceito de sexo ou raça. Ao contrario, foi à mulher samaritana que Jesus pela primeira vez, se identificou claramente como o Messias.
    Quando foi ressuscitado ele apareceu primeiro a Maria Madalena e outra discípula, chamada Maria. Jeusu poderia ter aparecido primeiro a Pedro, João ou outro discipulo. Em vex disso, ele dignificou as mulheres por permitir que essas discípulas fossem as primeiras testemunhas oculares de sua ressurreição(na época as mulheres eram impedidas de servir como testemunha legais).
    Muitos não conseguem ver ou entender que Jesus estava ensinando não só a seus discipulo como também a nós hoje a maneira corrte que Deus quer que não só as mulhres mas todo o ser humano deve ser tratado (leia 1 Pedro 3:7;Gálatas 3:28 ; Romanos 12:10.

  • Sheila Silva:

    P/ Siva (continuação)
    Era preciso um resgate que tivesse o mesmo valor daquilo que foi perdido. Assim, o que cobria o valor da alma (ou vida)humana perfeita que Adão perdeu teria de ser outra vida humana perfeita, a de Jesus.`Por ter sido gerado sem o pecado e ter uma vida humana perfeita Jesus podia ao sacirficar-se pagar o preço do pecado de Adão. Com isso trazendo esperança para os descendentes de Adão (nós). Leia Romanos 5:19, João 3:16; 1 Corintios 15:22.
    Então Jesus jamais poderia ter tido uma caso com Maria Madela. Seu objetivo principal era pregar o Reino de Deus, deixa um exemplo para nós de conduta e dar sua vida perfeita para qque um dia sermos livrado do pecado adamico e sua consequencia a morte.

  • Renata:

    Acho que ele quis dizer que ateus não entendem a complexidade da religião e da própia espiritualidade.
    Se tem gente utlizando a religião para algo ruim, isso não quer dizer que na sua essência ela seja ruim também.
    Isso é uma visão simplificada que muitos ateus tem.
    E claro, eles são tão apegados a essa visão, que mesmo quando a própia ciência fala de algum benefício que a religião traz, eles chegam a nega-la simplismente por não ter a ver com a a visão de vida que eles querem ter.Assim, acaba-se com um visão de vida distorcida pelo própio gosto.
    E se acham mais inteligentes assim.

    Só querer enxergar pelo lado negativo para manter uma opnião, ignorando a realidade é querer manter uma visão simplista.

  • Sheila Silva:

    P/ Silva
    Os argumentos a favor da canonicidade em torno do fato de que estes escristos apócrifos podem ser encontrados em muitas cópias primitivas da tradução Septuaginta graga das Escrituras Hebraicas, tradução iniciada no Egito por volta de 280 AEC. No entanto, visto que não existem cópias originais da Septuaginta, não se pode afirmar catagoricamente que os livros apócrifos foram originalmente incluídos nesta obra. Muitos, talvez a maioria, dos escritos apócrifos foram admitidamente escritos depois do início do trabalho de tradução da Septuaginta, e assim, obviamente, não constavam da original lista de livros escolhidos para a tradução por parte do grupo de tradutores. No máximo, então, só poderiam ser reputados como acréscimos a tal obra.
    Adicionalmente, embora os judeus de língua grega de Alexandria com o tempo inserissem tais escritos apócrifos na Septuaginta grega, e, pelo que parece, os considerassem como parte dum cânon ampliado de escritos sagrados, o historiador judeu Josefo mostra que jamais foram incluídos no cânon de Jerusalém, ou Palestino, e no máximo eram considerados como apenas escritos secundários, e não de origem divina.Assim, o judaico Concílio de Jâmnia (por volta de 90 EC) excluiu especificamente do cânon hebraico todos esses escritos.Uma das principais evidências externas contra a canonicidade dos Apócrifos é que nenhum dos escritores cristão citou tais livros.

    No caso de Maria Madalena, temos de ter conhecimento de alguns fatos:
    Por Jesus precisou nascer de uma virgem? O que é pecado herdado? Por Jesus é chamado de cordeiro de Deus? Por Jesus teve que ser morto?

    Jesus teve que nascer de uma virgem, por que precisava nascer sem o pecado original, (nos já nascemos com ele, leia 1João 1:8 ) passado para a humanidade por meio de Adão (leia Romanos 5:12). Veja que o sexo em si não é pecado porque Deus deu essa ordem ao primeiro casal de multiplicar e encher a Terra, porém após terem pecado, eles transmitiram para seus descendentes (que somos nós) o pecado, a imperfeição e a morte (por isso adoecemos e morremos). Se Jesus nascesse de José e Maria, geneticamente seria um pecador como nós (leia Hebreus 4:15)
    Então o objetivo dele não se cumpririam aqui na Terra. Visto que foi perdida uma vida humana perfeita, nenhum vida humana imperfeita poderia compra-lá de volta.

  • Ateu:

    Douglas,

    “Os ateus vêem o mundo com uma simplicidade que causa uma certa tristeza, gostaria que eles precebencem o quão incrivel e complexo nosso mundo é,”

    Pelo contrário, os ateus como não acreditam em explicações divinas procuram justamente as respostas pra a incrível complexidade e beleza do universo.
    Não é atoa que alguns dos grandes cientistas são ateus (não todos, claro)!

    Já os crentes por vezes preferem delegar a explicação pra religião, que na prática não explica nada :0(

  • Renata:

    Pq as pessoas acham que o questionamento é o fim de tudo?A verdadeira crença começa no questionamento, se você nunca se questionou e crê porque as pessoas ao seu redor assim te fizeram, provavelmente não é uma crença de fé profunda, e tvz daqui há um tempo você vire ateu dizendo que ainda bem que se livrou da crença e religião, dizendo que ela só serve como manipulação!
    A maior parte das pessoas que crê de verdade e leva a religião a sério, já se questionou sobre isso em algum momento da vida.Sendo que para os ateus o questionamento é o fim, mas para esse pequeno grupo de pessoas que citei ele é o começo de uma jornada para entender o infinito, a única coisa que não passa nesse mundo, e que está acima de todas as leis criadas(tvz por isso os cientistas nunca venham a entende-lo.)Deus.
    Só comecei a crer porque me questionei.E você?

  • true men xD:

    sinceramente quase todas as religioes foram ou sao usadas para favorecimento pessoal ou para o mal,guerras e etc.

    como por EX a igreja catolica,(promoveu guerras,matou mais do que qualquer doença,pedofilismo,abrigou nazistas e promoveu suas campanhas,queimou livros e muito mais!!!

    mais nao e por isso que a pessoa tem que tomar um partido e dizer ¨¨eu nao gosto de que acredita em DEUs eu sou ATEU¨¨
    isso eu digo com certeza o pior tipo de pessoas sao ou os que acreditam demais ou os que acreditam de menos xD
    no caso os exagerados -_- xD
    byby

  • Douglas:

    Os ateus vêem o mundo com uma simplicidade que causa uma certa tristeza, gostaria que eles precebencem o quão incrivel e complexo nosso mundo é, o simples fato de sermos feitos de matéria e estarmos filosofando sobre questões como : “quem somoS? de onde viemos? para onde vamos?” ja é motivo de espanto e admiração. Como pode a matéria se voutar a si mesma e se questionar? Seria mesmo tanta ingenuidade acreditar na existentencia de uma força superior que arquitetou todo nosso universo criando as leis básicas da química e da física?

  • Claudio Tavares:

    Meu caro Weliton, vi essa frase não me lembro onde, mas ela se aplica bem ao seu comentntário: “Dizer que ser ateu é seguir uma religião equivale a dizer que careca é uma cor de cabelo”.
    Um ateu não é apenas alguém que não acredita em deus. Um ateu é alguém que não acredita na existência de qualquer deus que seja.

  • Ateu 2:

    Ateu (vou usar o 2 aqui no Forum, pq em outras partes do HS já uso o Ateu faz tempo),

    .

    “Tente falar para um ateu que voce é crente e logo recebe uma risadinha”.

    Engano seu! 1o que não conheço muitos ateus, na realidade só conheço +1 pessoalmente e nem eu e nem ele ficamos rindo da crença dos outros. Inclusive pq eu não posso afirmar 100% que deus não existe e sim que não existem evidencias da existencia dele. Posso estar errado…
    Além do mais respeito as crenças dos outros. Já o inverso não é verdadeiro. Muitos evangélicos fanáticos vêm o ateísmo como uma ofensa, uma blasfêmia.

    .

    ” .. todas são mal vistas”
    As religiões não são mal vistas por acreditar num deus ou deuses e sim pq muitas guerras, perseguições, descriminações e sacrifícios foram feitas em nome de um suposto deus! Isso sim é vergonhoso!

    .

