O campeão mundial que aprendeu o esporte no YouTube

Por , em 31.08.2015

O queniano Julius Yego garantiu, no último dia 26 de agosto, uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo em Pequim, no arremesso de dardo. Seu lançamento de 92,72 metros venceu a competição por quatro metros e não passou longe do atual recorde mundial, de 98,48 metros, marca de Jan Zelezny, da República Checa.

Treinador? YouTube

O que é ainda mais notável é que Yego é quase totalmente autodidata, já que ele aprendeu a técnica com vídeos do YouTube. Ele revelou ter assistindo vídeos de Zelezny e do norueguês Andreas Thorkildsen, quem ganharam títulos mundiais e olímpicos.

“Meu treinador sou eu e os vídeos do YouTube”, contou Yego. O motivo disso? “Todo mundo no Quênia é corredor”. Isso significa que não há muitos treinadores que possam ajudar aqueles que estão interessados ​​em modalidades que não recebem tanta atenção, como o dardo. O Quênia é famoso por produzir grandes atletas de pista. Em Pequim, a nação do Leste Africano lidera o quadro de medalhas, com seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Julius Yego youtube

“Eu assisti [vídeos no] YouTube e realmente valeu a pena para mim, para ver as técnicas de treinamento e habilidades que eles estão usando”, contou à CNN em 2013. “Eu não tenho um treinador, a minha motivação vem de dentro. Treinar sem um treinador não é uma coisa fácil”. Depois disso, ele passou a trabalhar com o treinador de dardo finlandês Petteri Piironen.

Por mais incrível que possa parecer, dá para fazer mais com o YouTube do que ver vídeos de gatinhos. [Quartz]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!