Como as princesas da Disney se pareceriam se tivessem cinturas realistas

Por , em 4.11.2014

Os clássicos da Disney são contos mágicos e formativos para os jovens.No entanto, não há dúvida de que essas histórias podem, por vezes, promover imagens de gênero desatualizadas ou mesmo insalubres, especialmente para as mulheres.

A ilustradora Loryn Brantz decidiu desafiar os tipos de corpo não saudáveis promovidos por princesas da Disney, dando-lhes cinturas mais de acordo com a realidade.

“As crianças podem não perceber como essas imagens as afetam, mas elas definitivamente as afetam”, disse Brantz. “Os meios de comunicação têm a oportunidade de mudar a forma como as mulheres são vistas e devem começar a assumir essa responsabilidade. Levou apenas um par de toques para tornar as cinturas dessas princesas menos extremas, e elas ainda estavam lindas e mágicas”.

Não são só as princesas da Disney que causam imagens irrealistas do corpo humano, aliás. O constante Photoshop usado para deixar celebridades com aparência inalcançáveis também prejudica a autoestima das mulheres.

Por fim, um dos maiores exemplos de beleza impossível é a Barbie. A cintura da boneca é 39% menor do que a média das pessoas anoréxicas. Se ela fosse real, a gordura do seu corpo seria 17% menor do que a necessária para a menstruação.

Pesquisadores criaram um modelo de uma adulta com as proporções da Barbie no computador e descobriram que as costas dessa pessoa não suportariam o peso de seu corpo. Além disso, ela poderia ter apenas metade de um fígado normal e apenas alguns centímetros de intestino. Assim, logo morreria de desnutrição. Ou seja: é impossível se parecer com a Barbie. Quase todas as meninas tentam, no entanto.

Outro estudo da Universidade Pepperdine (EUA) descobriu que crianças de 3 anos já querem ser magras. Essa constatação é preocupante, uma vez que a pressão para ser magra tem sido associada a um maior risco de transtornos alimentares e depressão.

Além disso, uma visão negativa de pessoas obesas não é boa. Provocações relacionadas com o peso têm sido associadas a uma variedade de resultados negativos.

Os pesquisadores citam que crianças, mesmo pré-escolares, estão expostas a inúmeros comerciais e mensagens a respeito de perda de peso, produtos de dieta e produtos de beleza. Essas imagens, juntamente com a campanha antiobesidade, promovem a mensagem de que a gordura é ruim.

Para mantê-las saudáveis por dentro e por fora, um dos conselhos dos cientistas é limitar a exposição das crianças às fontes de mídia que enfatizam modelos muito magras ou que colocam um valor alto na beleza física. Isso, infelizmente, inclui até histórias feitas exclusivamente para o público infantil.

Veja como seriam algumas das princesas com uma aparência saudável e realista: [BoredPanda]

Ariel

princesas da disney cinturas irreais (1)

Pocahontas

princesas da disney cinturas irreais (3)

Elsa

princesas da disney cinturas irreais (4)

Bela

princesas da disney cinturas irreais (5)

Jasmine

princesas da disney cinturas irreais (6)

Aurora

princesas da disney cinturas irreais (2)

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • The Heinrik:

    Entendo a arte e o porque de manter a cinturinha de funil, mas, vendo essas figuras… nem precisava.

Deixe seu comentário!