    “Além do mais, essa necessidade de ficar afirmando não crer em algo que simplesmente não existe é meio ilogica.”

    Quem disse que eu fico afirmando isso? Pelo contrário, se vc tivesse lido eu EVITO falar sobre isso justamente pra não ter que justificar. Ou pra não criar inamizade da parte deles, não minha!

    .

    “Mas O bom é que raramente as pessoas perguntam tua religião ou tocam neste assunto na vida real.”

    Não é verdade! É comum vc escutar em onibus que o cara é desta ou daquela religião.

    .

    ” Não sei como isso pode incomodar tanto…”

    Qdo crentes começam a querer ensinar o criacionismo só pq está na Biblia aí sim eu realmente fico incomodado! Isso e qdo saem falando montes de absurdos só pq a biblia diz isso ou aquilo, uma fé falsa baseada em crença e não em ciência.
    Tem gente que acredita que Pi=3 só pq a biblia diz isso!
    Por isso que falo que qto mais vejo crente mais gosto da igreja católica!

  • Ateu:

    Weliton,

    “Dizer que um ateu é alguém que não acredita em Deus é um equívoco. Pois não acredito em políticos e vendedores e mesmo assim eles existem (e eu sei disso!).
    Vc faz jogo de palavras. Não acreditar em politicos quer dizer não acreditar naquilo que eles falam, e não que eles não existam!

    “Um ateu é alguém que acredita que Deus não existe. Isso é fé (do mesmo tipo que os religiosos têm), pois essa crença não pode ser provada.”
    Não é fé, já que vc pode PROVAR cientificamente que não existem provas da existencia dele! E vc prova isso de varias maneiras, pela fisica, pela medicina e pela antropologia.
    Chamar ateísmo de fé ou crença é a mesma coisa que dizer que não acreditar em astrologia,bruxas, duendes e fadas tb é uma crença, afinal a não existencia de bruxas, fadas, duendes e gnomos não pode ser provada! Ou de Orc, trols e outros!

    Como vc pode ver ateísmo não tem nada a ver com fé, portanto!

  • jessyka:

    Acho que cada um tem uma opinião, e que todos devem respeitar isso

  • higor:

    deveria ser liberado, pq deus realmente não existe, deus é uma criação do homem fraco que na maioria das vezes só procura seu “deus” em tempos de crise

  • Pedro Vaz_De_Angola:

    Está bem claro no 1º Cartaz que a mensagem que + se difunde é que deus não se importa com o sofrimento do homem, após o ataque do 11 de Novembro. Na minha opnião esses cartazes não deveriam ser publicadosm pq obrigam as pessoas a acreditar que deus não existe. As imagens falam muito alto, e os caras estao usando imagem para mostrar que deus não existe. Discordo.

  • Biakuia:

    Zé da Feira :
    Acho que jogar nomes indefinidamente sem ao menos dizer a condição religiosa de tais pessoas sendo que a muitas delas NÃO SÃO CIENTISTAS NÃO PASSA DE UM RECURSO ATEISTA DESENPERADO:
    Dilma rousef que não é ateia!
    Galileo que além de não ser ateu era amigo do Papa de sua época e tinha em sua mesa a Bíblia sagrada dividindo espaço com seus livros de estudo;
    Isaac Newnton idem;
    voltaire inimigo da igreja mas não ateu dizia:”o universo é como um relógio e não consigo imagina-lo funcionando sem a ajuda de um relojoeiro;Max plank,descobridor do quantum premio Nobel de 1928 afirma:”o impulso de nosso conhecimento exige relacionar a ordem do universo com Deus”;Albert Einstein Nobel de física de 1921 dizia :”Foram minhas pesquisas que me levaram até Deus”;”Quanto mais acredito na ciência mais acredito em Deus,o universo é inexplicavel sem Deus”.
    Erwin Schorodinger premio nobel de física de 1933 pelo descobrimento de novas formas atômicas afirmou:”A obra mais eficaz,segundo a mecânica quantica é a obra de Deus”.
    Adolf Butenandt premio Nobel de bioquímica Afirma:”com os átomos de um bilhão de estrelas o acaso cego não conseguiria produzir sequer uma proteína util para o ser vivo”.
    Dr Edward Cooling, biólogo americano;dizia”A probabilidade de ter-se a vida originado do acaso é comparavel a probabilidade de um discionario completo resultar da explosão de uma tipografia”.
    Dr Edward Mitchell, astronauta da apollo 14:”O universo é a verdadeira revelação da divindade,uma prova da ordem universal da existência de uma inteligência acima de tudo que podemos compreender”.

    DIFERENTE DE COLOCAR NOMES DE DIVERSAS PESSOAS ENTRE AS QUAIS FILÓSOFOS ARTISTAS E ARQUITETOS COLOQUEI SOMENTE PESSOAS DO CAMPO CIENTÍFICO QUE LIDAM CONSTANTEMENTE COM AS LEIS NATURAIS QUE REGEM O UNIVERSO.

  • Paullin-007:

    O que mais me irrita nisso tudo é esse bando de evangélicos querer intimidar os ateus, repetindo (insistindo!) em versículos as ameaças deixadas pelo seu deus bíblico sacana.
    É quase a mesma coisa de um bonitão achar que conseguiria fazer uma lésbica passar a gostar de homem depois de uma eventual tr**sa com ele. Tem lógica isso?
    Evangélicos, se existir o inferno, estou condenado a ele desde minha adolescência, quando aprendi questionar. A minha sorte é que não existe… Ufa!

  • Marcelo:

    Deus respeita a liberdade de escolha. E eu respeito aquele que não quer acreditar na existência de um Deus.
    Agora se uma pessoa quer assumir a sua posição de crença diante a sociedade, ele precisa ser corajoso tanto quanto os cristão foram nos séculos passados. Que deram suas vidas por aquilo que acreditavam. Você que é ateu precisa dar a sua vida por aquilo que você acredita.

  • Weliton:

    O que é um ATEU? Não é alguém que não acredita e sim que acredita em algo.
    Dizer que um ateu é alguém que não acredita em Deus é um equívoco. Pois não acredito em políticos e vendedores e mesmo assim eles existem (e eu sei disso!).
    Um ateu é alguém que acredita que Deus não existe. Isso é fé (do mesmo tipo que os religiosos têm), pois essa crença não pode ser provada. Uma vez que nenhum ateu tem todo o conhecimento do universo, ele precisa saber que Deus não existe dentro do seu minúsculo conhecimento e crer que Deus não existe na vastidão interminável do desconhecido.
    Conclusão, ser ateu é seguir uma religião e finalmente eles se deram conta disso ao fundarem a Atea, a primeira IGREJA ATÉIA, iniciaram suas CRUZADAS EVANGELÍSTICAS, o que falta? Talvez lançar a Bíblia do Ateu com os dez mandamentos de como crer que Deus não existe, recolher os dízimos para sustentar sua igreja Atea (aliás quem mantém isso? Acho que eles já descobriram o dízimo ou as ofertas).

  • Ateu:

    Ateu ( numero 2, ja que voce comentou depois)
    Tente falar para um ateu que voce é crente e logo recebe uma risadinha, tipo “pobre coitado, nao sabe o que diz”. Pior, tem gente que acha que ter religião é uma ofensa! Não interessa se é hindu, cristão, espirita .. todas são mal vistas.
    Impressionante, nao é?

    Além do mais, essa necessidade de ficar afirmando não crer em algo que simplesmente não existe é meio ilogica. Mas O bom é que raramente as pessoas perguntam tua religião ou tocam neste assunto na vida real. Não sei como isso pode incomodar tanto… e olha que vivo rodeado por catolicos e evangelicos, mas nunca tive problema algum com isso.

  • =DerPriester=:

    Concordo com o Sr. Ateu
    que nunca sofreu preconceito ou censura de sua escolha por “não compartilhar” daquilo que não acredita…
    é uma coisa óbvia que deveria ser regra;
    – Se eu não acredito, simples, ignoro!

    Creio que a própria discussão “calorosa” entre crentes e ateus nesses comentários já prova por si só, a falta que faz o bom senso em relação a opinião alheia…

    Embora eu pessoalmente ainda veja mais crentes dizendo que ateus vão pro inferno do que ateus fazendo piadas com a religião dos outros.

    P.s.: Não sou ateu. Só tenho uma mente aberta e tento entender e respeitar ambos os lados.

  • Vitor:

    Se ser ateu é não acreditar na existência de um Deus e portanto em religiões,sou ateu!

    Portanto,depende muito do que a sociedade define como ateu.

    Antes da idade média, uma pessoa poderia ter 20 deuses, vários templos..o que também é condenado hoje.

    A-teu = sem deus.

    A ligação deus-igreja é muito perigosa,pois a igreja,seja ela qual for ,é que definirá para a sociedade o que vem ser deus.

