É por isso que os cientistas tem certeza que o coronavírus não foi fabricado em laboratório

Por , em 17.07.2020
diagrama estruturas viral do sars-cov-2 coronavirus covid-19

Uma teoria da conspiração que dificulta o controle da pandemia é a noção de que o coronavírus foi criado em laboratório, seja pelo Bill Gates, pela China e quem sabe por mais quem. No entanto a grande maioria dos pesquisadores estudiosos do vírus consente: o vírus é uma evolução natural e pulou para humanos através de um animal, possivelmente um morcego.

Como temos certeza que o coronavírus (SARS-CoV-2) não foi criado em laboratório, mas teve origem animal? A resposta está no histórico evolutivo do vírus e no conhecimento ecológico destes morcegos.

Quão comuns são as doenças vindas dos animais

Estimativas indicam que 75% das novas doenças e 60% das infecções conhecidas tiveram sua origem em animais. SARS-CoV-2 é apenas o mais recente de sete tipos de coronavírus já observados em humanos e todos vieram de animais, sejam eles ratos, bichos de estimação ou morcegos.

O Ebola, raiva, cepas de influenza A e outras três doenças virais conhecidas tiveram origem em morcegos.

Os sinais de modificações artificiais no vírus

O genoma do SARS-CoV-2 foi sequenciado e compartilhado de maneira aberta milhares de vezes entre cientistas pelo mundo. Se ele tivesse sido engenhado ou modificado por humanos artificialmente teriam sido observados sinais no genoma.

Essas modificações mostrariam traços de uma sequencia viral que já existe como a parte principal do novo vírus e elementos genéticos obviamente incluídos ou deletados.

Não há nenhum indício dessas modificações e é extremamente pouco provável que qualquer método utilizado para criar geneticamente o vírus não deixe sua marca registrada genética, como trechos conhecidos exatos de DNA.

O “espinho” de proteína

O código genético do SARS-CoV-2 é parecido com o de outros coronavírus em morcegos, pangolins e outros com a marca registrada genética similar. As diferenças entre eles exibem características de evolução natural nesse tipo de vírus. Isso é evidência de que o novo coronavírus é uma mutação de um vírus anterior encontrado na natureza, sua evolução.

Uma das novas diferenças do novo coronavírus em relação a outras variedades é o seu “espinho” de proteína ACE2. Isso permite que ele se conecte a outra proteína em células humanas com facilidade, as infectando.

Mas outros coronavírus similares tem aspectos parecidos, o que evidencia que essa foi uma evolução natural e não manipulada em laboratório.

É assim que funciona a seleção natural entre os vírus e os morcegos: uma corrida em que o vírus evolui para se esquivar da imunidade do morcego; e o morcego que evolui para rechaçar o vírus. O vírus evolui em inúmeras variedades e a maior parte delas não sobrevive ao sistema imune do animal, mas algumas se sobressaem e serão transmitidas a outros morcegos.

O coronavírus pode ter sido criado em um laboratório de Wuhan?

Alguns pesquisadores sugerem que o SARS-CoV-2 poderia ter sua origem em um vírus de morcegos conhecido como RaTG13, identificado por cientistas do Instituto Wuhan de Virologia. Há 96% de similaridade nos genomas dos vírus.

96% pode parecer muito, mas em realidade os torna muito diferentes. Isso indica apenas que eles tem um ancestral em comum. Para colocar as coisas em perspectiva, nós compartilhamos 98% do nosso genoma com chimpanzés e bonobos porque temos um ancestral em comum com estes animais. Portanto o SARS-CoV-2 não veio do RaGT13, eles são apenas primos distantes.

Um infeliz acidente apoiado pela lei dos grandes números

O SARS-CoV-2, na realidade, possivelmente é a evolução de uma variedade de coronavírus que não era capaz de sobreviver por longos períodos em morcegos ou permanece em níveis baixos no animal.

