Conheça dois sapos africanos que mais parecem bolinhas adoravelmente zangadas

Por , em 9.06.2020

Você provavelmente não conhece os sapos do gênero Breviceps, mas deveria – eles parecem bolinhas zangadas, porém muito fofas, como uma versão anfíbia de Angry Birds.

Infelizmente, muitas das espécies desse gênero estão ameaçadas de extinção, como a Breviceps fuscus, endêmica da África do Sul.

No mato

A espécie, chamada em inglês de “black rain frog” (e infelizmente sem nome popular em português), é encontrada apenas nas encostas sul do cinturão de Cape Fold, na África do Sul, em altitudes de mais de 1.000 metros.

Seu habitat natural são florestas temperadas e matagais mediterrânicos.

No deserto

Já o Breviceps macrops pode ser encontrado em uma pequena faixa costeira de terra entre a Namíbia e a África do Sul e passa a maior parte do dia enterrado em dunas de areia.

Esse pequeno pedaço do mundo no qual habitam é propenso a nevoeiros, o que mantém a areia úmida em uma região normalmente árida. Através de numerosos vasos sanguíneos e capilares na barriga, esses sapinhos podem absorver a água diretamente da areia.

O mais curioso dessa espécie, no entanto, é seu “rugido feroz”. O som – que parece absolutamente adorável para nós, como um brinquedinho de criança – é emitido quando o animal pretende defender seu território.

Não dá vontade de levar essas bolotinhas amáveis para casa? Pena que não podemos. [BoredPanda]

Deixe seu comentário!