Crianças obrigadas a limpar o prato podem comer compulsivamente

“Você só sai daí quando comer tudo!”. Apesar de os pais terem boas intenções ao obrigarem seus filhos a comerem vegetais de cores duvidosas, com aparência estranha, esse tipo de abordagem pode não ser saudável. É o que uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell afirma.
“Descobrimos que, quanto mais os pais controlam os filhos na hora das refeições, obrigando-os a limpar o prato, mais os filhos comem alimentos não-saudáveis, como cereal açucarado no café da manhã” explica o autor do estudo, Brian Wansink.
Os cientistas perguntaram a 63 mães de crianças, em idade pré-escolar, que contassem o quanto elas insistiam para que seus filhos limpassem o prato na hora do almoço. Depois os pesquisadores perguntaram às crianças quanto de Froot Loops (cereal colorido e açucarado, em forma de rosquinha) elas gostariam no café da manhã. As crianças indicavam o quanto de cereal elas queriam, sem nenhuma indicação de outra pessoa, e depois as tigelas eram pesadas.
“Os pais que forçam seus filhos a limpar o prato nas refeições podem estar interferindo na capacidade de autocontrole das crianças. Principalmente quando se trata de comida” declara o co-autor da pesquisa, Colin Payne.
“Quando crianças tem pouco controle sobre o que elas comem ou não comem, podem ‘sair dos eixos’ quando os pais não estão por perto para controlá-las” explica.
“Crianças em idade pré-escolar são vulneráveis. E os hábitos alimentares que elas criam nessa idade as acompanharão para o resto de suas vidas” diz Wansink.
O cientista recomenda que os pais ofereçam quantidades moderadas, mas variadas, de comida, encorajando a criança a experimentar um pouco de tudo, e deixar que elas decidam se querem, ou não, porções adicionais. [Science Daily]
1 comentário
Realmente, nós mães, pecamos sem saber e muitas vezes sem querer.
A ordem de “rapar o prato” é frequente em muitos lares. Mas realmente desconhecia que o impacto desta açao pode ser tão desastrosa.
Obrigada pela contribuição. Gostaria de saber mais sobre o assunto.
Abs.
Wanda Passos