Descoberto o segredo da vida eterna?

Por , em 29.02.2012

A autofagia é um processo fundamental aos seres vivos. A partir dela, cada componente das células é renovado. Em experimentos com moscas e ratos, cientistas verificaram que estimular a autofagia faz com que haja aumento da longevidade. Assim, seria teoricamente possível manipular a duração da vida através da autofagia. E uma cientista sueca descobriu que isso poderia ser feito através de uma proteína.

O termo “autofagia” sugere a ideia de “comer a si mesmo”. Neste processo, uma membrana envolve o material celular inutilizado e se associa a um lisossomo. O lisossomo, por sua vez, quebra em moléculas menores as organelas velhas, que precisam ser substituídas.

A pesquisadora sueca Karin Håberg descobriu que existe uma proteína, chamada de SNX 18, que se liga às membranas autofágicas e pode remodelá-las. Esse papel da SNX 18 ficou provado quando ela experimentou desativar a produção da proteína pelo DNA: imediatamente após a interrupção, a atividade autofágica declinou.

Quando, ao contrário, a produção de SNX 18 foi super estimulada, o número de membranas autofágicas em ação aumentou. Com isso, conforme explica a cientista, fica evidente que a autofagia é diretamente dependente da influência dessa proteína, e futuramente poderemos regular a autofagia em animais através desse controle. [ScienceDaily, Foto]

• Jeferson Leão:

Eu que a tal proteína… com certeza gostaria de viver eternamente indiferente das opiniões divergentes de que penso ou deixo de pensar!

• Agatha:

Alguem pode me responder, qual o motivo de querer viver eternamente?

Somos eternos através do que deixamos para os nossos sucessores, nosso afeto, nossos conhecimentos, cada atitude nos mantem eternos dentro do próximo e de um contexto histórico.
    Acho louvável, que os estudos com relação a eternidade prossigam e desejo que haja evolução, mas de que adianta querer viver eternamente?
    Necessitamos de um descanço, se a eternidade for assim possivel, eu em particular não a queria, não atraves de uma proteina mas sim atraves da historia, como tantos outros ainda são eternos e que modificaram uma sociedade, seja atraves da tecnologia, conceitos, invenções ou mesmo indagações, há muitos que já não estão fisicamente entre nós, mas que permanecem eternos!
    Sou a favor da ciência, mas nem tudo que ela descobre é de fato algo bom ou necessário!

É possível viver eternamente sim …disso eu tenho certeza…!

• Gera:

Gente vcs sabem o significado da palavra segredo???

Vida eterna… ja deve ter alguem q saiba esse
    segredo e a muiiiito tempo!!!!
    Talvez até exista no mundo alguém com mais de
    300 anos, vcs duvidam???
    Eu não!!!!
    Alterações genéticas são comuns e podem ter
    afetado alguma pessoa q agora esteja com
    essa tal autofagia aumentada!!!
    Quem sabe já exista um volverine andando a
    muito tempo entre nós???
    Tudo é possivel!!!!

• jeque:

pessoal autofagia significa apenas prolongamento de vida ! caros compariotas isso pode ser possivel, visto que essa cientista ante dela nascer a biblia ja havia referenciado essa vida perdida quando deus do principio criou o homen o objectivo era de viver para sempre num mundo selvagem sem tecnologia .ja que o homem escolheu a arvor da ciencia do bem e do mal nao sera possivel os humanos viver para sempre mas sim um pouco de acrescimo de vida!

prova disso adao viveu 970 anos apartir em diante os anos passaram a reduzir ate a essa geracao os anos somente sera o limite maximo 200anos se caso consiga autofagiar se .

boa leitura familias deus lhe paz e sabedoria de dicernimento das coisas e nao ciencias humanas que esgotam com o tempo !

• Marcus Antunes:

Populações mais pobres iguinorantes burras com mais violências são as mais religiosas cara vc acredita em adão ? Kkkkkkkkk deus e uma bengala psicológica viver eternamente eu gostaria muito só não sei se psicologicamente aguentaria mais de 250k anos tipo uma população assim seria evoluída de mais viraria moda fazer mais de 10 faculdades entender mais a vida a tal ponto de até ficar chato todos com vida eterna com certeza ter filhos seria quase contra a lei eu q não ia querer ser bandido e ficar 200 anos prezo. Carros voadores chegaríamos ao ponto de não perdermos nossos melhores cientistas cara parece filme de fixao mais só religiosos idiotas q vão estragar tudo acho q verdades de aliens e muitas outras coisas não falao por causa deles usem religião como filosofia de vida e não como fanatismo para se achar melhor q o próximo seus burros. Cara tomara q descubram a imortalidade antes q eu morta e meu sonho a anos …

• brad pitco:

