“Conte um fato científico que vai explodir a sua mente”: fatos incríveis que nos fazem ver o mundo de uma maneira diferente

Por , em 19.02.2022

O mundo da ciência vem ampliando nossa vida há tempos. Especialmente nos dias de hoje, quando uma parte do público é cética sobre as coisas mais elementares que os cientistas nos dizem.

Hoje vamos mergulhar em uma aula de ciências alucinante, onde os fatos parecem loucos demais para serem reais. E graças ao Redditor analyzeTimes, que perguntou “Qual é um fato científico que absolutamente impressiona sua mente?” na comunidade Ask Reddit, temos muito a descobrir. De uma sonda espacial Voyager que viaja a mais de 48 mil km/h por 43 anos e está a apenas 20 horas-luz de distância até nossos cérebros que criam simultaneamente histórias e ficam verdadeiramente chocados com as reviravoltas da trama enquanto sonhamos, aqui estão alguns dos melhores fatos para explodir nossos cérebros.

#1

Quando você sonha, uma parte do seu cérebro cria a história, enquanto outra parte testemunha os eventos e fica realmente chocada com as reviravoltas na trama.

#2

Passei algum tempo com Gene Cernan, o astronauta da Apollo 17 que foi o último cara a pisar na Lua. Ele me disse duas coisas que eu não conseguia parar de contas para as pessoas:

1. A Terra é redonda no espaço como uma bola, não achatada como a Lua parece para nós. Ele disse que enquanto olhava para cima da superfície lunar, a Terra apenas pairava lá, como uma toranja que ele quase poderia pegar se pulasse alto o suficiente. Podia ver o tempo mudar [na Terra] também.
  2. Por causa do tamanho menor da Lua, não só sua curva é muito visível, o horizonte aparente também é muito mais próximo, então ele disse que havia momentos em que, se ele corresse muito rápido ou pulasse muito alto, ele sentiria que ia cair [para] fora [da lua].

#3

O período de tempo em que os dinossauros viveram é tão vasto que havia fósseis de dinossauros quando os dinossauros ainda estavam vivos.

#4

As árvores podem se comunicar e cooperar usando uma rede de micélio [fungo] subterrâneo. Elas podem armazenar o excesso de energia nele para uso posterior, podem trocar diferentes nutrientes com os vizinhos para que suas necessidades sejam atendidas, cuidar de seus filhotes quando estão doentes e até alertar os outros sobre uma doença ou parasita que está se propagando.

#5

Baleias crescem cantando músicas específicas com base em onde nasceram, mas aprenderão versos de outras músicas das baleias que encontrarem ao longo de suas vidas! [Isso é um sinal de que elas possuem cultura.]

#6

Hipopótamos suam protetor solar. Eles produzem “suor” feito de um pigmento vermelho e um laranja. O pigmento vermelho contém um antibiótico, enquanto o laranja absorve os raios UV.

#7

Algumas formas de anestesia não entorpecem a dor – elas fazem você esquecer que a sentiu [induzindo amnésia].

#8

Nebulosa Borboleta M2-9

O conhecimento de que os átomos [que formam] nossos corpos contêm elementos [que foram] forjados no centro das estrelas, e que essas estrelas, ao morrer, [espalham] os elementos via supernova através do universo e em nossa própria existência. Somos feitos de pó de estrelas.

#9

Eu li recentemente sobre os experimentos Split-Brain, hemisferectomia cerebral. Existe um procedimento para epilepsia grave que envolve cortar os nervos de conexão que ficam entre os dois hemisférios do cérebro, resultando na incapacidade dos dois hemisférios de se comunicarem. O experimento mostra que ambas as metades podem responder perguntas independentemente uma da outra, ter opiniões/preferências separadas, formar memórias de forma independente. Basicamente sugerindo que existem duas mentes no cérebro, duas pessoas dentro de nós.

#10

Se toda a história da Terra fosse comprimida em um único dia, humanos de qualquer tipo não apareceriam até o último segundo antes da meia-noite.

#11

Existe uma espécie de água-viva chamada Turritopsis dohrnii, que pode se tornar jovem novamente quando ferida ou estressada. Elas simplesmente rejuvenescem. Portanto são virtualmente imortais. Ah, mais algo interessante: os tardígrados podem sobreviver ao vácuo do espaço.

#12

Um milhão de segundos são 12 dias. Um bilhão de segundos são 31 anos. Um trilhão de segundos é 31.688 anos.

A cada 10kg de gordura perdidos, 8,4kg são CO2 (são expelidos pela expiração) e 1,6kg são H2O (água, eliminada pela urina, suor ou fezes).

#13

O tamanho dos animais ainda me impressiona. Você pode ler sobre como uma arraia manta tem 7 metros de comprimento e 3 toneladas, mas esse fato não te pega até você perceber que é mais pesada que a maioria dos carros.

#14

Qualquer objeto possui todas as cores, exceto aquela cor que você acha que ele que tem, porque é a única cor que não é absorvida, portanto é refletida e você consegue enxergar.

#15

Se algum tipo de espécie alienígena super avançada em um planeta a 80 milhões de anos-luz da Terra construísse um telescópio de alta tecnologia que permitisse ver objetos na superfície da Terra, eles estariam vendo dinossauros agora.

#16

Dobre uma “folha muito grande” de papel — com 1 mm de espessura — 50 vezes e a altura da pilha será maior do que 20 vezes a distância da terra até a lua.

#17

A Voyager 1 viaja a mais de 48 mil km/h há 43 anos e está a apenas 20 horas-luz de distância (20 horas viajando na velocidade da luz).