Conheça o “Alfabeto Galáctico”

Por , em 13.09.2012

Sabe aquela brincadeira de procurar nuvens com formato de objetos e animais? Membros de um projeto online fazem algo parecido, mas, ao invés de nuvens, eles observam galáxias.

Criado em 2007, o projeto Galaxy Zoo reúne voluntários do mundo todo para analisar e classificar galáxias conforme seu formato. Até agora, mais de 250 pessoas analisaram cerca de 1 milhão de imagens, o que facilita a vida de cientistas e os ajudam a estudar a formação e evolução das galáxias.

O trabalho vem produzindo resultados curiosos: já foram encontrados equivalentes galácticos de todas as letras do alfabeto latino, por exemplo. Até mesmo animais entraram na galeria, depois que voluntários encontraram uma galáxia em forma de pinguim. Curiosidade: essa história de reconhecer formas específicas em imagens aleatórias é resultado de um fenômeno psicológico chamado pareidolia.

De todas as cores e formatos

“Humanos são melhores do que computadores em tarefas de reconhecimento de padrões como esta, e nós não teríamos conseguido chegar tão longe sem a ajuda de todos”, disse o diretor de investigação Chris Lintott, em pronunciamento oficial.

Recentemente, foi lançada uma nova versão do site do Galaxy Zoo, com mais de 250 mil fotografias de galáxias, tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, e pelo Sloan Digital Sky Survey, mantido por diversas entidades.

Lintott encorajou tanto novos quanto antigos voluntários a ajudar na classificação desse grande volume de imagens. “Você não precisa ser um especialista – de fato, nós percebemos que não ser um expert tende a torná-lo melhor na tarefa”, disse. “Há imagens demais para inspecionarmos por conta própria, mas, ao pedir a centenas de milhares de pessoas para ajudar, nós poderemos descobrir o que está escondido nesses dados”.

Aproveitando o “alfabeto galáctico”, os responsáveis pelo site do Galaxy Zoo permitem que você escreva uma mensagem usando as galáxias em forma de letra. Basta clicar aqui.[Live Science] [Galaxy Zoo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Dinho01:

    Isso me lembra aquela cena do filme “Perdidos no Espaço” que foi tão criticada por ser muito infantil.Quem sabe não existem constelações no formato do Gaguinho e do Patolino.rsrsrs

  • Andre Luis:

    simplesmente incrível!!! Dá para fazer várias frases e escolher a melhor combinação de galáxias, para ficar o mais legível possivel. Excelente trabalho!

Deixe seu comentário!