Como é a lua vista de cima?

Por , em 13.09.2011

Aqui está uma visão da lua que você nunca verá aqui da Terra: vista de cima, ou pelo menos uma reconstituição de como ela deve ser.

Cientistas da NASA criaram esse mosaico unindo 983 imagens do Pólo Norte da lua, capturadas pelo Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO). A sonda robótica do LRO, que vem mapeando a parte superior da lua desde 2009, conseguiu milhares de imagens das regiões polares da lua com uma câmera grande-angular.

Como a lua se inclina sobre seu eixo em um ângulo de 1,54 graus (a Terra tem um grau de inclinação de 23,5 graus), algumas partes da superfície nunca recebem a luz do sol. Um dos objetivos da missão LRO é identificar essas regiões de sombra permanente.

A sonda tirou as fotos da imagem composta acima no auge do verão no hemisfério norte de nosso satélite – o momento em que o pólo é mais iluminado. Assim, as áreas escuras – como as presentes ao longo das bordas de crateras profundas e nas imediações do pólo – são, provavelmente, permanentemente escuras. [Life’sLittleMysteries]

16 comentários

  • Vanessa Ferreira Moreira:

    “Em cima” ou “embaixo da Lua” pode ser dito sim! A reportagem se refere a um referencial terrestre. É incrível como existem pessoas que não sabem o básico de Física!

  • Wesley Maurício:

    Em se tratando do espaço, o que seria em cima e o que seria embaixo na ausência da gravidade?

    • Germano:

      Essa foi boa!

    • Cesar:

      Na verdade não existe “ausência da gravidade”, mas você está certo, no espaço NÃO EXISTE EM CIMA OU EMBAIXO.

      Imagino que o que acontece é que está todo mundo treinado para achar que o Norte é “em cima” no mapa, ou “em cima do Universo”, e é complicado de retirar estas referências da cabeça das pessoas.

      E isto gera confusões tremendas. Tem gente que pergunta no Yahoo! Respostas como é que os planetas e estrelas ficam flutuando e não caem, outros desenvolvem hipóteses de que está tudo mergulhado em um fluido, boiando neste fluído, para não “cair”, e por aí vai.

  • Jonatas:

    Um dia, faz uns anos, minha irmãzinha, que estava com apenas quatro anos, me perguntou o que é que existe dentro da Lua. Eu nunca vou esquecer por causa que na inocência dela veio uma pergunta científica. Peguei um átlas que mostrava a estrutura interna dos planetas e mostrei a lua, expliquei de forma simples do manto ao nucleo, e ela até entendeu porque os mundos ficam mais densos na direção do centro, e aceitou que não vivemos “dentro” da terra, e sim na superfície. Fomos olhando os demais planetas e quando chegamos em Urano ela riu e disse que parecia um abacate, um abacate. Claro, o seu manto na cor verde, e o núcleo rochoso marrom, parecendo um caroço… Incrível, como a mente infantil é capaz de descobrir o mundo (e até os mundos) de forma divertida.

  • adelimar:

    obrigado caro colega tecnocinema ,mas os avanços com um determinados aparelhos domesticos nao e prova suficiente ,em se tratando de descoberta temos da terra ao confins do universo ,energia ,lanpadas ,o leizer ,nada aprova ,a ida a moon ,e o meu portugues , desculpe_me pois digito rapido sem certas formalidades de uma carta para a presidente ,mas sim para os colegas entenderem o comentario ,entendeu ,tecnocinema ,ops cinevideo.

    • Juliano:

      Fraco sarcasmo, inclusive!!!

  • adelimar:

    esta pizza de chocolate ai e a lua ,tudo bem ,foi varias fotos tiradas via satelite ,em orbita da moon,e unidas tipo um quebra cabeça por potentes conputadores ,especialista em superficie ,tipo no google eath . agora que um homem foi a lua e uma grande mentira,se tivesse ido,naquele tenpo em que os conputadores era atrasadissimos ,o homem teria retornado la com facilidade varias e varias vezes,e nao ficar mandando maquinas voadoras fotograficas assim exenplificando ,fazer o trabalho de um profissional capacitado , treinado e aparelhado para trabalhar no espaço .

    • Tecnocinevideo:

      Caro Adelino Praia, falam tanto que os estadunidenses não forma a Lua, que até eu acabei ficando com dúvida quanto a isso. Mas já que foi mentira, então fica a pergunta: Por que mentiriam? Não aceito a explicação de que os americanoides queriam se demonstrar superior, pois isso me soa infantil, coisa como “Mum-Rá quer sominra o mundo”, como havia descrito em outro blog, se é mentira, como os Russos aceitaram isso? Portanto ainda acredito na ida à Lua, pois tecnologias foram desenvovidas para isso (o computador é um exemplo) e agora não mandam, por que os custos são altos. Viu o projeto para Marte? Só o projeto vai custar bilhões de dolares. É isso aí. Dica: tente digitar as palavras mais corretamente e não atropele o português (antes de p e b vem M, viu!)

    • Tecnocinevideo:

      Corrigindo: – forma = foram – sominra = dominar

  • magoado:

    bem interessante …apesar de ser uma montagem !!

  • Caio Freitas:

    Parece um redemoínho… dá a impressão de uma sucção radial, sei-lá

    • Cesar:

      É por que é uma montagem, um mosaico. Provavelmente algumas fotos foram tiradas em ângulo.

  • Mister obvio:

    Redonda?

  • Jonatas:

    Esse interesse especial pelos pólos é pelos indícios da existência de água.

  • Ricardo:

    O que exatamente te fez lembrar disso…?

Deixe seu comentário!