    Definir deus,sem religião,igrejas,templos,etc…é o complicado…e nesse ponto,provavelmente todos seriam ateus.

    Um grupo de pessoas que não frequentam a mesma religião, define deus á sua maneira. Cada um seria ateu para o outro.

    Obs: Hitler acreditava em deus,pois achava que ele tinha sido escolhido para eliminar os judeus.

    Charles Chaplin só foi visto em seus filmes de comédia,mas quem conviveu com ele de perto,dizia o quão mal humorado era.

    No fim…falta ESTUDO para entender melhor um assunto de magnetude incomensurável.

  • Anti-cristianismo e protestantes:

    Religião é o cancer da humanidade só causa desgraças poluindo a mente humana e provocando guerras.
    Queimem todas Igrejas com todos seus crentes imundos hipócritas que retratam cristo como sua prostituta.

  • luciana:

    Se a constituição do Biakuia for tão clara como sua redação, o Brasil e todos nós estamos ferrados.

  • Marcos:

    Em breve Jesus voltará, como o ladrão de noite, para levar para Si os Seus, enquanto que os duvidosos, blasfemos, escarnecedores e entre outros, ficarão de fora, reservados para o lugar que eles próprios escolheram — a morte eterna.

  • Reginaldo Ferrão:

    Permitam-me comentar:
    Cientificamente: O ser humano evoluiu, adquiriu consciência, começou a se perguntar de onde vinha a chuva, os trovões, a árvore, porque morremos, onde estávamos antes de nascer, o que eram os pontos brilhantes no céu, porque a garça voa e eu não, etc.
    Para conseguir viver pacificamente com sua consciência ele desenvolveu, aos poucos, uma teoria que confortava. Os estudos foram banindo algumas superstições e outras continuam até hoje. Todos com o passar das gerações davam seus pontos numa estória que foi ficando ricamente detalhada e envolvida na vida do ser humano. Até que o útil e o agradável se uniram: Governo e Crença.
    Se estudarem a origem e evolução das religiões verão que muitas delas surgiram e se desenvolveram sem influências umas das outras, ou seja, é da índole do ser humnano dar respostas e acreditar em algo superior.
    Mas não posso defender apenas os ateístas.

    Agora uma que pode abalar os ateístas:
    Ser ateísta é acreditar que Deus não existe, certo?
    Não confundam ateu com agnóstico.

    Ateu: Não crê na existência de Deus
    Agnóstico: Não segue nenhuma religião, independente se acredita na existência de um criador ou criadores do universo ou não.

    Então sugiro que um ateu estude a própria ciência que muitas vezes os defendem. Verão que existe uma precisão incrível na vibração de um núcle atômico, na rotação e translação terrestres, na tecnologia envolvida na visão humana, na transformação da matéria e tudo mais.

    Mas do que eu estou falando afinal? Estou defendendo os ateus ou os religiosos?
    Só quero dizer que é pretenção demais defender uma idéia tão cedo. Devemos estudar mais, não unir mais, aproveitar o que a ciência tem de melhor, combater a intolerância com serenidade, cuidar melhor da Terra.

    Somos jovens ainda para tirar conclusões. E se morrermos sem saber a resposta ou se não houver mais continuação então que tenha valido a vida.
    Se houver continuação, Deus entenderá nossa a prudência de quem ainda não tomou uma decisão de acreditar ou desacreditar.

    Curiosidade: Deveria haver uma palavra que definisse quem ainda não tomou uma decisão de acreditar ou não. Será que existe? É o meu caso.

  • Ateu:

    Silvio,

    “Se ser ateu é só não acreditar no deus da Bíblia, então eu também sou ateu”

    Concordo! Ser ateu é não acreditar em nenhum deus, seja ele cristão, mulçumano, indu, budista, ou o que for!

    E pq isso? Por montes de motivos:
    – o mundo não é perfeito! Terremotos, fome, frio, seca, enchentes, doenças, etc. Alias o universo não é perfeito!
    – Vc não vê qualquer indicio de proteção divina pra os justos e condenação pra os criminosos.
    – Vc não vê nenhum indicio no universo da presença dele. Tudo acontece segundo as leis da fisica.
    – Vc não precisa de um deus pra que vida surgisse e nem possivelmente nem pra criar o ovo cosmico que deu origem ao Big bang
    – Vc não vê o menor sentido numa suposta vida eterna. Vida eterna fazendo o quê durante bilhões de anos? Só ao lado de deus? É esse o “prémio”? Tá mais pra castigo…
    Ou vcs acham que lá vai ter vc vai podwer viajar, ir pra praia, dançar, ouvir musica, comer, passear no shoping, ir no cinema ou mesmo transar? Isso são coisas nossas, que dificilmente uma alma precisaria!

    Ou seja, se deus existe ele é MUITO diferente do que qualquer religião propaga!

    Agora se pra deus este universo imperfeito com dor e sofrimento é sinal de prefeição, então não há o menor motivo pra gostar de deus, e muito menos pra idolatrá-lo!

  • Joao Paulo:

    A perseguição contra ateus por cristãos é um mentalidade no minimo preconceituosa sem base, é como dizer que Hitler era um bom cristão no seu tempo, como ja afirmaram os ateus que ele tinha origem cristã, qualquer um pode se esconder nas vestes de cordeirinho e ser um lobo vorás, estas facetas foram adotadas por muitos e continuará sendo usado nos nossos dias com certeza, uma forma malígna de incutir o crime ao criador, pois o Deus deste sistema de coisas não descançará ate que seja sua cabeça decepada.

  • Eduardo:

    Imagens que sugerem oposição entre crenças (o ateísmo também é uma crença) não levam a nada, e eternizam polaridades. O importante é o respeito mútuo, e a liberdade de crenças. O Datena faz prá chocar, e a reação com críticas às crenças alheias não ajuda em nada, fica “olho por olho dente por dente”. Tolerância mútua!

  • Joao Paulo:

    O objetivo eteista é protestar, o Cristão é pregar sobre salvação das almas, eteismo não tem uma base, apenas concepção sem fundamento,é como se vivessem nas nuvens sem nunca tocar o chão, por mais vaga a ideia de acreditar em algo que ofereça não todas mas importantes respostas ainda assim, tem mais fundamento do que crer em nada, na mente eteista a fé é pairar, como se acima das nuvens fosse sólido.

  • Ateu:

    Werex,

    Eu quase concordei contigo, especialmente pelo item 4, mas discordo do item 2 completamente!
    Só pra relembrar…
    “2- ateu não sofre discriminação, quem sofre discriminação é negro…”

    ERRADO! Tente falar que vc é ateu no mínimo vc recebe uma risadinha, tipo “pobre coitado, não sabe o que diz”, “ou esse vai queimar no inferno”.
    Pior, tem gente que vê isso como uma ofensa a deus, uma blasfêmia. Pior que chegar pra um evangélico e dizer que vc é espirita ou adventista ou mesmo catolico. Até macumbeiro possivelmente é mais bem visto que ateu, sério mesmo!

    Se vc não acredita basta ver as mentiras que crentes falam na Net, e nem precisa ir muito longe, pode ser aqui mesmo HS. Mentiras onde todos os vilões da historia eram ateus, a começar por Hitler!
    Claro que é justamente o contrário, inclusive pq muitas das guerras foram/são de cunho religioso, mas isso não impede os crentes de contarem mentiras.

    Engraçado tb é o comportamento entre os crentes, que podem se matar entre si, mas se aparece um ateu no meio se unem contra o “inimigo comum”.

    Como disse o Drauzio Varella, não sou religioso. Respeito todas as crenças, mas os religiosos não têm nenhum respeito pelas pessoas sem fé. Quando digo que não tenho religião, acham que sou imoral. É como se eu tivesse parte com o diabo.
    Pois é, eu me sinto assim mesmo!

    A verdade é que o ateismo incomoda pq ataca uma bengala espiritual que as pessoas usam pra se apoiar nas dificuldades. Sentindo o mundo delas ameaçadoo as pessoas reagem violentamente, dái essa reação. Algo similar mas em menor grau qdo se mostra que horoscopo é bobagem.

    E nem falo pra os meus amigos pq não to a fim de ficar explicando pq escolhi essa “fé”, ou a falta dela!

    Uma coleção interessante de reflexões sobre a biblia:
    http://ateusdobrasil.com.br/frases/ateus-famosos/

    “Deus disse aos judeus que matassem todos os hereges, todos os que adorassem outro deus. Então ele enviou seu filho ao mundo para pregar uma nova religião. Se os judeus o mataram, eles não fizeram mais do que cumprir seu mandamento e Deus não pode se queixar.”

    “Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida.”