Estou com Roni o pensador,de todos os comentários o dele é um dos mais sensatos ! A filosofia humana é vã, as pessoas se julgam inteligentes e versadas em ciência, mas fecham os olhos a realidade. Uma vez ouvi dizer:” Uma pessoa só pode ser considerada culta se leu a Bíblia pelo menos uma vez”.E então aos críticos de plantão, que inclusive criticaram a matéria de caráter informativo, já leram a Bíblia como ela deve ser lida para criticar. Quase sempre as criticas vem da falta de conhecimento. Em breve Deus fará com que os humanos merecedores tenham vida eterna, a ciência tem comprovado essa possibilidade.

o mais importante de tudo é viver com melhor qualidade de vida

O segredo para viver bastante tempo e não passar raiva que se passa a todo momento, ficar livre de barulho, poluição, tecnologias e por aí vai…

• carlos manuel da silva simoes:

Gente, poupa-nos esse comentário da vida iterna, o elixir da iterna juventude não pegou, agora quere-nos vender o elixir
    da vida iterna. Só os fracos é que vão cair nessa treta, eu em?

• João Baptista Jacobs:

Impressionante…religiosos e moscas tem algo em comum: Empestam…trazem doenças a humanidade desde os primórdios.Juntos, a um sistema sócio-econômico draconiano e “capenga” baseado no lucro e no dinheiro, caminham pelas eras, amparando-se, destorcendo os sentidos da humanidade em seu caminhar livre e saudável.O maior entres problemas humanos…curar-se de suas psicoses que brotam dos porões de sua própria natureza.Não é fácil a cura. Talvez, a solução estaria através de um sistema sócio-econômico baseado na produção e distribuição de recursos de forma igualitária e eficiente, resgatando-o como o homem em sua humanidade, de sua fragilidade e insegurança dos distúrbios de sua psiquê.
    Devolvendo-lhe sua dignidade…o seu valoroso papel no contexto do Cosmos.

Salve Chê!

• brad:

A historia da humanidade mostra todos os problemas, que a religião tem causado a humanidade, guerras, mortes, sofrimento e dor. Sistemas de governo humano, independentes de Deus tem causado toda a especie de males, e a experiencia humana tem provado que o homem não pode se auto governar, mas que precisa ser guiado pelo criador. Duas verdades:” O homem tem dominado homem para seu prejuízo”. E “” Jesus ensinou a pedir “Venha o teu Reino(Governo) e seja feita vossa vontade assim na terra como é no céu(sinal que a vontade de Deus não tem sido feita””. Entretanto chegará o tempo em que Deus atenderá esse pedido. Os merecedores que morrerem antes disso serão Trazidos de volta a vida( ressuscitados).

• Elton:

Brad, não existe nenhum deus, e milagres de jesus, se não o próprio são mitos!

• wallace lauper ciccone:

GENTEM, QUEM QUISER VIVER ETERNAMENTE QUE VIVA, QUEM NAO QUISER, MORRRA!!!!

EU QUERO A PROTEINAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!EU QUERO !!!!!!

• Francisco:

EU TAMBEM QUERO A PROTEINA!!!!

• haha:

Eu tinha certeza que teria vários religiosos post

• Roni Pensador:

Viver eternamente? Antes do mapeamento do genoma humano havia cientistas ” crentes” que quando terminasse, haveria terapias genéticas, vacinas, e muito mais no sentido de prolongar a vida humana, quem sabe pra 150, 200 anos. Os mais otimistas até diziam” vida eterna será possível em um futuro próximo”. Se a questão fosse genética, será com a mente brilhante e a ajuda de super computadores já não seriam bem sucedidos? A vida eterna não é uma questão de genética. O homem foi criado perfeito pra viver aqui na Terra, tendo uma vida produtiva, de descobertas constantes, sem dor sem sofrimento, mas de amor ao seus semelhantes e ao seu Criador. Isto está na bíblia, mas como foi prédito lá mesmo, no fim dos tempos iriam aparecer religiões que esconderiam isto das pessoas, alem de usar a religião para uma série de atrocidades. Mas em breve isso vai terminar. Então teremos vida eterna.

• Krenor:

a vida eterna tem tudo haver com a genetica , o problema que o codigo genetico e muito complexo, e nao se sabe muito como funciona apenas a cobinaçao de bases azotadas que podem produzir proteinas

• Vinícius D.:

Cerca de 2% do nosso DNA é utilizado na produção de proteínas, os outros 98% são considerados DNA-lixo, que não tem essa utilidade.

Não há DNA lixo.
      Essa fração irrisória de 98% tem funcionalidades.

• Vinícius D.:

Por isso não falei DNA-lixo, mas essa porcentagem é não-codificante, não possui genes expressíveis.

• Francisco:

E se você estiver errado?! E se Jesus não voltar?! Se tudo isso, o cristianismo, demônio, inferno, for um mito?… devido a esse teu pensamento medieval e anacrônico é que durante séculos a ciência permaneceu severamente estagnada. Pois qualquer tentativa de compreender o mundo e também de combater as doenças era vista pela igreja como errado, imoral e pecaminoso. Graças à CIÊNCIA e à inteligência humanas hoje as pessoas não morrem mais de tuberculose. Por acaso se você pegar tuberculose você vai rezar pra Jesus te curar?! Hein! Duvido… você vai recorrer a remédios. Acorda! Para com isso. O mundo não vai acabar em breve como você diz. Que pensamento doentio esse de que querer tudo que se acabe, de querer morrer! É mais fácil assim? Essa é a maneira mais adulta e madura de se resolver os problemas, cruzando os braços: dizer que é assim mesmo, mas que Jesus vai voltar e tudo se resolverá, etc e tal? Por favor, amiguinho… volta pra realidade, né. #ficaadica

• Filipe:

Não existe nenhum deus.

