Cientistas estimam que a nossa galáxia tenha 890 bilhões de vezes a massa do Sol

Por , em 15.12.2019

Uma equipe internacional de pesquisadores calculou a massa da Via Láctea. Os cientistas divulgaram artigo no servidor de preprints arXiv descrevendo o trabalho e os resultados.

A partir de pesquisas anteriores, estima-se que Via Láctea se estenda por, aproximadamente, 256 mil anos-luz. Nesse novo trabalho, os pesquisadores estimam que a massa da nossa galáxia seja de 890 bilhões de vezes a do Sol, ou de 1,7 tredecilhões de quilos.

Considerando que medimos a massa, o tamanho e a forma da galáxia de dentro dela, essas não são tarefas fáceis. Como não podemos ver muito da nossa galáxia, os cientistas procuraram outras formas de mapear a Via Láctea.

Como foi obtido esse número

Para criar um modelo baseado em massa, os cientistas usaram dados sobre como estrelas, gás e outros materiais se movem na galáxia. Com esses dados criaram o que descrevem como “curva de rotação”. Isso foi necessário para entender as distâncias dos objetos galácticos, porque a galáxia não gira de forma uniforme.

Os pesquisadores perceberam que as forças de rotação podem ser relacionadas com as forças gravitacionais. Além disso, eles perceberam que é esse balanço que impede os objetos de serem sugados pelo buraco negro no centro da galáxia, ou de serem arremessados no espaço.

Isso ainda pode ser usado para calcular a massa de objetos. Ao calcular o estado de equilíbrio para todos os objetos na galáxia a equipe pode calcular todas as suas massas. A soma de todas elas deu um total aproximado.

Os cientistas ainda precisaram considerar a matéria escura, que compõe aproximadamente 93% da galáxia, de acordo com pesquisa anterior. Com as duas informações foi possível calcular a massa total da Via Láctea e fazer um cálculo da massa total de matéria escura.

O que dá mais crédito à descoberta é o fato de os pesquisadores concluírem que suas estimativas estão alinhadas com resultados de outros pesquisadores com o mesmo objetivo. [Phys, arXiv]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (25 votos, média: 4,68 de 5)

Deixe seu comentário!