Cratera Santa Maria, em Marte: foto espacial

Por , em 30.01.2011

Essa imagem incrível da cratera Santa Maria foi obtida pela sonda Opportunity, que esta a sete anos no planeta vermelho. Inicialmente tanto a Opportunity quanto sua “colega”, a sonda Spirit, deveriam ficar apenas três meses em Marte.

A foto é um mosaico de várias imagens obtidas em sequência pela sonda.

Depois de terminar sua investigação na cratera Santa Maria, os controladores da Opportunity pretendem levá-la até outra cratera, a “Endurance” (ou “resistência”).

A cratera Santa Maria possui noventa metros de largura, enquanto a cratera Endurance tem 22 quilômetros de comprimento e se encontra a seis quilômetros de distância da localização atual da Opportunity. [Nasa]

Leia mais sobre o espaço em:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • adilson:

    vou lá amanhã cedo… se não chover.

  • ricardo santos:

    bonito…parece ser um bom lugar para recomeçar!

  • Nike:

    se tiver et’s em marte a briga vai ser feia

  • biakuia:

    modificar a atmosfera de marte para torna-la respiravel não é um problema tão complicado perto de se fazer um campo magnético artificial para estabilizar essa atmosfera e produzir algum ozonio para proteger seres vivos de radiacao solar e raios cósmicos,levariam cerca de duzentos anos ou mais para torna-lo habitável ,isso dentro de um padrão relativamente otimista.

  • ShadowsAV:

    Essa imagem é incrível, vlw HypeScience! Pena que eu não tenho uma tela Widescreen, colocaria como wallpaper na hora

  • Lucyano Valdez:

    Marte habitável? Em duzentos anos talvez… Mas por que uma sonda que deveria funcionar menos tempo em Marte já está lá, lépida e fagueira há sete anos? Que mistérios existem em Marte que atiça a curiosidade da NASA? Até lá, nos duzentos anos, a Terra, pelo andar da carruagem, estará em frangalhos… Duvido que os humanos que forem habitar Marte sejam gente comum, mas sim a Elite científica, política, econômica e cultural da época.

  • francisca:

    quero logo ir pra marte estou muito anssiosa

  • shirley gonçalves da costa:

    Nao desejo mais receber email de vocês, obrigada. SHIRLEY.

  • willian:

    Bom, as sondas tinham um prazo de 3 meses para ficarem por lá, e já estão a 7 anos.

    estranho…

  • LucasKL:

    Na real galera, essa imagem parece que foi produzida no computador.

  • CRC:

    O processo de alteração climática de marte levaria pelo menos 100 anos para se tornar habitável.

  • CRC:

    Victor, o Carlos não está tão errado assim. O processo de alteração climática de marte levaria pelo menos 100 anos para se tornar habitável.

  • eduardo:

    kkkkkkkkkk…… vitor, vc acredita nas matérias do discovery?… inocente vc, hein…….

  • eduardo:

    Carlos, vamos torcer pra concretizarem logo a velocidade de dobra… por mais q pareça impossível viajar como o cap. nascimento… ops, cap. kirk… acho que algum dia a humanidade vai desfrutar dessa proeza tecnológica…

    Parece que explodiu uma bomba pra criar essa cratera em marte… kkkkkkk…. será que houve uma guerra ali?…. nosso futuro se não pararmos de criar “brinquedos” de destuição em massa…

  • Victor’:

    Gostaria de descordar de você, Carlos, mas a Nasa já tem uma estação espacial que liga a Terra e Marte, demora alguns anos para que elas se alinhem, mas como seus trajetos em volta do Sol são de quase a mesma quantidade, eles já pensam em mandar pessoas para lá, daqui alguns anos, cerca de 20, creio eu que, como vi em uma reportagem da Discovery Channel, eles irão nos mandar para Marte, para que façamos o mesmo fenômeno que estamos fazendo aqui, o Aquecimento Global, assim, poderemos descongelar Marte e trazer a vida de volta para lá, a unica coisa que acho que será ruim, é que teremos que usar roupas de astronautas, não iguais as deles, todas grandes, eles farão como se fossem estilistas, roupas finas, que possam retirar o oxigênio do ar de Marte para que possamos respirar.
    Tomara que de certo, afinal, a vida na Terra está aumentando muito rapidamente.

  • Manoel Amaral:

    Osvandir já esteve em marte, verifique em “buscas” no seu blog.

  • CARLOS MONTEGOMERY:

    VAI DEMORAR E MUITO ATÉ SE OBTER UMA TECNOLOGIA EM QUE REDUZA O TEMPO E DISTANCIA ENTRE A TERRA E MARTE.

    NESTA MARCHA, UNS 200 ANOS!!!

    ASTRONOMICAMENTE CARO UMA EMPREITADA DESSAS!!!

    SOMENTE UM CONSORCIO DE UNS 30 PAISES PARA COLOCAR AO CUSTO VIAVEL.

Deixe seu comentário!