Cientistas estão construindo um teletransporte quântico baseado em buracos negros

Por , em 3.03.2020

Um grupo de físicos liderado por Sepehr Nezami do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) está planejando a construção de uma espécie de “buraco de minhoca” que poderia teletransportar informações entre dois buracos negros quânticos entrelaçados.

Como assim?!

Criar e ligar buracos negros em laboratório não parece uma coisa simples, não é mesmo? De fato, não é. Mas também está longe de ser uma maluquice sci-fi impossível.

Os pesquisadores acreditam que podem construir um circuito quântico que se comporta exatamente como dois buracos negros entrelaçados fariam – e quando digo exatamente, quero dizer que o sistema resultante seria literalmente indistinguível de dois buracos negros reais entrelaçados.

O teletransporte

Segundo a física, nada escapa do horizonte de eventos de um buraco negro. Apesar disso, dois desses objetos entrelaçados devem ser capazes de transmitir informação quântica entre eles, sem destruí-la.

Ou seja, esses buracos negros interligados recriam um fenômeno chamado de “teletransporte quântico”, no qual a informação pode ser transmitida com segurança e eficácia entre dois pontos.

Atualmente, os pesquisadores exploram esse fenômeno em computadores quânticos, a fim de transmitir dados criptografados entre duas máquinas.

Se o circuito proposto pelo novo estudo funcionar, os cientistas poderiam inserir informação quântica em um “buraco negro”, que a criptografaria, e a “consumiria”. Em seguida, essa informação apareceria no segundo “buraco negro”, descriptografada.

Isso representa um avanço em relação a tecnologias de teletransporte quântico existentes, nas quais a informação transmitida emerge ainda criptografada, o que torna o processo mais longo e mais propenso a erros conforme o computador tenta decodificar a mensagem.

Acelerando a técnica

No momento, a ideia é uma forma inusitada de melhorar a tecnologia de computação quântica existente.

Ao recriar e entrelaçar as bizarras propriedades de buracos negros em laboratório, os pesquisadores podem permitir o teletransporte de informações “na escala de tempo mais rápida possível”, segundo Norman Yao da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). [Futurism]

• Paulo Giovani Proença:

O correto não seria interligar um buraco negro a um buraco branco? Ou a teoria dos buracos brancos, de onde sairiam as ‘informações’ que por ventura entrassem por algum buraco negro, já foi descartada?

Não, se você está falando de entrelaçamento quântico, então está falando de objetos iguais. Um par buraco-negro/buraco-branco não poderia estar entrelaçado. Pelo menos se eu entendi a explicação do artigo…