Cataratas do Iguaçu transbordam em proporções bíblicas

Por , em 12.06.2014

Após chuvas intensas em Misiones, na Argentina, e em Santa Catarina e no Paraná, no Brasil, as famosas Cataratas do Iguaçu transbordaram, chegando a ter um volume de água 30 vezes maior que o normal na última segunda-feira (9).

Nesta quinta (12), o volume baixou um pouco para cinco vezes o normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Para segurança dos turistas, passeios de barco e visitas pelas passarelas haviam sido suspensos. As passarelas continuam fechadas, mas o restaurante local reabriu e alguns passeios de barcos também voltaram a ser feitos hoje.

wv86eh0phwldf0qemqve strfxwexmbgnjk7b4nus

As fotos deste artigo mostram as Cataratas transportando 46,3 milhões de litros por segundo, um novo recorde para a região. O anterior, quando o rio chegou a 35 milhões de litros por segundo, ocorreu em 1992.

DYN08.JPG

Veja como as Cataratas do Iguaçu normalmente se parecem, com sua taxa de fluxo normal de 1,5 milhão l/s:

ihl9qhl9yy47q1axnuiv

Pode ficar pior

As imagens e o vídeo assustam pelo volume estrondoso de água, mas o que é realmente assustador são os outros problemas que as chuvas têm causado.

Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, 564.974 pessoas sofreram com algum problema em decorrência da chuva no estado. 4.824 pessoas foram desabrigadas. O número de desaparecidos chegou a seis – três foram encontrados com vida. Onze pessoas morreram.

130 municípios foram decretados em estado de emergência pelo governo estadual. [Gizmodo, Abril, G1]

2 comentários

  • Daniel Champoski:

    Creio eu que isto ocorreu porque os principais afluentes do rio Iguaçu ficam no planalto Norte de SC e Sul do PR, e no último fim de semana choveu dia e noite quase que de forma contínua, chegou a chover 3x mais que o normal de jun. Aqui em Canoinhas-SC o rio Canoinhas chegou na tarde de hoje a marca de 7,90m, a segunda maior da história da cidade. Esperamos que a água no Iguaçu comece a baixar para que a água possa escoar. PS: não chove desde domingo e o rio Canoinhas continua enchendo.

  • Anderson Thiago:

    Aqui em Cascavel/PR foi bem tenso também, muitas árvores caídas e muita destruição. Nunca foi visto tamanho desastre. Abraços.

Deixe seu comentário!