    PS: mesmo o item 4 hoje não é bem verdadeiro com o monte de fanáticos andando por aí por causa de igrejas como a Univer$al, entre outra$$$…

  • Joao Paulo:

    _Podem zombar a vontade, da religião aliás zombaria faz parte dos sinais dos últimos dias deste sistema, mas se viverem pra ver saberão qual efeito ela terá na humanidade, neste dia darão a ela (religião) sua devida importancia.

  • Joao Paulo:

    _ A religião pode não ter significado algum para o homem, mas vai determinar o futuro dele, quer ele se importe ou não

  • Joao Paulo:

    _De acordo com a visão do pleno entendimento, Deus não se ira por alguem defender a ideia de sua não existencia, porque um Cristão servo dele deveria tomar essa dor? a única pessoa prejudicada com este pensamento é a própria pessoa, porque não pode recorrer a um Deus inesistente, assim sofrerão calado, sem auxilio porque a fé é a base para achar respostas de toda a aflição, quando nos conectamos com o Criador buscamos alívio para solucionar ou trazer entendimento, ele não nos aprisiona como talvez seja da mentalidade geral, pois por não compreender esse ponto pensamos nos sentir presos ele, ele nos mostra que o benefício é maior da parte nossa do que dele, neste caso aquele que o rejeita, soma para si mais perdas em suma nescessitamos mais dele do ele de nós, a tentativa de nos achegar ao ser Supremo é para que encontramos não só a paz interior como sua ajuda em sentido pleno da vida.

  • Ze da Feira:

    Biacuia, só alguns…

    Isaac Asimov, Carl Sagan, Nietzsche, Voltaire, Galileu, Drauzio Varella, Freud, Woody Allen, Charles Chaplin, Benjamin Franklin, José Saramago, Thomas Edison, James Watson, Mark Twain, Fernando Pessoa, Arnaldo Jabor, Arthur C. Clarke, Bill Gates, Cassia Eller, Charles Darwin, Che Guevara, Chico Buarque, Fernando Henrique Cardoso, George Soros, Jack Nicholson, John Lennon, Marcelo Gleiser, Steve Jobs, Osacar niemeiyer, Dilma roussef, Stephen Hawking

  • Biakuia:

    A constituição é clara,o estado é laico mas não é ateu,nem protestante nem umbandista ou católico etc,pois cada cidadão é livre,porém não posso deixar de notar que existe uma tendência dos ateus de ridicularizar aqueles que tem fé independente da forma que seja expressada ,como se fossem privilegiados e superiores por não crer em nada enquanto os que crêem em algo
    são burros ou ignorantes sendo a unica forma de ser culto é sendo um ateu grosseiro e desrespeitoso,além do mais os ATOAS como CRIANCINHA muito bem disse deveriam conhecer melhor o mundo científico pois grandes nomes da ciência foram homens de fé como o grande Eddington afirmava:”nenhum inventor do ateismo foi pesquisador da natureza”
    OU Andrews Milikan PREMIO NOBEL DE FISICA EM 1923 PELA DESCOBERTA DA CARGA ELETRICA ELEMENTAR:”A NEGAÇÃO DE DEUS CARECE DE TODA BASE CIENTIFICA”.

  • Ze da Feira:

    Gente, vamos ser mais concisos, hoje em dia ninguém tem tempo pra ler mais de 4 parágrafos

  • Werex:

    1 – A palavra correta é discriminação, pois preconceito todo mundo sofre, um pré-conceito antes de conhecer a pessoa baseando em sua aparência, costumes, etc.

    2- ateu não sofre discriminação, quem sofre discriminação é negro que é parado pela polícia pois acham que ele é ladrão, quem sofre discriminação é homosexual que é espancado por neonazistas ou às vezes até mesmo por crentes fanáticos. Espero que pensem melhor antes de se fazerem de vítima.

    3 – Esse protesto é ridículo, tentando combater preconceito com preconceito.

    4 – Existem os crentes burros e os crentes inteligentes, os ateus burros e os ateus inteligentes. Tanto crentes fanáticos quanto ateus fánaticos são burros. Já os inteligentes são aqueles que têm suas crenças, mas respeitam as crenças dos outros.

  • Paulo:

    Se Deus existe ou não, é totalmente irrelevante; mas a natureza existe mesmo, e posso provar a todas as religiões.
    Insensatos seres humanos, preocupados com a existência ou não de Deus, e não levantam um palito do chão em defesa do nosso planeta…….

  • Marcus:

    O da prisão e do 11 destembro são uma merda, e é o mesmo tipo de propaganda que os religiosos fazem contra os ateus” não acredita em Deus então vai matar”, é só uma desculpa pra criticar e fé e não pedir respeito ao ateísmo.

  • eudenovo:

    Renata
    corrigindo então:
    a religião ou a falta dela é tão útil para o homem quanto um comprimido de açucar é para um cancer.

  • André:

    “Os ateus só sofrem preconceito quando passam a dizer que Deus não existe na frente de um crente, pois isso está ofendendo o crente.”

    Se isso é verdade, da mesma forma, o raciocínio oposto procede: Um crente, ao dizer que Deus existe na frente de um Ateu, está ofendendo ao Ateu.

    Nunca vi na História uma pessoa matar por ideologia ateísta, mas há incontáveis relatos de chacinas, terrorismo e genocídios por motivos religiosos.

  • Renata:

    ‘Eudenovo’, Não ignore o poder de uma religião em trazer esperança para pessoas a quem não restam nada…Mesmo que para você seja um ‘efeito placebo’, ele existe.

  • eudenovo:

    Chico Lobo ,
    e tanto a religião quanto a falta dela é tão util para o ser humano quanto um peixe é para uma bicicleta se locomover.

  • luiz mario:

    PREFIRO ERRAR PELA AÇÃO(CRER) DO QUE PELA OMISSÃO(NÃO CRER).PORÉM AS DESGRAÇAS QUE EXISTEM NÃO É CULPA DO SER OU NÃO SER ATEU E SIM DA POBRE CULTURA E EDUCAÇÃO QUE TEMOS. OU, ALGUÉM SABERIA ME EXPLICAR OS AUTOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA E DESGRAÇAS NAS ÁREAS POBRES DA SOCIEDADE ENQUANTO NAS ÁRES NOBRES ESSES ÍNDICES SÃO BAIXÍSSIMOS E OLHA QUE POBRES OU RICOS SÃO TODOS DAS MESMAS CRENÇAS , ENTÃO FICA CLARO QUE A QUESTÃO É CULTURAL.MAS HOJE EM DIA PARECE QUE ATÉ A FALTA DE EDUCÇAO É CULTURA.

  • Laércio:

    Reginaldo, como a maioria, nasci católico, mal frequentava a igreja e depois de várias decepções extra religiosas me afastei de vez. Sofri grave acidente e minha familia foi desenganada enquanto permanecia em coma. Aconteceram coisas que prefiro não extender mas que pra mim prova que existe muito mais do que um plano terreno. Tá vc pode dizer que foram alucinações, efeitos colaterais da medicação, desespero, instinto de sobrevivência, só que em mais de 1 caso houve testemunha. Depois de 1/2 ano convalesci sem nenhuma sequela. Não retornei à igreja, não virei fervoroso, não fui pagar promessa que nem fiz mas mudei minha concepção sobre a vida, algumas atitudes, fiquei em paz finalmente cmg e de bem com o Chefão lá de cima. Cada um tem a sua historia, espero que lá pra frente vc tenha a sua, e com final feliz.

  • LULU:

    Acredito na liberdade de expressão para todos. Sou espírita, acredito em Deus, e não acho correto criticar quem não crê, mas vamos lembrar que quem causa a violência é o homem em seu modo de impor suas opiniões. Existe ótimas pessoas que acreditam ou não em Deus eu mesma sou casada com um Ateu. O problema da religião é que as pessoas se escondem atrás dela para justificar seus erros.

  • reginaldo:

    SOU ATEU DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE, SEMPRE FUI, NUNCA ENGOLI AQUELA BALELA TODA. QUANDO PRECISEI DE AJUDA DE CRISTÃOS, NEGARAM-ME. QUEM ME AJUDOU FORAM ATEUS DE BOA ALMA E DO BEM, CONSCIENTES DA REALIDADE DA VIDA.

  • Chico Lobo:

    religião é o ópio do povo

    tenho tanto direito de pregar o ateismo quanto um crente em pregar suas lendas absurdas.

    OS ATEUS FINALMENTE ESTÃO SAINDO DOS ARMÁRIOS

    um novo milênio se desponta com o fomento da comunicação horizontalizada.

