O Desaparecimento de Marte: O Fenômeno da Conjunção Solar

Por , em 20.11.2023

No sábado, 18 de novembro, um fenômeno astronômico notável ocorreu: Marte, o Planeta Vermelho, desapareceu do céu noturno visto da Terra. Esse evento, embora intrigante, não é motivo para preocupação. Trata-se da conjunção solar, um processo natural onde Marte se posiciona atrás do Sol quando observado da Terra.

Este evento foi descrito detalhadamente pela ‘In the Sky’, que apontou que Marte estava a menos de um grau de distância do Sol em sua aproximação mais próxima. Localizado na constelação de Libra, o planeta ficou invisível por algumas semanas devido ao intenso brilho solar.

A conjunção solar entre Terra e Marte acontece aproximadamente a cada dois anos, e durante esses períodos, os planetas alcançam sua maior distância relativa. Normalmente, a distância média entre a Terra e Marte é de cerca de 140 milhões de milhas (225 milhões de quilômetros), mas durante a conjunção solar, essa distância se expande para aproximadamente 235 milhões de milhas, mais do que o dobro da distância média entre a Terra e o Sol.

Para a NASA, a conjunção solar de Marte tem uma importância significativa, uma vez que a agência mantém missões ativas no planeta há mais de vinte anos. Essas missões incluem a operação de rovers como o Curiosity e o Perseverance, além do voo do helicóptero Ingenuity e do gerenciamento de espaçonaves em órbita ao redor de Marte.

Durante a conjunção, a comunicação com essas missões em Marte é interrompida. Isso é uma medida de segurança para evitar que comandos parcialmente recebidos possam causar interferências nas operações dos robôs ou das espaçonaves. A NASA adota a prática de suspender o envio de comandos à sua frota em Marte durante esse período, que nesse caso específico durou de 11 a 25 de novembro. A preocupação da agência é que o gás ionizado expelido pela corona solar possa distorcer os sinais de rádio enviados da Terra, levando a comportamentos imprevistos nas espaçonaves marcianas.

A comunicação com Marte foi pausada a partir de 11 de novembro, com previsão de retomada em 25 de novembro. No entanto, isso não significa uma pausa nas missões, pois elas continuam coletando dados sobre as condições da superfície marciana, o clima e o movimento de areia na superfície do planeta.

Roy Gladden, gerente da Rede de Relé de Marte, mencionou em uma declaração que as equipes das missões prepararam listas de tarefas para todas as espaçonaves em Marte durante este período. Apesar de não enviarem comandos diretamente, elas continuarão monitorando a saúde e o status dessas missões.

Nos próximos meses, Marte emergirá do lado mais distante do Sol e se tornará cada vez mais visível no céu antes do amanhecer. Em cerca de um ano, o planeta alcançará um ponto conhecido como oposição, permitindo que seja visível durante a maior parte da noite vista da Terra.

Essa conjunção solar de Marte serve como um lembrete fascinante da dinâmica celestial em nosso sistema solar. Enquanto a Terra segue sua órbita, outros planetas, como Marte, também trilham seus próprios caminhos, criando um espetáculo cósmico de movimento e alinhamento. Para entusiastas da astronomia e cientistas, eventos como esses oferecem oportunidades únicas para estudar e apreciar as maravilhas do universo. A medida que Marte se afasta do brilho ofuscante do Sol, astrônomos e amadores voltam seus olhos para o céu, antecipando a reemergência do Planeta Vermelho e a continuidade das explorações e descobertas neste fascinante mundo vizinho. [Live Science]