Breviceps fuscus: o sapo mais mal humorado do mundo

Por , em 8.06.2015

Sabe aquele dia que você precisa ficar fazendo um trabalho até altas horas da madrugada, mas vai acordar cedo no dia seguinte? Você olha sua cara no espelho? Ela não é das melhores, certo? Mesmo assim, toda a sua rabugice matinal não supera o desprezo estampado no pequeno Breviceps fuscus.

Ainda que não possamos ler a sua mente, ao que tudo indica, esse sapo, endêmico do sul da África e também conhecido como sapo preto da chuva, não está realmente de saco cheio da vida, do universo e tudo mais – o seu rosto apenas é assim, emburrado o tempo todo.

sapo mal humorado 3

O Breviceps fuscus é um anfíbio buraqueiro, nativo da costa sul-africana, e seu semblante enfezado não é seu único diferencial. Uma de suas características é que ele escava túneis com aproximadamente 15 cm de profundidade nos quais, na época de acasalamento, deposita seus ovos.

sapo mal humorado

Na verdade, estes sapos não têm nada de ranzinza e, inclusive, são muito atenciosos. As fêmeas secretam uma substância pegajosa especial em suas costas, de modo que os sapos machos não caiam durante o ato sexual. Também, durante a época de acasalamento, os machos ficam na toca para proteger seus ovos e se comunicam com pequenos silvos. [IFLS, Amphibia Web]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

Deixe seu comentário!