Por que não há vacina para a gripe suína?

Por , em 29.04.2009

Há uma vacina contra a gripe estocada em milhares de laboratórios ao redor do mundo, graças aos governos federais. No entanto, essas vacinas foram feitas com o vírus errado, ou seja, são 13 milhões de doses inúteis contra o vírus atual da gripe suína. No entanto, essas vacinas não serão jogadas fora, elas ainda podem ser úteis em alguma pandemia de espécie diferente.

Pesquisadores haviam apostado que o novo vírus seria similar ao da gripe aviária (que, nos últimos anos, matou 257 pessoas) e que ele se tornaria uma pandemia (quando o vírus se espalha facilmente de humano para humano, em grandes áreas, rapidamente). Mas o vírus que surgiu não foi previsto, logo, não pôde ser incluído nas pesquisas.

Os centros de prevenção e de controle de doenças começaram a trabalhar apenas há pouco tempo em uma vacina que impeça as pessoas de contraírem a nova doença ou de, pelo menos, não morrerem por causa dela – já que as vacinas contra a gripe, que tomamos todos os anos, não surtirão efeito contra essa nova variedade.

O problema é que, desde o começo do trabalho até a obtenção do produto final, são seis meses de estudos – isso se não houver contratempos. [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • goretth:

    minha filha tomou a primeira dose ,e logo depois desmaiou ,ficou tomando soro em 1 hora de observação e para asegunda dose mesmo correndo atraz dos documentos .laudo e tudo ;estou com muito medo. tea tem 4 anos.

Deixe seu comentário!