Cometa Halley causa chuva de meteoros semana que vem

Por , em 18.10.2011

Esta semana e a próxima podem reservar a você, fã de astronomia, um grande espetáculo no céu de madrugada. Se você acordar antes do amanhecer em qualquer data entre 17 e 26 de outubro, terá a chance de observar uma Oriónida. O fenômeno, que acontece uma vez por ano mais ou menos nesta época, é causado pelo famoso Cometa Halley.

Em curta definição, uma Oriónida é uma chuva de meteoros. Esse evento astronômico leva o nome de Oriónida porque tem seu radiante na constelação de Órion (radiante é o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar), que fica mais visível para nós, da Terra, por volta das cinco da manhã.

Um meteoro consiste, basicamente, de um pedaço que se desprendeu de um cometa. O cometa Halley, por exemplo, é um corpo celeste que foi rejeitado no processo de formação do sistema solar em algum momento, e agora orbita pelo universo assim como um planeta. Lentamente, os cometas de desmancham, e os pedaços resultantes são os meteoros que podemos ver.

O cometa Halley só é visível, para a Terra, a cada 75 ou 76 anos, quando se encontra no periélio (o ponto mais próximo do sol, em sua órbita). Mas se é difícil conseguir acompanhar esse fenômeno, o Halley nos brinda uma vez por ano com as Oriónidas (em maio, ocorre um fenômeno parecido em outra constelação).

Nessas ocasiões, pedaços do cometa se desprendem, viram meteoros e passam pela atmosfera terrestre em alta velocidade durante mais de uma semana. Quando isso acontece, o calor atmosférico que consome o meteoro eleva sua temperatura a tal ponto que podemos vê-lo (são as chamadas “estrelas cadentes”). A cada noite, desde o dia 17, estão sendo produzidos de 15 a 20 meteoros por hora (sem contar os cerca de dez meteoros esporádicos que sempre podem aparecer), de uma às cinco da manhã.

Durante esse período, você tem a chance de observar uma grande chuva de “estrelas cadentes”, não importa que hemisfério você habita (o evento é visível tanto no sul quanto no norte). Em áreas urbanas, a visibilidade fica reduzida, por isso o efeito é melhor apreciado se você mora na zona rural, onde há menos poluição do ar.

As chances de você conseguir observar isso são grandes. Entre 20 e 24 de outubro, auge da “produção” de meteoros, acorde cerca de uma hora antes do amanhecer no lugar onde você mora, e as chances de observar o fenômeno são de 75%. Considerando que o Cometa Halley, “em pessoa”, só será novamente visível para nós em 2061, é uma opção melhor do que esperar por ele. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

30 comentários

  • anonima:

    hsjsjsjs eu nao acho que e issso mano nem eu saeiii

  • Mariana:

    Não acredito que logo agora Brasília foi ficar nublada!
    É possível ver a olho nu?

  • Claudio:

    Não são “pedaços” se despredem cometa, mas que já se desprederam do mesmo a muito tempo, quando de sua passagem pelo seu periélio….
    Aliás, nem teria como pois hoje, o mesmo, já se encontra bem distante de nosso planeta rumo ao afélio…
    O que ocorre é que a Terra, em seu movimento de translação, anualmente cruza a região de sua orbita, e, onde estes mesmos se encontram…
    Por isso da sazonalidade da mesma…

  • Romário Huebra:

    Luan Santana naum vai perder essa.

    • gabi:

      não entende seriu mermo !

  • Sonhador:

    Caras,

    Tomei aí um chá e esta noite sonhei que estavam caindo pedras e flocos de neve. Ainda tive de salvar uma mulher e uma criança que estavam à beira rio que foram arrastadas por uma onda.
    O chá até foi fraco. Mas algo vai acontecer mesmo!?

    • Flor de Lis:

      Que chá maluco foi esse, meu irmão???

    • Romário Huebra:

      Cara parece mais é qe vc tomou chá de maconha.

  • Conselheiro Fnord:

    Coincidência??

    Harold Camping previu 2 vezes o fim do mundo: Previu para 6 de setembro de 1994, recentemente em 21 de maio de 2011 e agora está prevendo o fim do mundo em 21 de outubro de 2011.

