Curiosity descobre um fragmento brilhante nas areias de Marte

Por , em 11.10.2012

No dia 8 de outubro, o robô Curiosity fez a sua primeira análise da areia marciana. Usando sua pá em um local chamado Rocknest, ele coletou uma boa amostra que será utilizada para testar o equipamento de análise do robô.

Só que enquanto a análise da areia estava sendo feita, uma coisa chamou a atenção dos operadores: um objeto pequeno brilhava no meio da areia, bem perto de onde a amostra fora coletada.

Assim que o objeto foi avistado, a areia deixou de ser interessante, e todas as atenções se voltaram para a estranha amostra de… tecnologia alienígena!

Depois de algumas análises, os engenheiros da NASA determinaram o planeta de onde partira o pedaço de plástico encontrado: da Terra. Aparentemente, ele se soltou da proteção do robô Curiosity, ou de seu equipamento de descida, quando a nave fez seu pouso radical.

O robô tem funcionado sem problemas durante um mês, então é improvável que seja alguma coisa mais séria.

De qualquer forma, no dia 9 de outubro, a análise da amostra foi retomada. Os planos do robô são de fazer a análise de duas amostras de areia, e entre uma análise e outra, o material plástico será analisado novamente.

Aproveitando o acontecimento inesperado, o “Rover Sarcástico” (SarcasticRover) fez alguns comentários sobre o assunto no twitter:

08/10/2012 – É isto o que acontece quando você corta o orçamento da NASA! Provavelmente eu fui montado por prisioneiros sob trabalhos forçados ou então por estudantes de graduação da CalTech.

– Está tudo bem. Eu não sei o que é isto, mas eu tenho um Valium e um drinque de “dinamite pangaláctica“, então eu estou de boa.

– Nestas horas eu queria ter uma mãe… aí talvez tivesse um doador de órgãos para qualquer parte que tenha quebrado de mim.

09/10/2012 – Eu estou segurando esta estúpida pazinha de sujeira por DOIS DIAS! Será que a gente já pode largar isto e pegar outra? Sério![PopSci, io9, Space.com]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

8 comentários

  • Cristiano Rola:

    veja bem, pode ser que seja pedaço do ET de Varginha/MG que esteve por lá…..hummm muito estranho, e se os ET´s são feitos de plásticos?

  • Marcia Marques:

    Robô americano já começou a esculhambar o solo marciano, deixando p/ trás pedaços de “plástico”, seria coincidência se esse plástico fosse produzido no COMPERJ…

  • aguiarubra:

    Será que não é um pequeno fragmento de uma gigantesca nave espacial que sobrevoa Marte, curiosa como Curiosity?

  • Diógenes Dornelles:

    Já estão começando a jogar os primeiros lixos em marte…

  • Anderson Aquino:

    Ha HA Ha Que nem o cachorro quando corre de traz do rabo- é engraçado e garante sua ração de cada dia-… Se acharem vírus mutantes em marte vão falar que o curisity espirrou!!! Desculpe mas essa eu não pude deixar passar… Nasa sua danadinha…kkk

  • Murilo Mazzolo:

    Muito bom!! Acho que isso também prova o poder de análise da Curiosity, quando descobriram rapidamente o que se tratava aquele pedacinho de plástico!!!

  • The Solar System:

    Muito estranho.

  • Gilmar Oliveira Ferreira:

    Só para deixar claro, o objeto encontrado e uma peça de plástico do próprio rover.

Deixe seu comentário!