7 cachoeiras incríveis de tirar o fôlego

Por , em 10.06.2014

Não é de hoje que a gente fala por aqui que o nosso imenso planeta é povoado por uma série de lugares paradisíacos, mas que nem sempre são os mais comentados quando o assunto são pontos turísticos de uma lista “lugares para conhecer”.

Já até fizemos um artigo com 10 paraísos escondidos ao redor do mundo, mas, como você deve imaginar, um artigo é muito pouco para contemplar todos os lugares absolutamente incríveis que a Terra oferece.

Por isso, hoje nós vamos fazer um especial só com cachoeiras, todas de tirar o fôlego. Respire fundo!

1. Primeira parada: cachoeira Huangguoshu, na China

1
Com nada menos que 77,8 metros de altura e 101 metros de largura, a cachoeira Huangguoshu é certamente um espetáculo a céu aberto. Com essas proporções, não fica difícil de acreditar que ela é uma das maiores quedas de água da Ásia, e também faz parte de um grupo de 18 cachoeiras que ficam na região. Na parte de trás dela, existe uma caverna de 134 metros de comprimento, que permite aos visitantes ficarem incrivelmente perto da cachoeira e até mesmo tocá-la em alguns lugares.

2. Segunda parada: cachoeiras Angel Falls, na Venezuela

2

Hora de pegar um avião de volta para a América Latina e desembarcar na nossa vizinha Venezuela. Apesar de ser um país tão próximo do Brasil, sabemos muito pouco sobre suas particularidades. Uma delas com toda a certeza é a cachoeira Angel Falls, também conhecida como a maior cachoeira do mundo. Com uma queda de 978 metros do cume da montanha Auyán-Tepuy, essa cachoeira constrói uma paisagem estonteante. A partir de um certo ponto, a água flui em uma queda ininterrupta por 807 metros. As quedas estão localizadas em uma região da selva incrivelmente isolada na Venezuela, de forma que o único acesso a ela é pelo ar – o que acaba contribuindo para uma visão ainda mais espetacular, se é que isso é possível.

3. Terceira parada: Niagara Falls, no Canadá e nos Estados Unidos

3
Partiu América do Norte? Prepare-se, porque em nossa próxima parada, vamos admirar uma das cachoeiras mais famosas do mundo: as Cataratas do Niágara, internacionalmente conhecidas como “Niagara Falls”. Popstar das cachoeiras, recebe mais de 14 milhões de visitantes por ano. As quedas estão localizados na fronteira entre o Canadá e o estado de Nova York (Estados Unidos) e fica entre as cidades gêmeas de cada providência, sendo que de ambos os lados recebe o mesmo nome. Uma das coisas mais espetaculares sobre essas quedas é, como você pode espertamente supor, seu tamanho. Todo esse tamanho se justifica porque as Cataratas do Niágara são, na verdade, três: a American Falls, Bridal Veil Falls e Horseshoe Falls. Se você está procurando uma vista verdadeiramente deslumbrante, visitar as cataratas à noite, quando elas recebem uma iluminação toda especial em cores néon, pode ser uma excelente ideia.

4. Quarta parada: Victoria Falls, no Zimbábue e em Zâmbia

4
Waka waka, hora de ir para África, e conhecer mais uma das cachoeiras impressionantes do mundo. Com cerca de duas vezes a altura das Cataratas do Niágara, suas quedas podem ser vistas a quilômetros de distância. No auge da estação das chuvas, aproximadamente quinhentos milhões de metros cúbicos de água passam pela queda das Cataratas Vitória.

5. Quinta parada: Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai

5
Essa é uma (das milhares) de provas de que para ver paraísos não é preciso deixar o território nacional. Porque enquanto a maior queda das Cataratas do Iguaçu tem “apenas” 82 metros (sim, minúscula perto das outras cachoeiras dessa lista), o que realmente a torna incrível é seu conjunto, formado por nada menos que 275 cataratas que se estendem por cerca de 3 km e formam um visual de deixar qualquer um de queixo caído.

6. Sexta parada: cachoeiras Thor’s Well, nos Estados Unidos

6

Como não existem fronteiras para esse nosso tour por cachoeiras incríveis do mundo, a próxima parada é nos Estados Unidos, na cachoeira Thor’s Well. A Thor’s Well faz parte de Cape Perpetua, uma região central da costa de Oregon, cercada por água. No centro, é formado uma espécie de poço, como você pode ver na imagem. Por seu visual inusitado, e maravilhoso (diga-se de passagem), a Thor’s Well é um dos pontos preferidos dos turistas nos EUA. A cachoeira libera constantemente jatos de água que alcançam alturas impressionantes.

7. Sétima e última parada: cachoeira Skógafoss, na Islândia

7
Nossa volta ao mundo está chegando ao fim. Para deixar saudades, vamos encerrar essa lista com chave de ouro, com a Cachoeira Skógafoss, na Islândia. Pois é, na Islândia não existe só gelo! Água no estado líquido também circula por aquelas terras frias. E como circula! Embora a cachoeira Skógafoss possua uma queda de apenas 60 metros, certamente é um espetáculo para ser visto. Ela fica situada no meio de belas colinas verdes, em uma área popular entre turistas e atletas. Segundo a lenda, o primeiro colono Viking que existiu na ali, chamado Þrasi Þórólfsson, enterrou seu tesouro por trás da cachoeira. Até hoje, apenas um anel foi (supostamente) encontrado na região. [Earth Porm]

7 comentários

  • Samir Ortiz:

    Amigos, a número 5, Cataratas do Iguaçu… Fronteira do Brasil com o PARAGUAI.
    Por favor, depois os caras acham que a capital do Brasil é Buenos Aires, e ninguém sabe o porquê.
    hehe
    Abraço…

    • Marcelo Ribeiro:

      Na realidade é a tríplice fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai.

    • Carlos Garcia:

      Cataratas do Iguaçu: Fronteira do Brasil com o Paraguai… Tá “serto”!! Fronteira apenas do Brasil com a Argentina, por favor!

    • Marcelo Ribeiro:

      Está CERTO sim:

      “No sudoeste de Foz os Rios Iguaçu e Paraná se unem formando a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.”

      Via Wikipedia https://goo.gl/Xcierf

  • Hugo:

    Faltaram muitos representantes nacionais que poderiam estar nesta lista:

    -Cachoeira da fumaça, Chapada Diamantina/BA.
    -Salto São Francisco/ PR
    -Cachoeira do Araçá / AM
    -Cascata do caracol / RS

  • Anilson Santos:

    e o Saldo do Yucuman, aqui mesmo no Brasil, a maior queda d’água longitudinal do mundo, no rio Uruguai, como pode ter sido esquecida?

    • Cesar Grossmann:

      É pouco conhecido. Provavelmente.

      Você tem alguma foto deste salto que esteja em domínio público e que seja bonita?

Deixe seu comentário!