• Claudio – Curto e Grosso:

Lendo os textos em comentários, verifica-se quanta ignorancia e resistência que existe hoje, quando se fala em ciência. Diante disso, fico aqui junto com meus botões, imaginando o quanto ignorante era o homem há 2.000 anos atráz, época em que o tal livro dito sagrado foi escrito. A religião entorpece o cérebro, escurece a alma e cega a iniciativa progressiva. Outra coisa, nunca vi nenhum templo dentro de um laboratório de experimentos científicos e muito menos um laboratório no altar, pulpito ou coisa que o valha, de qualquer templo.

• brad pensador:

A ciência tornou-se uma religião ? Lendo algumas opiniões isso é o que parece, lembremo-nos de crendices divulgada em nome da
      ciência. Depois com mais estudo se descobre que tudo vai mais além. Cuidemos para não nos tornarmos sábios demais aos nossos próprios olhos, e levar a frente coisas que sequer foram comprovadas,pensando que isso é progresso,evolução. O mundo evoluído, tem-se tornado poluído,decadente, destruído, apesar dos avanços científicos. Coloquemos a ciência em seu lugar.

• Gustavo Ibraim Ceron:

Porque mencionam JESUS CRISTO, quando na realidade o nome Dele é JESUS DE NAZARÉ. Além disso, correto seria JESUS DE BELEM (Judéia), cidade onde nasceu, mas como Ele morou muito mais tempo em Nazaré (Galiléia) (e não haviam cartórios de registro civil) passou a ser conhecido como JESUS DE NAZARÉ. A palavra
    “CRISTO” é um título e significa o “ungido”, o “Messias”, o
    “Enviado” etc. Afinal, o que Ele (Jesus) tem a ver com as DESCOBERTAS da ciência? A ciência apenas DESCOBRE E PÕE EM
    PRÁTICA aquilo que hoje conhecemos, mas ela NÃO INVENTA NEM GERA POSSIBILIDADES. ALGUÉM criou a possibilidade do surgimento do nosso planeta, da vida nele existente e de tudo que aqui existe. A ciência apenas descobre e põe em prática aquilo que esse ALGUÉM criou em uma eternidade passada. Quem poderá prever como estará o universo (que não foi criado pela ciência), daqui a um (apenas um) CENTILHÃO DE ANOS do nosso calendário? Você sabe quantos zeros são colocados após o número um para indicar UM CENTILHÃO? Você já pensou em vestir um camisolão branco até os pés, e ficar lá no “céu” com a bíblia ou o terço nas mãos, rezando e cantando hinos religiosos durante esse tempo ou, maior que ele, durante a eternidade toda? Eu não! Vou pular a cerca e cair do outro lado, onde tem piscinas aquecidas e jóvens de fio dental. Peço perdão aos que possam sentir-se ofendidos; dou inteira liberdade para me criticarem ou me esfolarem vivo, mas a Divindade que habitou um corpo humano chamado JESUS, aqui no nosso planeta, ensinou-me que DESCOBRIR A VERDADE é a única maneira DE NOS LIBERTARMOS dos falsos ensinamentos, muitas vezes ministrados por pessoas de ilibada conduta, mas que, infelizmente, “NÃO TÊM OLHOS DE VER”

• Carlos Alberto:

Bom Dia a todos! Gustavo só para complementar o teu raciocínio. Diz a Bíblia que Deus é OniPresença, OniPotência e OniCiência, portanto, “Todo Ciância”, diz também, que o Homem foi criado a Sua Imagaem e Semelhança, portanto, com todas a Propriedades e Qualidades inerentes a Ele, desta forma buscamos na Ciência e reencontrar da nossa Origem na OnisCiência. E Jesus foi claro quando deixou-nos legada por ensinamento a “Imortalidade”, crucificado, levanta da sepultura e em corpo se afasta dos seus, talvez pensando, Não aprenderam nada, são Eternos e esqueceram deste pequeno detalhe. “Somos Eternos e nos esquecemos disto, por isso corramos atrás deste atributo divino”. Um Abraço!.

Rapaz…
      Acho que não foi uma divindade que te ensinou que no céu ficaríamos tocando harpa…

Não sou anti-cristão, aliás, até simpatizo bastante com o Nazareno e com o que ele ensinou a um povo tão necessitado, povo que inclusive o crucificou injustamente, algo comum na época. Agora, seus seguidores são, desculpem a termologia, chatos. Site público, ok, fala-se o que quiser, mas por favor um pouco de consideração com a Ciência, que é o assunto em pauta, e comentários de acordo com o assunto da reportagem porque pregações e teoremas bíblicos é assunto de outro lugar. Não é uma questão de proibição e preconceito, é uma questão de bom senso.