  • Chico Lobo:

    A RELIGIÃO É TÃO ÚTIL AO SER HUMANO QUANTO UMA BICICLETA PARA UM PEIXE SE LOCOMOVER

  • Silvio:

    Gostaria muito que os ateus convictos respondessem:
    Em que deus não acreditam? O deus do velho testamento ensinado por Moisés?
    Nesse eu não acredito, pois ele possui paixões humanas, é vingativo e parcial e está só do lado dos judeus. (está tudo lá, na Bíblia. Basta pesquisar)

    O Deus no qual acredito, é uma inteligência superior, criadora e que conduz o universo. Todo efeito tem sua causa geradora.
    Quanto às discussões, prefiro ficar com o pensamento de Rabindranath TagoreTagore:
    “Deus, como cada um o concebe”

    Se ser ateu é só não acreditar no deus da Bíblia, então eu também sou ateu.

  • Chico Lobo:

    Todos tem direito de acreditar na lenda que quiser, ASSIM COMO EU TENHO O DIREITO DE NÃO ACREDITAR VEM NADA, bem como tenho também o direito de divulgar minha posição de ateu livremente SEM SOFRER DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO. – Vivemos numa nação LAICA onde cada um tem o direito de acreditar no que quiser ou não acreditar em nada…

    O artigo 5, inciso 9 da constituição brasileira garante a liberdade de expressão.

    Os maiores perseguidos em nome de deus são os ateus e não os crentes.

  • criancinha:

    Aquele que motra sua ira e falta de respeito com as religiões não é ateu, mas sim um “àtoa”.

    Os atoas são formas mais primitivas de seres humanos, que não têm discernimento suficiente para pensar sobre questões existenciais da vida – de onde eu vim?, pra onde vou?, como sou?.

    São seres que não foram doutrinados nem por filosofias teístas e nem científicas. São seres que vegetem no mundo, seres exclusivos para o momento, para o agora. Se dizem ateus por preguiça mental, como se o atéismo fosse uma forma de pensar arrogante, egocentrista. Mas, na verdade é mais um meio de busca da Verdade, necessaeriamente através da investigação racional e metódo científico, e colocando em “xeque” qualquer outra forma de conhecimento adquiria por outro meio.

  • Sheila Silva:

    SILVA; fiquei muito feliz com o seu pedido de ajuda para entender a Bíblia em Mateus 7:7 Jesus nos incentiva a Persistir em buscar as resposta a toda e qualquer pergunta que tenhamos, por que as respostas existem e você pode encontra-las na Bíblia. É justamente o fato das pessoas não procurarem as respostas que vivemos esse caos religioso. Nós somos incetivados pela Bíblia a não discriminar qualquer tipo de pessoa por quaquer motivo(mateus 7:20-23; Atos 17:26). A falta de conhecimento de qualquer coisa pode nós levar a ter um conceito errado sobre o assunto. Por isso precisamos fazer como você, pesquisar argumentar e perguntar.

    Sobre o atiesmo por exemplo, muitos não acreditam em Deus por que aprederam que Ele é o culpado por todas as atrocidades cometidas em nome dele, que as pessoas que morrem foi Deus que levou para o céu(é como chamar Deus de assasino). Quando morre um bebezinho os lideres religiosos dizem que Deus levou para serem anjinhos(os filhos são uma dádiva da parte de Deus(Salmo127:3)Eu não me sentiria achegada a um Deus como esse. A Bíblia chamais apoia essa ideia absurda. Ela diz que Deus antes de criar os humanos, criou os anjos e que existe milhões deles e em nenhuma parte dela diz que humanos quando morrem viram anjos.
    Como ficaria uma criança diante da explicação de que seus pais morreram por que Deus os levou?Quem se sentiria atraído a um Deus tão insesivél?
    Muitas religiões ensinam que, se a pessoa for má, após a morte irá para um lugar de tormento eterno no fogo. Esse ensino desonra a Deus, Jeová é um Deus de amor e jamais faria com que pessoas sofressem desse jeito. O que você pensaria de um homem que, para castigar uma criança desobediente, pussese a mão dela no fogo? Respeitaria tal homem? Teria vontade de conhecê-lo? Você com certeza o acharia cruel.
    Por esses e outros motivos, algumas pessoas concluiram que a humanidade ficaria numa situação melhor sem a religião.
    A verdade é que o ateísmo e o teismo se baseam na fé, exige fé em algo ou em alguém.
    Se você SILVA acredita na Bíblia como sendo inspirada por Deus,(2 Timóteo 3:16)terei o maior prazer em responder as suas perguntas com base nela. Sou estudante da Bíblia, procuro pesquisar sobre todos os assuntos nela contida e os artigos de pesquisadores.
    Fiz uma pesquisa sobre os livros Apócrifos e gostaria de dividila com você (não conseguir ver seu email.)

    A palavra grega a-pó-kry-fos é usada no seu sentido original em três textos bíblicos como se referindo a coisa ‘cuidadosamente ocultas’. (Marcos 4:22; Lucas 8:17; Colossenses 2:3) Conforme aplicadas a escritos, referia-se oroginalmente aqueles que não eram lidos em público, portanto, ‘ocultos de outros. Mas tarde, contudo, a palavra assumiu o sentido de espúrio ou não-canônico, e atualmente é usada mais comumente para referir-se aos escritos adicionais declarados pela Igreja Católica Romana, no Concílio de Trento (1546), como fazendo parte do cânon da Bíblia. Os escritores católicos se referem a tais livros como deuterocanônicos, que significa ‘do segundo (ou posterior) cânon’, para diferenciá-los dos protocanônicos.

    Embora, em alguns casos, apresentem certo valor histórico, qualquer afirmação de canonicidade por parte destes escritos não dispões de nenhuma base sólida. A evidência aponta para o término do cânon hebraico depois da escrita dos livros de Esdras, Neemias e Malaquias, no quinto século AEC. Os escritos apócrifos (Tobias, Judite, Sabedoria (de Salomão), Eclesiástico (não Eclesiastes), Baruc, 1 e 2 Macabeus, suplemento de Ester, e três adições a Daniel, com nomes diversos, tais como: Cântico dos Três Jovens, Susana e os Anciãos, e A Destruição de Bel e do Dragão)jamais foram incluídos no cânon judaico das Escrituras inspiradas, e não fazem parte dele atualmente.

    Silva um abraço irei pesquisar mais sobre esse assunto e os outros, espere de alguma forma poder ser de ajuda.

    Sheila Silva

  • tarcio lemos:

    religiões é um assunto complexo mas vamos respeitar tando os quer seguem eos quer não seguem nenhuma religiÂo vivemos em um pais democratico cada um seguem o que quer e também os que não seguem nenhuma

  • Antonio Leite:

    Os grupos dominantes sempre definiram o que é “melhor para todos”. Um certo filósofo disse:–“Deus atende às preces do exército mais forte”. O que está acontecendo em Salvador e Porto Alegre é bem simples, quando se olha para a história da humanidade: o grupo dominante chamado “Cristãos” mete medo nas minorias não cristãs. Durante a Inquisição Cristã o massacre (físico, psicológico e social)era brutal…Hoje existem formas mais sutis de exclusão e violência. Pode-se, por exemplo, dominar uma vastíssima rede de mídias e usá-las para doutrinação; pode-se também doutrinar crianças que não chegaram à idade da razão, inculcando emoções de culpa e medo sem suporte da racionalidade. Ligando a televisão ou o rádio se percebe de imediato do que estou falando… Este grupo dominante — tal e qual outros grupos dominantes de outras religiões ou de partidos políticos ou de segmentos econômicos –, continua a agir em prol de sua sustentação, seus ganhos de poder e econômicos. Daí as benesses que conseguiu dentro de espectro social. Só com mais equilíbrio das fontes de poder a sociedade estaria melhor equipada para encontrar a liberdade, sem a qual esta questão do “certo ou errado”, do ponto de vista de religião ou não-religião é uma mera disputa de fantasias projetivas. Assim, cada um de nós está a disputar as fontes do poder no planeta. Quem estiver com a foice e/ou com o maior número de “devotos” nos dirá qual o próximo passo “certo” que devemos dar. Para usar uma linguagem tão em moda: “simples assim”.

  • Raphael:

    Quando conheço um ateu penso comigo mesmo: eis um homem de fé. Digo isso por que a base agurmentativa para as teorias evolucionistas exigem um alto grau de fé, mais do que a fé em Deus. Os ateus da atualidade se enganam em pensar que são os primeiros a adotar estes conceitos que tem raizes religiosas. A influência que os pregadores do ateísmo receberam remontam aos primeiros filósofos gregos, e estes por sua vez receberam influência da filosofia babilônica ou melhor da religião babilônica. Encontra-se muitas similaridades dos conceitos ateístas da atualidade nas religiões mais primitivas. Quem se diz ateu deveria pelo menos pesquisar de onde vem sua fé ateísta. Muitos ateus, na verdade, são ateus por conveniência, por que é mais conveniente não acreditar em Deus do que acreditar, pois se acreditasse em Deus teria que mudar conceitos arraigados de conduta e moral. Sobre os porquês que aparecem nos cartazes são na verdade, o fracasso e a preguiça camuflados em encontar repostas satisfatórias a essas perguntas. Os cartazes não deveriam ser censurados, todos tem o direito de pregar a sua fé.

