Grande Colisor de Hádrons pode ter encontrado sua primeira partícula

Por , em 25.12.2011

Como você já leu aqui, o bóson de Higgs está ficando sem lugares para se esconder. Os pesquisadores do Grande Colisor de Hádrons (LHC), o acelerador de partículas, ainda não têm prova conclusiva de sua existência, entretanto.

Mas a experiência ATLAS, também realizada no LHC – uma das duas principais experiências que faz medidas precisas de colisões de partículas – encontrou o que é provavelmente a primeira observação de uma nova partícula no maior experimento de ciência do mundo.

Conhecida como cb (3P), ou Chi-b (3P), as observações da partícula devem render novos conhecimentos sobre a força que mantém o núcleo atômico da matéria junto.

A partícula cb (3P) é uma combinação do que é conhecido como uma beleza quark com o seu equivalente antiquark. É considerado um bóson, como o Higgs, e, assim como o Higgs, os cientistas sempre pensaram que ela existia, teoricamente falando. É um estado mais animado de partículas Chi, já presenciadas em experimentos anteriores do colisor.

A pesquisa ainda não foi publicada, mas deve ser um ponto de partida para uma maior compreensão do que mantém o universo unido. O Higgs é a mais elusiva das peças do Modelo Padrão da Física, partícula que os cientistas acreditam que dá massa todas as outras.

Mas, uma vez que a teoria estabelecer como o universo ganhou sua massa, ainda tem de demonstrar como essa massa é “segurada” em conjunto ao nível fundamental. Isso significa entender a força e os papéis de partículas como a cb (3P).[POPSCI]

• Dr.Moura:

É bem provavel que ao olhar da ciencia tal descoberta seja de fato favoravel à explicação de teorias determinantes na historia da humanidade!É bem provavel que com a descoberta da chamada Anti-materia a ciencia mais uma vez se mostre muito mais correta que a religião o que pode desencadear extremo desentendimento entre as crenças existentes no mundo e na história da humanidade.
    DR.Hiago Moura

E a busca continua….

• Zumbi dos Palmares:

E assim que o ínfimo bóson puder ser visualizado pela primeira vez… um novo estudo perceberá que existe uma partícula ainda menor dentro do bóson… e depois outra, e outra… e assim infinitamente.

Os telescópios nunca irão encontrar um final, os microscópios nunca irão encontrar um início, a experiência não cabe em sí, e a vida não se limita a métrica. tudo é, ao mesmo tempo, infinito.

• Anonimo:

É provavel.Mas isso só deixa as coisas ainda mais interessantes.

• Zumbi dos Palmares:

poisé, para o ser humano, viver não é interessante o suficiente…

• Severo:

iMPORTANTE ESSES ESTUDOS, PORÉM ONDE LEVERÁ ISSO TUDO? A ciencia avança de forma espantosa, muitos avanços ocorrem por causa de muito trabalho, e assim muitos problemas são solucionados ou pelo menos ninimizados por causa de tudo isso. Claro que muitos doentes tem sido benficiados, e também muito conforto tem trazido para a humanidade e isso não podemos negar. Porém, é necessário que haja muito cuidado porque também muitas catástrofes tem ocorrido, por causa de tudo isso no qual os únicos prejudicados somos nós mesmos

• Anonimo:

Com certeza não levará a Idade Media ou a uma ditadura comunista dedicada a vida no campo.Viva a ciência!

A nova Chi-b (3P) é uma combinação de um quark beleza e seu anti-quark.

Tal como a muito mais famosa partícula de Higgs, a Chi-b (3P) também é um bóson.

Contudo, enquanto o bóson de Higgs não é formado por partículas menores, esta é fruto da combinação de duas partículas “pesadas”, mantidas juntas pela mesma força que mantém coeso o núcleo atômico.