• Leão velho:

Gostei da sua ponderação, e concordo que o relevante é a matéria postada.A linguagem usada pelo site é acessível para todos. Ninguém é especialista ou tem conhecimentos em todas as áreas, porém poderá fazer perguntas , mesmo de modo simples, para que outros que detém alguma resposta, ou formalizem uma teoria, uma opinião, mesmo que errônea, possam enriquecer um debate.Acho que esse é o grande gancho desse site.Começar fazendo comparações e analogias religiosas vai na contramão. Agora polemizando o assunto, a respeito dessa notícia, assim como outras que estão em voga, como células troncos, em uma entrevista pela TV, uma cientista brasileira,que não me recordo o nome, afirmou com todas as letras que na prática não havia nada relevante sob o aspecto de cura para diversas doenças,porem há inúmeros sites de hospitais particulares que anunciam que dominam a técnica para diversas doenças.Órgãos oficiais como Hospital Universitário Antônio Pedro,UFRJ, postam sites que já estão aplicando essas técnicas com sucesso para algumas doenças.Não há no entanto uma política de informações precisas de como chegar a esses tratamentos, seja por inscrição voluntária ou outro caminho.

O único transplante de células-tronco realizado no nosso país é o de células-tronco hematopoeitica, para doenças do sangue, qualquer outro, ou está em fase de estudo clínico, ou em pesquisa básica. O que se ouve por aí é pura bobagem.

Realmente, Jonatas… tudo é uma questão de bom senso. Penso que independentemente do posicionamento de cada indivíduo, o mais importante é procurar respeitar as preferências e crenças alheias. Eu, particularmente, valorizo muito o lado espiritual (tenho minhas crenças e valores), mas não nego de forma alguma a importância da ciência e suas contribuições valorosas ao longo de tantos anos.

• brad pensador:

Concordo ! E a ciência procura desvendar os “mistérios”
      de tudo que já esta pronto, criado, às vezes se engana e volta atras, mas não era a criação que estava errada, muito menos o criador. Bons pesquisadores sabem que tudo que é chamado ” avanço , invenção “, não passa de cópia do que já existe, só foi descoberto. A vida eterna será possível aqui na terra conforme o Criador prometeu, a ciência tem comprovado isso.

Semelhante a descrição do Ativador de Células responsável pela imortalidade relativa na série Perry Rhodan.
    No futuro, o processo sintético passará a conduzir o processo biológico, sendo que com o mapeamento de DNA será possível “prever” características físicas e emocionais de um indivíduo antes mesmo dele nascer. Com o tempo seremos como as formigas, onde se nasce operário ou soldado já com características para isso, a diferença é que no nosso caso por tecnologia.
    Quando a renovação das células, o processo funcionará para maior longevidade, mas não é só o corpo que envelhece, o cérebro também. A renovação terá que se conduzir também e principalmente aos neurônios, dando uma turbinada significativa nos mecanismos do raciocínio e da memória, é a única forma de suportar séculos de vida pensante.

Jonatas, na India existe ainda algo parecido , as castas.Isso seria um retrocesso na humanidade. Deus q nus livre de uma situação dessas, fadado a ser um derrotado só porque teve a desgraça d nasder num certo grupo.Melhor nascer e morrer q ficar p\ semente.Melhor deixar tudo como está.

Um bom filme sobre isso: Gattaca, recomendo, a história é fantástica e o enredo monta uma das melhores, senão a melhor, ficção já feita do futuro.

Ñ vejo vantagem em viver tanto , ninguem é talmente saudavel, se essa proteina pode ser renovada então terão q inventar um geito de primeiro dar saude a todas elas, porque já imaginou uma doença sofrível sendo prolongada atraves dos anos. Já me chega os poucos anos q ainda terei q viver cheia de doenças , pelo menos tenho a esperança de q vou morrer e dar alivio a muitos problemas, Deus q me liver viver demais, tudo tende a envelhecer e a desaparecer

“Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.” Átomos e moléculas que hoje formam teu corpo um dia podem ter sido parte de um faraó egípcio ou de um tiranossauro rex, devido ao ciclo dos elementos na natureza.
      Quanto ao corpo a reportagem se refere apenas ao ente da imortalidade, mas o termo certo é imortalidade relativa, ou simples longevidade. Essa pesquisa está além dessa questão, e mais focada em renovação celular, justamente a cura para muitos males que surgem com o enfraquecimento ou envelhecimento das células. Logo, vida longa dependa de saúde diretamente, e mais saúde significará vida mais longa.

• Vinícius D.:

Mas com certeza os átomos já foram parte de uma estrela.

Certamente. 🙂

Eu só queria garantir uma boa saúde, uma qualidade de vida ótima e uma longevidade razoável para eu gozar um pouco a minha aposentadoria quando chegar a hora.Mas qualquer coisa que a ciência descobrir que possa realmente ter o efeito indicado na reportagem a previdência não pode saber senão logo nem existirá aposentadoria.

