Competição mostra belas imagens do mortal vírus HIV

Por , em 11.08.2013
Desenho do vencedor do concurso,

Desenho do vencedor do concurso, Alexey Kashpersky

Para nós, que não somos cientistas, a imagem de um vírus bem de perto não tem necessariamente nenhum grande significado. Qual glóbulo flutuante é uma célula saudável e qual é o vírus? Não sabemos. Para ajudar os leigos no assunto, o portal dos profissionais em computação gráfica, CGSociety, recentemente convidou artistas para criar renderizações do vírus HIV no sangue e as imagens vencedoras são tão educacionais como bonitas.

Em colaboração com a empresa de sofware de design Autodesk, os pesquisadores Graham Johnson e Arthur Olson pediram a profissionais da área que criassem vídeos ou imagens fotográficas do vírus. Os designers receberam um modelo do HIV no sangue, além do auxílio de um poderoso aplicativo chamado de Autopack para a criação das imagens de computador. O desafio? Mostrar o vírus de uma maneira que os seres humanos possam realmente se identificar com ele, seja de forma emocional, intelectual, política, etc.

O projeto assustadoramente colorido do designer ucraniano Alexey Kashpersky venceu a competição. Kashpersky conta que a imagem foi primeiro desenhada com a mão e depois transferida para o Autopack. A ferramenta conhecida como Z-brush a tornou tridimensional.

O artista relata que, durante algum tempo, percebeu que tinha de alguma maneira alterado a forma inicial “correta” do HIV. “No sentido de exagero artístico, eu não queria apenas criar um modelo, mas expressar na forma do vírus a profundidade do problema”, diz o ucraniano. “Conscientemente preferi fazer um exagero artístico, mas sabendo que o meu trabalho poderia causar uma reação polêmica dos juízes. Afinal, eles sabem como o vírus realmente parece”.

A extravagância artística, contudo, parece não ter incomodado os avaliadores, que escolheram este projeto como o vencedor. O resultado final é realmente bonito – o que não deixa de causar certa estranheza, considerando a natureza mortal do HIV. [Gizmondo]

original (2) original (3) original (4) original original (1)

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!