Criado material que parece desafiar as leis da física
Anos de pesquisa resultaram em um estranho tipo de material que, sob pressão, se expande ao invés de se contrair. “É como apertar uma pedra e formar uma esponja gigante”, compara a química Karena Chapman, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Submetendo uma amostra de cianeto de zinco a pressões de 0,9 a 1,8 gigapascal (9 mil ou 18 mil vezes a pressão atmosférica a nível do mar), Chapman e sua equipe conseguiram tornar o material poroso.
O método altera o arranjo molecular do material, o que permite um controle maior de sua densidade e da absorção e liberação de substâncias. Agora, a equipe pretende testá-lo em outros materiais. “Essa descoberta contra-intuitiva poderá dobrar o número de materiais porosos disponíveis, o que irá aumentar seu uso em fármacos, no recolhimento de poluentes, e na separação de materiais e catálise”.[SpaceMart, Journal of the American Chemical Society]
6 comentários
Seia otimo na area da construção. Principalmente em ambientes de grande pressão ou gravidade. Economizaria material e poderia ainda agregar outros beneficios composto algum material inteligente por exemplo.
Este material parece ter grande número de aplicações principalmente em industrias aeroespaciais e subaquaticas, pois até hoje não temos nenhuma estação de pesquisas (que se saiba) submarina!!!
Bom.
Seria bom saber quais seriam as utilidades para esse material curioso.
Desafiando as leis da termologia
Material interessante, mas bem esquisito!