Cientistas criam cristais “quase vivos”
Banhados por luz azul e mergulhados em uma solução de peróxido, microscópicos cubos de hematita se movem em uma “bagunça ordenada”, agrupando-se, separando-se, agrupando-se de novo… Quando a luz se apaga, voltam a se comportar como os objetos inanimados que são.
“[Nós] mostramos que, com um simples sistema ativo, podemos reproduzir algumas características de sistemas vivos”, explicou o físico Jérémie Palacci, da Universidade de Nova York (EUA). “Eu não acredito que isso torne nosso sistema vivo, mas reforça o fato de que o limite entre os dois é, de certa forma, arbitrário”.
O sistema de cristais elaborado por Palacci e seus colegas apresenta dois aspectos necessários para algo ser considerado vivo: metabolismo e resposta a estímulos. Embora faltem os outros cinco (homeostase, organização, crescimento, adaptação e reprodução), o experimento foi considerado marcante na busca por compreender (e, quem sabe, reproduzir) o fenômeno da vida – vale lembrar que, há bilhões de anos, a vida começou a surgir a partir de algo mais simples do que esse experimento.
Dando sequência aos estudos, dois dos pesquisadores já estão trabalhando com outro tipo de partícula, que possui metabolismo e capacidade de reprodução, mas não consegue se mover.[Science] [Gizmodo] [PopSci]
8 comentários
Nota: A experiência foi feita em um vasilhame metálico com um centímetro de altura e aprox. 5 cm de diametro. Falta tentar com um vasilhame maior e de vidro, para saber se as órbitas ficam esféricas tentar explicar este fenômeno.
Eu já consegui um evento deste tipo: coloquei umas gotículas de óleo fino em água e alcool em dosagem adequada, de modo que as gotinhas de óleo, flutuassem na parte intermediária do líquido, talvez devido estarem expostas a luz começaram a se mover, formando elipses em relação a um ponto central, isto é, as elipses se convergiam para um centro comum e se afastavam. Só não foi parecido com um sistema solar, porque não tinha um objeto central. Ficou nestas condições por um tempo indeterminado. Não tive tempo ainda de continuar e me aprofundar na experiência.
E assim surgiram os Petrosapiens (Diamante do desenho Ben10)
Quando a luz apaga eles não sabem mais voltar pra casa. Haha
Parece com os meus copinhos XD
http://cirandas.net/inventor/galeria-copos-descartaveis
Cristais quase vivos me lembra mulher quase grávida.
Sei que parece estranho falar em “quase vivo”, mas levando em conta que eles preenchem só alguns dos requisitos para que algo seja considerado “vivo”, faz sentido!
E muita mulher por aí se acha grávida, e seu corpo assim se comporta, sem estar realmente. Sim, está quase grávida, apresenta até alguma semelhança…