• Stephan:

Não precisa ser vida eterna, mas viver uns 1000 anos não seria nada ruim. Dá pra trabalhar, enriquecer,curtir. ^^

Em apenas um século de vida se observa várias mudanças globais, sociais e tecnológicas, imagine em um milênio…

ai gente, a mesma história há mais de 2000 anos, estamos tentando discutir ciência poxa. Deixem a religião em casa.

• Irair Paes:

Se você realmente conhecesse o verdadeiro papel da religião (me refiro a religião que acredita no Deus criador do universo)
      jamais faria esse cometário.Eu gostaria de saber se você é capaz de me responder por que os maiores cientistas que já viveram nesse mundo eram pessoas que acreditavam em Deus. Estou falando de cientistas de verdade e não de “técnicos” antissemitas, anticristãos e antimetafísicos. A Bíblia Sagrada diz que os mistérios da ciência pertencem a Deus e ELE revela aos seus servos que o buscam.

• Vinícius D.:

Vamos lá, cite-os, cite os tais maiores cientistas cristãos. E por que só essa religião com o Deus criador do universo está certo? O pessoal das outras também tem convicção de que estão, por que estariam errados?

Giordano Bruno (queimado pela santa inquisição), Galileu (preso e isolado do mundo pela Igreja Católica), Newton, Einstein, muitos grandes cientistas eram crentes na divindade cósmica, mas uma superior e bem mais plausível que a versão bíblica. Outros não, como Hawking, Dawkins, Darwin.

• R^ml:

Newton dedicou seus últimos 20 anos de vida a escrever interpretações bíblicas, particularmente sobre o retorno de J e s u s.

• Vander™:

A morte é a única certeza ainda.

Talvez nem ela. Vai que os espíritas estejam certos e seja somente uma passagem?

• Vinícius D.:

Vai que os cristãos estejam certos e iremos para o céu/inferno? Vai que os gregos antigos estavam certos e vamos para o submundo de Hades?

• Vander™:

A sei la… talvez os espiritas, cristãos e os gregos antigos estejam realmente certos, mas eu não acredito em vida apos a morte não, para mim morreu acabou.

O mito da vida após a morte surgiu exatamente do medo comum a todo ser humano de deixar de existir. Se é real ou não, na verdade nenhuma cultura ou pessoa sabe isso de certeza, apenas se convencem disso ou daquilo ou por escolha própria ou por lavagem cerebral de igrejas e ceitas.

• P – LUDÃO:

Safadinha… Mentiu descaradamente pra mim!!!! Ela me disse que tinha só 320. Realmente não dá mais pra confiar nessas mulheres de hoje em dia rsrsrs.

kkkkkkkkk…esses meninos!

• Darcy Brito:

A idéia de vida eterna é muito tediosa e assustadora. Já pensou numa pessoa ruim vivendo para sempre? Mas aplaudo a ciência sempre que a finalidade da pesquisa for para o bem viver dos homens.

Não me preocupa isso. O que me preocupa são as Sogras!!!

• Jailton Santana:

O sábio será pego na sua própria sabedoria, a vida eterna só se encontra em JESUS CRISTO, porque Ele até agora foi o único que venceu a morte, e da o exemplo para a umanidade, se formos obediente em tudo a DEUS como Ele foi, então seremos eterno como ele é hoje e sempre.

• Valdeir:

Se existiu, esse tal de Jesus, então já morreu. Como Alá, q também morreu; como Thor q também morreu. Como Zeus q também morreu.

Eles não conheceram a Dra Karin Håberg e por isso não experimentaram a proteína SNX 18.

Em minha visão de ficção científica futurista a humanidade (com H, ok?)se dividirá em duas: Os tecnóides e os terrículas. Os tecnóides se distanciaram cada vez mais da natureza, substituindo funções orgânicas por funções mecânicas, e aos poucos suas sofisticadas bases espaciais alimentadas por energia solar se tornaram seu lar e deixaram de vez a terra e a natureza da qual não mais precisavam.
      Os terrículas são as pessoas que tiveram aversão a adaptar-se ao contexto artificial e permaneceram na Terra, humanas, com tecnologia não mais sofisticada que alavancas e pontes e seguidores de religiões, vulneráveis a sua própria sorte.
      Vejamos o outro lado: Talvez os tecnóides terão se afastado tanto da natureza que perderam a humanidade, a sensibilidade e a criatividade, se tornando mais máquinas do que pessoas, confirmando aquilo que os terrículas temiam.
      Só quero dizer que em tempos modernos é preciso equilibrar as coisas, senão do desequilíbrio de ideologia virá a separação. Para completar teu comentário, nenhuma sabedoria jamais será perdição, e provavelmente, Jesus também era um sábio, e nunca se perdeu em sua sabedoria, só quem se perdeu foram os homens, mas nunca se é tarde para recomeçar.

Correção Teológica:

Se qualquer pessoa puder ser perfeita para com o Pai como Cristo Jesus o foi, então Ele teria morrido em vão.

