Cetose: Como emagrecer sem passar fome

Por , em 17.04.2012

Você pagaria para andar com um tubo de alimentação no seu nariz? Muita gente está pagando.

Esse é mais um regime de perda de peso extremo, que se tornou famoso nos EUA através das noivas, que chegam a pagar 1.500 dólares (2.750 reais) para ter um tubo de alimentação inserido no nariz.

A partir desse tubo, elas sobrevivem por 10 dias recebendo uma pasta de proteína e gordura que pinga lentamente para o seu corpo durante as horas.

Esse plano de 800 calorias é suficiente para colocar seu corpo em profunda cetose. A cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962, e é um estágio no catabolismo que ocorre quando o pâncreas converte proteína em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para gerar energia.

Muitos consideram a cetose uma situação biocelular anormal, causada pela presença de corpos cetônicos no sangue. Doenças como a dengue e a diabetes, se não controladas, podem produzir cetose (e nesse caso, os corpos cetônicos podem ser considerados perigosos).

Esse estágio pode ser induzido por uma dieta sem carboidratos, como a dieta das proteínas. Ou seja, o tubinho de proteínas no seu nariz lhe levará a um estado de cetose, que queima toda a sua gordura e nenhum músculo.

A liberação prolongada da pasta mantém a pessoa com uma sensação de satisfação durante todo o dia, o que significa que ela é capaz de entrar em um vestido de noiva menor no grande dia.

Segundo o Dr. Oliver Di Pietro, esse tratamento começou na Europa, e já foi feito lá mais de cem mil vezes. Agora ele o usa nos EUA. É possível perder até 9 quilos em 10 dias sem passar fome e sem sentir dor.

Claro que, tudo que é bom demais para ser verdade, é bom demais para ser verdade. Existem inconvenientes.

O acúmulo de cetonas ou corpos cetônicos no seu corpo dá a respiração um odor desagradável, fazendo a pessoa inteira cheirar como acetona (sim, o remover de esmaltes). Além disso, tem a constipação. E para manter o peso depois, também é outra história. Mas perigos reais parecem estar fora de cogitação.

Sendo assim, tem gente que não liga para nada dos inconvenientes, se isso significar ter a aparência de alguém que acabou de escapar de uma clínica de transtorno alimentar. E, por incrível que pareça, o procedimento é totalmente legal nos EUA. Vai encarar?[Gizmodo]


Clique duas vezes em “cc” para ativar legendas em português.

10 comentários

  • André Smith:

    No meu caso estou com cetose, mas de modo natural. Estava muito gordo a alguns dias por isso decidi fazer uma dieta pesada, e não comer e fazer muitos exercícios. Até que comecei a sentir um gosto doce na boca que não sai nem escovando dentes ou outra coisa (há uns 3 dias), depois de pesquisar soube que pode ser resultado da queima de gordura. Fica a pergunta, é bom ou não? preciso parar ou continuar? ainda estou em dúvida se é seguro.

  • Tatiana Santos:

    corrigindo: perdi 7 kg de gordura…

  • Tatiana Santos:

    estou fazendo dieta cetogênica há mais de um mês e não estou com esse hálito horroroso… sempre pergunto para meu marido por via das dúvidas… eu não colocaria uma sonda, mas me alimento com dieta de muita proteína, baixíssimo carboidrato e faço pouco exercicios por falta de tempo… minha muscular aumentou, minha gordura corporal diminuiu 5 kg, não sinto mais fome e cansaço, não estou tomando nenhum remédio, e meu exame de sangue deu níveis ótimos, principalmente de colesterol, que antes era altíssimo, coisa que nenhuma dietinha orientada por nutricionista conseguiu em tão pouco tempo… e olha que já fui a vários…

  • Lucas Rodmo:

    Cetose não deixa um hálito ruim, deixa um hálito HORROROSO!
    Quem já passou pela experiência de emagrecer através de dieta sabe disso.

  • Fernanda Rodrigues:

    onde faço esse tratamento no Brasil???

  • Tiago Soares:

    As pessoas que fazem este tipo de “tratamento” são aquelas que gostam de comprar tudo feito, resultados máximos, esforço zero. Mas nem tudo é um mar de rosas, depois muito provavelmente se não souberem seguir uma dieta vão ganhar mais gordura do que a que tinham, pois o corpo tão habituadinho às gorduras que tinha não se vai deixar ficar sem elas tão facilmente sem depois dar alguma luta.

  • Persefone:

    Este tipo dieta é totalmente perigoso, pois as cetonas são toxicas, sem contar que a pessoa retoma seu peso e ganha até mais. Este tipo de dieta é indicado para pessoas que precisam perder muito peso para uma cirurgia, por exemplo, e não para tais casos, sem contar que a pessoa cheira realmente mal e fica com um hálito horroroso.
    O ideal é se fazer a reeducação alimentar com um nutricionista ou nutrólogo, que são os profissionais que são capacitados para indicar uma dieta balanceada para cada caso.

    • coitado:

      cara, chega dar nojo de ler isso: “O ideal é se fazer a reeducação alimentar com um nutricionista ou nutrólogo, que são os profissionais que são capacitados para indicar uma dieta balanceada para cada caso.”
      Por que vc acha que novos remédios e métodos são criados aos montes para ajudar as pessoas a emagrecerem, pq esse conceito ideal de emagrecimento que vc colocou, que só existe em contos de fadas, é extremamente difícil de ser colocado em prática, experimenta perder uns 20 kgs sem tomar algum supressor de apetite para ver o sofrimento…

  • ja.frota:

    Realmente nós somos muito imediatistas mesmo. Mas é viável e útil em certas ocasiões, embora não resolva o problema de forma definitiva, pois é presiso disciplina alimentar e exercícios o que é mais demorado… Porém mais saudável.

  • Alexandre:

    Quanto mais convivo com “humanos” mais e mais admiro os animais!

Deixe seu comentário!