Chá-verde poderá tornar-se tratamento contra câncer

Por , em 27.05.2009

Pesquisadores da Clínica Mayo reportaram resultados positivos em leucemia no estágio inicial usando em pesquisas que usaram o EGCG, um ingrediente ativo do chá verde.

O estudo determinou que os pacientes com leucemia crônica podem tolerar o elemento químico muito bem quando administrados em altas doses em forma de cápsula e a contagem de leucócitos foi reduzida em um terço dos pacientes.

A leucemia crônica é o subtipo mais comum da doença nos EUA. Atualmente, não tem cura. Testes com sangue possibilitaram diagnósticos no estágio inicial em muitos casos, mas o tratamento consiste em esperar enquanto a doença se desenvolve.

Os pesquisadores esperam que o EGCG possa estabilizar a doença no primeiro estágio e talvez melhorar a efetividade do tratamento quando combinado com outras terapias.

A pesquisa já está na segunda fase, seguindo os pacientes que receberam o tratamento. Esses estudos são os últimos passos de um projeto que começa com testes do extrato de chá verde nas células cancerígenas no laboratório Mayo.

Depois que a pesquisa laboratorial mostrou grande efeito matando as células da leucemia, a descoberta foi aplicada em tecidos animais. [Science Daily]