Já é bem claro que Ele se entregou por todos os homens de todas as épocas: “…se por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo (e consequentemente a morte) também por Um (Jesus) todo pecado será extirpado…”

A salvação é dom gratuito da parte de Deus através da fé no Nome (Jesus) e não merecimento pelas boas obras. Muito embora as obras confirmem a fé.

• Leão velho:

Todas as suas crenças são baseadas em “está escrito” , porém você não estava lá, você nada viu, só ouviu , de fontes que lhe foram apresentadas.Todos os povos têm uma religião ou uma crença, que é necessária, pois é um freio moral,que no entanto vai se modificando e se dividindo pelas tradições e sobretudo pelas inovações inerentes a toda humanidade.Se você tivesse nascido ou morado desde pequeno em um outro continente certamente sem o acesso as informações religiosas que possui, estaria condenando e talvez lutando contra sua convicções atuais.Não é minha intenção abalar ou enfraquecer sua fé, não tenho essa capacidade,cada um busca sua Luz da Verdade da forma que quer e que pode,mas acho que você deveria buscar Esta Luz, independente de qualquer religião, pensando,percebendo e sentindo.

• R^ml:

Que bom que eu tenho em mãos o “está escrito”, então.

Evidências, cadê?

• eu mesmo:

Já não pode ser chamado de segredo , e muito simples, amar o próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas com certeza viveras eternamente….

Exato!

Vida eterna é só com Deus e com Jesus.

Jesus é o único caminho. Doa a quem doer. Jesus é salvação do Brasil e do Mundo. Zombe de mim quem quizer!

Vida eterna só encontramos em Deus e ponto final!

• Valdeir:

Logo sua existência será muito efêmera e esquecida para todo o sempre.

• Rolando Sanches:

E o que isso tem a ver com células e biologia no geral?

• gracilda souza:

É isso ai. O segredo da vida eterna (JO 17:2 e 3) é: conhecer o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo como único e suficiente salvador. JESUS CRISTO- Salvação para a vida eterna!

Deus te abençoe.

Tá perguntando pra mim ou pra alguém aí de cima????

Evidências, cadê? [2]

• Virginia Fnd:

Eu iria comentar… Mas, percebi que não vale a pena!
      Eu desisto!

Esse pensamento é de um mito bíblico inapropriado ao assunto, sem aplicação a realidade do mundo e nenhum embasamento científico, que é o assunto em pauta, como a proposta do site, ciências.
      “Eu amo ao próximo da mesma forma e intensidade em que o próximo me amar, e amo a mim mesmo sobre todas as outras coisas.” Assim é a maioria das pessoas, incluindo os cristão!

• Andiele:

Este comentário valeu a pena ler.

• R^ml:

Tua frase entre aspas tem exatamente a idéia contrária a da Bíblia.

O Amor verdadeiro não retribui à medida que é dispensado, Ele se antecipa.

E amar a si mesmo antes dos outros reflete apenas os instintos de sobrevivência. O homem possui uma vida dual: homem natural (todos) e homem espiritual (busca individual). Deus nos convida para desenvolver a segunda e assim completar nossa vida.

• Benedilson:

Eu não quero viver para sempre nesse mundo seria uma perca de tempo.

• Andy:

E tem algo melhor pra fazer do que viver nesse mundo, amigo?

• Paulo Eduardo:

O que te dá a certeza de quê jesus preparou está moradia para você? e se ele te mandar para o fántastico mundo de bobby?!!

• Zézão:

Você deve ser um político bem sucedido…

• Vinícius D.:

Prefiro a morada construída com meu dinheiro, com meu suor.

• sachilulo:

tudo que tem principio tem fim…

é um frases solida

Então qual o fim da coisa cujo princípio é: 1,2,3,4,5,…. ?? Hehehe

• Mara:

Acho que se isso der certo, o futuro será povoado por zumbis: mortos, podres, mas em pé! kkkk E pior! serão bilhões e bilhões deles!
    Sábio comentário do Alter Ego: “Pode parecer estranho, mas a morte é fundamental para a vida.”
    Principalmente numa época como a nossa, cheia de conflitos, com uma humanidade doente física e mentalmente, o prolongamento da vida seria um verdadeiro horror, nunca um bem.
    A Lei do Universo é clara: Tudo tem um ciclo: nasce, cresce, morre, transmuta (ou renasce sob outra forma).Conosco não é diferente.
    Não creio que devamos perturbar essa ordem. Ela é saudável e essencial para o equilíbrio e a manutenção da vida.

• gabriel:

rsrsrs isso me lembra resident evil

• Mr Honor:

Autofagia, prezados, se aprende no ensino médio ou antigo segundo grau, mas para quem esqueceu tem como disse o Emanuel tem em livros de Biologia. Mas já que muitos estão “on line” rsrs, dá uma lidinha no Wikipédia, tá resumido lá, mas bem explicado.