  • BiiaCX:

    Religião é muito mais ampla em questão de preconceito do que sexualidade… enquanto na sexualidade um hétero basicamente NUNCA vai sofrer preconceito, pois é a maioria, os GLBTS são todos insultados. É claro que tem gay mal resolvido que insulta héteros, mas é muito pouco.

    Já na religião não é bem assim… PARA MIM não existe a vítima principal, todos se atacam igualmente. Assim como já ví evangélicos, católicos, espíritas, budistas, e etc… atacando os ateus, também já ví muitos ateus chamando cada uma dessas pessoas de “ignorante, burra, com falta de estudos” porque não concorda com eles.
    Eu mesma, estou no 3º colegial e sou espírita, há um grupo de ateus na classe que faz questão de tirar sarro, dar risada, e insultar, sempre que vêem-me lendo um lívro sobre Espiritismo.
    Assim como tem evangélicos que olham torto achando que é coisa do demônio.

    Só acho que, TODOS nós merecemos respeito. Quem pede respeito, faça ao outro o que quer para si mesmo, respeite.
    Não tenho nada contra a religião ou ausência de religião de ninguém, e espero realmente que algum dia todos nós possamos viver em paz, em igualdade, mesmo sendo tão diferentes.

  • renato da costa silva:

    Deus quando criou o homem,deu-lhe o livre arbítrio,liberdade de escolha,foi assim com Adão e Eva.Nós escolhemos os nossos próprios caminhos,Deus não nos empede de nada.É CLARO QUE SOFREMOS AS CONSEQUENCIAS.

  • luciana:

    Deus se viu prejudicado…..?

  • woz:

    Eu nao acredito em papai noel, cegonha, saci perere ou coelhinho da pascoa, nem por isso vou ficar afirmando isto a todo mundo o tempo todo.
    Se voce acredita, otimo, mas assim como eu nao tento te convencer do contrario, aja da mesma forma comigo.
    A vida e simples pessoal. Tudo se resume a RESPEITO.
    Respeito sua religiao ou a falta dela. Respeite a minha religiao ou falta dela tambem.

  • hancok:

    NA REALIDADE NO PASSAR DOS TEMPOS SE MATA MAIS PELA FÉ DO QUE PELA FALTA DELA.
    NAO SOU ATEU MAS A MINHA TEM QUE ALIMENTAR A MINHA ALMA , NAO PARA EU QUERER MUDAR A FORMA DE PENSAR DAS OUTRAS PESSOAS .
    VIVEMOS EM UM PAIS LAICO CADA UM TEM O DIREITO DE ACREDITAR NO QUE QUISER

  • Censura!:

    Nao havia palavrao. Nao havia qualquer tipo de insulto. E eu nao fui o único a ser CENSURADO! Parece que o blog é administrado por talibans: se nao sao a favor do conteudo, ainda que sejam argumentos sem qualquer tipo de termo de baixo calao, injuria ou difamacao, cortam os comentarios.

  • reginaldo:

    O crente se acha no direito de dizer q. deus existe, e acha que é certo o que pensa, e acha q. pode suprimir o pensamento e opiniões dos outros. LAMENTÁVEL…

  • Peter:

    Joao Paulo, pelo visto, sou da mesma religião que você. Digo isso pelo termo que usou ao se referir a chamada ‘religião falsa’. – Mantenho o que disse.

  • Ateu:

    Sinceramente, eu nunca sofri nenhum tipo de preconceito por ser ateu. Pra falar a verdade, eu não fico por aí falando sobre algo que eu não acredito. Se os amigos, vizinhos, familia tem os rituais e crenças deles, eu respeito, vou até certo ponto, mas não faz a menor diferença pra mim. Ele nem mesmo precisam saber que eu não acredito pelo simples fato de eu não acreditar.
    Ser expulso do trabalho por ser ateu? Pra quê que eu vou falar no meu trabalho sobre algo que, para mim, não existe?
    Se eu ficar tentando diminuir a crença do outro, daí sim vou ser mesmo desrespeitado.
    Assim como não me incomoda o fato de uma criança acreditar em papai noel. Não fico tentando mostrar como ela é ignorante por acreditar em papai noel. Na verdade eu simplesmente ignoro isso. Aliais, basta comparar deus a papai noel, para mostrar que a campanha não faz sentido. Agora se não podemos fazer isso, ser ateu que não faz sentido.

  • Alberto:

    O fato de uma pessoa ser ateu não quer dizer que seja uma pessoa ruim, de péssimo caráter.
    Não sou ateu, mas não vejo problema algum em uma pessoa discordar da existência de Deus.
    Vemos no Brasil políticos que estão sempre em igreja, fazendo sériamente suas orações com total devoção, depois se juntam com seus pares para desviar dinheiro que seria usado no bem estar da população.

  • Lucas Vinicius:

    Eu ja perdi empregos por ser ateu, ja perdi amigos, vizinhos me olham torto, e qunado eu falo minha opinião para pessoas mais velhas sou visto como um marginal. ateu sofre preconceito sim. em uma pesquisa, ateus sofrem mais preconceito que negros, gays e usuários de drogas (quer fonte? pesquise!). tenho que ficar calado da minha opção, nesse pais nao tenho voz. e nao e complexo de minoria! nem minha própria família leva a serio minha escolha.

  • Werex:

    Acredito que haja os ateus inteligentes e os ateus burros, os crentes inteligentes e os crentes burros. Ateu não sofre preconceito, nunca vi um fórum criado para criticar ateus. Os ateus só sofrem preconceito quando passam a dizer que Deus não existe na frente de um crente, pois isso está ofendendo o crente. Esses ateus que estavam protestando com certeza são ateus burros, querem mudar a opinião dos outros dizendo que ateismo é melhor que religião, além de que esses cartazes demontram preconceito. Eu apoiaria o preotesto se eles apenas protestassem contra o preconceito, mas pelo cartaz, esta me parecendo que eles estão protestando contra a religião. Na internet vejo toda hora ateus criticando crentes. Acredito que ateus inteligentes sejam aqueles que não acreditam em Deus, mas mesmo assim respeitam a religião dos outros, e crentes inteligentes são aqueles que respeitam a religião dos outros, respeitam os ateus e não acreditam na religião como verdade absoluta. Pra mim as pessoas podem acreditar no que quiserem, desde que não desrespeitem o espaço do próximo. Sou crente e não necessáriamente sou burro.

  • =DerPriester=:

    Não vou julgar certo ou errado uma atitude que não foi minha, não me acho nesse direito em primeiro lugar.
    Defendo sim, o direito da pessoa ser o que quiser e expressar o que bem pensa. Se essa é a visão do Ateu, dos ‘ditos’ religiosos, alguma coisa esses religiosos fizeram pra ter essa imagem entre os Ateus… assim como Hitler deve ter feito algo para ter a sua má imagem entre os Judeus, concordam?
    Assim como os ateus pintaram sua própria imagem entre os religiosos expondo seus protestos dessa forma. Alguém sempre faz alguma coisa que gera uma imagem negativa aos demais, mas, pra mim tudo isso não passa de PRÉ-CONCEITO de AMBAS partes…

  • Deep:

    Há uma enorme confusão com a campanha: imaginar que Chaplin e Hitler são comparáveis, tanto mais em termos de melhor e pior e relacionar tal suposição com o fato de acreditarem ou não em Deus é tolice, não faz qualquer sentido essa relação. É – e isso com muita boa vontade – um sofisma.

    Quem pode afirmar que Hitler era melhor q Chaplin? Tolice!

    Fora isso, a necessidade de colocar as coisas desse modo, com uma campanha à favor do direito ateu é revanchista e igualmente tola, afinal, em quê acredita o ateu? Simples: acredita em um não-Deus. Ora, o próprio conceito exige a referência à existência de Deus. Portanto, tratando-se de negação, ele deriva, é uma reação, algo q só pode fazer sentido a partir da ação original: Deus. E aqui ficamos apenas com exposição dos argumentos lógicos…

    Se formos além e buscarmos idéias filosóficas e mesmo teológicas, aí então é que o argumento se desmancha e da tal campanha fica ainda mais evidente o objetivo rasteiro e comezinho: servir à picuinha tola de atacar a fé alheia.

    Óbviamente, todo ser humano tem direito à opinião.