    Agora, ele diz que o Julgamento veio espiritualmente para nós no dia 21 de maio de 2011 e terminará em menos de 5 meses com a destruição total pelo fogo no dia 21/10/2011.

    FONTE: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110524160741AAOzzq0

    • Afonso:

      Tinha mais piada se fosse o 20/10/2010.
      Ainda há o 11/11/11.

    • Glauco:

      O cara errou duas vezes e vc ainda vai ouvir ele =P??

  • Hermes:

    Nossa vai dar prazer muitos pedidos.

  • dipsy:

    um espetáculo produzido pelas mãos divinas! obrigado!

    • Pedro Vaz_de_ANGOLA:

      Já vi que Brasileiro não acredita mesmo em Deus

    • Flor de Lis:

      Pedro, não generaliza…no Brasil ou em qualquer lugar vc vai achar gente descrente. É fato! E é também direito deles não acreditarem…Abraço!

    • Jonatas:

      Sim, e adventistas, jeovás e assembléias, mas a maioria ainda é católica.

      Mas acho que o que mais tem crescido é o Espiritismo. Podemos observar isso nos meios de comunicação, nas novelas e no cinema. E Chico Xavier ainda é o maior ícone, insubstituível… Em proporção, a média de ateus no Brasil é menor que a média mundial.
      Quanto mais desenvolvido o país, maior o número de ateus. Pensem nisso.

    • Flor de Lis:

      Realmente o Espiritismo está em ascensão…é a doutrina do Consolador.

    • vmcunha:

      A Coreia do Norte, um pais 100 % ateu, pelo menos oficialmente, mas nao eh nada desenvolvido, pelo que tenho ouvido.

    • Jonatas:

      A questão é outra, ditadura militar, falta de investimento em educação. Olhe mais pra baixo, Coréia do Sul, e verá que bate com o que estou falando.

  • Lúcio:

    O pessoal, temos sondas em Vesta, Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno, telescopios no espaço e só isso de reportagem de astronomia??? hype, ta muito pouco…
    Foram falar do ozonio da atmosfera de Vênus quando a descoberta já tava com 5 dias de velhice em outros sites. O hype é bom, mas não pode ficar estagnado desse jeito…

  • Rafael:

    Da 1h até as 6h no horário de verão, ou no horário convencional? ‘-‘

    • Lúcio:

      convencional

  • Jonatas:

    Estou com meu telescópio em prontidão desde hoje, é um dos meus eventos mais esperados do ano a cada ano… Quando a Terra cruza a tênue faixa de meteoróides de gelo deixada pelo Halley em seu trajeto, coisa bonita de se ver. A natureza é exuberante…

    • Jonatas:

      Vou tirar fotos desse evento e postar em meu blog. Quem quiser ver acesse dominiosdosol.blogspot.com. Um abraço

  • Marcelo:

    Me dei bem, a lâmpada da estrada queimou, está ótimo para fotografar o céu!

  • Angus:

    Vc quer dizer Poluição Luminosa onde diz Poluição do Ar né?! Pq o que pode atrapalhar em zonas urbanas é a poluição luminosa não a poluição do ar! Tem que ver isso ai hein!!

    • Romário Huebra:

      A poluição do ar tb atrapalha.
      Ou vc consegue ver as estrelas atravez da fumaça???????

    • Astrofísico:

      hehehe Amigo, acho que vc não entendeu a interpretação do contexto da frase! Veja que o principal fator que pode influenciar é a poluição luminosa, turbulência do ar(que é gerada devido ao aquecimento da ar atmosférico! Acredito que ficaria melhor colocado a poluição luminosa, pq poluição do ar, mesmo em escala baixa, tem em qualquer zona rural e só prejudica quando observamos com o telescópio! Creio que foi um equivoco de conceitos! Mas enfim, whatever! Boas Observações!

    • Marcelo:

      Bem, o cara é astrofisico… Nem vou discutir e outra, acho q o sono é mais forte que eu…hehehe

    • Romário Huebra:

      Foi por isso qe eu disse “A poluição do ar TB atrapalha.” e o amigo lá em cima disse qe a poluição do ar naum atrapalha.
      TB=TAMBEM

Deixe seu comentário!