Estrela é tão bizarra que os cientistas estão considerando a presença de aliens para explicá-la

Por , em 15.10.2015

Cientistas descobriram um estranho padrão de luz em torno de uma estrela distante, que simplesmente não conseguem explicar. O mistério é tão grande que até “tecnologia alienígena avançada” já foi considerada como uma possibilidade.

“Aliens devem sempre ser a última hipótese a se considerar, mas parecia ser algo que se esperaria que uma civilização alienígena construísse”, disse Jason Wright, astrônomo da Universidade Estadual de Pensilvânia, nos EUA, ao jornal The Atlantic.

Presença de aliens em KIC 8462852?

A estrela, chamada KIC 8462852, está localizada a cerca de 1.500 anos-luz de distância de nós, entre as constelações do Cisne e Lira. Ela é mais brilhante, mais quente e mais massiva do que o nosso sol.

Descoberta pela primeira vez pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, em 2009, vários cientistas cidadãos vasculhando os dados a apontaram “bizarra” e “interessante”. Assim, os astrônomos começaram a estudá-la.

O que ela tem de especial? Normalmente, as variações de brilho das estrelas são muito ligeiras – menos de 1% de escurecimento a cada poucos dias, semanas ou meses, dependendo do tamanho da órbita do planeta que a circunda.

Mas a KIC 8462852 possui variações de brilho altamente irregulares. Não há nenhuma órbita periódica identificável, apenas bloqueios de luz estranhos e sem padrão discernível ocorrendo.

Escurecimento muito grande

Estes efeitos de escurecimento são significativos. Em um ponto, a quantidade de luz da estrela caiu em 15%. Em outro, 22%.

Mesmo um planeta do tamanho de Júpiter só bloquearia cerca de 1% deste tipo de luz da estrela, e ele é basicamente tão grande quanto um planeta pode ser.

O escurecimento não pode ser devido a outra estrela, também, ou os cientistas a teriam visto. A falta de um padrão é mais uma evidência de que não é uma estrela.

O que quer que esteja bloqueando a luz de KIC 8462852 é grande, no entanto, com até a metade da largura da própria estrela.

Descartando teorias

A explicação mais óbvia para os eventos de escurecimento irregulares é que KIC 8462852 tem uma massa de lixo espacial – rochas e poeira de diferentes formas e tamanhos – a circulando em formação apertada.

O único problema é que isso só ocorre quando uma estrela é jovem, e a evidência aponta para a KIC 8462852 ser madura.

“Nós nunca tínhamos visto nada como esta estrela”, disse uma das pesquisadoras, Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale nos EUA.

Poderia ser um erro? Não. Os cientistas já descartaram a possibilidade de que a informação esteja errada. “Achamos que poderiam ser dados falsos ou um movimento defeituoso na nave espacial, mas tudo estava ok”, disse Boyajian.

Pensando fora da caixa

A melhor explicação que temos até agora, então, é que, em algum ponto, outra estrela passou pelo sistema KIC 8462852 e perturbou sua gravidade, puxando uma massa de cometas em direção a ele. Há outra estrela perto o suficiente de KIC 8462852 para tornar isso uma possibilidade.

Mas seria uma extraordinária coincidência, de acordo com os pesquisadores.

Sem contar que nem todos estão convencidos de que uma massa de cometas bloquearia 22% da luz da estrela.

Wright afirma que precisamos considerar outras opções mais ousadas, como uma civilização alienígena avançada no processo de construção de algo enorme próximo a KIC 8462852.

Esfera de Dyson

Lembra da Esfera de Dyson? A gigantesca esfera feita de painéis solares que circunda completamente uma estrela, presente em muitas ficções científicas, é uma das hipóteses de tecnologia avançada alienígena que poderia explicar os eventos irregulares.

No entanto, Wright crê que devemos abordar essa suposição com ceticismo.

O que isso significa? Significa que podemos ficar um pouco animados, não porque aliens são uma séria possibilidade, mas porque temos um mistério em nossas mãos, e disso deve sair algo novo para ciência.

Em breve, mais pesquisadores devem se envolver no estudo da KIC 8462852 para resolver esse enigma. [ScienceAlert, TheAtlantic]

• Joel Marambaia:

Acredito que somente o indício de irregularidade exclui a hipótese de uma esfera de Dyson parcial…

• Ari Azevedo:

Não estou certo, mas, poderia ser um buraco negro? Será que cogitaram essa ideia?

• Jefferson Pitas:

Realmente isso é assombroso bloquear 78 a 85% de uma estrela maior que o sol … misterio!

• Aomame Kawana:

Isso que é o legal na ciência, quando não se sabe algo se fica feliz pela oportunidade de descobrir e aprender algo.