    Portanto, se mantivermos como foco e critério os Direitos Humanos, então fica evidente que assim como Hitler não pode ser comparado à Chaplin, observando-se o que reza o artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos:”Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.” (em que pese que ambos, talvez, não tenham sido tão bons assim no quesito fraternidade, mas isso tb é outro assunto!)Tampouco podemos deixar de conceder aos ditos ateus que expressem sua revolta contra o conceito de Deus e a existência de pessoas que o defendam, posto que, segundo o artigo XIX da mesma Declaração: “Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”

    Combinando o artigo I com o artigo VII, que diz: “Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.” e ainda, com o artigo II, que parece definir bem os termos em que se dá a fraternidade humana dizendo: “Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.”

    Impõe-se a compreensão de que os seres humanos, sendo únicos, iguais em status e direitos, contam apenas com a liberdade de suas consciências para escolherem suas ações e a isso chama-se Livre-Arbítrio. Talvez cumpra lembrar tb que este último direito nos é atribuído pelo Criador, a Força Iniciadora e Mantenedora do Universo, das realidades conhecidas e desconhecidas.

  • SILVA – DÚVIDAS DA BÍBLIA:

    DÚVIDAS A RESPEITO DA BÍBLIA E FATOS RELIGIOSOS.

    Sou católico, não praticante, e tenho muitas dúvidas a respeito da Bíblia e outros assuntos religiosos.

    Se alguem puder me responder anexo o meu e-mail

    1 . A Bíblia foi escrita por homens baseado nas escrituras antigas em aramaico, certo? Nesse caso foram escritas por todos os apóstolos de Jesus?
    Porque algumas escrituras chamadas : ESCRITURAS APÓCRIFAS” não foram consideradas e incluídas na Bíblia original? que tambem foram escritas na mesma época?
    Nestas escrituras, como pude pesquisar na internet (GOOGLE) e encontram-se guardadas a “sete chaves no Vaticano, e baseado em fatos incontestáveis de pesquisadores, dizia que JESUS era um líder revolucionário na época do império romano, e o imperador Júlio Cesar ficou “incomodado” com suas supostas pretensões, ficando evidente que JESUS era uma séria ameaça para ele e seu império, achando que ELE incentivava o povo judeu a não pagarem os altos impostos que eram cobrados, ameaçando a sua soberania e insuflando rebeliões e outras causas.
    ELE não “caiu” na armadilha das autoridades da época que eram a favor da cobrança dos altos impostos cobrados, dizendo ao povo judeu quando lhe perguntaram se era justo pagá-los: ELE, muito inteligente simplesmente dissimulou, e usou da astúcia dizendo: DAI À CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!”

    2. Por exemplo: ter sido amante ou marido da Maria Madalena, que não era uma prostituta, e sim uma moça linda e graciosa da alta sociedade romana, que se apaixonou por JESUS, e que inclusive tiveram filhos.

    3. O pai de JESUS (JOSÉ) não era carpinteiro, e sim pedreiro na sua época, moldando pedras em estátuas e outras obras de arte.( Fato este que foi provado por arqueologistas na Internet e nos canais de TV- History Channel e Discovery.

    4 . A estrela de Belém que orientou os 3 (?) reis magos, foi provado que na época foi o planeta Vênus que passou mais próximo da Terra.

    2. Comparando JESUS na sua época com TIRADENTES em nossa época atual, TIRADENTES também foi um líder revolucionário em Vila Rica- M.G., e os seus “apóstolos” eram os defensores de sua causa, e teve tambem um traidor que foi Joaquim Silvério dos Reis,assim como JESUS que teve um traidor,que foiJudas, (Será que realmente ele foi traidor, pois muitos historiadores dizem que ele apenas obedeceu uma ordem direta de JESUS, que já tinha planejado tudo aquilo que aconteceu?)

    – TIRADENTES (Joaquim José Da Silva Xavier), o martir da inconfidência mineira, foi morto e esquartejado e os seus restos mortais foram pendurados nos postes de Vila Rica,para exposição pública e apaziguar os ânimos exaltados dos revolucionários.
    O link: link: http://www.iluminalma.com.br/vec/0605/04-verdade.html diz muita coisa a respeito deste assunto.

    – JESUS foi crucificado (costume da época) e o seu corpo deve ter caído no chão e Dissolvido na terra ou enterrado pelos parentes ou apóstolos.
    – Realmente ocorreu a Ressureição ao terceiro dia depois de sua morte física?
    Cada um de seus seguidores “apóstolos” descreveu a sua versão dos fatos? ou teve outros testemunhos que tb não foram considerados na Bíblia?
    Acredito que teve a participação de muitos poetas e filósofos da época em florear esconder alguns fatos verídicos.

    5. Na Bíblia existem muitas lacunas que não ficamos sabendo, por exemplo desde a infância que ELE ressuscitou o passarinho até o primeiro MILAGRE que foi a transformação de água em vinho. Diga-se de passagem que ELE gostava muito de um bom vinho e de festas!. Será que o lado humano prevalecia sobre o espiritual?

    6. Outro fato foi a aparição de N.Sra de Fátima às 3 crianças: Francisco, Jacinta e Lúcia, que revelou 3 segredos ou revelações, e que não poderia ser divulgado a ninguém, em hipótese nenhuma.
    Mas depois de muito tempo foi revelado ao papa na época, que não divulgou por muito tempo. Se não me engano a Lucia ainda deve estar viva e internada em algum asilo ou convento na Itália.
    – Duas dessas revelações já foram divulgadas que foram a 2ª Grande Guerra Mundial e a morte do Papa João Paulo I – o Papa Sorriso. A terceira revelação que ainda não é de conhecimento público e o atual papa não revela na minha modéstia
    opinião devem ser por ordem de prioridade:

    a)- O FIM DE TODAS AS RELIGIÕES NA TERRA”, principalmente o Catolicismo,haja visto que nos dias atuais muito se comenta e noticia nas emissoras Rádio e TV o fato de muitos padres pedófilos que são expulsos e excomungados. O Papa Bento mesmo, indiretamente também teve a sua parcela de culpa nestes episódios, porque quando ele ainda era bispo, escondeu de todos na época, que o irmão dele tambem era pedófilo, chegando ao conhecimento público atualmente, ou
    b)- A DEFLAGRAÇÃO DA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL, que talvez seja provocada pelos países que detêem a tecnologia e o poderio bélico nuclear, como por exemplo o Irã,Iraque, Coréia do Norte, Coréia do Sul,dizimando praticamente toda a raça humana.

    7. As tábuas da lei que foram entregues por DEUS à Moisés, acredito que não foi bem assim e tambem não acredito que seja verdade, pois os 10 MANDAMENTOS DE DEUS nada mais é do que a base mais importante de toda sociedade humana e escrita por homens. Sem estas leis universais, haveria o CAOS na humanidade.
    E as pragas que foram um castigo de DEUS no EGITO tambem já foram provadas que foram fatos naturais que ocorreram na época.

    8. O dilúvio não sei se foi verídico, Creio que foi fantasiosa, pois na época não havia madeira em quantidade suficiente e tecnologia para construir uma arca ENORME que pudesse abrigar todos os casais de animais e os tripulantes. Como Noé conseguiu juntar tantos animais assim, e ainda mais de espécies diferentes?

    9. Porque a teoria de DARWIN que dizia que o homem descendeu do macaco, não é aceita pelos religiosos?

    10. Jesus inclusive dizia sobre sobre seu pai espiritual DEUS: procure-me em cima de uma árvore e me acharás, em baixo de uma pedra, ali estarei. ou, seja DEUS está em toda a parte, e não exatamente nas igrejas de pedras e tijolos que foram construidas por homens!
    ======================================
    FATOS ESTRANHOS QUE OBSERVEI:

    Não concordo com esta passagem da Bíblia a respeito de Abraão, o amigo de DEUS:

    5 E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
    6 Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
    7 E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
    8 Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.

    Esse homem, Ló, realmente é o único que era bom nessa cidade? Ele ofereceu suas filhas para a cidade?

    E depois: Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;

    32 Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
    33 E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
    34 E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à
    noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
    35 E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
    36 E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.

    Ou seja, embebedaram o pai e tiveram filhos. Como é possível? Os filhos dessa relação incestuosa como já foi provado, são genéticamente imperfeitos e muitos não sobrevivem!

    isso é incesto. Estou horrorizado!

    ==================================================

    Outro fato foi a estranha e polêmica entrevista do Pe. Fábio de Melo no programa Jô Soares. Veja o vídeo no link: http://fimdostempos.net/estranha-entrevista-padre-fabio.html gravada e comentada por Fábio Luciano em 23.05.2009, que foi, resumidamente o seguinte, nas palavras dele:

    Assisti a entrevista do Pe. Fábio de Melo no programa do Jô e achei muito estranho. Reparei que ele não trajava nada específico de um sacerdote. Mas, no contexto, isto é o de menos.Portando-se com todo o respeito que demonstrou, poderia ter sido mais “católico” no sentido estrito da palavra.