Por coincidência evoluiu espinhos de proteína muito compatíveis com células humanas e chegou até nós possivelmente por um animal intermediário, encontrando um campo fértil para a proliferação. Talvez tenhamos sido infectados com um variedade que não prejudica humanos, mas ele evoluiu ao passo que era transmitido entre nós.

Variedades genéticas recombinadas

Uma das maneiras de surgirem novos coronavírus é a recombinação, que consiste na mistura de material genético de genomas diferentes. Foram encontrados indícios desse processo no surgimento do SARS-CoV-2.

Desde o começo da pandemia o SARS-CoV-2 parece ter passado por uma evolução em duas linhagens diferentes, se adaptando para invadir células humanas de maneira mais eficaz. É possível que o processo tenha ocorrido através de varredura seletiva, um processo natural. Nesse processo as mutações favoráveis contribuem que o vírus infecte mais hospedeiros, portanto, sendo a variedade mais comum naqueles contaminados. Nesse processo as variações genéticas diminuem nos genomas, pois apenas as mais contagiosas prevalecem.

O mesmo funcionamento pode ser culpado pela pequena variação descoberta nos inúmeros genomas de SARs-CoV-2 que tem sido sequenciados. Isso aponta para o fato de que um ancestral do SARS-CoV-2 de ter ficado por um longo tempo entre populações de morcegos. Depois alcançou as mutações que o levaram a vingar em outros animais até chegar nos humanos.

Origem difícil de rastrear

Há cerca de 1,4 mil espécies de morcegos. Isso é quase 1/5 de todas as espécies mamíferos do planeta. Eles estão por todos os lados e muitos migram por distâncias consideráveis. Por isso é difícil descobrir de qual grupo de morcegos teria se originado o SARS-CoV-2.

Há indícios de que o Covid-19 tenha surgido inicialmente fora em Wuhan, na China e não no mercado aberto de animais frescos que fica na cidade. Mas isso não significa que há uma conspiração.

É possível que humanos contaminados estiveram no mercado abarrotado de gente aumentando a possibilidade de contágio.

Também é possível que um cientista que estude os coronavírus em morcegos de Wuhan, inadvertidamente, tenha contraído a infecção e contaminado o resto da população. Isso também é uma contaminação natural.

A única certeza é que precisamos empregar o rigor da ciência no estudo da natureza para compreender a origem natural de doenças de zoonóticas, como a que estamos vivendo. Isso é fundamental porque nosso aumento do contato com a natureza, junto com as aglomerações de pessoas nas cidades, aumentam o risco de novas doenças fatais para humanos com origens animais.

O SARS-CoV-2 não foi o único vírus que veio até nós pelos animais e certamente haverá outros. [The Conversation]

• Soy-Yo:

Reportagem sem nenhuma argumentação plausível. Não explica quais as bases nitrogenadas deveria haver numa modificação por CRISPR. Também não há uma explicação sobre a evolução natural da proteína Spike do vírus: quantas gerações mutacionais para se chegar ao nível de infecção que temos. Se passou do morcego ao ser humano deveria ter uma cepa intermediária. Como seria a detecção disso no RNA viral? A notícia não fala nada disso. Só um leigo em biologia acharia essa respiração importante. Caiu em descrédito.

Os links no texto apontam estudos na Nature e outros.

• a:

Tem uma matéria de uma tv italiana que fala sobre a China (cientistas chineses) criam um super vírus pulmonar “Um organismo modificado, inserindo a proteína superficial de um coronavirus”
    Matéria de 2015 da TV italiana RAI
    Para ver a matéria é só pesquisar no youtube “matéria coronavirus 2015 rai”
    Como não sei se pode colocar o link do vídeo aqui

A revista Nature apontou que não há relações entre o estudo em questão e a pandemia corrente. O que está rolando nas redes sociais foi retirado de contexto. Ou seja, é fake news. E isso a gente já sabe faz meses. Espalha para quem acreditou na lorota.