Combatendo o câncer com Sabres de Luz

Por , em 23.11.2008

Cientistas escoceses criaram um minúsculo dispositivo que ataca células cancerígenas individuais com um cilindro de luz ou “sabre de luz” que poderá ser usado em pacientes nos próximos cinco anos.

É um sabre de luz de dois milímetros quadrados com precisão que permite fazer um pequeno buraco com precisão, mesmo sem o uso da Força, para que medicamentos sejam enviados exatamente onde é necessário, aumentando sua eficácia.

O dispositivo também poderia ser utilizado depois de um tumor haver sido removido para garantir que a área está realmente livre de células cancerígenas, furando as células restantes para a entrada do medicamento.

Parece que o dispositivo também será muito útil para tumores como os do terrível câncer de pâncreas, que são muito difíceis de alcançar e tem altíssima taxa de mortalidade, pois as drogas da quimioterapia poderiam entrar para erradicá-las.

“Você pode pensar nestes minúsculos sabres de luz como aqueles que há em Star Wars (Guerra nas Estrelas) dentro do seu corpo. (…) Nós podemos usar lasers para fazer minúsculos buracos exatamente onde os queremos”, disse o Dr. Frank Gunn-Moore, da Universidade St Andrews. “Nós podemos produzir uma varinha de luz – algumas vezes descrita como uma espada – que pode até circundar objetos. Realmente soa como ficção científica.”

A equipe de cientistas conseguiu montar o sabre de luz em uma fibra óptica, mas ainda há muitos testes clínicos a serem feitos e Frank não pensa em acabar apenas com o câncer. Doenças como Alzheimer também são alvos potenciais para o dispositivo. [Herald Sun via Gizmodo]

• Jhonatan Campanini:

Acho o câncer algo muito complexo,porque a cada vez q evoluímos na medicina parece q ela evolui também e isso é muito mal porque asim tem casos q não da para curar.
    então é isso a minha opinião.
    Grato:Jhonatan Campanini
    13 anos.

• Grácia:

Doenças como “câncer – alzheimer – são ainda aterrorizantes e quando vemos a possívbel cura em um futuro próxima ficamos felizes pela possibilçidade de uma vida longa e mais saudável para o ser humano.
    Nessa perspectiva, gostaríamos muito de poder dizer para os cientistas que eles são os escolhidos por Deus para ajudar a humanidade. Esperamos que tenham otimos resultados em breve . Se falou muito na cura da diabetes e não temos ainda resultados satisfatórios…Desejamos muita mais perseverança,precisão nas pesquisas e mais segurança médica pelo bem de todos nos humanos.