• Virginia Fnd:

Tudo bem!
    Mas também, já foi EVIDENCIADO que o Tratamento Preventivo Acrescido da Garantia dos Direitos Fundamentais e Humanos já se Basta para o Alcance da tão Sonhada Vida Eterna, Útil e Produtiva.
    Porque, de nada VALERIA a Eternidade sem essas garantias.

• Okara:

Concordo com o amigo que diz que a reportagem esta mal feita. Autofagia de que? Roer unhas? Comer o que de si mesmo? Pois bem, conheço algumas poucas pessoas que bebem o próprio esperma. Talvez isto seja um tipo de autofagia real e nutritiva visto que o esperma é a principal fonte inicial e pura de vida, já que é riquíssimo em proteínas.Tá falado.Okara.

• Vinícius D.:

Autofagia é um processo a nível celular, não é arrancar o dedo e engolir.

• Isaac Markan:

A imortalidade não é sescredo, mas existe alguns fatores de extrema importancia para nossa evolução humana, que é o conhecimento em ternos de vivencias ou seja , alimentação adequada,o dormir bem, evitar refrigerantes denter outros processo diários , procurar não agerdir o seu corpo, agindo assim os anos , não vão si apresentar em seu rosto, em seu corpo nem tão pouco em sua alma.
    Você semple será jovem, com aparencia de um eterno rapaz; eu consegui e estou feliz,ao longo dessses ano trabalhei a mente e o corpo, e ganhei muita sáude longividade um secredo que si você procurar discobrir você consegui.

• José Dimas Lopes de Azevedo:

além do mais…ninguem pensa nas complicações consequentes de se permanecer por um período muito longo neste ambiente caótico e ostil desse nosso planetinha de provas e espiações..melhor mesmo nao seria deixar que o que foi convencionado pelo plano maior siga seu curso natural?

????????????? hããããããã~?????????? tsctscstscstsc

• José Dimas Lopes de Azevedo:

bom dia amigos!
    por favor!!! leiam o livro “evoluçãoem dois mundos” de andré luis, pscografado por francisco candido xavir. neste livro a ciencia maior saltaaos olhos dos que realmente buscam conhecimento e inspiração, ja que curiosidade e perguntas que movem a mundo…

“Cells metabolize their old proteins and cell organelles by breaking them down in a process called autophagy.”

Em outras palavras, a autofagia renova os componentes das células, as organelas.

Eu me pergunto se é seguro aumentar o tempo de vida das células individualmente. Um dos problemas que enfrentamos é a degradação do material genético, que acontece seja por contato com a radiação natural, seja por contato com componentes químicos mutagênicos. Se uma célula sofre dano em seu material genético, e começa a produzir uma proteína defeituosa, acho que o problema fica pior se a célula em questão tem a longevidade aumentada.

Não tem jeito, não há como escapar da entropia…

• squish:

De fato, não é possível escapar da entropia e alcançar a vida eterna.

Porém talvez seja possível melhorar a qualidade de vida até o momento da eventual morte. Imagino que células de longevidade aumentada devam atrasar o envelhecimento do corpo, então ainda não é um esforço perdido.

eu acho q ele disse que a entropia phode td, q não dá certo de qq jeito. eu concordo, mas não sei nada sobre o assunto!

• Andy:

Bom, de certa forma, há sim como escapar [temporariamente] da entropia. Um vaso quebrado sempre pode ser recolado utilizando materiais externos, tornando-o “semi-novo”. Embora extremamente complexo, não há motivos para a biologia não seguir o mesmo princípio e de fato, já segue, pois nós conseguimos viver exatamente porque renovamos nossas células com o alimento que consumimos diariamente.

Basta com muito mais paciência e estudo conseguir consertar todos os “bugs” do nosso material genético e continuar driblando a entropia utilizando “materiais externos” (comida/energia) para si manter eternamente, ou até que se esgote toda a comida e energia do universo… o que talvez nunca aconteça, afinal não sabemos direito nem de onde a energia surgiu para começar.

• Vinícius D.:

Imagina os telômeros altamente desgastados…

até que enfim alguém lembrou dos telômeros!!!! Só jesus, jesus, jesus..e nada dos telômeros.
      Senescencia/apoptose/autofagia = envelhecimento degenerativo/câncer
      Gente, nunca viveremos pra sempre nem aqui nem em lugar nenhum. Acordem!

• alx:

TESTA ISSO NA MÃE E SE FUNCIONAR VOCE VOLTA DIZENDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

• Agostico:

Eu não ,meu salvador e senhor me dará a vida eterna,no Paraíso ,.Sera mesmo esta assertiva bíblica real ,ou é utópica e que viver vale a pena aqui e agora ???. Difícil de entender e muito mais de aceitar…

• R^ml:

Quem não quer viver outro tempo ao lado de Deus, pode decidir viver desde já sem Ele. Isso é justo.

• Jessé Hespanha da Cruz:

A reportagem é ruim, (não explica nada) pelo menos para que possamos entender. E os comentários piores ainda. Fiquei sem compreender nada.

