Como fazer gelo seco em casa

Por , em 14.02.2013

Gelo seco não é gelo – é CO2 em estado sólido, e é chamado de “seco” por que passa pelo processo de sublimação, ou seja, da fase sólida para gasosa, sem passar pela fase líquida.

Por ser extremamente frio, e porque passa do estado sólido direto para o estado gasoso, o gelo seco também presta para algumas experiências interessantes.

Mas como fabricá-lo?

Antes de ensinarmos o procedimento, vale lembrar, por segurança, que o gelo seco é frio: -78°C, em média. Esta temperatura pode causar queimaduras e ulcerações, então, quando for manipulá-lo, use luvas e nunca, nunca toque o gelo seco com as mãos molhadas ou úmidas – ele congela instantaneamente a água e fica colado na sua mão.

Outro detalhe importante de lembrar é que o gelo seco é feito de gás carbônico, o mesmo que a gente expele na respiração por ser inútil para nós. Mais do que inútil, ele é perigoso; então, quando fizer experiências com gelo seco, faça-o em um ambiente ventilado.

Extintor = gelo seco

É possível obter gelo seco usando um extintor de gás carbônico. O extintor de gás carbônico é facilmente reconhecível, tem uma corneta enorme no bico e não tem um manômetro ou relógio de pressão.

Além do extintor, você vai precisar de uma fronha para coletar o gelo. Dentro do extintor, o CO2 está em estado líquido. Quando é expelido, converte-se rapidamente em gás e também em cristais de gelo, já que a conversão é uma reação endotérmica, que “puxa” calor.

Você pode colocar uma fronha na frente do extintor e dispará-lo por cerca de 10 segundos. Vai sair bastante gás carbônico frio, mas alguns pedaços de gelo seco devem se formar no fundo da fronha.

De posse do gelo seco, você pode fazer várias brincadeiras, como criar fumaça colocando-o em um vasilhame com água.

Mais sugestões de experiências você pode encontrar no Manual do Mundo e no YouTube.

Se você usa o extintor para segurança em caso de incêndio, lembre-se de recarregá-lo após a brincadeira. [Gizmodo, Manual do Mundo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (16 votos, média: 3,63 de 5)

5 comentários

  • Carlos Leandro de Oliveira:

    O quilograma de gelo seco custa em média 15 reais. Não vale a pena usar o extintor para fazer, a menos é claro que ele esteja fora da validade…

    • Vilsao Martins Indi Souza:

      Onde consigo comprar ?

  • Guilherme Augusto C:

    “Quando é expelido, converte-se rapidamente em gás e também em cristais de gelo, já que a conversão é uma reação endotérmica, que “puxa” calor.”
    Na verdade tem mais a ver com a expansão do gás, que devido a grande queda na pressão e aumento no volume, tem a temperatura abaixada. O mesmo acontece nos desodorantes aerossóis, nos quais o tubo fica muito gelado se você ficar apertando por bastante tempo

  • Cicero Farias:

    Manual do Mundo = melhor canal de experiências científicas do You Tube.

  • Thiago Skapata:

    Detalhe: extintor é caro. E a recarga também.

Deixe seu comentário!