,

Conheça o menino que foi o paciente zero da gripe suína

Por , em 29.04.2009

Escondido em uma pequena vila nas montanhas do México, em uma estrada rodeada por fazendas de porcos, está o primeiro caso de gripe suína – um vírus que está se espalhando pelo mundo todo em uma escala alarmante.

Edgar Hernandez, 5 anos, sobreviveu ao primeiro caso confirmado de gripe suína em uma epidemia que, segundo autoridades, já está espalhada em quatro continentes.

» Por que não há vacina para a gripe suína?

Sua família vive na vila de La Gloria, no estado de Veracruz, onde um surto de gripe foi reportado no dia 2 de abril. Após testes de laboratório realizados por autoridades, Edgar foi o único paciente em Veracruz a testar positivo para o H1N1, enquanto os outros haviam contraído uma gripe comum. A amostra de Edgar só foi revista após casos dessa nova gripe terem sido detectados em todo o país.

paciente zero gripe suina

“Nesse caso, há um paciente que testou positivo para o vírus, somado ao fato de que nenhuma outra região no mundo havia tido casos”, explica o secretário da saúde do México, Jose Angel Córdoba.

Edgar resistiu e os sintomas desapareceram poucos dias depois. Sua mãe culpou uma fazenda de porcos na vizinhança pelo vírus. Autoridades fizeram testes em uma fazenda, da companhia americana Smithfield Foods, mas todos os testes deram negativo.

paciente zero gripe suina

» 8 Fatos que você deve saber sobre a gripe suína

A gripe suína é uma doença respiratória contagiosa que afeta porcos. Quando a gripe se espalha de pessoa a pessoa, ao invés de animais para humanos, o vírus pode continuar suas mutações, o tornando mais difícil de combater – pelo fato das pessoas não terem uma imunidade natural a ele. Os sintomas incluem febre, coriza, dor de garganta, náuseas, vômitos e diarreia.

Enquanto pesquisadores buscam uma vacina para o novo vírus, a capital do México adotou uma série de medidas, fechando universidades, adiando eventos esportivos e cancelando missas, para tentar evitar que o vírus se espalhe mais ainda. [CNN, Imagens]

paciente zero gripe suina

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • gigio:

    q gracinha de menininho!

  • Brieri:

    Quem sabe, ao todo, a terra é um organismo vivo e inteligente?
    – o próximo animal? – pensemos além… quem sabe a gripe do alface ou quem sabe o rabanete louco?

  • Lucas:

    A natureza ta tentando equilibrar o planeta né?
    O homem ta quebrando essa harmonia,aqui no nordeste,são as chuvas,a natureza quer o equilibrio de qualquer forma.
    Tem gente demais no planeta,estão explorando os recursos naturais demasiadamente,foi gripe do frango,vacas loucas,vacas com febre,quem será o proximo animal?

  • Jovem:

    Coitado do miúdo.

    Até se sente culpado. Parece muito envergonhado. 🙁

  • Carlos:

    Legenda da foto:
    ”Como você se sente sendo o garoto que colocou o mundo em uma pandemia?”

Deixe seu comentário!