• emanuel:

pegue um livro de biologia e comece a estudar

Cara, tá escrito lá no texto: “Coma a ti mesmo, para ser imortal”
      Pow, não sabe ler…..
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Leão velho:

A reportagem não é ruim, apenas mostra mais uma descoberta, um avanço importante, que na prática ainda não tem uma solução para a longevidade e a renovação das células, mas no futuro certamente terá.Eu concordo com você sobre tantos comentários que não levam a lugar algum,que não enriquecem o assunto em pauta, mas se algum dia essas técnicas forem reais, todas as pessoas vão desejar ter acesso,independente de qualquer religião, ou posição ética, pois um ser humano doente ou debilitado,seja em qualquer idade, deseja viver bem com saúde.A vontade de morrer ou se entregar a morte, já se conformando, é justamente por não haver mais fôrças físicas causada pela doença e envelhecimento,salvo quando é por perdas familiares ,causando dor e sofrimento.Crise existencial pode haver em qualquer idade, e também é uma doença que pode ser resolvida ou não, pois cada indivíduo é um universo diferente.

Segredo para a vida eterna é um baita exagero…autofagia, que pode ser ativada por restrição calórica, é um processo muito bem regulado pelas células. O problema é que quando alterada, pode levar a neurodegeneração e câncer. Além do que restrição calórica prolonga apenas alguns anos de vida dos animais de laboratório. E vamos combinar…vale a pena viver alguns aninhos a mais e deixar de comer bem a vida toda?

• R^ml:

Não são só alguns poucos anos que são acrescidos à vida de quem pratica episódios regulares de restrição calórica. A principal vantagem é a melhora cognitiva que será usada por toda uma vida.

• jeque:

amigos abram vista seque a descoberta em debate tera solucao vital a morte nao surge so de degeneracao de celulas ,e nem de envelhecimento

• nght:

uma pessoa iria sofrer muito se vivesse mais do que ja fosse necessario

• Paulo Eduardo:

ô, principalmente se fosse um presidiário condenado à perpétua!!

Eu vou querer morrer….alguém acredita que a qualidade de vida vai melhorar e seremos,ou voltaremos á ser jovens?

Eu acredito.

• R^ml:

A autofagia pode ser estimulada com um simples jejum.

Em inanição, muitas células podem entrar neste processo, que se assemelha a uma apoptose controlada. O maior benefício se encontra nas células do SNC, as quais, sabemos que possuem pouca ou nenhuma capacidade de duplicação. No entanto, a autofagia de células nervosas pode literalmente renovar suas idéias.

• Deco:

Teria isso ligação com dietas de restrição de calorias, citadas por alguns cientistas como capaz de prolongar a vida?

Muito provavelmente, já que a restrição calórica é principal forma de ativar a autofagia.

• Neri:

Posso citar um exemplo de autofagia? segundo testemunhas, Jesus de nazare fez autofagia por 40 dias, antes de começar o ministerio de Profeta.

• R^ml:

Jejuns de 1 a 7 dias podem ser eficientes.

• Alter Ego: Crônicas da Morte:

Pode parecer estranho, mas a morte é fundamental para a vida.
    Imagine um mundo em que ninguém morre. Onde não há taxa de mortalidade, seria um pesadelo! Devido a superpopulação, que já é um dos maiores problemas atuais.
    Pensem bem sobre isso.

verdade

• R^ml:

Bastasse aos homens viverem 50% mais, já estaríamos perdidos!

• CristianoR:

….meu caro Alter Ego, você se esquece que Deus não nos fez para que morramos, você está se esquecendo desse detalhe, detalhe esse que faz toda a diferença! …. Fique com Deus!

• Marcos-DF:

Olá Alter Ego !
      Voce tem toda razão, principalmente num mundo maluco em que vivemos e que tende a ficar cada vez pior …
      Falta de comida, de habitação, de água, de emprego, excesso de carros nas ruas, poluição … É, é melhor ficarmos com o ciclo nascimento-desenvolvimento-morte !

• squish:

Se ela fosse acompanhada por esterelidade, acho que não. E levando em conta que, em princípio, apenas poucas pessoas, ricas, felizes e influentes entrariam na dança para serem eternas (afinal, para quem sofre a vida toda, uma vida curta pode parecer longa demais).

A população não iria aumentar tanto assim…

Ih, esse segredo eu já sei. Mas não conto prá ninguém!! Hahahahaha!!

Invejem o glauco, ele tem mais de 1000 anos e não conta a ngm como se faz pra chegar la.

• Elton:

Se for o mesmo segredo da foto, o segredo é o photoshop!
      HAHAHA!!

• Neri:

Se o Glauco tem mais de mil anos e faz restrição calórica, faz muito tempo que não come niguém, nem uma cenourinha…. hehehehehehehehe!

A mil anos atrás eu tava congelando os bagos e trocando idéias com o Al-Tabari em Bagdá!

Glauco, vc é um autofágico…

Glauco tem boa memória… já eu não me lembro onde estava nessa época! kkkkkk

• Paulo Eduardo:

Será que essa ciêntista é descendente de nicolau flamel?