O artigo que descreve a descoberta ainda não foi aceito para publicação por nenhum periódico científico, tendo sido colocado no repositório arXiv.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Em quantas partes se divide um carro? Depende do tamanho da colisão! E n’uma colisão muito forte, as peças de um podem se misturar com as do outro… Só que nenhuma peça resultante ou a força da colisão poderá criar novos motores zerinhos para novos carros, senão por meio de uma complexa reengenharia. E a energia do processo, para onde irá? E isso a física fundamental não tem para fazer de E=mc2 se transformar em m=E/c2, revertendo componentes de energia em matéria. Ainda mais se for acrescentada mais energia ao processo. Sory, but…no! Poderia sim, a energia se usada por um grande laboratório e aí sim, derreter o produto e formatar outro, com muitas perdas, se querem saber.

O que isto tem a ver com a colisão de partículas? Prótons não são carros, e bósons não são como peças de automóveis. Peças de automóveis são deformáveis, mas as partículas fundamentais são indeformáveis até prova em contrário (e acho que para serem deformáveis teriam que ser compostas, e não fundamentais). Arranque prótons de um átomo e você muda o elemento químico. E conforme o elemento químico, o decaimento radioativo acontece expontaneamente.

Não dá para comparar átomos e partículas fundamentais com objetos macroscópicos como automóveis. As propriedades observadas são fundamentalmente diferentes.

• Carlos Wagner:

Gostei do “… pode ter encontrado …”.

Amo ciência, e sei que muita coisa boa surge das descobertas, digamos assim, periféricas de estudos. Às vezes muito mais que os objetivos principais de projetos.

Espero sinceramente que os cientistas tenham êxito em suas buscas pelo conhecimento, mas sem se esquecerem que fazem parte de uma grande família chamara raça humana, que habita um pequeno lar, chamado Planeta Terra.

Por menor que seja, tudo que fazemos aqui afeta as vidas de todos.

Saúde e Paz em 2012

• Anonimo:

O mesmo serve para você.Lembre-se que a humanidade é seu berço,rs.

Certa vez sonhei com uma cidade tão automatizada que vista de cima parecia uma “placa mãe” cheia de “circuitos” e leds, muitos pontos luminosos. No centro da cidade havia uma pequena esfera luminosa esverdeada cintilando constantemente, e dela saindo fios que entravam no chão.
    Alguém se arrisca a decifrar?

Bom, boa sorte ao grande colisor de hádronse e seus pesquisadores em sua caçada pelo Higgs, o futuro mostrará a sua real importância.

• Janjao:

opaaaa esse saiu la no inovacaotecnologica.com

• Capitão Caverna:

Um brinqedinho desses pode até ser caro, mais os beneficios são muitos.

• Asdrubal:

Talvez, mas daqui a muitos e muitos anos.

Entretanto, vamos esperando pela fusão nuclear.

• Tony:

(Primeiro a comentar \õ/)
    Ainda irei para o Ensino Médio, e através desse site já descobri o que gostaria de fazer de minha vida profissional futuramente, passo horas aqui lendo sobre o espaço e me fascino cada vez mais com cade matéria postada. =D
    Agradeço muito a vocês por esse site fantástico.
    Voltando ao assunto, imaginem se o bóson de Higgs realmente existir, e se for descoberto, imaginem quanto conhecimento novo nós receberemos, imaginem quantas respostas nós teremos, sera tudo simplesmente fantástico \õ/
    Mais uma vez agradeço ao brilhante trabalho que vocês fazem aqui no Hype Science. =D

• Marcos Vidal:

Tony se sua vontade continuar tão bem como a forma que escreve(espero que não tenha utilizado de word ou corretores ortograficos) Você tem um futuro promissor. Continue Assim.

• Frank:

O Boson de Higgs poderá viabilizar nossas viagens a qualquer lugar no Espaço/Tempo..quer mais? Podemos ir a qualquer ponto do Universo..sem usar propelentes. Será o fim dos problemas de Superpopulação, alimentação..energia entre outros..