    O Jô Soares costumava dar alfinetadas no padre a respeito da Igreja e, Ele mais concordava do que rebatia.

    O Pe. Fábio, com um estranho gracejo, começou dizendo que havia entrado no seminário, aos 16 anos, depois que viu a piscina do lugar!?. Que motivação mais estranha! Sempre com sua conversa contra os rígidos discursos teológicos, afirmou que a teologia deve cumprir a função de ligar e não de dividir, o que a tornaria diabólica.
    Parece que o Pe. Fábio esqueceu da grande divisão do trigo e do joio, ou das trevas e a luz que não se conciliam, ou talvez ele não conheça, por exemplo, a grande mística Santa Catarina de Sena que afirma que, entre a Verdade e o erro, devemos fazer, não simplesmente uma tênue linha divisória, mas cavar verdadeiros abismos. Mais estranho foi ele admitir que há dias em que não celebra, por causa das viagens… Embora tenha ficado aparente que tais dias são poucos, é estranho um sacerdote deixar de fazer, ao menos um dia, aquilo que é o grande sentido de sua vocação.

    O Padre disse ainda da impossibilidade de um padre assumir sua vocação sem a
    experiência de ter amado muito, e isto ele falou no contexto humano da relação a dois, pois então dizia ter sido muito namorador na adolescência. Para tal afirmação,
    argumentou que o conhecimento do sacerdote não pode ser teórico, mas experiencial.

    Ora, considerando as implicâncias desta afirmação, as experiências, ainda que pecaminosas, seriam essenciais para a formação do sacerdote? E aqueles que trabalham com drogados e
    com outras pessoas problemáticas? Estranho…

    Outra coisa terrível é que o Jô emitiu sua opinião a respeito do matrimônio tal qual a Igreja o concebe. Dizia ele que acha ridículo que duas pessoas se unam apenas para procriar. E o Pe. Fábio, nos rodeios “filosóficos” comentou a questão da união do casal, mas não disse claramente do duplo caráter, unitivo e procriativo, do matrimônio.
    Diante do discurso adocicado do entrevistador que afirmava ser o amor mais importante, Pe. Fábio não rebateu afirmando ser parte integrante do verdadeiro amor entre o casal, a abertura para a concepção dos filhos. O amor, enquanto tal, fundamenta-se em Deus e, por isto, realiza-se como efetivação da vontade divina. Para o Jô, o amor é uma simples atração física, não necessariamente heterossexual, puramente hedonista.
    E o Pe. Fábio ficava de risadinhas e citação de pensadores de não sei onde e de não sei quando…

    O mais estranho, porém, de toda a entrevista, foi no que concerne à Santa Missa. Criticava o apresentador as cerimônias católicas da Santa Missa que, de tão solenes, impediam o público de se encantar. Dizia ele da necessidade do espetáculo “no bom sentido”, e criticava ainda a “tristeza” de certos ambientes, quando, na verdade, a grande característica deveria ser a alegria.

    Pe. Fábio de Melo, por sua vez, até bem criticou a “banalização” atual da liturgia e disse que gostava de evitar estas coisas, razão pela qual suas celebrações eram, geralmente, com pouca gente e em ambientes mais recolhidos.
    Bem.. estas tais celebrações eu nunca vi, e delas nada falo. Mas já o vi, em outras oportunidades, celebrar bem ao modo que lhe é característico, isto é, o de um artista que prende a atenção do público, como se fosse um protagonista da Liturgia.

    Pe. Fábio, porém, defendeu a teoria de que a celebração da Santa Missa, nas suas origens, constituiu-se como um banquete. Ora, esta visão da Santa Missa quase como um refeitório que visa apenas à união dos cristãos é puramente luterana. E o ponto mais essencial da Santa Missa? A Santa Missa é o Sacrifício de Cristo! Não se faz festa diante da cruz! Não se deve estar preocupado em satisfazer o público com novidadezinhas ou discursos romantizados quando estamos diante da Cruz! Eis aí o grande motivo da gravidade católica! Eis aí o grande motivo do grande inconveniente de estar ao risos ou às reboladas ou às palmas no Santo Sacrifício da Missa! É o Calvário perpetuado!
    ============================================================

    Ainda tenho muitas dúvidas, mas uma coisa é certa: NÃO SOU ATEU, PORQUE ACREDITO PIAMENTE EM DEUS, cuja existência inclusive já foi até provada por cientistas.
    Não me interprete mal e peço que não considere estas minhas dúvidas como blasfêmias.

    Agradeço se o alguem estudioso da Bíblia puder me responder com fatos objetivos todas estas minhas dúvidas.
    Autorizo a publicação do meu e-mail.

  • pablo:

    sou ateu, mas discordo da campanha.
    tem ateus que tem o mesmo carater do hitler e tem religiosos em sua grande maioria que são gente de bem. acho interessante a campanha, porem a abordagem foi errada. apesar de o datena ter feito a mesma coisa que essa campanha está fazendo.
    pra quem nao sabe datena datena chamou todos ateus de mau carater, de ter pacto com o diabo, de assassinos. pow nunca fiz mal a uma formiga e sou ateu.

  • Claudio Tavares:

    Acho que o Biakuia que respondeu ao cartaz 4 e o JCandido, (que concordou com a resposta, não entendeu direito a peça. Quando eles dizem que “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, querem dizer que, no seu caso, sendo cristãos vocês creem em um deus cristão. Em um só deus. Consequentemente não devem acreditar em outros deuses. Vai me dizer que vocês também acreditam no hinduismo, islamismo, bramanismo e tantos outros? Acho que não. A menos que vocês sejam como o cara desse link:
    http://bulevoador.haaan.com/2011/01/11/me-converti-a-todas-as-religioes-so-por-prevencao/

  • Bianca:

    Apoio completamente a iniciativa dos ateus, porem sinceramente a ideia de como fazer isso nao foi muito boa.
    sabiam que o fato final que fez com que charles chaplin foi expulso dos estados unidos foi dele molestar crianças. concerteza haviam melhores ideias D:

  • Tets:

    Essa não é uma campanha em defesa dos ateus. Ela é um ataque “doutrinario” dos próprios ateus. Deplorável….

  • Waldir perovani:

    TEMOS QUE OLHAR AS COISAS POR OUTRO ÂNGULO. COMO É QUE AS IGREJAS EXPLICOM EM QUE UMA MULHER JOVEM AINDA VIRGEM PODE TER UM FILHO E SE MANTER VIRVEM? JOSE ERA UM VELHO FICOU DESEPCIONADO COM TUDO ISSO ,POIS NÃO TINHA TIDO RELAÇÃO COM A MULHER E FICOU PENSANDO, PENSANDO E MORREU NO OSTRACISMO. NÃO ME VENHA COM ESSA HISTÓRIA QEU ERA FILHO DO ESPÍRITO SANTO QUE NÃO COLA. PREZÉPIO EM ÁRABE SIGNIFICA CURRAL, MANGEDOURA, É COCHO. HERODE MANDOU MATAR OS MENINOS MENORES DE DOIS ANOS PORQUE JESUS ERA FILHO DELE. VOCE JÁ PENSOU SE A CORTE FICASSE SABENDO QUE O REI TERIA TIDO UM CASO COM UMA PLEBEIA? MOIZEIS LEVOU OS ESCRAVOS PARA AS TERRAS PROMETIDAS. LÁ HAVIAM DONOS E HOUVE UM GRANDE MASSACRE.PENSANDO BEM,É O JOSE RAINHA DE HOJE COM SEU S.M.T.AQUELE POVO QUE SEGUIA JESUS ERAM TODOS MENDIGOS, ANALFABETOS E FANÁTICOS. JESUS ERA UM LÍDER MUITO INTELGENTE PARA A ÉPOCA E O POVO O ACLAMOU COMO TAL. SE JESUS FOI HOMEM ELE FEZ TUDO QUE UM HOMEM FAZ, DIGO TUDO, COMEU BEBEU CONTOU FOI AO BANHEIRO NAMOROU SE RELACIONOU.SE ELE NÃO FEZ NADA DISSO, ENTÃO NÃO FOI HOMEM ELE ERA UM REVOLUCIOÁRIO E INCOMODAVA OS PODEROSOS.É SÓ ISSO.

  • Flavio:

    Acho que TODOS têm direito de se expressar.
    Se cristãos se acham no direito de evangelizar as pessoas, Ateus têm direito de expressar suas idéias livremente.

  • JCandido:

    Faço minhas as palavras do Biakuia, principalmente no seguinte ponto: “Resposta ao cartaz 4: Sou cristão, mas desse Deus que é insensível, manipulador e omisso que vocês pensam que cremos, nós também somos ateus!”

  • Joao Paulo:

    Quando uma atitude fere os direitos do outro, se esse se sentir ofendido no seu direito pode e deve recorrer.

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.