Veja o que essa cobra faz quando fica estressada

Por , em 27.04.2015

Às vezes, as cobras comem as suas próprias caudas, criando um círculo. No entanto, ao contrário da criatura mítica Ouroborus, não é exatamente a autorrenovação o objetivo dos animais reais.

Por que cobras comem elas mesmas?

Cobras são animais de sangue frio, o que significa que não são capazes de regular a temperatura de seu corpo. Elas precisam de fontes externas de calor (como o sol ou uma lâmpada, no caso de uma cobra de estimação), a fim de se aquecer. Mas se o ambiente ficar muito quente, eles não são capazes de suar para esfriar o próprio corpo, e precisam encontrar refúgio em um local com uma sombra fresquinha.

Quando elas não conseguem…

Se as cobras ficam muito quentes, elas podem ficar confusas e desorientadas. Elas também ficam com o metabolismo muito acelerado, o que as leva a ter uma falsa sensação de fome e desejo de comer a primeira coisa que veem.

Como as cobras em cativeiro geralmente vivem sozinhas e a comida não está rotineira e consistentemente disponível para elas, algumas acabam atacando a si mesmas.

As cobras também podem atacar a si mesmas se estiverem com problemas de visão, o que pode fazer com que acabem confundindo sua cauda com um presa.

Como salvá-las?

Se você presenciar uma cena dessas, a melhor atitude a tomar é reduzir a temperatura do ambiente. Se a cobra for de cativeiro, desligue as luzes e jogue água fresca no animal. Isso pode aliviar seu estresse e salvar a vida do bicho.

Por vezes, a intervenção de um veterinário é necessária.

Episódios potencialmente fatais

Como cobras evoluíram para capturar o alimento e o engolir, pode ser difícil para elas simplesmente pararem, uma vez que começam a comer.

Robert Mott, um cinegrafista amador, estava dentro de uma loja de animais de estimação quando se deparou com a serpente desse artigo. Na descrição do vídeo no YouTube, ele disse que o proprietário não estava imediatamente disponível para tomar as providências necessárias e salvar a coitada da cobra.


Embora não haja informações básicas sobre quando esse animal em particular foi alimentado pela última vez ou qual era a temperatura interna do tanque, o fato de que ele está dentro do prato de água e ainda está tão agitado não é um bom sinal. A cobra começa a tirar sangue em si mesmo no meio do caminho durante o vídeo e, infelizmente, não se sabe qual foi o resultado deste incidente. [iflscience]

Deixe seu comentário!