Crianças comeriam mais frutas se fossem apresentáveis para consumo

Por , em 7.05.2010

Não é difícil suspeitar da influência que embalagens coloridas e bonitas exercem. Para que as crianças consumam doces, salgadinhos e outras guloseimas, as indústrias abusam do visual atraente. Pensando nisso, um grupo de pesquisa da Universidade de Maastrich, na Holanda, se perguntou se o mesmo não valeria para que elas consumissem mais frutas.

O estudo queria provar duas teses: a primeira, se apresentar frutas de forma mais chamativa faria as crianças comerem mais. A outra era comprovar se seria uma boa estratégia que os adultos proibissem os filhos de comer frutas (quando se trata de doces – pensaram os pesquisadores -, as crianças ficam ainda mais tentadas a comer quando os pais proíbem. Será que com as frutas seria assim?).

Para o teste, chamaram 94 crianças de 4 a 7 anos e as dividiram em três grupos. A todas elas, foram apresentados dois pratos com frutas (morango, uva e maçã). Uma das porções, em um prato comum, e a outra com as frutas espetadas em palitinhos de coquetel e presas em uma melancia.

Para o primeiro grupo, proibiram as crianças de comer as frutas de visual atrativo. No segundo, as crianças foram proibidas de comer as frutas normais. No terceiro, não havia restrições. Em uma segunda sessão, qualquer criança podia escolher comer de qualquer prato. O resultado mostrou uma média de 135 gramas por pessoa da fruta atraente, contra 76 da normal. Contudo, os pesquisadores não conseguiram tirar conclusões definitivas quanto à proibição.

E uma dúvida ainda permanece para a pesquisa. Ao que parece, apresentar as frutas em um visual mais apelativo aumentaria o consumo de crianças, mas será que isso seria definitivo?

“Provavelmente não”, responde um pesquisador. “Elas gostariam de experimentar a novidade, mas não manteriam o mesmo nível de consumo depois de acostumados. Seria necessário que os pais e os produtores alimentícios estivessem sempre inovando”. É o que fazem os fabricantes de guloseimas. [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Claudio:

    Primeiro: “diga-me com quem andas e eu te acusarei de formação de quadrilha”….
    Segundo: Para algo acontecer precisa-se de condições para isso. O que eu quero dizer: minha infânica sempre foi ao redor de árvores frutíferas, da horta que meu pai tem no quintal de casa e do rio próximo que ainda pode-se tomar banho e pescar. A partir daí forma-se uma cultura de hábitos alimentares. Caso você não pôde ter sua infância em um local maravilhoso desses, então sim você vai precisar comer frutas olhando para a cara da Mônica, pois “ensine a criança no caminho em que ela deve andar e jamais se afastará”….

  • Lais:

    É isso ae pessoal!
    Crianças que veem os pais comendo frutas e verduras, tendem a seguir o exemplo!
    Mas para dizer isto não precisamos ser agressivos, e impor nossa apinião, já que faz todo sentido mesmo!
    é isso aí!
    consciência!

  • Fernando Sávio:

    Não sei porque ESCREVER TUDO EM MAIÚSCULA!!
    Gente carente..

  • edison:

    Sr. e Sra. Exemplo diario é decisivo em até 100%!!! Esta taxa só cai, se os pais ou responsavies e, educadores nao têm tato completo com seres chamado: criança. Priva -los de midia, propaganda… cria revolta desnecessaria.O amor verdaderio é tudo. E esta acima de tudo. Em minha opiniao, o problema é que nao existe no planeta terra, curso de como criar, educar meu filho(a). A quantidade de pais desequilibrados, idiotas, ignorantes e imbecis supera os de crianças nascidas. Observem que isto ocorre em todos os niveis sociais de “classes sociais” mundialmente! É mais que alarmante hoje. Existe muita gente interressadas e que sobevivem financeiramente deste tipo de seguimento de ausencia de conhecimento a respieto de como educar, criar e orientar crianças e adlescente no trato alimentar e demais outros temas. si ne qua non !

  • Cla:

    Meus pais nunca me forçaram a comer frutas, mas sempre que iam comer coisas nutritivas, faziam “propaganda” do que estavam comendo. Desde pequena como muita salada e frutas. Outra coisa que me fez não ter frescura com comida foi “Experimenta, é gostoso. Tem que experimentar de tudo. Se não gostar, não precisa comer o resto”

  • Vera:

    “…Aumentaria o consumo de crianças…” ??

    *MEDO* Oo

    Erro fatal

  • Rosangela:

    Neudy
    Você já disse tudo.

  • Neudy:

    FILHOS DE ALCOLATRAS TEM GRANDE CHANCE DE SER ALCOOLATRA.
    PORTANTO FILHOS DE PAES QUE COMEM FRUTAS TAMBÉM COMERÃO FRUTAS.
    DIZ ME COM QUEM ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS, TAMBÉM VALE PARA A ALIMENTAÇÃO.

  • Rogério:

    hahah eu lembro das maçãs
    XD

  • Gray:

    Maça da Turma da Mônica rules! xD

Deixe seu comentário!